terça-feira, 25 de outubro de 2011

Para Comemorar o Aniversário do Centro Hípico Pagliato - Michel Teló dia 04/11/2011

Michel Teló -04/11/2011

PARA COMEMORAR O ANIVERSÁRIO DO PAGLIATO: MICHEL TELÓ, A PARTIR DAS 22H.

ABERTURA: CAVACO DE LENHA, THIAGUINHO NORONHA, NANDO ROSA, RENAN & RANGEL, GRUPO KERO SAMBA E SAMBA LIVRE

INGRESSOS A VENDA: PISTA, ÁREA VIP, CAMAROTE E CAMAROTE VIP.

*SOROCABA: MIX.CO (COOP ÁRVORE GRANDE), YCK´S (ITAVUVU)
*VOTORANTIM: CRYS BIJU
* PIEDADE: ALIANÇA MAT. P/ CONSTRUÇÃO
* ITU: ESPAÇO BÁSICO (DZARM PLAZA)
* SÃO ROQUE: EMPÓRIO COUNTRY
* TIETÊ: LACQUA DI FIORI
* BOITUVA: LACQUA DI FIORI

MAIS INF. 15.3221.7764

Feira de tecnologia em Sorocaba começa amanhã

A décima edição da Feira de Tecnologia "TecnoFacens" começa amanhã com a apresentação de banners explicativos e centenas de projetos, produzidos por alunos dos cursos de Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Computação e Mecatrônica da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).

Os trabalhos foram desenvolvidos durante o ano todo com temas relacionados à eletrônica, mecatrônica, física experimental, microcontroladores, microprocessadores e sistemas de computação. Haverão competições, exibições de protótipos, apresentações de trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso e demonstração de veículos da fórmula SAE e baja, aerodesign e de games.

Além disso, os alunos participarão das Maratonas de Tecnologia: 4ª Maratona de Desenvolvimento de Jogos, 3º Sumô de Robôs com Fio e, como novidade este ano, o 1º Sumô de Robôs Autônomos. Os participantes serão avaliados pelos professores e os melhores projetos de cada categoria receberão prêmios.

Segundo o professor de Eletrônica Digital II, Sidney Montebeller, foram desenvolvidos produtos como sensor de fumaça, sistemas residenciais sem fio, alarmes, controles remotos, baterias e até inversores de frequência.

Os alunos Tony Leandro de Azevedo Santos, Rafael Augusto Casseta, Bruna Camila Soares Cabral e Sander Silva criaram o detector de cabos embutido em alvenaria ou enterrado no solo, enquanto Valdemir Natalino e Derick Siqueira adaptaram um robô de 3 quilos para a luta de sumô. Outra novidade, é o automatizador de iluminação residencial e comercial, produzido pelos estudantes Aline Franciscone, Diego Lemos, Marcelo Nakamura e Edson Yamamoto.

Conforme ressalta o coordenador do curso de Engenharia Civil, José Antônio De Milito, grande parte dos projetos é voltada para o empreendedorismo. Desta forma, o evento contará com a presença de representantes do Instituto Empreender Endeavor e a instalação de um quiosque do Sebrae.

A TecnoFacens acontece no ginásio de esportes da Facens, com entrada gratuita. Segue aberta ao público até sexta-feira (28), funcionando das 19h30 às 22h. O câmpus da Facens fica na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1.425, Alto da Boa Vista (Castelinho, km 1,5).

Troca de bilhetes por créditos começam na próxima 3ª

Termina neste domingo (30) o prazo para utilização dos bilhetes magnéticos do transporte coletivo de Sorocaba. Após essa data, o usuário que eventualmente ainda possuir bilhetes poderá fazer a troca por créditos do passe social. A Urbes - Trânsito e Transportes informa que não haverá troca por dinheiro. Os créditos também poderão ser armazenados nos cartões Cidadão ou Estudante.

Período e locais de troca
As trocas de bilhetes magnéticos por créditos serão realizadas no período de 1º a 30 de novembro, nos seguintes locais e horários: Central de Atendimento do Terminal São Paulo, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e nas Casas do Cidadão: Brigadeiro Tobias (Av. Bandeirantes, 4.155), Éden (Rua Bonifácio de Oliveira Cassu, 80), Ipanema (Av. Ipanema, 3.439), Ipiranga (Rua Estado de Israel, 424) e Itavuvu (Av. Itavuvu, 3.415), de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

As entidades sem fins lucrativos que possuam bilhetes magnéticos para atendimento a seus beneficiários devem agendar atendimento junto ao Setor de Comercialização e Credenciamento da Urbes pelo e-mail bilhetagem@urbes.com.br, ou pelos telefones 3234.9646 ou 3234.9642.

Obras do Sorocaba Total já facilitam trânsito da cidade

Maior obra viária do interior do Estado de São Paulo, o "Sorocaba Total" proporcionará até o final de 2012 a implantação de três novos complexos viários, somando somam 33 Km de novas avenidas. Entretanto, ao percorrer os trechos mais avançados das obras, os motoristas já notam os primeiros benefícios para o trânsito da cidade. Alguns pontos da Zona Industrial e da Zona Norte já apresentam avenidas duplicadas, com pistas de 30 metros de largura e três faixas de rolamento, ciclovias, amplas calçadas e sistema de iluminação.

Os serviços do "Sorocaba Total" mais adiantados integram o Complexo Viário “Ulysses Guimarães”, que começa nas proximidades da Rodovia Senador José Ermírio de Moraes, a Castelinho. A partir dela, será possível acessar à Av. Fernando Stecca em único sentido de tráfego. A avenida está sendo duplicada em seu último trecho, que inclui a criação de uma nova faixa, permitindo sua interligação ao Jd. Iguatemi.

Mesmo com a etapa final das obras em andamento, já é possível para os motoristas saírem da Fernando Stecca e seguir para Av. Camilo Júlio, que já está com duas pistas, calçadas com três metros de largura e faixas de rolamento sinalizadas. Atualmente, se desenvolvem as ações de pintura e plantio de grama ao longo da ciclovia.

Acesso à Zona Norte

Após percorrer cerca de 5 Km pela Fernando Stecca e Camilo Júlio, é possível acessar à Av. Tadao Yoshida, revitalizada com duplicação de pista e implantação de ciclovia em 2010. No final da avenida, a Prefeitura já implanta a maior ponte viária da cidade, que se interligará à Av. Ulysses Guimarães, reduzindo em mais de um terço o tempo que motoristas, motociclistas e ciclistas levam para chegar ao Parque das Laranjeiras. Atualmente, estão sendo montadas vigas de sustentação, para que a montagem das lajes comece ainda nesta semana.

A ponte se estenderá por cerca de 180 metros sobre o Rio Sorocaba, percurso com pista duplicada, ciclovia, paisagismo e sistema de iluminação. Por cima da ponte será possível visualizar o Parque da Formosa e o Parque dos Ipês, que está sendo implantado na área onde houve o Mega Plantio, de 50 mil árvores. O dispositivo terá 16 metros de altura em relação ao rio e os serviços devem estar concluídos no primeiro trimestre de 2012.

Depois da conclusão da ponte, será possível passar pela Av. Itavuvu e chegar à Av. Edward Frufru Marciano da Silva, que foi completamente revitalizada e aguarda somente a substituição dos postes de iluminação. A partir da sua duplicação e implantação de ciclovia e uma travessia sobre um córrego, foi criado um novo acesso, interligando-a a Alameda do Horto. É o último trecho do Complexo “Ulysses Guimarães”, que termina na Av. Ipanema, nas proximidades da Cruz de Ferro.

33 Km de avenidas

Desenvolvido pela Prefeitura, por meio de uma parceria com a Corporação Andina de Fomento (CAF), o "Sorocaba Total" está criando 22 quilômetros de novas avenidas e mais 11 quilômetros obras de revitalizações viárias, além da implantação de novos parques e obras de drenagem urbana. As obras representam um investimento de aproximadamente R$ 180 milhões, sendo 50% financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF).

O projeto prevê três Complexos Viários "Franco Montoro", "Mário Covas" e "Ulysses Guimarães", que contribuirão com a qualidade de vida do município, reduzindo o tempo de deslocamento das pessoas e melhorando o trânsito da região central da cidade. “Aos poucos, a cidade vai ganhando esta nova cara, que ela efetivamente necessita, para dar vazão ao grande número de veículos que já temos e vem crescendo cada vez mais”, destaca o coordenador do programa, Valmir Almenara.

15 mil cupons do “Natal Dourado” foram entregues aos funcionários da Prefeitura

“Sem a solidariedade de vocês seria impossível realizarmos mais uma edição do 'Natal Dourado'. Agradeço muito os servidores, à comunidade e os parceiros da campanha. Tenho certeza que faremos novamente uma festa muito bonita e emocionante para as crianças carentes da nossa cidade!”, destacou a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (FSS), durante a entrega dos cupons da Campanha “Natal Dourado 2011” aos funcionários da Prefeitura, da Urbes – Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae). O evento aconteceu na manhã desta terça-feira (25), na Biblioteca Municipal “Jorge Guilherme Senger”.

No total foram entregues 50 mil cupons, sendo 15 mil aos cuidados dos servidores e, o restante, aos funcionários do Banco do Brasil/Nossa Caixa. Com a venda dos cupons do "Natal Dourado", ao preço de R$ 1,00 cada, o FSS vai comprar brinquedos (bonecas e caminhões) para serem distribuídos às crianças assistidas por entidades beneficentes, as cadastradas no Conselho Municipal de Assistência Social e as do Projeto “Amigo da Família”. “A novidade desta edição de 2011 é que as entidades que trabalham com crianças deficientes também serão convidadas a participar da festa”, ressalta a primeira-dama.

Lançamento oficial

A abertura oficial da campanha “Natal Dourado 2011” será no dia 4 de novembro, às 17h30, na agência Centro do Banco do Brasil. A solenidade contará com a presença da primeira-dama, servidores municipais e gerentes e funcionários do BB e do Hipermercado Carrefour, também parceiro da campanha.

Já a grande festa do “Natal Dourado”, que promete movimentar o Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Gualberto Moreira" na manhã do dia 9 de dezembro, deverá reunir aproximadamente 2.500 crianças. O Papai Noel será a grande atração do dia, além da realização de apresentações artísticas e de brincadeiras para toda garotada.

Última etapa do “Trekking Universitário Ambiental” será neste domingo

Na manhã deste domingo (30) acontecerá a 4ª e última etapa do “Trekking Universitário Ambiental - Gas Natural Fenosa”. Desta vez, a competição será realizada no Parque Ouro Fino, reunindo cerca de 100 universitários da cidade. A ação iniciará a partir das 8h, com o check-in das equipes, e às 9h, será dada a largada dos grupos, que terão muitos desafios a serem cumpridos. As provas serão divulgadas momentos antes da largada.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias de Meio Ambiente (Sema) e de Parcerias (Separ), e a Gas Natural Fenosa, a ação alia educação ambiental e atividade física. O trekking é uma caminhada de aventura, na qual, com o auxílio de uma planilha de navegação, as equipes percorrem trilhas em meio a obstáculos naturais em um tempo pré-determinado. O que está em jogo é a superação individual. Espera-se que cada participante vença suas próprias limitações, sejam físicas ou emocionais, e deem o melhor de si para o sucesso da equipe. Além disso, a organização propõe desafios, cujos temas contemplam a área ambiental.

Ao final deste dia, as duas equipes melhores classificadas nas quatro etapas da competição serão declaradas vencedoras e receberão troféus e uma viagem para todos os integrantes. A primeira colocada irá para Bonito (MS) e, a segunda, para Brotas (SP).

Além disso, a Sema realizará atividades de educação ambiental para a população que for passear no parque neste dia. Haverá tendas mostrando os programas e ações desenvolvidos pela administração nos parques educadores ecológicos: Biquinha, Água Vermelha e “Quinzinho de Barros”. Os interessados também poderão participar de uma oficina de plantio, adquirir mudas e conferir a peça “Teatro Educativo”.

O Parque Ouro Fino fica na Rua Alexandre Caldini, 110, no Jardim Ouro Fino. Informações pelo telefone 3219.2280.

Território Jovem Nova Esperança recebe inscrições para o curso de Almoxarifado

O Território Jovem Nova Esperança, unidade da Secretaria da Juventude (Sejuv), está com as inscrições abertas para o curso de Almoxarifado. Para se inscrever ao curso, oferecido em parceria com a Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), o interessado deve ter entre 18 e 19 anos e se dirigir à sede do TJ, que fica à Rua Monsenhor Benedito Mário Calazans, 15, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, até o dia 3 de novembro.

As aulas de Almoxarifado terão início no dia 7 de novembro e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações podem ser obtidas pelo telefone 3217.3395.

Novos ônibus do transporte coletivo de Sorocaba entram em circulação na segunda-feira

O prefeito de Sorocaba participa nesta quarta-feira (28) da apresentação dos primeiros 41 novos ônibus de Sorocaba, integrantes do lote 1 da empresa vencedora do processo licitatório do transporte coletivo. A frota ficará à disposição do público no estacionamento do Palácio dos Tropeiros, no Alto da Boa Vista, a partir das 10h, em solenidade que contará com a participação de diversos convidados.

De acordo com a Urbes - Trânsito e Transportes, os ônibus são todos adaptados com elevador para acesso de pessoas com deficiência física e serão incorporados ao sistema a partir de segunda-feira (31). A transição dessa frota ocorrerá de forma gradual, atendendo inicialmente 15 linhas de ônibus.

Ao todo, a empresa responsável pelo sistema entregará 179 ônibus zero quilômetro, com tecnologia convencional, padron e especial (15 metros). A carroceria dos coletivos terá três portas de serviço, com rampa e elevador na porta central, itinerário digital superior, inferior e lateral, iluminação interna e externa em leds, sistema de ventilação forçada para renovação de ar e lixeiras no anteparo das portas. A frota também contará com câmeras de vigilância para controlar o serviço e aumentar a segurança aos usuários; além de GPS para permitir o monitoramento dos ônibus e, futuramente, facilitar a comunicação com os usuários.

Já para o Serviço de Transporte Especial serão apresentados 9 novos micro-ônibus, dois a mais do que a atual frota do lote 1 emergencial. Esses novos veículos foram dimensionados para uma maior acomodação, ampliando a quantidade do 'box' para cadeiras de rodas embarcadas de 17 para 29, proporcionando melhor atendimento no setor de transporte especial.

Com a inclusão de todos esses novos ônibus, a idade média da frota do transporte coletivo em Sorocaba passa a ser inferior a 2,33 anos, aumentando significativamente a qualidade dos serviços prestados, conforme destaca a Urbes.

As primeiras linhas a contarem com os novos ônibus são as seguintes:
02 - Brasilândia
16 - Angélica/Botucatu
20 - Carol
23 - Industrial/Dois Corações
24 - Guadalupe
25 - Itavuvu
39 - Aldeia dos Laranjais
39/1 – Sta. Esmeralda/Portal do Itavuvu
45 - Retiro São João
46 - Paineiras
50 - Hungarês
54 - Paes de Linhares
58/1 - Vitória Régia/Sorocaba Park
61 - Iporanga
70 - Nova Sorocaba/Nova Horizonte

Unite abre inscrição para curso de “Inspetor de Qualidade”

A Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite) já abriu as inscrições para o curso de "Inspetor de Qualidade", a ser realizado na unidade do Éden, localizada na Avenida Bonifácio de Oliveira Cassu, 751. O curso terá 70, dividas em duas turmas de 35. Depois de preenchidas, serão aceitas as inscrições de mais 40 candidatos para a lista de espera, caso haja desistência.

As inscrições devem ser feitas na Unite do Éden, das 8h às 17h. As vagas serão preenchidas por ordem de chegada. Os cursos serão administrados em duas turmas: a primeira terá aulas das 13h às 17h e começarão na próxima segunda-feira, dia 31. A outra turma começará no dia 9 de novembro, com as aulas ocorrendo das 8h às 12h.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, ter concluído o Ensino Médio, e apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e Carteira de Trabalho. Os que comprovarem a situação de desemprego terão o vale transporte. O curso é desenvolvido pela Secretaria de Relações de Trabalho, dentro programa Unite/Comunidade.

Unidades Básicas de Saúde têm programação especial até quinta-feira

Dentro da programação da Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão atividades especiais sobre o tema nesta semana.

Assim, até esta quinta-feira (27), todas as unidades vão priorizar a realização dos exames de papanicolau, que previne o câncer de colo de útero, e as orientações sobre o câncer de mama. “Cada UBS programou atividades diferenciadas, como palestras, cartazes explicativos, distribuição de material informativo, divulgação da programação na comunidade e agenda aberta para as mulheres”, comenta o ginecologista Edison Luiz Campos Júnior, do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) da SES.

Nesta terça-feira (25), por exemplo, a UBS Jardim Simus receberá, às 9h, a visita da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e oferecerá um café da manhã às mulheres que comparecem à unidade. O objetivo é promover um bate-papo sobre câncer ginecológico com a comunidade feminina do bairro.

Além das UBSs, o Ônibus da Mulher também está participando da campanha. Até sexta-feira (28), a unidade móvel fará os atendimentos na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, sempre das 9h às 18h.

Em todas as UBSs, ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passarão pelo exame clínico das mamas. Aquelas que tiverem indicação terão a mamografia agendada e, as que tiverem alguma alteração nos exames realizados, serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e deve ser repetido anualmente ou conforme indicação médica. Para a coleta, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.

Tiro com Arco e grupo de fotografia foram as novidades do Via Viva

A barraca do grupo Ipanema Tiro com Arco (ITA) foi uma das principais atrações do Via Viva de domingo (23), na Avenida Itavuvu. A outra foi a presença de treze fotógrafos do Núcleo de Fotografia Olho Vivo. Ambas atividades chamaram a atenção dos sorocabanos que foram passear no evento na amanhã ensolarada deste dia.

Um dos instrutores do ITA, Henrique Márcio de Almeida, disse que o 'Arco' atrai muito a curiosidade das pessoas. "O tempo todo teve gente aqui querendo dar o seu primeiro tiro, a ter uma noção de como manusear o arco. Esta é a segunda vez que a gente vem aqui no Via Viva e a demanda do público é grande. A nossa barraca é das últimas a ser desmontada", destacou.

Outra barraca de grande movimentação foi onde estavam treze fotógrafos do Núcleo de Fotografia “Olho Vivo”, em busca de boas imagens. Magali Dall'ava, uma das integrantes do Grupo, contou que esta é a primeira vez que foi ao Via Viva. "Muito legal ver as pessoas se divertindo de bicicleta, andando, se exercitando na academia ao ar livre e, sobretudo, no arco. Eu mesma, além de fazer fotos, curti muito a experiência de atirar com o arco. É um esporte que rende boas imagens”, contou.

As imagens que o "Olho Vivo" captou durante o evento de domingo estão expostas no blog www.olhovivonucleodefotografia.blogspot.com.

"CineCult" terá sessão especial de curtas-metragens com trilha sonora ao vivo, nesta quarta-feira

Reviver os tempos de cinema mudo, quando as orquestras acompanhavam o andamento dos filmes. Esse é o objetivo da sessão desta quarta-feira (26) do Projeto “Usina CineCult”, quando o público poderá conferir três curtas-metragens do polonês Wladyslaw Starewicz (1882-1965), pioneiro da animação stop motion na Europa, com o acompanhamento musical ao vivo do grupo "Bruno Cavalcante Jazz Combo". A sessão é gratuita e tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

O “CineCult” é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Comunicação (Secom) e da Cultura e Lazer (Secult). “O diferencial é que a trilha sonora terá todo o repertório baseado nos Standards de jazz e da música brasileira", contam as jornalistas Larissa Gallep e Mariana Campos, organizadoras do projeto.

Durante a sessão serão exibidos os curtas: “Carrossel de Inverno” (1958), “Fetiche de Lua de Mel” (1936) e “O Leão Velho” (1932). Na trilha sonora, o público ouvirá “Donna Lee” (Charlie Parker), “Stella by Starlight” (Victor Young), “Equinox” (John Coltrane), “Nardis” (Miles Davis), “Spain” (Chick Corea), “Chorinho pra ele” e “Correu tanto que sumiu” (Hermeto Pascoal).

“Todas essas músicas são tocadas pelos músicos, valorizando a maneira interpretativa e espontânea própria do jazz com a improvisação baseada nas imagens dos filmes. Com isso, toda a apresentação acaba sendo uma diferente da outra”, explica o músico Bruno Cavalcante, idealizador do projeto e arranjador da trilha sonora.

"Bruno Cavalcante Jazz Combo" é formado por Bruno Cavalcante (guitarra), Eric Ferreira (sax tenor e soprano), Eloy Porto (trombone baixo), Marcelo Pereira (sax barítono e flauta), Márcio Corrêa (bateria), Raphael Sampaio (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Marques (baixo acústico).

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

Wladyslaw Starewicz

Wladyslaw Starewicz é o pioneiro da história da animação stop motion. Ele se tornou o primeiro diretor do Lovno Museum of Natural History e se graduou em St. Petersburg Academy of Fine Arts. Sua ilustre carreira seguiu também ao lado de Walt Disney e, ainda hoje, tem seguidores e admiradores de seus trabalhos, como Tim Burton, diretor dos filmes “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e “A Noiva Cadáver” (2005).

Stop motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado, para simular seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e, normalmente, são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar para dar a ideia de movimento.

A obra de Wladislaw é tecnicamente impressionante, mesmo para padrões atuais. As fiações de apoio dos bonecos são quase invisíveis, mesmo em cenas onde dezenas de personagens se interagem simultaneamente, com folhas balançando ao vento, no fundo, luzes animadas de forma oscilante, água fazendo ondas, entre outras.

Uma de suas maiores inovações foi o uso de motion blur (ou o rastro borrado que aparece em fotografias de objetos em velocidade), depois conhecido como Go-Motion. Na hora de registrar certas cenas, ele balançava os arames que seguravam os bonecos, que saiam nas fotos ligeiramente borrados, resultando em cenas impressionantes de movimentos velozes, quase reais.

Curtas-metragens

“Carrossel de Inverno” conta a história de um pequeno grupo de animais que se reúne em torno de um lago congelado para brincar com o gelo e a neve. Mais tarde, quando chega a primavera, eles procuram novas maneiras de passar o tempo.

“Fetiche de Lua de Mel” trata de um casal de cães que saem em viagem de lua de mel, mas os problemas começam ainda no porto, antes de o navio zarpar. Já o “O Leão Velho” conta a história de um leão que perde seu posto de rei e lembra-se de uma aventura passada, quando ainda era jovem e foi para o Egito em busca de sua amada.

Bruno Cavalcante

Natural de São Paulo e criado em Sorocaba, Bruno Cavalcante estudou no Conservatório Musical “Souza Lima”, de São Paulo, e, mais tarde, no Conservatório Musical “Carlos de Campos”, de Tatuí. Teve como professores Paulo Braga, Paulo Hildebrand, Fernando Correia, Paulo Flores, Cléber Almeida, André Marques e Fábio Leal, entre outros.

Depois de formado, seguiu estudos na Faculdade Fac-Fito, em Osasco (SP), onde teve aulas com Fernando Correia e Roberto Saltini. Nesse período, participou de diversas formações musicais, como duos de MPB, trio de jazz e grupos de musica autoral, como “Engenho”, que participou do documentário “A música instrumental em Sorocaba”, de Nicholas Raushenberg.

Bruno também já atuou em grupos de baile e no espetáculo “De Pernas pro Ar”, da atriz Cláudia Raia, como flautista e guitarrista. Além disso, ele é professor de violão, guitarra e teoria musical e também composições de trilhas para televisão, cinema e teatro.

Na “Vintena Brasileira”, grupo onde mais adquiriu experiência musical como guitarrista, Bruno gravou dois CDs: “De Baque as Avessas” e “Labirinto”. Este último, gravado com a participação especial de Hermeto Pascoal. Detalhes sobre o trabalho de Bruno Cavalcante: www.myspace.com/brunocavalcante.

Fonte: (http://www.sorocaba.sp.gov.br)