terça-feira, 20 de março de 2012

Congresso técnico do "Campeonato Veterano da 1ª Divisão" será nesta quarta-feira 21/03/2012

A Secretaria de Esporte (Semes) realiza nesta quarta-feira (21/03/2012), às 14h30, o congresso técnico do Campeonato Municipal de Futebol Veterano da 1ª Divisão - 2012. O evento, que reunirá as 20 equipes inscritas, acontecerá no Salão Verde da Prefeitura - Unidade Seminário, que fica na Av. Dr. Eugênio Salerno, 140 – Centro.

Estão classificadas para o Campeonato Veterano da 1ª Divisão as equipes:

Além Ponte EC; AA Aparecidinha; AA Árvore Grande; AA Asa Branca; AA Avenida; AA Beira Rio; AA Desportiva Nova Sorocaba; AA Vila Carvalho; Atlético Brasil FC; CA Barcelona; CA Monte Negro; EC Nova Esperança; EC Canto do Rio; EC Paineiras; EC Paulistano; EC São Cristóvão; Jardim dos Estados FC; Olaria FC; União do Mineirão e Vila Hortência FC.

Informações na Semes, pelo telefone 3339.9245.


Praça de eventos de Votorantim começa receber piso

A Praça de Eventos terá pisos coloridos de amarelo (já colocados) e vermelho (a serem aplicados na sequência das obras)

Por: Divulgação/Secom

A Praça de Eventos de Votorantim começou a receber piso, como parte das obras de revitalização. Sob a supervisão da Secretaria de Obras e Urbanismo (Sourb), a empresa contratada concretoou a base do solo e iniciou a colocação de pisos intertravados nas cores amarela e vermelha, num total de 9,2 mil metros quadrados. Após a finalização desta etapa, serão demarcados os espaços para a academia ao ar livre, pista de caminhada e ciclovia.

No local, que foi estruturado para receber grandes eventos, já foram instalados ramais de rede de água e de esgoto, assim como galerias de águas pluviais (bocas de lobo e caixas de drenagem), num trabalho conjunto realizado pela Prefeitura e o Saae. O projeto prevê ainda que a Praça de Eventos deverá receber iluminação LED.

Lista de aprovados da Unite será divulgada nesta sexta-feira 23/03/2012

A lista dos aprovados da processo seletivo da Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), que oferece 674 vagas para 26 cursos de qualificação profissional e cuja prova foi aplicada no último domingo (18), será divulgada nesta sexta-feira (23). A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert) orienta aos candidatos que forem aprovados para que fiquem atentos à data de matrícula: ela deve ser efetuada somente neste sábado (24).

A relação dos aprovados poderá ser conferida no site www.seletrix.com.br, no pátio da Unite Seminário (Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro) ou na Unite Éden (Avenida Bonifácio de Oliveira Cassu, 751, Éden), a partir das 8h desta sexta-feira. As matrículas serão efetuadas somente no sábado, das 8h às 12h ou das 13h às 16h, onde o candidato fez a inscrição - na Unite Seminário ou Éden. É necessário apresentar os seguintes documentos originais: CPF, RG, comprovante de escolaridade e demais certificações (caso o curso escolhido exija).

A data de início dos cursos será divulgada juntamente com a relação dos candidatos aprovados no processo seletivo, ou seja, nesta sexta-feira. A Sert informa que as aulas da maioria dos cursos oferecidos começam já na segunda-feira (26).

Casa de España oferece curso gratuito para descendentes associados

Osvaldo Luiz Daniel Rodrigues, diretor de comunicação da entidade

Por: ERICK PINHEIRO

A Casa de España Don Felipe II de Sorocaba, em parceria com o governo espanhol, está com inscrições abertas para o curso gratuito de Técnicas de Gastronomia Espanhola, que acontecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 26 de março, exclusivo para associados. Serão 200 horas de aulas teóricas e práticas noturnas, três vezes por semana: às segundas, terças e quartas-feiras. Eventualmente, serão marcadas algumas aulas aos sábados.

Em visita ao Jornal Cruzeiro do Sul nesta segunda-feira, o diretor de Comunicação, Marketing e Eventos da Casa de España, Osvaldo Luiz Daniel Rodrigues, explicou que as aulas serão ministradas por professores qualificados de São Paulo e do curso de Gastronomia da Universidade de Sorocaba (Uniso), além de profissionais da área contratados pela casa.

No final de cada módulo a ser ensinado, os alunos terão a oportunidade de cozinhar um prato espanhol que tenham aprendido durante as aulas. Em seguida, todos os pratos serão degustados. "É um curso dinâmico. Eles vão pôr a mão na massa, aprender os truques e segredos da cozinha espanhola", conta Osvaldo. Após os quatro meses de curso, os alunos receberão um certificado de curso técnico emitido pela Uniso e pelo governo espanhol.

Para o diretor, a finalidade do curso é difundir os hábitos espanhóis entre os descendentes de Sorocaba e região. "Quase 1/5 da população sorocabana é espanhola ou descendente de espanhol, a colônia é muito grande", explica. Além disto, pretende ajudar aqueles que vieram do exterior à procura de oportunidades na cidade. Ao final do curso, estas pessoas sairão especialistas em técnicas e pratos da culinária espanhola podendo, inclusive, se profissionalizar na área.

O governo espanhol, segundo Osvaldo, está preocupado com as necessidades da colônia e, por isso, apresenta oportunidades como esta que devem ser aproveitadas. "Já pensou na culinária espanhola - rica do jeito que é - com um toque do brasileiro?". Ele acrescenta, ainda, que os equipamentos de cozinha da Casa de España também foram financiados pelo governo.

Com quase quatro anos de existência, a Casa de España espera que o Curso Técnico de Gastronomia Espanhola seja tão bem aproveitado quanto o Curso para Formação de Cuidadoras de Idosos, as danças, almoços beneficentes, apresentações da Semana Hispânica e o III Congresso de Mulheres Espanholas no Brasil, que reuniu mais de 200 pessoas em Sorocaba, no final do ano passado.

Espanhóis e descendentes de espanhóis acima de 18 anos que estejam interessados em participar do curso devem comparecer à Casa de España portando RG e CPF originais até sexta-feira, dia 23. A entidade está disponibilizando 30 vagas, que já estão prestes a esgotar. A Casa de España fica na rua Manoel Lopes, 235, na Vila Hortênsia.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Vereadores divergem sobre proibição de mesas e floreiras em calçadas

O projeto que proíbe a obstrução de calçadas com floreiras, mesas e cadeiras foi amplamente discutido e dividiu opiniões durante sessão na Câmara na manhã desta terça-feira (20). A proposta, de autoria de Benedito de Jesus Oleriano (PMN), que prevê multa de R$ 2 mil pela infração e o dobro do valor em caso de reincidência, recebeu nova emenda e saiu de pauta.

Ditão aceitou emenda de Crespo, que suprime o Art. 2º do projeto, que estabelece largura mínima de 1,5 metro para as calçadas, mas foi contrário à emenda de Yabiku, que regulariza o uso das calçadas. A emenda determina que os comerciantes poderão utilizar o espaço excedente do passeio público em dias úteis, no período noturno, e aos sábados, domingos e feriados, desde que mantida livre a faixa mínima de 1,5 metros para os pedestres. Tais corredores e locais deverão ser definidos pela Prefeitura e o uso estará condicionado à prévia autorização e pagamento de Taxa de Uso de Área Pública.

O vereador João Donizeti destacou que a prática é cultural e ocorre em muitas cidades do mundo, onde bares e cafés utilizam parte da calçada. O vereador se posicionou contrário a disciplinar através da cobrança de taxa. Outros vereadores foram favoráveis ao projeto com a emenda de Yabiku como Rozendo Oliveira (PV). "Temos que contemplar todos os segmentos da sociedade", disse. (Jornal Cruzeiro do Sul)