sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trabalhadores da YKK em Sorocaba paralisam produção por reajuste salarial

Aproximadamente 500 trabalhadores da YKK em Sorocaba, metalúrgica situada na Zona Industrial, paralisaram suas atividades desde às 4h de ontem. Os funcionários também se mobilizaram em um protesto em frente à fábrica, situada na Zona Industria, com apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba. O motivo é a insatisfação com o reajuste salarial de 10% oferecido pela empresa.

A YKK tem três unidades em Sorocaba (Zíper, Alumínio e Mecânica). Trabalhadores das três divisões aderiram ao movimento. As negociações salariais com a multinacional se arrastam desde o dia 1º de setembro, quando venceu a data-base da categoria.

Reivindicações

A empresa oferece10% de reajuste salarial, "sem nenhum complemento. Isso deixou os trabalhadores descontentes e eles decidiram pela greve", diz o dirigente sindical João de Moraes Farani. O sindicalista acrescenta que os trabalhadores esperam um índice melhor, "ou pelo menos um abono salarial como a maioria das empresas do porte dela fizeram quando o índice não avançou além dos 10%", completa o dirigente sindical e integrante do Comitê Sindical de Empresa (CSE) na YKK, Rubens Sanches.

A última oferta da empresa, na tarde de hoje, é de R$ 12% de reajuste. O percentual está sendo analisado pelo Sindicato. (Jornal Cruzeiro do Sul)

Nenhum comentário: