terça-feira, 25 de outubro de 2011

"CineCult" terá sessão especial de curtas-metragens com trilha sonora ao vivo, nesta quarta-feira

Reviver os tempos de cinema mudo, quando as orquestras acompanhavam o andamento dos filmes. Esse é o objetivo da sessão desta quarta-feira (26) do Projeto “Usina CineCult”, quando o público poderá conferir três curtas-metragens do polonês Wladyslaw Starewicz (1882-1965), pioneiro da animação stop motion na Europa, com o acompanhamento musical ao vivo do grupo "Bruno Cavalcante Jazz Combo". A sessão é gratuita e tem início às 20h, na Usina Cultural “Ettore Marangoni”.

O “CineCult” é uma realização da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias de Comunicação (Secom) e da Cultura e Lazer (Secult). “O diferencial é que a trilha sonora terá todo o repertório baseado nos Standards de jazz e da música brasileira", contam as jornalistas Larissa Gallep e Mariana Campos, organizadoras do projeto.

Durante a sessão serão exibidos os curtas: “Carrossel de Inverno” (1958), “Fetiche de Lua de Mel” (1936) e “O Leão Velho” (1932). Na trilha sonora, o público ouvirá “Donna Lee” (Charlie Parker), “Stella by Starlight” (Victor Young), “Equinox” (John Coltrane), “Nardis” (Miles Davis), “Spain” (Chick Corea), “Chorinho pra ele” e “Correu tanto que sumiu” (Hermeto Pascoal).

“Todas essas músicas são tocadas pelos músicos, valorizando a maneira interpretativa e espontânea própria do jazz com a improvisação baseada nas imagens dos filmes. Com isso, toda a apresentação acaba sendo uma diferente da outra”, explica o músico Bruno Cavalcante, idealizador do projeto e arranjador da trilha sonora.

"Bruno Cavalcante Jazz Combo" é formado por Bruno Cavalcante (guitarra), Eric Ferreira (sax tenor e soprano), Eloy Porto (trombone baixo), Marcelo Pereira (sax barítono e flauta), Márcio Corrêa (bateria), Raphael Sampaio (trompete e flugelhorn) e Rodrigo Marques (baixo acústico).

A Usina Cultural tem capacidade para 150 espectadores, área para estacionamento e fica à margem direita do Rio Sorocaba, com acesso pela Rua Padre Madureira.

Wladyslaw Starewicz

Wladyslaw Starewicz é o pioneiro da história da animação stop motion. Ele se tornou o primeiro diretor do Lovno Museum of Natural History e se graduou em St. Petersburg Academy of Fine Arts. Sua ilustre carreira seguiu também ao lado de Walt Disney e, ainda hoje, tem seguidores e admiradores de seus trabalhos, como Tim Burton, diretor dos filmes “Alice no País das Maravilhas” (2010), “Sweeney Todd – O Barbeiro Demoníaco da Rua Fleet” (2007) e “A Noiva Cadáver” (2005).

Stop motion é uma técnica que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado, para simular seu movimento. Estas fotografias são chamadas de quadros e, normalmente, são tiradas de um mesmo ponto, com o objeto sofrendo uma leve mudança de lugar para dar a ideia de movimento.

A obra de Wladislaw é tecnicamente impressionante, mesmo para padrões atuais. As fiações de apoio dos bonecos são quase invisíveis, mesmo em cenas onde dezenas de personagens se interagem simultaneamente, com folhas balançando ao vento, no fundo, luzes animadas de forma oscilante, água fazendo ondas, entre outras.

Uma de suas maiores inovações foi o uso de motion blur (ou o rastro borrado que aparece em fotografias de objetos em velocidade), depois conhecido como Go-Motion. Na hora de registrar certas cenas, ele balançava os arames que seguravam os bonecos, que saiam nas fotos ligeiramente borrados, resultando em cenas impressionantes de movimentos velozes, quase reais.

Curtas-metragens

“Carrossel de Inverno” conta a história de um pequeno grupo de animais que se reúne em torno de um lago congelado para brincar com o gelo e a neve. Mais tarde, quando chega a primavera, eles procuram novas maneiras de passar o tempo.

“Fetiche de Lua de Mel” trata de um casal de cães que saem em viagem de lua de mel, mas os problemas começam ainda no porto, antes de o navio zarpar. Já o “O Leão Velho” conta a história de um leão que perde seu posto de rei e lembra-se de uma aventura passada, quando ainda era jovem e foi para o Egito em busca de sua amada.

Bruno Cavalcante

Natural de São Paulo e criado em Sorocaba, Bruno Cavalcante estudou no Conservatório Musical “Souza Lima”, de São Paulo, e, mais tarde, no Conservatório Musical “Carlos de Campos”, de Tatuí. Teve como professores Paulo Braga, Paulo Hildebrand, Fernando Correia, Paulo Flores, Cléber Almeida, André Marques e Fábio Leal, entre outros.

Depois de formado, seguiu estudos na Faculdade Fac-Fito, em Osasco (SP), onde teve aulas com Fernando Correia e Roberto Saltini. Nesse período, participou de diversas formações musicais, como duos de MPB, trio de jazz e grupos de musica autoral, como “Engenho”, que participou do documentário “A música instrumental em Sorocaba”, de Nicholas Raushenberg.

Bruno também já atuou em grupos de baile e no espetáculo “De Pernas pro Ar”, da atriz Cláudia Raia, como flautista e guitarrista. Além disso, ele é professor de violão, guitarra e teoria musical e também composições de trilhas para televisão, cinema e teatro.

Na “Vintena Brasileira”, grupo onde mais adquiriu experiência musical como guitarrista, Bruno gravou dois CDs: “De Baque as Avessas” e “Labirinto”. Este último, gravado com a participação especial de Hermeto Pascoal. Detalhes sobre o trabalho de Bruno Cavalcante: www.myspace.com/brunocavalcante.

Fonte: (http://www.sorocaba.sp.gov.br)

Nenhum comentário: