quinta-feira, 21 de junho de 2012

Começa hoje a Festa do Peão de Salto de Pirapora

A abertura oficial da 29ª Festa do Peão de Salto de Pirapora está programada para hoje, às 20h, no Recinto de Exposições e Festas Antônio Carlos Farrapo (rua André Cruconshi, s/nº - Jardim Luar). 
 
Às 23h, haverá show da dupla Edinho e Alessandro e do cantor Jota Lennon. Até domingo, acontecerão as provas de uma etapa do circuito Pissolati de Rodeio. 
 
Serão distribuídos mais de R$ 58 mil em prêmios aos peões. A locução das provas será de Barra Mansa.
Amanhã, a festa continua com show da dupla Humberto e Ronaldo. No sábado, a animação fica por conta de Eduardo Costa. 
 
Domingo, aniversário da cidade, o show será da dupla João Carreiro e Capataz, marcando o encerramento das festividades.
Durante os quatro dias de festa haverá provas de rodeios, laço e três tambores. A 29ª Festa do Peão comemora os 106 anos de fundação de Salto de Pirapora e reverencia São João Batista, o padroeiro do município.
A entrada é franca para todos os dias, inclusive nos shows, informa Martins Neto, membro da organização da festa. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail contato@rodeiodesaltodepirapora.com.br ou pelos telefones (17) 3224-5070, (15) 9815-9588 ou (16) 9722-7229

Irreverência e som internacional marcarão a edição do 'Domingo no Parque'


                                           Ambulantes                          Livinho Fonseca e Quarteto
 
                             Mirco Patarini                                         Rádio Comida
 
Rádio Comida, Mirco Patarini, Livinho Fonseca e Quarteto e Ambulantes formam a agenda de shows deste domingo (24) no projeto "Domingo no Parque". As atrações acontecem no Parque "Carlos Alberto de Souza", no Campolim, e envolvem, além das apresentações artísticas, brincadeiras e oficinas para crianças, jogos educativos e feira de artesanato.

A edição deste fim de semana é comemorativa aos 3 anos de existência do projeto da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) e que, dominicalmente, tem levado centenas de famílias para o local. As atividades têm início às 9h, quando os visitantes podem ocupar as redes armadas entre as árvores do parque e ler um livro ou o jornal do dia emprestado do Vai e Vem Móvel.

Ou, ainda, conhecer o trabalho da fotógrafa Debora Waller que, abusando de sua paixão por esta arte, desenvolveu " Simples e objetiva". A exposição explicita os gostos e adorações da artista que tem a intenção de passar uma mensagem ao público, não limitando suas imagens a um conteúdo plástico.

No palco montado no "Carlos Alberto de Souza", a partir das 11h, os divertidos e criativos integrantes do Rádio Comida assumem o comando do espetáculo para cantar a gastronomia em letras temperadas com muito humor e irreverência.  De Pão Jobim a Ivete Salgado, de Ovos Presley a Edith Espinafre, cabe tudo na quentinha dessa programação que faz o público se divertir muito.

Logo após, o público será brindado por uma atração internacional e Mirco Patarini sobe ao palco com seu acordeão. Dono de vários prêmios em festivais pela Europa e América do Sul,  o italiano nascido em Spoleto ainda muito jovem já demonstrava seu raro talento ao mundo. Com uma história que o coloca no cenário do aprimoramento do instrumento, Patarini brinca com o acordeão e consegue elevar sua apresentação a um nível altíssimo, circulando por universos que vão do clássico ao moderno.

Numa formação especialmente criada para homenagear Chico Buarque de Hollanda, Livinho Fonseca e Quarteto trazem um repertório memorável para encantar ao público. Sucessos como "Homenagem ao malandro", "Gente humilde", "Atrás da porta" e "Eu te amo", certamente reacenderão o encantamento que um dos mais importantes compositores da Música Popular Brasileira desperta em seus fãs. A banda, formada por Fábio Gouveam(violão e guitarra), Márcio Corrêa (bateria), Felipe Brisola (baixo), Hamilton de Oliveira (piano) e Livinho Fonseca (vocal), promete segurar o público com a força das melodia de Chico.

A tarde, a partir das 16h, será encerrada pelos Ambulantes. Percorrendo diversas sonoridades e ações, a banda traça suas raízes nos ritmos de diversas tradições, com uma nova linguagem no reggae a partir da fusão de elementos do samba, jazz, capoeira, dub, rock, ska, rap. Seu novo trabalho, "Wayakamoto" (a chama eterna dos povos), é a busca pela partilha das tradições e ancestralidades como força de resistência e construção de um mundo solidário e colaborativo. Desde o início da turnê de lançamento do novo disco, Ambulantes percorreu mais de 15 cidades com apresentações cativantes e que buscam um posicionamento crítico não apenas no campo musical.

"A Hora do Chorinho" volta a animar a Praça Pio XII, no domingo (24/06)

Popularmente chamado de chorinho, o "Choro" é um gênero musical que tem mais de 130 anos e fãs em todas as idades. Inspiração de compositores eruditos nacionais e internacionais, tem alguns clássicos obrigatório nas interpretações de grupos musicais dessa linha; "Carinhoso", de Pixiniguinha, é um exemplo.

E para quem gosta do estilo, a Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) retoma neste domingo (24) o projeto "A Hora do Chorinho". Iniciado em agosto de 2010, a proposta de difundir esse tipo de música já passou por locais como o Parque da Formosa, na Vila Formosa, pelo Parque João Pelegrini, que fica no Central Parque, o Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, e pelo Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga. No domingo (24), ele volta à Praça Pio XII, em Santa Rosália, a partir das 16h, com o Grupo Quitanda.

Idealizado em 2005 por Evandro Marcolino e Richard Ferrarini, com o objetivo de valorizar e pesquisar aquilo que consideram como "nossa autêntica música brasileira", o Quitanda se apresenta explorando a brasilidade de compositores através de interpretações bem particulares. Composto, ainda, por Guilherme Fanti e Márcio Corrêa, o show - com releituras de composições de Ernesto Nazaré, Noel Rosa, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim e Pixinguinha - promete um passeio em parte da história do Brasil através da música.

Ficha Técnica:
Evandro Marcolino: bandolim/violão
Richard Ferrarini: sax/flauta e clarinete
Guilherme Fanti: cavaco
Márcio Corrêa: percussão

Repertório:

01 – Corta-Jaca – Chiquinha Gonzaga
02 – Doce de Côco – Jacob do Bandolim
03 – Provei – Noel Rosa
04 – Com que Roupa – Noel Rosa
05 – Os Cinco Companheiros –  Pixinguinha
06 – Rosa – Pinxinguinha
07 – Os Oito Batutas – Pixinguinha
08 – Assanhado – Jacob do Bandolim
09 – Vibrações – Jacob do Bandolim
10 – Receita de Samba – Jacob do Bandolim
11 – Carinhoso - Pixinguinha
12 – Noites Cariocas – Jacob do Bandolim
13 – Um a Zero - Pixinguinha
14 – Brejeiro - Ernesto Nazaré

Não há mais vagas para o Seminário de Educação

Como era esperado pela organização, as 1.500 vagas oferecidas para o Seminário Internacional de Educação de Sorocaba se esgotaram nesta quinta-feira (21), exatamente 20 dias antes da abertura do evento. Em sua 14ª edição, o seminário trará como tema "Educação e Interação" e, mais uma vez, será realizado no auditório do Lar Escola Monteiro Lobato.

A abertura será no dia 11 de julho, às 19h. Uma das principais atrações desta noite será uma palestra do suíço Philippe Perrenoud, que falará sobre "Educação para a Cidadania: Valores, mas também conhecimento e habilidades". Doutor em sociologia e antropologia, leciona nas áreas de currículo, práticas pedagógicas e instituições de formação nas faculdades de Psicologia e de Ciências da Educação na Universidade de Genebra.

Realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, as demais conferências do seminário se desenvolverão na mesma linha dos anos anteriores, sendo cada palestra mediada por uma personalidade da cidade. Serão duas palestras no período da manhã e outras duas a tarde.

No dia 12, as conferências abordarão: "Comunicação Interpessoal: É Conversando que a Gente se Entende", com Leila Ferreira, mestre em comunicação pela Unversidade de Londres; na sequência, Jairo Bauer, fala sobre "Comportamento Jovem na Internet"; "O Papel do Educador Dentro dos Desafios e Possibilidades", é o tema da palestra de Tião Rocha, antropólogo e educador. Encerrando o primeiro dia da conferência, Dado Shineider fala sobre "A Educação Muda, A Palestra Muda".

No dia 13, os temas abordados serão: "A Interação Professor-Aluno como centro do Fazer Pedagógico", com a psicóloga e consultora Rosely Saião. Educador e facilitador de aprendizagem, Julio Machado abordará: "Escola: Espaço de Viver e Conviver. Escola: Lugar de se Fazer o Pão. Para Aprender e nos Nutrir e a Compartilhar"; Ator e diretor, com mais de 50 anos de vida artística, Antonio Abujamra, abre a última das conferências, destacando a "Educação e Cultura, a Voz do Provocador".

Oscar Shimidt, considerado o maior jogador de basquete brasileiro de todos os tempos, encerrará o 14º Seminário Internacional de Educação neste dia 13, com a palestra: "Como Tornar o Impossível, Possível".

Usina de Biodiesel Móvel estará no Parque dos Espanhóis a partir de segunda-feira (25/06)



Durante toda a semana, além de levar óleo de cozinha usado, a população também poderá conhecer como funciona a unidade. O produto deve estar devidamente acondicionado em garrafas plásticas ou recipientes semelhantes.

A partir desta segunda-feira (25), das 8h às 17h, a Usina de Biodiesel Móvel de Sorocaba estará estacionada no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. Até sexta-feira (29), a população poderá levar óleo de cozinha usado, residencial ou comercial, para a unidade produzir biodiesel. Além disso, as pessoas terão a oportunidade de conhecer o veículo e acompanhar todo o processo.

Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Parcerias (Separ), a unidade itinerante montada sobre uma carreta é a primeira autossustentável do país, já que todo processo é feito a partir de energia solar e um gerador movido à biodiesel.

Com cerca de 15 metros de comprimento e pesando mais de 15 toneladas, a carreta tem capacidade total de armazenar mil litros de combustível. Em cada batelada, com duração de duas horas, são produzidos cerca de 220 litros. O processo vai desde a filtragem do óleo, aquecimento, misturador de reagentes, decantação, lavagem e emulsão.

Além de conscientizar a população e colaborar na preservação do meio ambiente, dando uma destinação adequada ao óleo, a usina gera uma nova fonte de renda às cooperativas da cidade. Outro benefício é que o biodiesel produzido é utilizado para abastecer a própria carreta e os caminhões do Programa de Coleta Seletiva de Sorocaba.

Construída como uma ferramenta didática, a Usina funciona também como um laboratório itinerante de ciências, permitindo que o processo de conversão seja visível às pessoas.

Escolas municipais, estaduais e particulares interessadas em receber a Usina de Biodiesel Móvel deverá agendar uma visita pelo telefone 3219.2281, da Separ, responsável pela organização logística da unidade. Além das escolas, a unidade também atenderá populares interessados em saber como descartar o óleo de cozinha de maneira responsável e a transformação em biodiesel.

Via Viva tem novas atividades de lazer neste domingo


 
A Prefeitura promove neste domingo (24) mais uma edição do programa Via Viva, na Avenida Itavuvu, Zona Norte da cidade. Como sempre, as atividades começam às 8h e prosseguem até 13h, abertas ao público em geral.

Além de esportes, lazer e cultura, quem comparecer ao Via Viva terá à sua disposição os Ônibus do Homem (Azul) e o da Mulher (Rosa) para a realização de exames preventivos de saúde. Praticamente todas as secretarias municipais estarão a serviço do público para oferecer informações e serviços, entre as quais se incluem até mesmo o atendimento do Procon.

Na área esportiva, o programa disponibilizará aulas de ginástica aeróbica e o espaço da academia popular, com aparelhos fixos, para que os participantes possam utilizam o próprio peso corporal e, assim, estimular os grupos musculares do corpo. Por intermédio da Secretaria de Negócios Jurídicos os visitantes poderão obter informações sobre a regularização fundiária, em frente ao Sabe Tudo.

O Saae fará uma exposição sobre o funcionamento do tratamento da água e do esgoto da cidade. A Unite divulgará os cursos, o PAT fará a 1ª e 2ª via da carteira de trabalho e o Banco do Povo a divulgação dos serviços prestados. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico terá gincanas sobre turismo e tropeirismo.

Os participantes também podem caminhar, pedalar, andar de skate, brincar, jogar e, ainda, curtir as apresentações culturais e exposições. O Via Viva proporciona ainda a interdição de algumas ruas transversais para jogos de tabuleiro, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, basquete e tênis de mesa, entre outros.

'Calma aí coração' é Zeca Baleiro no Parque dos Espanhóis


O espetáculo gratuito tem início às 20h desta sexta-feira (22) e marcará a turnê de lançamento do seu 9º CD de inéditas.

Com um repertório inédito e a releitura de alguns sucessos de Marina e Martinho da Vila, Zeca Baleiro é a estrela da noite desta sexta-feira (22) no palco do Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. 

O show, promovido pelo Sesc Sorocaba com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), promete esquentar o público frequentador do local e que, em várias edições de projetos culturais, costuma lotar o espaço.

O show, que tem a faixa título "Calma aí, Coração", promove "O Disco do Ano" lançado pela Som Livre em abril e tem no repertório canções como "Nada Além" (Frejat e ZB), "Tatoo" (ZB), "Último Post" (ZB e Lúcia Santos) e "Ela não se parece com ninguém" (ZB), Baleiro conta com contribuições, até mesmo na produção do CD, que teve a participação de 15 produtores. A capa do disco também foi produzida em parceria, mas desta vez com o público, sendo que três opções foram colocadas no site oficial do cantor, mostrando os bastidores da produção do CD, com fotos, vídeos e mensagens postadas diariamente por Baleiro, desde janeiro de 2012, para que as pessoas pudessem votar.

Zeca Baleiro (voz, violões, guitarra e ukelele) será acompanhado pela banda composta por Tuco Marcondes (violão, gaita, ukelele e banjo); Fernando Nunes (baixo e violão); Kuki Stolarski (bateria e percussão); Pedro Cunha (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon) e Adriano Magôo (teclados, samplers, sintetizadores e acordeon). E as projeções que irão compor o cenário do show serão concebidas pelo próprio cantor, com participação de Gal Oppido, Marcelo Amiky e Deeper Produções.

O figurino conta com a criação e concepção de Camila Motoryn e Gabriela Grinman e realização de Ricardo Almeida.

(Agência Sorocaba)