terça-feira, 28 de junho de 2011

Campanha contra o cerol começa com palestras e apreensão de pipas

A campanha contra o cerol teve início nesta segunda-feira (27), com o tema “Soltar pipa com cerol não é brincadeira”, a Secretaria de Segurançã Comunitária (Sesco), por intermédio da Guarda Civil Municipal e da Diretoria de Fiscalização tem o objetivo de conscientizar a população a não usar cerol nas linhas de pipas.

Inicialmente, dez escolas públicas começaram a receber a visita de guardas civis, que estão realizando palestras para os alunos sobre os perigos do uso de linhas cortantes. Paralelamente, fiscais intensificaram as operações na cidade visando à apreensão de pipas com linhas de cerol.

Nesta segunda-feira (27), as primeiras palestras aconteceram na EE "Rosa Cury", no Cerrado, e na EM "Sorocaba Leste", na Vila Assis. O tema foi apresentado para cerca de 300 estudantes. Nesta terça-feira (28), as palestras prosseguem na EM "Maria de Lourdes M Martinez", às 9h e às 15h, para cerca de 180 estudantes.

No decorrer do dia também foram realizadas blitzes na região do Além Ponte, principalmente no Bairro dos Morros, Vila Sabiá, Zacharias e João Romão. Nesses pontos, em pouco mais de uma hora, os fiscais apreenderam pelo menos dez pipas, todas utilizando linhas cortantes. Como não havia a presença de representantes do Conselho Tutelar, a criançada recebeu apenas orientação sobre a legislação que trata do cerol, mas tiveram suas pipas e latas de linha apreendidas pela Fiscalização.

Lei Municipal

De acordo com a Lei Municipal nº 8.471, de março de 2008, quem for flagrado utilizando esse material está sujeito a multa no valor atual de R$ 1.216,71, além de ser encaminhado à Vara da Infância e Juventude, no caso de menores. O não pagamento da multa e a reincidência poderão resultar até mesmo no encaminhamento do menor para a Fundação Casa (antiga Febem).

A referida lei foi criada e sancionada um mês depois do registro de uma ocorrência grave, justamente na região do Bairro dos Morros, na Rodovia Raposo Tavares. Em fevereiro de 2008, uma garota que passava pelas imediações, conduzindo uma motocicleta, foi atingida por uma linha de pipa e teve morte instantânea. Desde então foram registrados outros acidentes do gênero na cidade, porém sem maior gravidade, mas envolvendo motociclistas - as principais vítimas dessa prática ilegal.

Entre as apreensões feitas nesta segunda-feira, uma delas chamou a atenção dos fiscais e guardas civis que participaram da operação, na Vila Sabiá. Um garoto de apenas 10 anos, conhecido no bairro como “Pelezinho”, foi pego em flagrante com uma lata cheia de material cortante (vidros moídos) e com as mãos sujas de cola. Ele alegou que desconhecia a lei sobre o cerol, mas admitiu saber do perigo que as linhas de pipa representam para as pessoas. No entanto, prometeu não usar mais cerol para empinar pipas.

Segundo informações da Sesco, desde a vigência da lei foram aplicadas 32 autuações e apreendidas mais de 300 pipas com linha cortante. Nos primeiros meses deste ano, principalmente nas férias escolares de janeiro, as ocorrências foram poucas devido às chuvas intensas registradas no período. A campanha de conscientização e as operações de fiscalização serão quase que diárias durante as férias do mês de julho.

Snoop Dogg, Black Eyed Peas, Peter Gabriel e Megadeth tocam no SWU

Segunda edição do evento acontecerá nos dias 12, 13 e 14 de novembro

Os primeiros artistas confirmados para se apresentar no festival SWU, em novembro são a banda de metal Megadeth, o rapper Snoop Dogg, os cantores Damian 'Jr. Gong' Marley e Peter Gabriel e o grupo pop Black Eyed Peas.

As informações foram confirmadas pela organização do evento, em entrevista coletiva nesta terça-feira (28).

A segunda edição do festival será realizada em Paulínia, cidade do interior de São Paulo e localizada a 120 km da capital, nos dias 12, 13 e 14 de novembro. A primeira ocorreu em Itu, na região de Sorocaba.

Ao todo serão 70 atrações nacionais e internacionais divididas em 4 palcos, sendo que três serão ao ar livre. A organização espera 70 mil pessoas por dia.

A venda de ingressos terá início no dia 11 de julho pela Ingresso Rápido (internet e telefone) e em pontos de venda como as lojas FNAC. O preço dos ingressos ainda não foi anunciado. As informações são de agências de notícias.

(Agência BOM DIA)

Câmara De Sorocaba aprova LDO em segunda discussão

Lei de Diretrizes Orçamentárias foi aprovada por unanimidade com 28 emendas parlamentares



Os vereadores aprovaram nesta terça-feira (28), em segunda discussão, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). O orçamento do município para 2012 é estimado em R$ 1,5 bilhão. A LDO recebeu 28 emendas dos vereadores, todas aprovadas. O projeto será votado em definitivo em 7 de julho.

O líder do Governo Lippi na Casa, vereador José Francisco Martinez (PSDB) liberou a bancada para aprovação de todas as emendas em segunda discussão, inclusive as que receberam parecer contrário da Comissão Economia, Finanças, Orçamento e Parcerias de Izídio de Brito (PT): a que cria o hospital municipal, e de Antônio Carlos Silvano (PMDB), que cria unidade de radiodiagnóstico na Policlínica. A razão apontada pela comissão para a rejeição foi a falta de previsão das obras no PPA (Plano Plurianual).

A criação do hospital municipal foi amplamente discutida e recebeu declarações de apoio dos vereadores que destacaram a importância de discutir uma segunda alternativa de atendimento, além da Santa Casa.

Izídio afirmou que sua emenda é um compromisso com a cidade. "Não adiante vender ilusão, a um ano e meio do fim do mandato, talvez o prefeito não conclua, mas é importante a cidade ter pensado nisso", disse.

Anselmo Neto (PP) afirmou que a Câmara é um lugar de debate. "Nada que estamos votando aqui é obrigado a ser feito, são apenas diretrizes", destacou o vereador.

Após ouvir a manifestação dos demais vereadores, o presidente da Casa, Marinho Marte (PPS) reafirmou a posição do Legislativo. "O fundamental é que a Câmara está sinalizando para esta construção. Somos a favor. A discussão de uma unidade municipal é oportuna", afirmou Marinho. O presidente afirmou que a Câmara não vai se furtar no que se refere a viabilizar a construção do hospital. "Sorocaba tem que se preparar na área de saúde", concluiu.

Presidente da Comissão de Economia, Helio Godoy (PTB) cobrou o Executivo uma posição sobre o assunto, inclusive com o envio de uma lei alterando o PPA no próximo semestre para legalizar a construção do hospital.

Demais emendas

As outras emendas apresentadas foram aprovadas em bloco. De autoria do vereador Luis Santos (PMN) emenda prevê ações no Conselho Municipal de Turismo.

De João Donizeti (PSDB) emendas dispõem sobre implantação do Centro de Atendimento Médico Veterinário 24 horas; ações junto ao Conselho Municipal dos Direitos dos Animais e inclusão de rubrica para o PROERD Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência e o Programa JCC - Jovens Construindo Cidadania.

Já a emenda do vereador Rozendo Oliveira (PV) determina a construção de Pronto Atendimento na Zona Leste e a de Claudemir Justi (PSDB) a construção de uma Unidade Básica de Saúde no Jardim Iguatemi.

Outras emendas de Izídio de Brito (PT) pretendem viabilizar o Mapa Profissional de Sorocaba; aumentar os recursos do Conselho do Jovem; destinar 30% dos da Merenda Escolar para a compra de produtos da agricultura familiares; construir três unidades Caps ¿ Drogadito; auxiliar a Liga Sorocabana de Basquete; aumentar a verba para implantação da coleta seletiva e ao Programa Saúde da Família; aumentar os índices futuros dos indicadores de mamografias solicitadas e de exames papanicolau realizados.

Já as emendas de Helio Godoy (PTB) prevêem a criação do Programa de Lotes Populares e Bolsa Moradia; da Bolsa Fomento à Ciência, Inovação, e Extensão Tecnológica; a construção de um ginásio poliesportivo; implantação do Plano Macroviário e Logístico de Sorocaba; construção de poço artesiano e rede de água e esgoto no Conjunto Ana Maria Leme e a criação da Bolsa Paraatleta Amador.

Habitação sustentável e urbanização dos bairros declarados como Áreas de Especial Interesse Social são temas das emendas da Comissão de Regularização Fundiária e de Economia, Finanças.

Da Comissão de Orçamento e Parcerias, emenda desmembra no projeto da Lei Orçamentária Anual, os Fundos Municipais para possibilitar o acompanhamento pelo Legislativo.

Em primeira discussão já haviam sido aprovadas duas emendas. De Ditão Oleriano (PMN), que prevê a construção de uma Unidade Básica de Saúde na Vila Carvalho e de Izídio de Brito, a implantação de um CAPS 3 para tratamento psiquiátrico a doentes mentais

A emenda número 25, de autoria do vereador Helio Godoy (PTB) e que previa a ampliação dos ecopontos foi retirada pelo autor.

(Jornal Cruzeiro do Sul)

Neve no Sul e muito frio em São Paulo

O frio que causou neve no Sul do País e derrubou as temperaturas em São Paulo deve continuar até sexta-feira na capital paulista. Para esta terça-feira (28), a previsão é de que a madrugada seja a mais fria em oito anos: mínima de 4´C, segundo a Climatempo. Em Campos do Jordão, a temperatura deve cair na madrugada desta terça-feira, com previsão de chegar a -3 C.

O Rio Grande do Sul sofreu quase todos os rigores do inverno ontem. Nevou em Cambará do Sul e em Bom Jesus. Em São José dos Ausentes, na serra gaúcha, a temperatura chegou a -2,7´C e, em Porto Alegre ficou entre 5,5´C e 10,1´C. A prefeitura de São José dos Ausentes suspendeu aulas em cinco escolas até amanhã.

Em Santa Catarina, 2.750 estudantes foram dispensados das aulas na rede municipal das cidades de São Joaquim e Urupema. De acordo com o Inmet, Santa Catarina também teve o dia mais frio do ano. Na cidade de Urubici foi registrada mínima de -4,5´C às 7 horas de ontem, mas o vento provocava sensação térmica de -25´C. O gelo predominou na paisagem dos campos da região serrana catarinense. Em Urupema, o sincelo, congelamento das gotas de água em suspensão quando em contato com a superfície, encantou turistas que o confundiram com a neve.

(Agência Estado)

Banco Central alerta para tentativa de golpe na internet

O Banco Central (BC) divulgou uma nota nesta manhã alertando sobre uma nova tentativa de golpe pela internet, na qual é utilizada a logomarca do BC. Segundo a nota, uma mensagem eletrônica chama clientes de vários bancos a se cadastrarem em um programa denominado "Mais Segurança do Banco Central". A mensagem é falsa, pois esse programa é fictício e não é mantido pelo BC.

O BC orienta os internautas para nunca preencherem cadastros, copiarem arquivos ou executarem tarefas sugeridas por mensagens dessa natureza. Na nota, o Banco Central reforça que nunca envia e-mails diretamente a correntistas e usuários do sistema financeiro nacional. O BC só envia mensagens eletrônicas em situações específicas, como em resposta a demandas pontuais solicitadas por clientes de instituições financeiras, esclarece o texto. (AE)

LDO De Votorantim é aprovada, mas Pivetta recebe críticas

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT), já pode começar a elaborar o orçamento de seu último ano de governo, já que os vereadores aprovaram ontem, por unanimidade, o projeto de lei que fixa as diretrizes orçamentárias (LDO) da cidade e projeta uma arrecadação de R$ 218,8 milhões para o ano de 2012, volume cerca de 5% maior que o previsto para este ano, cuja a estimativa é de R$ 208,3 milhões.

Foram mais de duas horas de discussão e sobraram críticas ao prefeito, inclusive da própria base aliada, que foram desde o desequilíbrio de dotações previstas entre as pastas avaliadas como prioritárias em relação a outras, ausência de secretários nas audiências públicas realizadas semanas antes da votação e, até mesmo, acordos para apresentação de emendas à peça orçamentária, que deve ser votada no segundo semestre. A partir de hoje os vereadores de Votorantim entram em recesso e as sessões serão retomadas em 1.º de agosto.

O projeto foi aprovado em bloco, juntamente com outros três projetos e uma moção que constavam na pauta. O início da sessão sinalizava que a LDO seria aprovada sem manifestações acaloradas. Mas não foi o que aconteceu. Bastou o vereador Pedro Nunes (PDT) usar a tribuna para fazer duras críticas à administração para que outros fizessem o mesmo. "Tem muitos secretários que são meros figurantes.

O prefeito é que elabora o projeto todo. Tem secretário que nem sabe o valor que tem para a sua pasta. Sabe que se precisar de verba ele remaneja. Tem que deixar cada secretário criar seu orçamento. Se o secretário não tem condições que saia", disparou. "Eu sinto que algumas secretarias recebem tão pouco em relação a outras mais importantes. Trânsito, por exemplo, são R$ 2,7 milhões; já esportes, R$ 2,4 milhões. Não desvalorizando a pasta de esportes, mas em comparação com trânsito? Fico apreensiva", emendou Solange de Oliveira (PMDB).

Já a vereadora do PSDB Fabíola Alves da Silva Pedrico cobrou a presença dos secretários nas audiências públicas que foram realizadas no início do mês para discutir sobre o assunto, enquanto que o colega Heber de Almeida Martins (PDT), este aliado do governo, além de fazer a mesma cobrança, foi além ao dizer que espera do prefeito Pivetta a realização de acordo para apresentação de emendas ao orçamento, que deve ser discutido e votado a partir de setembro. "Nós temos os nossos compromissos eleitorais", disse.(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Chama de maçarico provoca princípio de incêndio em unidade da Tecsis

Um princípio de incêndio atingiu a unidade de fabricação de embalagens da Tecsis, localizada na avenida Hollingsworth, no bairro Iporanga, na manhã desta terça-feira (28). O fogo foi controlado pelo Corpo de Bombeiros em cerca de 30 minutos. Ninguém se feriu.

O fogo, gerado pela chama de um maçarico utilizado no processo de fabricação, atingiu uma das almofadas de fibra de côco. A peça ficou em brasa, que se espalhou devagar para algumas embalagens. Assim que perceberam, os colaboradores que trabalhavam no local acionaram a Segurança do Trabalho da empresa e o Corpo de Bombeiros, que chegou à unidade em menos de 10 minutos e controlou as chamas.

No último sábado (25), outro incêndio destruiu várias pás eólicas da empresa, no bairro Aparecidinha. A área localizada na rua Seiki Murakami, vizinha à empresa, estava em cinzas por volta das 12h, enquanto pelo menos cinco pás ardiam em chamas do outro lado da cerca de arame.

A assessoria de comunicação da Tecsis esclareceu que lamenta o ocorrido e informou que não houve danos materiais

Sobre matéria da Igreja Universal postada neste Blog

A Alguns dias atrás coloquei uma informação sobre a Igreja Universal do qual foi divulgada no "Jornal Diário de Sorocaba impresso" do dia 25/06/2011 página A-6, e recebi várias criticas que foram por mim aceitas e também várias ofensas e para evitar problemas futuros decidi retirar a mesma do Blog, porém volto a afirmar que não sou contra religião alguma, pois na minha opinião seja ela católica, evangélica, protestante, ortodoxa, budista, adventista, espirita, ateísta, islâmica etc etc etc.... nos levará sempre ao mesmo ponto.

Pois religião é um conjunto de crenças e filosofias que são seguidas, formando diferentes pensamentos.

Cada religião tem suas diferenças quanto a alguns aspectos, porém a grande maioria se assemelha em acreditar em algo ou alguém do plano superior e na vida após a morte.

A todos um grande Abraço e Fiquem com Deus.