quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Ônibus Com Iluminação Especial

Quatro ônibus do sistema de transporte coletivo de Sorocaba começarão a circular pela cidade com iluminação especial na noite desta sexta-feira (05/12/2008).
Segundo a Urbes – Trânsito e Transportes, que fez parceria com as duas operadoras, TCS e STU, “o objetivo é oferecer aos usuários um visual diferente, e inspirado no clima de Natal”.


De acordo com o setor de planejamento, será feito um rodízio para que as principais linhas sejam atendidas até o dia 6 de janeiro de 2009. Assim, não só o usuário, como também a população poderá ver a iluminação especial.

PEC que proíbe concessão de rádio e TV a políticos

A Comissão de Ciência e Tecnologia, da Câmara dos Deputados, aprovou quarta-feira (3) um relatório elaborado pela deputada Maria do Carmo Lara (PT-MG) com sugestões de novas regras para a concessão de outorgas de rádio e televisão. O relatório sugere a apresentação de uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) para proibir "expressamente" que parlamentares sejam donos de emissoras de rádio e TV.
A proibição alcançaria também, segundo a proposta, detentores de cargos públicos, como ministros, governadores e prefeitos. O texto sugerido para a PEC acrescenta um parágrafo ao artigo 222 da Constituição e estabelece que "não poderá ser proprietário, controlador, gerente ou diretor de empresa de radiodifusão sonora e de sons e imagens quem esteja investido em cargo público ou no gozo de imunidade parlamentar ou de foro especial".
O relatório aguarda há um ano pela votação e foi resultado do trabalho de uma subcomissão criada para estudar o assunto. A presidente da subcomissão, deputada Luiza Erundina (PSB-SP), pediu que a Comissão de Ciência e Tecnologia se mobilize para recolher 171 assinaturas de deputados para que a PEC seja apresentada formalmente. Durante as discussões na subcomissão, Erundina já havia defendido a necessidade de se criar regras explícitas para proibir políticos de ser proprietários de emissoras. Segundo ela, essa proibição consta da Constituição, mas os políticos se aproveitam do fato de que o texto não é claro e nunca foi regulamentado.
Em seu relatório, a deputada Maria do Carmo diz que "a propriedade e a direção de emissoras de rádio e TV são incompatíveis com a natureza do cargo político". Segundo ela, há um "notório conflito de interesses" no caso dos parlamentares, já que os pedidos de renovação e de novas outorgas de rádio e TV passam pela aprovação de deputados e senadores.
O relatório sugere o encaminhamento de outras PECs, como a que permitiria que uma outorga fosse cassada ou cancelada sem a necessidade de decisão judicial. Pelas regras atuais, mesmo quando é constatada irregularidade, a cassação se dá apenas com ordem de um juiz. O relatório sugere também que se dê prioridade a projetos de lei como o que trata de regras para as rádios comunitárias, por exemplo. A deputada disse que há ainda em seu relatório a indicação de que o Ministério das Comunicações crie uma estrutura descentralizada para atender aos pedidos de concessões e mantenha um canal multimídia para receber denúncias da sociedade sobre o descumprimento das regras pelas emissoras.(AE)

Blog De Rosana Hermann

No Jornal Bom Dia Sorocaba desta quinta-feira (04/12/2008) no caderno Viva coluna "O Melhor da Internet" o destaque fica por conta do "Blog Querido Leitor" da Jornalista Rosana Hermann.
Acesse e confira:

http://www7.ideavalley.com.br/bomdiasorocaba/flip/index.php?idEdicao=fa4f0563ab382530cc115cb1e27f4479

Internacional é campeão

Como diaria o falecido Fiori Gigliotti se estivesse entre nós e narrado o jogo de ontem (03/12/2008) "E o tempo passa..." (quando uma equipe precisava fazer um gol), como ocorrido ontem no estádio do Beira Rio no jogo entre Internacional e Estudiantes e ainda viria a frase "Agüenta coração!" e "Crepúsculo de jogo" porém foi após o crepúsculo exatamente no 2º tempo da prorrogação e no sufoco que o Internacional conseguiu marcar o gol, empatar a partida em 1 X 1 depois de estar perdendo o jogo no tempo regulamentar com Gol de Nilmar e comemorar o feito Inédito.
Parabéns ao Internacional pela conquista da Copa Sul-Americana

Período Histórico Para A Classe Trabalhadora

Estamos vivendo um período histórico adverso para a classe trabalhadora brasileira. Esse contexto se deve à conjugação de vários fatores, como: derrota político-eleitoral de 1989; implementação do projeto de dominação neoliberal a partir de 1990 que unificou as classes dominantes, agora subordinadas ao capital internacional e financeiro, derrota no campo socialista, mudanças estruturais no mundo do trabalho industrial que trouxeram desemprego e fragilidade do movimento operário e sindical. Tudo isso permitiu que os setores mais dinâmicos da economia, em especial o setor financeiro e os setores exportadores vinculados às transnacionais, tivessem ganhado muito dinheiro e mantido elevadas taxas de lucro. Se quiserem, aí vai apenas um exemplo do que isso representa de perdas para a classe trabalhadora e o povo em geral. O governo arrecada os impostos e devolve por ano, na forma de serviços públicos destinados a todo o povo: 14 bilhões de Bolsa-Família, mais 18 bilhões no Ministério da Educação e outros 20 bilhões no Ministério da Saúde. Total de 52 bilhões de reais. Isso é tudo o que o povo brasileiro recebe em serviços públicos básicos. Nesses dias, os jornais revelaram que os bancos brasileiros, cobram de seus correntistas, somente em taxas de serviços, sem contar juros, nada menos do que 52 bilhões de reais por ano. Issso não é um absurdo??????