quarta-feira, 28 de julho de 2010

Impugnação é ameaça para oito candidatos de Sorocaba

O deputado federal Renato Amary (PSDB), o deputado estadual Raul Marcelo (Psol) e o ex-vereador Gabriel Bitencourt (PC do B) tiveram a candidatura impugnada (contestada) na 2ª feira (26) pela Procuradoria Regional Eleitoral de São Paulo. Agora, dos 30 políticos de Sorocaba que desejam concorrer a uma vaga na Câmara Federal ou Assembleia Estadual, oito deles estão com os pedidos de candidaturas impugnados. Todos têm o direito de recorrer e a decisão final deve ser tomada até o próximo dia 5 de agosto. Os casos serão julgados pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Além dos acima citados, no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) consta que há impugnações para os pedidos de registro de candidaturas para deputado estadual de Jessé dos Animais (PPS), Chicão Serra Talhada (PMDB), Jeferson Rodrigues (PMDB) e José Carlos Batata (PSL). E para a candidatura de deputado federal de Rodrigo Chizolini (Psol). A reportagem não conseguiu encontrar, na noite de ontem, o deputado Raul Marcelo e os candidato Rodrigo Chizolini, ambos do Psol.

Gabriel Bitencourt declarou que houve vários candidatos do PC do B na mesma situação. Explicou que como as certidões dos candidatos foram enviadas pelo partido e nem todas remetidas juntas, foi considerado que houve falta de documentos. Segundo Bitencourt e o partido já recorreu da decisão. José Carlos Batata, disse que já recorreu, sem esclarecer qual é o problema de sua candidatura.

Na semana passada o Cruzeiro do Sul publicou que a Procuradoria Regional Eleitoral informou ao TRE-SP faltar certidões criminais de Chicão Serra Talhada (PMDB), que possuiria processo referente a crime de formação de quadrilha ou bando e receptação. Segundo o advogado de Francisco, Sérgio de Oliveira Júnior, os processos são contra pessoas com o mesmo nome do aspirante à candidatura, uma delas acusada de homicídio. “Temos as certidões demonstrando que não são do “Chicão’”, disse o advogado. Quanto a Jeferson Rodrigues, foi apontada falta da certidão criminal. Segundo Jeferson, ela foi enviada ao partido e agora seria entregue diretamente ao TRE-SP. Também declarou possuir homônimo.

Caso Amary

Das impugnações (contestações) a registros de candidaturas em Sorocaba, o caso de Amary foi denunciado por outro político do município, com base na lei ‘Ficha Limpa’. Na ação o Ministério Público Eleitoral fez constar que em “notícia” levada por Antônio Arnaud (Arnô) Pereira (PT), Amary é réu em diversas ações populares e de improbidade e teve seus direitos políticos suspensos por meio de decisão colegiada proferida pelo Tribunal de Justiça, confirmando a sentença conjuntamente em dois processos: ação improbidade administrativa e ação popular.

O deputado federal Renato Amary afirma que aguarda com tranquilidade por uma decisão da Justiça Eleitoral quanto a situação de legalidade de sua candidatura à reeleição para deputado federal pelo PSDB/SP. A divulgação pelo Tribunal sobre o pedido de impugnação do registro de sua candidatura faz parte do processo de análise de todos os questionamentos apresentados em relação às candidaturas. De acordo com advogados do deputado, o que existe, no momento, é apenas um pedido de impugnação, que ainda será julgado.

Amary reitera que os processos aos quais responde não estão tipificados, ou seja, não se enquadram a lei do Ficha Limpa. “São ações onde se questionam procedimentos formais administrativos da época. Esses processos vêem de adversários políticos que desde o período em que fui prefeito de Sorocaba, durante oito anos, procuram desqualificar meu trabalho, atingir minha honra e ferir meus princípios de idoneidade”, declara o deputado.

O parlamentar, que votou favorável na Câmara Federal ao projeto Ficha Limpa, reitera que não responde por nenhuma ação que se enquadre ao projeto. “É lamentável que muitas pessoas usem o Ficha Limpa para valer-se de interesses pessoais, tumultuando e procurando confundir a opinião pública, com informações desencontradas”, afirmou o deputado. Renato Amary destaca ainda que a sua campanha para reeleição a deputado federal segue normalmente. “A situação pela qual estamos passando, nos obriga a gastos desnecessários de energia, mas ao mesmo tempo nos fortalece ainda mais para que possamos mostrar a verdade dos fatos ao nosso povo”, finaliza o deputado Amary.(Leandro Nogueira-Jornal Cruzeiro Do Sul)

Nenhum comentário: