segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

As Enchentes

Mais uma vez, a chegada das chuvas de verão acaba por revelar um indigesto cartão de visita para os estressados sorocabanos, que já não têm mais fígado para filtrar os transtornos que ocorrem em determinados pontos críticos da cidade.
Basta um aguaceiro mais intenso para a avenida Dom Aguirre junto a praça Lyons por exemplo, se transformar em um verdadeiro mar com o transbordamento do rio Sorocaba.
Apesar de ser um problema bem antigo a atormentar a vida dos sorocabanos, infelizmente a administração municipal não consegue resolvê-lo, limitando-se apenas a atuar nas consequências que as inundações provocam.
A bem da verdade, qualquer cidadão com dois olhos para enxergar e mente critica para discernir, consegue ver e sentir que o problema naquele trecho não será resolvido a curto e médio prazo.
E pelo jeito nem a longo prazo, tendo em vista que a Prefeitura não dá nenhuma informação a respeito.
Será que já não estaria na hora de os administradores públicos encontrarem uma solução adequada para o problema? Ou será que ele continuará desafiando a todos e prejudicando eternamente os contribuintes que sonham com o devido retorno de seu inescapável investimento no IPTU?? Afinal falamos de uma questão que há mais de trinta anos nunca deixa de emergir com a chegada das chuvas.
Ano vai, enchentes vem e tudo continua na mesma. Ocorre que a cada transbordamento a área central e imediações sofrem as consequências. E como não poderia deixar de ser, todos os que vão ou voltam do trabalho ficam entregues à própria sorte, enquanto a Urbes se limita a orientar, através de uma cartilha, como os motoristas devem proceder para escapar das enchentes, dando grandes voltas pela cidade para evitar a Dom Aguirre e outros pontos críticos.
A iniciativa é válida, mas só ela não basta. É preciso muito mais.
O que se espera é que técnicos da Secretaria de Transportes da Prefeitura de Sorocaba possam se debruçar com afinco sobre as pranchetas para descobrir uma solução apropriada para sanar de uma vez por todas o problema naquele local.