sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Taça Baltazar abre 2ª fase no domingo


A segunda fase da Taça Baltazar Fernandes, a terceira divisão do futebol varzeano de Sorocaba, será aberta no próximo domingo, com oito jogos. Eles definirão os primeiros classificados para as oitavas de final da competição. A tabela foi divulgada ontem pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes).
Estas partidas independem das decisões que serão tomadas pelo Tribunal de Justiça Desportiva na próxima quarta-feira. Na oportunidade, ocorre o julgamento dos jogos que foram encerrados por brigas generalizadas no último domingo (Josane x Itanguá II e Casa Branca x Parque São Bento/Itapipoca). As partidas de domingo envolvem apenas times que faziam parte dos grupos encerrados normalmente na primeira fase.
Pelo regulamento da Baltazar, a segunda fase será disputada em jogos eliminatórios e únicos, sem vantagem para nenhuma equipe. Assim, em caso de empate no tempo normal o classificado será conhecido na decisão por pênaltis.
Confira no quadro a tabela das partidas de domingo. Segundo a Semes, a competição não terá rodada no outro final de semana, devido à realização das eleições municipais.

TAÇA BALTAZAR FERNANDES
Jogos de domingo - 2ª fase
Hora Local Jogo
10h00 Izaltino Walter Aparecidinha x Juventus
10h00 CE Maria Eugênia 13 de Maio x Chelsea
10h00 CE Dr. Pitico DFD x 9 de Julho
10h00 CE Pinheiros Grêmio Vitória Régia x Fepasa
15h20 CE Pinheiros Jandaia x Jardim Manchester
15h20 CE Brig. Tobias Atlético Brasil x Acadêmico
15h20 CE Maria Eugênia Ponte Nova x Cipack
15h20 CE Dr. Pitico São Lorenzo x Vila Maria

Grupo Caturro Navegantes faz nova viagem pelo rio Sorocaba


Viajar pelos 258 quilômetros do rio Sorocaba pela quarta vez tem sido o atual desafio dos integrantes do Caturro Navegantes. A aventura foi dividida em sete etapas e a quinta foi vencida no último fim de semana, com a navegação de 52 km do trecho entre as pontes do Parque São Bento e da rodovia que interliga Iperó a Boituva.
Segundo Pedro Luiz Almenara, mais conhecido como Zico, integrante do Caturro Navegantes, o objetivo do passeio é observar as mudanças do rio Sorocaba. "É uma oportunidade de conhecê-lo melhor, de interagir com a natureza", diz.
O trecho percorrido no último fim de semana contou com aproximadamente 20 integrantes do Caturro, distribuídos em barcos e caiaques. "O percurso durou dois dias, pois não navegamos à noite e encontramos muitos obstáculos pelo caminho", explica Zico.
A sexta etapa da 4ª Descida do rio Sorocaba está prevista para o fim de outubro. O percurso terá 57 km e será feito em dois dias entre Iperó e Cerquilho, com pouso no bairro Americano, em Tatuí. A última parte ocorrerá no início de dezembro com a conclusão do trecho de 58 km entre Cerquilho e Laranjal Paulista, local da foz do rio Sorocaba.
Paralelamente à descida do rio Sorocaba, o Caturro Navegantes tem desenvolvido um trabalho em Itupararanga. O grupo já coletou a água de nove pontos da bacia para analisar a qualidade do corpo hídrico e percorreu de barco os 192 km de perímetro da represa.
O próximo passo será um sobrevoo de balão para fotografar e filmar a área, responsável pelo abastecimento de aproximadamente 1 milhão de pessoas na região de Sorocaba. Esse trabalho está previsto para ocorrer em outubro. Na sequência, os integrantes do Caturro Navegantes pretendem visitar oito municípios da bacia de Itupararanga para discutir o que tem sido feito para melhorar a qualidade da água em Itupararanga.

Igreja lembra os 70 anos da morte de João de Camargo




Para lembrar os 70 anos da morte do místico João de Camargo, a Capela Senhor do Bonfim, também conhecida como Igreja de João de Camargo, realiza hoje uma reza do terço, a partir das 19h30. Situada na avenida Barão de Tatuí, 1.083, a capela chama a atenção por sua arquitetura. Aliás é uma das poucas edificações da cidade tombadas pelo patrimônio histórico. Quem a frequenta fala muito sobre a energia poderosa do local e sobre uma água fluidificada que fica disponível para quem quiser tomar logo na entrada da igreja. Uma água que ajudaria na cura espiritual.

A capela foi erguida por João de Camargo, que morou no local e onde até hoje seu quarto é preservado. Foi nesse espaço que o Nhô João, como era conhecido, realizou muitas curas. Sua vida, porém, não foi nada fácil. Nascido em 5 de julho de 1858 em Sarapuí, João de Camargo Barros foi escravo da família Camargo Barros, de quem herdou o nome. Depois de liberto, foi trabalhar na roça até chegar em Sorocaba, aos 22 anos de idade. Aqui na cidade trabalhou também como cozinheiro, prestou serviço militar e ainda atuou em olarias. Chegou a ficar casado durante cinco anos. Já tinha o dom da cura, porém o problema com o alcoolismo o impedia de desenvolver mais.

Foi após uma visão ou sonho que teve com o menino Alfredinho, um garoto que morreu por ter sofrido queda de um cavalo, que ficou curado do vício e conforme orientações do menino decidiu erguer uma igreja. "Nessa visão apareceram para ele também a Virgem Maria e o monsenhor João Soares do Amaral. Eles falaram que a missão de João seria curar as pessoas e então o monsenhor se tornou seu guia espiritual", esclarece Claudinei Brito, administrador da igreja.

Nhô João levantou a capela em 1906 e levou 21 anos para concluir. Por ser um local que reúne elementos católicos, africanos e espíritas, num sincretismo religioso, ele sofreu muitas perseguições e chegou a ser preso 18 vezes, acusado de curandeirismo. "Queriam demolir a igreja e tudo", afirma Claudinei, acrescentando que a cura era feita apenas com óleos e ervas.

João de Camargo morreu com 84 anos, em 28 de setembro de 1942. Foi sepultado no Cemitério da Saudade. Seis anos depois, um devoto do milagreiro erigiu sobre o túmulo de João de Camargo uma réplica da Capela Bom Jesus do Bonfim. O túmulo é um dos mais visitados.
Durante estes últimos 30 anos, Nelson Ciconello, outro devoto de João de Camargo, ofereceu atendimento espiritual na capela. O dia de atendimento sempre foi muito concorrido, com distribuição de senhas durante a madrugada. Pessoas de outras cidades recorriam à ajuda. O atendimento espiritual foi interrompido em 2006, quando Nelson, que já está com 80 anos, ficou doente.
 
Graças alcançadas
 
O que não faltam são histórias de graças alcançadas, das mais variadas possíveis. E não apenas quando Nhô João em pessoa curava, mas depois de sua morte também. Uma dessas graças foi alcançada recentemente, por uma criança. Quem contou preferiu não se identificar e nem ao hospital, para preservar a imagem do hospital e não assustar outros pacientes. Essa menina estava hospitalizada e um dia falou para a mãe não ficar preocupada que ela iria ser curada, porque um senhor que a visitava todos os dias tinha falado isso para ela. A mãe ficou intrigada e achou estranha tal visita. Foi falar com os diretores do hospital e então colocaram um segurança para vigiar a porta do quarto da menina. Não foi visto ninguém entrar, mas ela afirmava ter recebido novamente a visita. Mais tarde, depois de curada, a mãe, que era devota de João de Camargo, foi com a filha até a capela para agradecer, e então a criança, ao ver a foto do místico, apontou para a mãe que era aquele o homem que a visitava no hospital.

O guardador de carros Milton Macena de Lima afirma que experimentou uma graça. "Eu não tinha casa, morava em um barraco, em uma área que faz fundo com a igreja, mas eu não achava certo porque quando é invadido não é da gente. Morei oito anos ali, mas um dia pedi para João de Camargo me ajudar a conseguir uma casinha e eu fui juntando dinheiro olhando carros em frente à igreja. Foi assim que consegui comprar um terreno no Parque Esmeralda e aos poucos fui construindo. Agora já estou terminando, só falta rebocar", relata. Também o devoto Marcos Eduardo Rosa Pereira conseguiu uma graça. "Eu sempre peço proteção e já alcancei muitas graças. Comecei a trabalhar como guarda e hoje dou aula em três faculdades de Direito e ainda ministro um curso de formação de guarda", conta.

Claudinei Brito, administrador da capela, cita o caso de uma moça com problema de loucura, ainda na época em que o Nhô João era vivo. "A moça vivia amarrada na casa e os pais, quando souberam das histórias de cura, a levaram para falar com João de Camargo. Ele então disse para os pais soltarem a filha e eles, apesar do receio, fizeram o que João mandou. A moça passou a varrer o chão da igreja e Nhô João falou para deixar que ela estaria varrendo a própria sujeira. Depois disso a moça saiu boa e nunca mais teve problemas." Conforme Claudinei, o que basta é ter fé. "A dúvida é um problema. Se a pessoa pedir com fé, ela recebe", ensina.

Religioso é tema de filme e vários livros

O sincretismo religioso de João de Camargo tornou-se objeto de estudo acadêmico e tema de diversos livros. O reconhecido sociólogo Florestan Fernandes escreveu sobre o assunto aos 22 anos, na monografia "Contribuição Para o Estudo de um Líder Carismático".

Entre os livros a respeito de Nhô João estão publicações de Sorocaba como "João de Camargo Barros na Vida do Povo", de Antonio Paulo Malzoni; "João de Camargo - O nascimento de uma religião de Sorocaba", de Carlos Campos e Adolfo Frioli; e "O Solitário da Água Vermelha", de Fernando Antônio Lomardo e Sônia Castro.

Já o ator Paulo Betti fez o filme "Cafundó", baseado na vida do milagreiro.

Capela vai celebrar o Dia das Crianças

A Capela Senhor do Bonfim permanece aberta ao público diariamente, das 8h às 12h e das 13h às 16h. Fecha somente em feriados. Todos os domingos, às 10h, tem a reza do terço, sendo que no último domingo do mês o quarto do Nhô João é aberto ao público. Assim como ocorre em todos os anos, no dia 12 de outubro haverá uma celebração em comemoração ao Dia das Crianças, com distribuição de doces e refrigerante e apresentação de banda, das 13h às 17h.
 
(Daniela Jacinto - Jornal Cruzeiro do Sul)