sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Via Viva deste domingo terá aula de Jiu-Jitsu e Bloco de Carnaval do Projeto Guri

Secretaria de Parcerias promoverá, durante o evento, uma oficina de máscaras de Carnaval com material reciclável

O Via Viva deste domingo (10) entra no clima da folia para agitar quem estiver na Avenida Itavuvu. Entre os destaques deste domingo, estão a apresentação do Bloco de Carnaval do Projeto Guri e a realização de uma oficina de máscaras carnavalescas. A arte marcial do jiu-jitsu e muitas outras opções também serão pontos importantes do programa.

A oficina de máscaras de Carnaval envolve tanto a festa em si, quando à consciência ambiental das pessoas. Promovida pela Secretaria de Parcerias, na calçada do Sabe Tudo, a oficina será sobre a elaboração das máscaras a partir do uso de materiais recicláveis. Muita criatividade para ajudar o meio ambiente.

Já para quem quer conhecer ou gosta de praticar esportes de luta, terá uma ótima opção para este domingo: Jiu-Jitsu no Via Viva. A aula será aplicada pela Academia "Herman Gutierrez", e o próprio mestre Herman explica como será a dinâmica: "Uma parte será uma competição interna da equipe. Depois, vamos ter a parte teórica, para quem estiver participando do evento e, na sequência, a prática, quando vamos chamar as pessoas para participar da aula".

Através da parceria CCBEU/ONG CAPA - Centro de Apoio e Proteção aos Animais, o Via Viva terá também uma feirinha de animais. O evento tem o intuito de ajudar no controle de zoonoses da cidade e conscientizar a população sobre a importância da adoção de animais e da posse responsável.

O Instituto Anhanguera Educacional também estará presente, com os seguintes serviços de saúde: aferição de pressão arterial, orientações posturais e ergonômicas, aquecimento pré-atividade, alongamento pré e pós-atividade física, orientações à saúde e bem estar dos participantes.

O Via Viva ainda terá aulas de ginástica aeróbica e o espaço da academia popular, com aparelhos fixos, para que os participantes possam utilizam o próprio peso corporal e, assim, estimular os grupos musculares do corpo.

Todos os domingos, das 8h às 13h, na Avenida Itavuvu, os participantes podem caminhar, pedalar, andar de skate, brincar, jogar e, ainda, curtir as apresentações culturais e exposições. Pelo programa, há também a interdição de algumas ruas transversais para jogos de tabuleiro, pebolim, pintura facial, carrinho do Vai e Vem, espaço lúdico infantil, basquete e tênis de mesa, entre outros.

O espaço do Sabe Tudo segue aberto para oferecer o serviço gratuito de uso da Internet, com a possibilidade da pessoa receber e enviar e-mails e frequentar as redes sociais. Além disso, a unidade oferece um espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

O programa ainda disponibiliza feira de artesanato, tendas, alguns brinquedos infláveis, aulas de dança (ballet, sapateado e jazz), aulas de artes, escola de artesanato e atividades da Escola do Pedala oferecida pela Urbes " Trânsito e Transporte, com o objetivo de conscientizar os pequenos sobre as leis básicas de trânsito.

A estrutura do Via Viva possui nove banheiros, em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor, e a Guarda Civil e a Polícia Militar disponibilizam equipes e unidades móveis de comando para o devido atendimento.

A Secretaria de Esporte (Semes) pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a Semes requisita que os mesmos não empinem as bicicletas e prudência no tráfego visando a segurança de todos no percurso.

Nenhum comentário: