terça-feira, 25 de outubro de 2011

Unidades Básicas de Saúde têm programação especial até quinta-feira

Dentro da programação da Campanha de Prevenção do Câncer Ginecológico, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES), todas as 30 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) realizarão atividades especiais sobre o tema nesta semana.

Assim, até esta quinta-feira (27), todas as unidades vão priorizar a realização dos exames de papanicolau, que previne o câncer de colo de útero, e as orientações sobre o câncer de mama. “Cada UBS programou atividades diferenciadas, como palestras, cartazes explicativos, distribuição de material informativo, divulgação da programação na comunidade e agenda aberta para as mulheres”, comenta o ginecologista Edison Luiz Campos Júnior, do Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism) da SES.

Nesta terça-feira (25), por exemplo, a UBS Jardim Simus receberá, às 9h, a visita da Liga Sorocabana de Combate ao Câncer e oferecerá um café da manhã às mulheres que comparecem à unidade. O objetivo é promover um bate-papo sobre câncer ginecológico com a comunidade feminina do bairro.

Além das UBSs, o Ônibus da Mulher também está participando da campanha. Até sexta-feira (28), a unidade móvel fará os atendimentos na Praça Coronel Fernando Prestes, Centro, sempre das 9h às 18h.

Em todas as UBSs, ao serem atendidas para coleta do exame ou entrega do resultado, as mulheres também passarão pelo exame clínico das mamas. Aquelas que tiverem indicação terão a mamografia agendada e, as que tiverem alguma alteração nos exames realizados, serão encaminhadas ao serviço especializado na Policlínica Municipal.

O papanicolau é indicado para todas as mulheres com vida sexual ativa e deve ser repetido anualmente ou conforme indicação médica. Para a coleta, a mulher não pode ter tido relação sexual nas últimas 24 horas, não deve ter usado cremes ou duchas vaginais e nem pode estar menstruada.

Nenhum comentário: