quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Escolas municipais receberão cerca de 15 mil livros


A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação, começa a encaminhar às escolas municipais de ensino fundamental e médio, cerca de 15 mil livros, que vão integrar a "Sala de Leitura". São mais 306 títulos diferentes, que ficarão à disposição dos alunos em cada uma das unidades de ensino, tanto para os trabalhos escolares quanto a leitura em grupo.

Nesta etapa, a Secretaria de Educação está destinando às escolas três exemplares de cada título, num total de 14.382 livros a serem distribuídos. As obras são de autores reconhecidos na literatura nacional, como "Menino Maluquinho", de Ziraldo, "A Roupa do Rei", de Mary e Eliardo França, "Eu queria ter um Urso", de Marcelo Bicalho, "Maria Vai Com as Outras", de Sylvia Orthof e "A Menina e o Dragão", de Eva Furnari, entre outros.

Entre as unidades que receberão os livros estão as novas como "Leda Therezinha Borghesi Rodrigues", do bairro Ipanema Ville e as escolas dos bairros de Brigadeiro Tobias e Jardim Renascer, todas elas com capacidade para atender cerca de 1.000 alunos cada.

Conforme destaca a secretária da Educação, Dulcina Guimarães Rolim, o objetivo, além de proporcionar leitura de qualidade, é o de estimular os estudantes do ensino fundamental da rede municipal, aproximadamente 26 mil crianças, a praticarem o hábito de ler. "A leitura ajuda na alfabetização e amplia o repertório cultural da criança", destaca ela.

Para facilitar e incentivar as crianças a lerem, a Secretaria da Educação elaborou um roteiro pré-estabelecido de situações didáticas a serem desenvolvidas em sala de aula, com o objetivo de melhor aproveitamento. "A leitura, dentro ou fora da sala de aula, contribui para o avanço nas questões de ensino e de aprendizagem do aluno", conclui a secretária da Educação.

Cruzeirão terá 294 times

A Secretaria de Esportes de Sorocaba (Semes) confirmou a participação de 294 equipes no 54º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2013. O número foi oficializado ontem, um dia após o encerramento das inscrições. A competição contará com 221 times na categoria principal, 22 na veterano, 17 na quarentão, 16 na superveterano e 18 na feminino.
Para o secretário de esportes Francisco Moko Yabiku, que assumiu recentemente a pasta, o grande número de equipes presentes reforça a tradição da competição. "Não só Sorocaba, mas todo o Estado de São Paulo envia equipes para a disputa e esta integração é muito importante para nossa cidade", comenta Yabiku.
A Semes estuda fazer a abertura da competição em 18 de fevereiro (segunda-feira). A data ainda não foi confirmada, mas o jogo inaugural será disputado no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira. Tudo indica que uma equipe favorita ao título seja convidada para a festa.
O congresso técnico já está agendado para o dia 1.º de fevereiro (sexta-feira), às 14h30, na sede da Secretaria Municipal de Esportes (Semes) ¿ situada na avenida Eugênio Salerno, 140, Centro, no antigo prédio do Seminário. Com os cabeças e pés de chave das categorias principal, veterano, quarentão, superveterano e feminino previamente definidos, o evento apontará os chaveamentos e confrontos da primeira fase.

Patrocinadores

O Cruzeirão é organizado pela Prefeitura Municipal de Sorocaba, por intermédio da Semes, com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA). Ontem foram divulgados os patrocinadores para a edição 2013: Cacel Competro, Matielli Center, Carstore, Nippo - Metodologia Japonesa de Ensino e Favorita Ambient Modulados.