sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Cruzeirão 2012 irá aplicar nova regra

O árbitro Wanderley Orlandi Batista esteve no Congresso Nacional de Arbitragem

Divulgação

O 53º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2012, será disputado sob uma nova regra implantada na modalidade. Ela diminui consideravelmente as possibilidades do goleiro atuar com a bola nos pés e foi informada aos árbitros de todo o Brasil durante o Congresso Nacional de Arbitragem, realizado no último final de semana, em Gramado (RS). O evento teve a participação de Wanderley Orlandi Batista, o Macarrão, presidente da comissão de arbitragem da Liga Sorocabana de Futsal (Lisofus).


Com a alteração na regra, o goleiro, estando em sua quadra defensiva, não pode mais receber a bola se ela for passada por um companheiro de equipe. Caso isso ocorra, o árbitro deve marcar tiro livre indireto no local onde a bola foi tocada.

Na prática, isso significa que o goleiro só poderá jogar com os pés na quadra de ataque, o que provocará significativas mudanças na figura do chamado goleiro-linha, artifício até então muito utilizado nas partidas. "A essência do goleiro-linha é o ataque. Ele tem de entrar para ser um jogador de linha mesmo. Estão cortando ao máximo a atitude daquele que entra para amarrar o jogo", explica Macarrão.

Estando com a bola dominada no ataque, o goleiro também não pode trazê-la até a defesa, sob pena da marcação da falta. Porém, se um jogador da equipe adversária tiver sido o último a tocar na bola, o goleiro poderá tocá-la ou dominá-la normalmente mesmo estando em sua quadra de defesa.

Os detalhes da mudança na regra serão explicados por Macarrão aos árbitros do quadro da Lisofus em reunião marcada para hoje, às 19h30, no CT Marinho. No encontro, Macarrão também contará as impressões que teve na troca de experiências com árbitros de todo o País em Gramado. "Tudo o que a gente vem pensando em fazer em Sorocaba está na linha de raciocínio da maioria", comemora.

O Cruzeirão será aberto na próxima segunda-feira, às 20h, no Ginásio Municipal, com dois jogos: Dago Funilaria Vila Jardini x Refeições Ruth (categoria principal) e Intocáveis São Paulo x Bluval Esporte Clube Pirituba SP (veterano).

O torneio é organizado pela Secretaria Municipal de Esportes (Semes), com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA) e patrocínio de Matieli Center, Cacel-Competro, Noma-Sinotruk e Ambient Favorita.

(Jornal Cruzeiro do Sul)


Via Viva deste domingo terá aula de Jiu-Jitsu e Bloco de Carnaval do Projeto Guri

Secretaria de Parcerias promoverá, durante o evento, uma oficina de máscaras de Carnaval com material reciclável

O Via Viva deste domingo (10) entra no clima da folia para agitar quem estiver na Avenida Itavuvu. Entre os destaques deste domingo, estão a apresentação do Bloco de Carnaval do Projeto Guri e a realização de uma oficina de máscaras carnavalescas. A arte marcial do jiu-jitsu e muitas outras opções também serão pontos importantes do programa.

A oficina de máscaras de Carnaval envolve tanto a festa em si, quando à consciência ambiental das pessoas. Promovida pela Secretaria de Parcerias, na calçada do Sabe Tudo, a oficina será sobre a elaboração das máscaras a partir do uso de materiais recicláveis. Muita criatividade para ajudar o meio ambiente.

Já para quem quer conhecer ou gosta de praticar esportes de luta, terá uma ótima opção para este domingo: Jiu-Jitsu no Via Viva. A aula será aplicada pela Academia "Herman Gutierrez", e o próprio mestre Herman explica como será a dinâmica: "Uma parte será uma competição interna da equipe. Depois, vamos ter a parte teórica, para quem estiver participando do evento e, na sequência, a prática, quando vamos chamar as pessoas para participar da aula".

Através da parceria CCBEU/ONG CAPA - Centro de Apoio e Proteção aos Animais, o Via Viva terá também uma feirinha de animais. O evento tem o intuito de ajudar no controle de zoonoses da cidade e conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais e da posse responsável.

O Instituto Anhanguera Educacional também estará presente, com os seguintes serviços de saúde: aferição de pressão arterial, orientações posturais e ergonômicas, aquecimento pré-atividade, alongamento pré e pós-atividade física, orientações à saúde e bem estar dos participantes.

O Via Viva ainda terá aulas de ginástica aeróbica e o espaço da academia popular, com aparelhos fixos, para que os participantes possam utilizam o próprio peso corporal e, assim, estimular os grupos musculares do corpo.

Todos os domingos, das 8h às 13h, na Avenida Itavuvu, os participantes podem caminhar, pedalar, andar de skate, brincar, jogar e, ainda, curtir as apresentações culturais e exposições. Pelo programa, há também a interdição de algumas ruas transversais para jogos de tabuleiro, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, basquete e tênis de mesa, entre outros.

O espaço do Sabe Tudo segue aberto para oferecer o serviço gratuito de uso da Internet, com a possibilidade da pessoa receber e enviar e-mails e frequentar as redes sociais. Além disso, a unidade oferece um espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

O programa ainda disponibiliza feira de artesanato, tendas, alguns brinquedos infláveis, aulas de dança (ballet, sapateado e jazz), aulas de artes, escola de artesanato e atividades da Escola do Pedala oferecida pela Urbes " Trânsito e Transporte, com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre as leis básicas de trânsito.

A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor, e a Guarda Civil e a Polícia Militar disponibilizam equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

A Secretaria de Esporte (Semes) pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a Semes requisita que os mesmos não empinem as bicicletas e prudência no tráfego visando a segurança de todos no percurso.

Clube do Nais recebe inscrições para curso de auxiliar de Departamento Pessoal

O Clube do Nais, unidade da Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv), está com inscrições abertas para o curso de Auxiliar de Departamento Pessoal, oferecido em parceria com a Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), da Secretaria das Relações do Trabalho de Sorocaba (Sert).

Para se inscrever, o interessado precisa ter no mínimo 18 anos de idade; estar cursando ou ter concluído o Ensino Médio (se estiver cursando, é necessário trazer uma declaração da escola onde esteja regularmente matriculado e, no caso da pessoa ter terminado, apresentar uma cópia do certificado de conclusão). As inscrições devem ser feitas até o dia 3 de março.

O curso terá início no próximo dia 5 de março e as aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 13h às 17h.

As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de março, diretamente no Clube do Nais, das 9h às 17h, que fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 2.239. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. O curso é totalmente gratuito. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3211-2258.

Semes abre inscrições para disputa do Veterano 2012

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte (Semes), abriu inscrição para o Campeonato de Futebol Veterano da 1ª Divisão 2012. As equipes classificadas para a disputa devem confirmar interesse na vaga até o dia 2 de março, comparecendo ao Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Gualberto Moreira", na Vila Hortência, de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Já, o prazo para a inscrição dos atletas é um pouco maior: terminará no dia 9 de março, no mesmo local.

De acordo com a Semes, para formalizar a inscrição as equipes devem enviar uma cópia da ata atualizada e devidamente registrada em cartório (somente as associações cujo prazo de mandato da diretoria esteja vencido); efetuar o pagamento de R$ 435,68 da taxa de inscrição junto ao Banco Itaú agência 5865 – c/c 02360-9 - em favor do Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Sorocaba (Fadas), e preencher o formulário próprio expedido pela Semes.

Estão classificadas para o Campeonato Veterano da 1ª Divisão as equipes: Além Ponte EC; AA Aparecidinha; AA Árvore Grande; AA Asa Branca; AA Avenida; AA Beira Rio; AA Desportiva Nova Sorocaba; AA Vila Carvalho; Atlético Brasil FC; CA Barcelona; CA Monte Negro; EC Nova Esperança; EC Canto do Rio; EC Paineiras; EC Paulistano; EC São Cristóvão; Jardim dos Estados FC; Olaria FC; União do Mineirão; e Vila Hortência FC.