quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Alguns locais para se divertir em Sorocaba


Algumas dicas para se divertir e fazer algumas compras ajudando.

Orquestra Orff da Fundec apresenta repertório eclético

A apresentação comemora os 12 anos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba

A Fundec convida o público para prestigiar a apresentação da Orquestra Orff, que será realizada nesta quarta (18), às 20h, na Sala Fundec. O concerto faz parte da programação especial em comemoração aos 12 anos do IMMS. Serão apresentadas peças de diversos estilos, de clássico a MPB, além de músicas folclóricas.

Com regência de Maria do Carmo Latorre e Maria Regina Rebello, a Orquestra Orff conta hoje com 30 membros. A formação inclui flautas doce e transversal, xilofone, metalofone e instrumentos de percussão. Haverá, ainda, participação especial de músicos tocando saxofone, piano e violinos.

O público ouvirá composições de Rita Lee e Ary Barroso, além de temas de filme. A maior parte dos arranjos tocados na orquestra são feitos por Leonardo Batista, professor de violão da Fundec.

Metodologia Orff

A Orquestra Orff foi criada no final de 2004, com o objetivo de dar aos alunos que concluíram o curso de musicalização infantil uma oportunidade de continuar os estudos de música.

A metodologia Orff foi criada por Carl Orff, compositor alemão. Suas bases para ensinar música são a linguagem artística, o ritmo, o movimento e a improvisação. Nesse método, todo o conhecimento adquirido pelas crianças não vem da teoria, mas sim da prática.

As crianças são estimuladas a tocar em grupo desde os primeiros estágios. A partir da experimentação nessa massa sonora de timbres diversificados, elas entram em contato com os princípios básicos de combinação de timbres.

Próximos eventos da Fundec

19/08

20h

Orquestra Experimental da Fundec

20/08

20h

Espetáculo teatral “Pluft – O Fantasminha”

24 a 28/08

20h

6ª semana do Escritor e do Livro de Sorocaba

28/08

19h

Concerto Rock Sinfônico, com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba e a Banda do Sol, com a participação especial de Billy Sherwood.

Serviço

Orquestra Orff

Quarta-feira, 19 de agosto

Horário: 20h

Ingressos: R$ 1,00

Local: Rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro

Telefone: (15) 3233-7767