quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Território Jovem Ipiranga recebe inscrições para várias oficinas

O Território Jovem Ipiranga, unidade da Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv), informa que há vagas disponíveis para as seguintes oficinas: Jazz (aulas às segundas-feiras, às 14h e às sextas, às 13h30); Axé (quartas e sextas, às 16h); Dança de Salão (sextas, às 19h30); Hip Hop (quintas, às 18h); Grafite (quintas, 18h); Violão (terças às 15h30 e quintas às 13h30); Boxe (quartas, às 19h30 e sábados, 10h30); Kung-Fu (sábados, 13h); Karatê (sábados, 15h); Jiu Jitsu (terças e quintas, 19h30); Futsal (segundas, terças, quartas e sextas, sempre às 19h); Basquete (terças e quintas, 19h) e Parkour (segundas às 16h e sábados às 8h30).

Os interessados devem fazer as inscrições no TJ Ipiranga, à Avenida Elias Maluf, 1.080, Jardim Ipiranga, no horário em que as oficinas estiverem acontecendo. Mais informações pelo telefone 3221-3081.

Prefeitura de Sorocaba realiza Campanha de Prevenção do Câncer de Pele neste sábado

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), realiza neste sábado (19), das 8h às 12h, na Policlínica Municipal de Especialidades, mais uma edição do mutirão de prevenção do câncer de pele, com a realização de exames clínicos para a detecção precoce da doença.

De acordo com o secretário Ademir Watanabe, todas as pessoas que apresentarem alguma lesão de pele suspeita ou pintas com alterações de cor, tamanho, relevo ou contorno, devem participar do mutirão. "Apenas aquelas que apresentam tais lesões devem ir à Policlínica neste sábado, para que possa ser realizada uma grande quantidade de exames e, assim, detectado o maior número possível de casos da doença", solicita o secretário.

Todos os pacientes que tiverem algum tipo de lesão identificada serão encaminhados para novos exames ou aos procedimentos indicados para o tratamento. A Policlínica fica à Avenida Roberto Simonsen, 987, Jardim Santa Rosália.

Casos e prevenção

O câncer de pele tem cura quando diagnosticado e tratado precocemente. Por isso, a médica dermatologista da Policlínica, Marta Figueiredo, lembra que é preciso ficar atento aos sinais de alerta: manchas que coçam, ardem, escamam ou sangram; sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor; feridas que não cicatrizam em quatro semanas; mudança na textura da pele ou dor.

Para se proteger do câncer de pele, quem trabalha ao ar livre deve usar sempre chapéus de abas largas ou bonés, camisas de manga longa, calça comprida, óculos escuros, protetor solar, com fator mínimo de 15. Também é aconselhável evitar a exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h.

No ano passado, o mutirão avaliou 988 pessoas e detectou 143 lesões malignas. Deste total, 14 eram melanomas, considerado o tipo mais grave de câncer de pele. Também foram detectados 90 tumores do tipo carcinoma basocelular (CBC), 23 tumores do tipo carcinoma espinocelular (CEC) e 16 outros tipos de tumores malignos. Foram identificadas ainda 282 lesões pré-malignas, que podem evoluir para câncer de pele e 496 dermatoses (outras doenças de pele).

"Patrulha Verde" já combateu mais de 900 focos de incêndio neste ano

A 6ª edição da Campanha de Prevenção e Combate às Queimadas "Patrulha Verde" já combateu 913 focos de incêndio até o último dia 13 de novembro em Sorocaba, principalmente na Zona Norte. Criada pela Prefeitura em 2006 para auxiliar o Corpo de Bombeiros nos meses do ano com clima mais seco, a campanha tem como objetivo melhorar a qualidade do ar e diminuir os atendimentos nas unidades de saúde por problemas respiratórios.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) foram combatidos 3 focos em janeiro, 33 em fevereiro, 47 em março, 41 em abril, 84 em maio, 151 em junho, 180 em julho, 136 em agosto, 145 em setembro, 66 em outubro e 27 em novembro (até o dia 13).

Já, em 2010, nesta mesma época, a "Patrulha Verde" identificou e extinguiu 1.970 focos de incêndio, sendo 7 focos em janeiro, 79 em fevereiro, 61 em março, 112 em abril, 154 em maio, 210 em junho, 420 em julho, 496 em agosto, 331 em setembro, 59 em outubro e 41 em novembro.

Coordenada pela Secretaria do Meio Ambiente, a Patrulha conta com dois pontos de observação, no 5º andar do Paço Municipal e num edifício da Av. Santos Dumont, na Zona Norte, onde agentes municipais atuam diariamente das 10h às 19h. Após identificar pontos de incêndio, por meio de binóculos, e os localizarem em mapas, os agentes comunicam a central do Corpo de Bombeiros do Cerrado e da Patrulha Verde para otimizar o atendimento às ocorrências. Ao ser acionada, imediatamente a Patrulha mais próxima é encaminhada para o combate aos incêndios.

Neste ano, a Sema adotou uma nova estratégia para melhorar o atendimento ao combate às queimadas. As equipes da Patrulha estão descentralizadas, ou seja, passaram a permanecer em três unidades do Corpo de Bombeiros: Éden, Cerrado e Santa Rosália. Ao acionarem a central da Patrulha, uma equipe segue com um integrante do Corpo de Bombeiros.

Ao todo, a "Patrulha Verde" é formada por 12 servidores (3 da Sema, 2 da Secretaria de Segurança Comunitária, 1 da Defesa Civil, 6 do Serviço Autônomo de Água e Esgoto), que receberam treinamento específico, assim como voluntários dos Núcleos de Defesa Civil (Nudecs). Eles portam equipamentos de proteção e de combate às chamas, como bombas costais, facões, botas e abafadores, lanternas, entre outros itens.

Além do trabalho da Prefeitura de Sorocaba, a população também pode ajudar a campanha denunciando incêndios pelo telefone 193 (Bombeiros).

Sorocabanos poderão conferir espetáculo infantil no Parque da Biquinha, no domingo

Neste domingo (20), uma das opções para os visitantes do Parque da Biquinha será conferir o espetáculo infantil "Umbigo do Mundo", de Carlos Roberto Mantovani. A peça será encenada a partir das 15h e a entrada é gratuita.

Realizado por meio de uma parceria entre a Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Manto, a montagem divertida e lúdica conta a história dos urbanizados Fritz e sua esposa Julieta, que partem para uma aventura na selva e rios da Amazônia. Lá, se deparam com o "Peixe Bota", que foi parar no rio graças à poluição.

O "Boto" do Rio Amazonas, que serve como guia ao mundo encantado das águas, a "Vitória Régia" e muitos outros personagens, lendas, plantas e animais, que em um jogo de transformação constante, trazem à tona nesta peça teatral temas positivos e extremamente importantes como: natureza, preservação do meio ambiente e reciclagem.

A peça também será reapresentada nos dias 26 e 27 deste mês no Parque da Biquinha. Já em dezembro a apresentação ocorrerá no Parque da Água Vermelha, nos dias 3, 4, 10, 11, 17 e 18.

O Parque da Biquinha fica na Av. Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília. Informações pelo telefone 3224.1997.