quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

´Time do Emprego´ recebe inscrições a partir do dia 16

Quem está à procura de orientações ou técnicas para buscar um emprego ou uma nova atividade para geração de renda, não pode perder a chance de participar do Time do Emprego. O programa, promovido pelo Posto de Atendimento do Trabalhador (PAT), recebe inscrições de interessados a partir da próxima segunda-feira (16).

Para participar, a pessoa deve estar cadastrada no Sistema Emprega São Paulo, ter no mínimo de 16 anos, ser alfabetizado, estar há mais de seis meses desempregado ou ser candidato ao primeiro emprego. O PAT fica na Cel. Cavalheiros, 353, esquina com Rua Leopoldo Machado e vai receber as inscrições até o dia 31 de janeiro, das 8h às 16h. O interessado deve apresentar Carteira de Trabalho, RG, CPF e currículo atualizado.

Os encontros acontecerão semanalmente, com três horas de duração, sempre das 14 às 17h. São doze encontros para os desempregados e seis para os do primeiro emprego.

No "Time do Emprego", os candidatos terão a oportunidade de se conhecerem, de interagir com os colegas e compartilhar experiências; todas as ações têm o propósito de auxiliar no direcionamento e na busca por uma nova recolocação ou, ainda, no desenvolvimento do próprio negócio. Todo o material didático será fornecido gratuitamente aos participantes.

Segundo o secretário de Relações do Trabalho, Luís Alberto Firmino, no Time do Emprego os professores desenvolvem técnicas de procura de emprego por meio de treinamento e experiências práticas. No programa, cada participante passa por um processo de autoconhecimento, interage e compartilha experiências. "As ações são pensadas com o propósito de auxiliar o participante na direção e na busca de um emprego ou trabalho por conta própria",reiterou.

Decisões da "Taça Baltazar Fernandes" e Campeonato Veterano 2ª Divisão começam no fim de semana

Acontecem neste fim de semana os primeiros jogos para definição dos últimos campeões de 2011 do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Sorocaba. Às 16h20 do sábado (14), União do Mineirão e AA Asa Branca fazem a primeira partida dos Veteranos da 2ª Divisão.

Já no domingo (15), a partir das 10h30, AA Avalanche e AE Maria Eugênia iniciam a decisão da "Taça Baltazar Fernandes", a 3ª divisão do torneio. As duas disputas estão previstas para o Estádio "Rui Costa Rodrigues", na Rua Aparecida, 176, no Jardim Santa Rosália.

A Secretaria de Esporte (Semes) informa que, nos dois dias, as arquibancadas cobertas do estádio serão destinadas exclusivamente às torcidas das equipes mandantes, o União do Mineirão no sábado e a AA Avalanche, no domingo.

A distribuição dos torcedores será invertida nos jogos de volta, sendo o dos Veteranos previstos para o dia 21 e o da "Baltazar" no dia 22.

Por questões de segurança, a Semes lembra que os torcedores serão revistados. É proibida a entrada no estádio de pessoas portando quaisquer tipos de explosivos e fogos de artifício, como rojões e bombas.

Inscrições para o curso 'Educação Ambiental para Todos' serão recebidas a partir desta

A partir desta quinta-feira (12), a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) receberá a inscrição dos interessados em participar gratuitamente do curso "Educação Ambiental para Todos", que acontece entre 23 e 27 de janeiro no Parque Natural "Chico Mendes". A capacitação é gratuita e voltada a professores da rede de ensino local, futuros profissionais da área, líderes comunitários e pessoas com potencial de atuar como agentes multiplicadores.

De acordo com a secretária do Meio Ambiente, Jussara de Lima Carvalho, o objetivo é impulsionar e conscientizar as pessoas para o consumo consciente e a sustentabilidade, buscando ações em todos os níveis da sociedade. Em Sorocaba, ações como esta já ocorrem por meio de programas aplicados nos Parques Ecológicos e em Escolas Municipais.

Com duração de 40 horas, o curso terá como tema a "Sustentabilidade Sorocabana - aplicações locais, efeitos globais" e oferecerá aos participantes conceitos, métodos e práticas da Educação Ambiental. Para isso, haverá aula teórica e prática, incluindo visitas técnicas aos Parques Ecológicos da cidade.

Durante a capacitação, os palestrantes vão abordar "A História da Educação Ambiental", "O processo de Educação Ambiental nas escolas e fora delas" e "A elaboração e a aplicação de atividades em Educação Ambiental".

São oferecidas 40 vagas e o preenchimento será por ordem de inscrição. Os interessados devem se inscrever de segunda à sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h, na Secretaria do Meio Ambiente ou pelo e-mail: edambiental.sorocaba@gmail.com.

A Sema fica na Av. Campos Salles, 850, na Vila Assis. Mais informações pelo telefone 3219.2280.

Inscrições para monitores do 'Super Férias' devem ser feitas até sexta-feira

Além de ganhar experiência e treinamento especial, que envolve oficinas recreativas e esportivas, os voluntários receberão um certificado ao final do evento, que pode valer como atividade extra-curricular para alguns cursos universitários.

As pessoas interessadas em atuar como monitores voluntários do "Super Férias" devem se inscrever pessoalmente até esta sexta-feira (13), das 9h às 16h, no Palacete Scarpa, sede da Secretaria da Cultura e Lazer. Os interessados deverão apresentar o RG no momento da inscrição.

Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), o "Super Férias" acontecerá de 23 a 27 de janeiro, das 14h às 17h, em diversos locais da cidade.

Segundo a coordenadora do "Super Férias", Misaele Padilha, além da experiência e de receber treinamento especial envolvendo oficinas recreativas e esportivas, os voluntários receberão um certificado ao final do evento e que pode valer como atividade extra-curricular para alguns cursos universitários. Os monitores receberão vale-transporte e lanche durante a realização do evento.

Para ser monitor é necessário que o voluntário seja maior de 16 anos, estudante do ensino médio ou universitário das áreas de Educação Física, Pedagogia e afins. Serão oferecidas 120 vagas de monitoria para o "Super Férias".

Os selecionados participarão de um treinamento especial para receber instruções sobre como desenvolver as atividades e, assim, motivar a participação e o entrosamento da garotada. A capacitação acontecerá de 17 a 20 de janeiro, das 14h às 17h, na EM "Getúlio Vargas".

O Palacete Scarpa fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Mais informações pelo telefone 3211.2911.