sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Para se divertir neste Final De Semana Agosto 2010

Desabamento deixa dezenas presos em mina

Pelo menos 34 mineiros ficaram presos no interior de uma mina de ouro e cobre no deserto do Atacama após um desmoronamento no Chile. O acidente ocorreu na noite de ontem na mina de San Esteban, perto da cidade de Copiapo, a 800 quilômetros ao norte de Santiago. "A avaliação do terreno indica que há um bloqueio no principal poço da mina", informou um comunicado oficial. A polícia entrou na mina por meio de uma abertura e fez uma avaliação detalhada.

A governadora da região do Atacama, Ximena Matas, afirmou que pelo menos 34 mineiros ficaram presos após o desabamento, que aconteceu a uma profundidade de 300 metros. "Houve um desabamento no nível de 300 metros e os trabalhadores estavam abaixo disso. No momento, só podemos dizer que eles estão presos", disse ela, à rádio Bio Bio.

"Temos a informação de que há um abrigo com suprimentos básicos necessários para um certo período, como oxigênio, roupas de proteção, casacos etc", afirmou. "Até o momento, não podemos falar de vítimas", disse a governadora. "As informações que temos é que eles estão presos, mas não temos informações concretas sobre como eles estão." As informações são da Dow Jones. (AE)

Sites vendem seu candidato como vencedor do debate

Os sites pessoais dos candidatos que participaram, ontem, do primeiro debate entre os presidenciáveis, na Band, vendem cada um deles como o melhor e mais bem preparado do debate. O texto sobre o desempenho da candidata petista Dilma Rousseff (PT) é anunciado no site dela como "Dilma estreia com vitória". Marina Silva (PV) é descrita como "a vencedora na opinião dos internautas", e José Serra (PSDB) como o que teve "o melhor desempenho no debate". Plínio de Arruda Sampaio, do PSOL, também é apresentado no próprio site como "o grande destaque do primeiro debate entre os candidatos à Presidência da República".

"Dilma respondeu com elegância e profundidade às perguntas dos adversários e dos jornalistas da Band, mostrando que conhece a realidade do País e é a mais preparada para fazer o Brasil continuar avançando", diz o texto publicado no site da candidata (www.dilma13.com.br). "Ao longo do debate, que durou duas horas e foi transmitido ao vivo para todo o Brasil, Dilma mostrou que é a candidata mais preparada", continua a matéria.

Na apresentação do desempenho de José Serra, no site dele (http://joseserra.psdb.org.br), o texto começa assim: "José Serra teve o melhor desempenho no debate entre presidenciáveis da TV Bandeirantes desde o primeiro bloco".

No site do candidato Plínio de Arruda Sampaio (www.plinio50.com.br), o texto é o seguinte: "A repercussão do debate mostrou que Plínio foi quem melhor expôs suas ideias. A participação de Plínio foi o assunto mais comentado no Twitter durante o debate, e cerca de 6 mil pessoas passaram a seguir Plínio no site de relacionamentos depois de ouvir suas respostas".

A campanha da candidata verde preferiu fazer um monitoramento em tempo real do debate, analisando cerca de 30 mil ocorrências na internet nas duas horas de discussão. A vitória de Marina Silva no encontro de presidenciáveis é atribuída à opinião dos internautas. "Em uma equação que divide a quantidade de menções positivas de cada candidato pelo número total de comentários sobre todos os sabatinados, Marina contabilizou 26,92% de aprovação", anota a matéria, que aponta avaliação positiva de 14,17% dos internautas para de Plínio, 12,04% para Serra e 10,63% para Dilma. (AE)

Grupo de dança de São Paulo estreia espetáculo em Votorantim





Foto: Divulgação

Não é sempre que grupos de dança revisitam sua trajetória e produzem, a partir disso, um espetáculo com características de coletânea. Para o Núcleo Omstrab da Cooperativa Paulista de Teatro, porém, a prática faz todo sentido.

O grupo que se apresenta hoje, às 20h no auditório Francisco Beranger, em Votorantim, reuniu fragmentos das principais coreografias realizadas ao longos dos últimos quinze anos e montou Diários de Viagem. A entrada é franca.

A produção, conforme Fernando Lee, diretor do coletivo, ainda não estreou em São Paulo, o que equivale a dizer que será mostrada em primeira mão na cidade. Concluímos o trabalho recentemente, disse ao Mais Cruzeiro.

Antes, das 14h às 16h, o Omstrab realiza, no Aquário Cultura, workshop aos interessadas. É necessário se inscrever com antecedência e outras informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3243-1911. As duas ações contam com o apoio da Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Cultura.

Diários... mistura ficção e realidade e, resgata, por meio de imagens, situações vividas pelo Núcleo em viagens pelo Brasil e por países de três continentes. Reproduz, mais, depoimentos dos artistas e situações cênicas que abordam a Percepção Espacial do Tempo traduzida em Movimento.

Nando Lee avaliou o atual panorama da dança contemporânea no país como favorável. Comentou que os editais de fomento abertos nas várias esferas governamentais têm ajudado a bancar as produções.

É uma ajuda modesta, mas que, minimamente, cobre custos e despesas. O ideal seria nos livramos dessa dependência. Enquanto isso não acontece, batalhamos para realizar nosso trabalho. Mas, é bom que se diga, esse não é um privilégio da dança. Outras expressões também enfrentam dificuldades, acrescentou.

O Núcleo completa em 2010 quinze anos de atividade continuada. Nesse período, realizou oito produções. Localizado na cidade de São Paulo, contou com a participação de mais de uma centena de profissionais das mais diversas áreas do universo cultural.

Durante este período, sempre desenvolveu um trabalho de pesquisa seguindo um conceito de integração de linguagens - Dança Contemporânea, Música ao vivo e Teatro, dedicando-se à criação de um Musical Brasileiro Contemporâneo.

Recebeu, mais, importantes prêmios e apresentou-se no exterior. Paralelamente, realiza regularmente um trabalho didático e de formação de público através de oficinas, aulas-espetáculos, debates e performances em espaços públicos, teatros de bairro, Casas de Cultura e Universidades.

O auditório fica na avenida Newton Vieira de Souza, em Votorantim (ao lado do terminal).

Show do Carapiá Aimatrúpedes é uma das opções da noite





Foto: Divulgação

Apostando na fusão de ritmos brasileiros (samba, baião, MPB) e estrangeiros (blues, jazz e funk), a banda Carapiá Aimatrúpedes, formada em 2007 em Sorocaba, faz show hoje, a partir das 22h, no Asteroid Bar (rua Aparecida, 737).

A apresentação traz treze músicas inéditas, que passeiam pelos mais diversos estilos e variadas influências como Itamar Assumpção, Tom Waits, Sly and The Family Stone e Nação Zumbi.

A formação atual conta com Marcelo Reis (voz), Juan Lomardo (voz e guitarra), Orlandão (contrabaixo) e Felipe Kasoharo (bateria). Os interessados em conhecer mais o trabalho do grupo podem acessar o site www.myspace.com/carapiaimatrupedes.

Grupo de Choro da Fundec dá os parabéns a Adoniran Barbosa




Foto: Divulgação

O grupo, dirigido por Leonardo Batista, faz apresentação gratuita a partir das 20h

Se estivesse vivo, Adoniran Barbosa completaria hoje 100 anos. E para marcar o centenário de um dos grandes compositores da música brasileira, o Grupo de Choro da Fundec fará uma apresentação hoje a partir das 20h. No repertório, não vão faltar, logicamente, composições como Saudosa Maloca, Tiro ao Álvaro e Trem das Onze.

O público ouvirá tanto músicas instrumentais quanto cantadas. Andréa Raquel Godoy fará uma participação especial cantando cinco obras de Adoniran.

O show contará também com músicas de outros compositores em versão instrumental, como Carinhoso (Pixinguinha), Doce de Coco (Jacob do Bandolim) e Tico Tico no Fubá (Zequinha de Abreu).

O Grupo de Choro da Fundec é dirigido por Leonardo Batista, que também toca violão. Além dele, Renato Antonio (flauta), Sidnei Oliveira (Saxofone), Gilmar de Campos (cavaquinho e bandolim) e Daniel Lima (percussão) também integram o grupo.

A entrada para a apresentação de hoje é franca e os ingressos devem ser retirados com uma hora de antecedência. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73. Informações: (15) 3233-2220.

Homenagens em São Paulo

O homem que nasceu João Rubinato, e vestiu a pele de personagens infindos, atacando como calouro, cantor, compositor, ator dramático, humorista escrachado, eternizando-se mesmo como Adoniran Barbosa, recebe uma série de homenagens também em São Paulo.

Celso Campos Jr., que relançou este ano Adoniran, uma biografia, trabalho mais completo já feito sobre vida e obra do sambista, participa de um dos eventos mais interessantes em relação ao centenário daquele que por meio de seus sambas tornou-se um dos maiores cronistas dos tipos, personagens e costumes da Pauliceia. Amanhã, na Feira de Artes da praça Benedito Calixto, em Pinheiros, o jornalista e historiador participa do Autor na Praça, autografando a biografia no encontro que contará também com Sérgio Rubinato, sobrinho que entoará alguns dos clássicos do tio Adoniran, além do artista plástico Eduardo Kobra, que fará um grafite ao vivo no muro da Associação dos Amigos da Praça.

Ainda no dia 13 deste mês, Campos Jr. participa do lançamento da biografia em Valinhos, cidade natal de Adoniran e, no dia 25, participa de um bate-papo sobre o sambista em São Caetano do Sul.

Confira programação de homenagem em São Paulo:

Hoje, às 21h, Wandi Doratiotto e Danilo Moraes, no Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº - Portão 2 do Pq. do Ibirapuera).

Amanhã, às 19h, Vânia Bastos e Maria Alcina, no CCSP (rua Vergueiro, 1000, tel. 011 3397-4002).

Domingo, às 18h, Osvaldinho da Cuíca, Fabiana Cozza e Milena, no CCSP

Sexta (13/08), às 20h, Trovadores Urbanos, no Seresta de Sexta (rua Aimberê, 651, tel. 011 2595-0100 ). Também nos dias 20 e 27/08.

Sábado (14/08), às 19h, Cida Moreia e Passoca, no CCSP.

Domingo (15/08), às 13h30, Roberto Seresteiro, no Sesc Vila Mariana (rua Pelotas, 141, tel. 011 5080-3000). Também no dia 29/08.

Domingo (15/08), 18h, Cauby Peixoto, Thobias da Vai-Vai e Graça Braga, no CCSP.

Sexta (20/08), às 21h30, Banda Mantiqueira e Fabiana Cozza, no Sesc Pompeia (rua Clélia, 93, tel. 011 3871-7700). Também no sábado, dia 21/08.

Sábado (21/08), às 19h, Virgínia Rosa, Maurício Pereira e Markinhos Moura, no CCSP.

Domingo (22/08), às 18h, Wanderléa, Thomas Roth e Márcia Castro, no CCSP.

Sábado (28/08), às 19h, Tetê Espíndola e Eduardo Gudin, no CCSP.

Domingo (29/08), às 18h, Demônios da Garoa e Quinteto em Branco e Preto, no CCSP.

Vocalistas do Bonde do Rolê mostram sua ousadia nas pick-ups



Foto: Divulgação - Laura Taylor


As vocalistas do irreverente Bonde do Rolê, Laura Taylor e Ana Bernadino, trocam o microfone hoje pelas pick-ups no Terceiro Andar. Essa é a segunda vez que elas tocam na cidade e se for como a primeira, a balada deve lotar.

Elas dividem o som durante a noite com os residentes Renan Moraes, Roxxy e Time.

Conhecidas por não terem nenhum pudor no palco, a dupla entrou para o Bonde do Rolê em 2008, após vencer um concurso realizado em parceria com a MTV Brasil.

A carismática Laura é mineira e, antes de integrar a banda, era proprietária de um brechó em Belo Horizonte e já agitava as pistas de diversas festas país afora com o trio Killer Shoes. Apesar de nascer em Belo Horizonte, a moça morou boa parte de sua vida na Nova Zelândia.

Já a paulistana Ana é formada em artes do corpo pela PUC-SP e encanta com seu desempenho, no mínimo, ousado. Ana sempre corre para todos os lados, pula, gira o corpo e balança as longas madeixas.

O Bonde do Rolê também é formado pelos DJs e produtores Rodrigo Gorky e Pedro DEyrot. A banda produz um som que faz uma inusitada mistura de rock, música eletrônica e funk carioca, marcado por composições repletas de humor. O grupo já foi eleito pela revista Rolling Stone como uma das Dez bandas para se ligar no mundo inteiro e recebeu elogios do jornal americano The New York Times.

O Terceiro Andar, que fica na rua José Bonifácio, 70, abre a partir das 23h. A entrada custa $ 10 (é necessário colocar o nome na lista de convidados disponibilizada no Orkut do Terceiro Andar 4). Informações: (15) 9145-7334.

A Origem e Meu Malvado Favorito estreiam




Foto:Divulgação

A Origem, filme dirigido por Christopher Nolan, com Leonardo Di Caprio, e a animação Meu Malvado Favorito são as novidades do circuito cinematográfico da cidade neste final de semana.

Os comentários em relação à primeira das estreias dão conta de se tratar de uma daquelas produções que combinam ação, aventura e uma trama inteligente. Na prática, portanto, conforme os que já assistiram, o público pode esperar uma história intrigante.

A narrativa fala de Don Cobb (Leonardo Di Caprio), sujeito que comanda uma equipe especializada em espionagem comercial que, para roubar segredos, desenvolveu uma tecnologia capaz de invadir as mentes das pessoas enquanto elas dormem.

Os problemas começam quando Saito (Ken Watanabe), um cliente muito especial, desafia que os invasores de sonhos entrem na mente de um concorrente não para roubar uma informação, mas sim para implantar uma ideia. Nolan já realizou outros bons trabalhos, como Amnésia, de 2000, Batman Begins e O Cavaleiro das Trevas.

Já Meu Malvado Favorito, rodada com a tecnologia 3D, conta a história de Gru, um dos maiores vilões da Terra, que está enfrentando um momento difícil na sua carreira: a concorrência de Vetor, malfeitor mais jovem e melhor equipado. Para provar que ainda é o maioral, ele planeja roubar a lua.

Três institutos de pesquisa apontam liderança de Dilma

Um retrospecto das pesquisas sobre a eleição presidencial veiculadas nos últimos 15 dias mostra que o levantamento CNT/Sensus divulgado ontem confirma a tendência de crescimento da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, verificada por mais dois institutos, com exceção do Datafolha.

A candidata Dilma Rousseff lidera a disputa eleitoral com 41,6% das intenções de voto, segundo a pesquisa CNT/Sensus. O candidato do PSDB, José Serra, aparece em segundo com 31,6%, enquanto Marina Silva, do PV, vem na sequência com 8,5% das intenções de voto. Em quarto lugar está o candidato do PSTU, José Maria, com 1,9%, e em quinto, Plínio de Arruda Sampaio (Psol), com 1,7%.

Na pesquisa espontânea, Dilma também ficou na primeira colocação, com 30,4% das menções. Serra vem em segundo com 20,2%, seguido de Marina Silva com 5%, de Zé Maria com 3%, de José Maria Eymael com 1,5% e de Plínio com 1,3%. Na simulação de segundo turno, Dilma ganharia com 48,3% dos votos contra 36,6% de Serra. Já contra Marina Silva, Dilma venceria o segundo turno da eleição presidencial com 55,7% contra 23,3% da candidata do PV. A rejeição da petista medida na pesquisa foi de 25,3%, enquanto a de Serra ficou em 30,8% e a de Marina Silva, 29,7%.

Uma nova pesquisa do Instituto Ibope em parceria com a TV Globo sobre a corrida presidencial deve ser divulgada nos próximos dias. E o Instituto Sensus anunciou que fará sondagens de 15 em 15 dias durante o período eleitoral.

Há 13 dias, a pesquisa Vox Populi/Band - a primeira realizada após a oficialização dos nove candidatos a presidente - apontou uma vantagem de oito pontos de Dilma sobre o candidato do PSDB, José Serra. Naquela pesquisa, a petista aparece na frente com 41% das intenções de voto e José Serra com 33%.

Uma semana depois, no dia 30 de junho, a pesquisa Ibope/TV Globo confirmou a liderança de Dilma nas pesquisas, indicando-a cinco pontos porcentuais à frente de Serra. Naquele levantamento, a petista apareceu com 39% das intenções de voto e o tucano com 34%.

Diferente dos três institutos, o Datafolha apontou empate técnico entre os principais candidatos na última pesquisa, veiculada em 24 de julho. Segundo aquele levantamento, o tucano lidera a corrida com 37% das intenções de voto, e Dilma tem 36%.

O diretor do Instituto Sensus, Ricardo Guedes, atribui a curva de crescimento de Dilma Rousseff ao apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ao bom desempenho da economia e ao aumento do nível de conhecimento da candidata. Dilma já ganhou musculatura política e identidade própria, afirma o pesquisador O quarto fator seria o que ele considera um erro de estratégia da candidatura tucana, que adotou uma postura ofensiva, de ataques à candidata e ao PT. O eleitor não gosta de críticas em excesso, analisa.

Queda do número de indecisos - Guedes chama a atenção para o alto número de eleitores que já decidiram o voto nas eleições presidenciais de outubro. O levantamento CNT/Sensus mostra que, na pesquisa espontânea, 31,7% dos eleitores não definiram o voto ou pretendem votar em branco ou nulo. Na pesquisa estimulada para primeiro turno esse porcentual cai para 14,3%.

Na pesquisa Ibope/TV Globo, divulgada no último dia 30 de julho, o número de votos brancos, nulos e eleitores indecisos chega a 19%. Na última pesquisa Datafolha, veiculada em 20 de julho, o número de pessoas que não definiram o voto na pesquisa estimulada coincide com o do Sensus: 14%. No entanto, na sondagem espontânea, 46% estão indecisos ou pretendem votar em branco ou nulo. O diretor do Sensus afirma que esses números são baixos em comparação com eleições anteriores, em que há dois meses do pleito a média de eleitores indecisos era de 50%. A sondagem entrevistou duas mil pessoas em cinco regiões do País e 136 municípios. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 21.411/10 em 29 de julho. (Andrea Jubé Vianna (AE)



Foto: Fábio Rogério

Os primeiros recenseadores de Votorantim começam a partir de hoje a sair às ruas para as entrevistas do 12º Censo Demográfico Brasileiro. Segundo a agente censitária do município, onde foram contratados 90 recenseadores para percorrer 28 mil domicílios, o trabalho que deveria começar no dia 1º de agosto atrasou devido a ausência de 61 coletes de identificação. A expectativa da coordenadora Maria Andreia Mendes é que ao menos 30 profissionais comecem a trabalhar ainda nesta semana. Hoje já chegou outra parte dos coletes. Esperamos que até segunda-feira chegue o restante, acrescentou a funcionária, que aproveitou o dia de ontem para distribuir o material disponível.

Em Piedade, as entrevistas só não começaram devido a um problema no programa do notebook, utilizado para carregar e transmitir os dados coletados nos computadores de mão. Segundo a agente Emília Moura da Silva, o software travou no momento em que seria atualizado. O equipamento foi consertado por técnicos do escritório de Sorocaba e devolvido ao posto de coleta na tarde de ontem. Estamos convocando os recenseadores por telefone. Eles devem comparecer aqui para receber o material, fazer o reconhecimento dos setores censitários e na segunda-feira já devem estar nas ruas, explicou. Ao todo, são 30 notebooks distribuídos entre as 11 cidades, onde atuam 932 recenseadores.

Identificação

Luiz Carlos Estevam Foglia, coordenador de área do IBGE, informou que a empresa de confecção contratada via processo licitatório para fabricar os coletes é a responsável pelo atraso. De acordo com o chefe do distrito, só ontem foram encaminhados mais 400 coletes e, até segunda-feira, o material estará completo. Três meses é tempo suficiente pra concluir as entrevistas em todas as cidades, apesar desses problemas operacionais, justificou.

As demais cidades da região consultadas pela reportagem também não receberam a totalidade dos coletes, apesar de já terem iniciado as entrevistas. Em São Roque, por exemplo, dos 17 profissionais contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10 estão trabalhando desde a terça-feira passada sem este item de identificação. O problema é o mesmo em outras cidades da região que não pertencem ao escritório do IBGE em Sorocaba. É o caso de Itu e Itapetininga, cidades em que alguns recenseadores ainda trabalham identificados apenas pela camiseta, boné e crachá.

Sorocaba segue ritmo normal

Sorocaba é a única cidade em que todos os profissionais estão devidamente uniformizados. Ao longo desta semana, os 515 recenseadores foram integrados ao trabalho de campo e já começaram o censo nas primeiras das 198 mil residências que serão visitadas. Os resultados da pesquisa serão divulgados até 27 de novembro. Quem tiver dúvidas sobre a identidade de qualquer recenseador poderá fazer uma consulta pelo telefone 0800-7218181 ou no site www.censo2010.ibge.gov.br.

TRE atrasa e candidaturas continuam sem validação

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) não conseguiu cumprir o calendário eleitoral que previa para ontem o término dos julgamentos dos pedidos de registro de candidatura. O atraso faz com que em Sorocaba, dos 30 candidatos em campanha, apenas oito estejam com seus registros validados (deferidos) pelo TRE-SP, conforme constava até a noite de ontem no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O TRE-SP informou que não há previsão exata sobre a data que os julgamentos terminarão e que, com exceção das quartas-feiras, diariamente há julgamentos de pedidos.

Dos pedidos de registros de candidatos de Sorocaba, 11 estão impugnados (contestados) e outros 11 sequer passaram por julgamento. Quando um registro é impugnado o candidato tem o prazo de sete dias para apresentar recurso. As impugnações ocorrem por falta de documentos ou por conta de denúncias, como aquele feito com base na Lei Ficha Limpa, pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra o deputado federal candidato à reeleição, Renato Amary. Apesar de possuir decisão colegiada em segunda instância contra Amary, o candidato descarta que seu caso seja enquadrado na Ficha Limpa.

As outras dez impugnações em Sorocaba são por conta de falta de documentos. Todos os candidatos recorrem. Até ontem não havia pedido de candidatura de algum sorocabano reprovado (indeferido) pelo TRE.

No dia 26 de julho o TRE-SP reconheceu a dificuldade de concluir o julgamento de todos os pedidos até o prazo de 5 de agosto. Conforme o presidente do TRE, Walter de Almeida Guilherme, as alterações na legislação eleitoral reduziram em 20 dias o período que o tribunal dispunha para isso, mas os prazos processuais previstos na Lei 64/90 para impugnação (cinco dias), contestação (sete dias) e eventuais diligências não foram modificados. São Paulo é o Estado com o maior número de solicitações de registro de candidatos. São 1.244 para deputado federal, 1.861 para deputado estadual, 16 para senador e nove para governador.

Pedido reprovado

A Agência Estado noticiou que dos 60 casos de candidatos enquadrados pela Procuradoria Regional Eleitoral na Lei da Ficha Limpa no Estado de São Paulo, apenas Hermenegildo Gildão de Oliveira, que pretendia se eleger deputado estadual pelo PDT teve a candidatura reprovada (indeferida) pelo TRE. (Leandro Nogueira)

Homem que recusar fazer teste de DNA será considerado pai

O Plenário do Senado aprovou o projeto de lei da ex-deputada federal Iara Bernardi (PT), que estabelece admissão tácita de paternidade, ou seja, o homem que se recusar a realizar teste de DNA, para investigação de paternidade, será considerado o pai. O PLC 31/07 modifica a Lei 8.560/92, que regula a investigação de paternidade dos filhos fora do casamento. A matéria segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O projeto original de Iara havia sido aprovado em 2006, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara, na forma de substitutivo do deputado Roberto Magalhães (DEM), que havia incorporado o PL 1363/99, do também ex-deputado Inaldo Leitão (PSB), que tratava do mesmo assunto, mas mudou a redação de modo a deixar o texto mais amplo.

A proposta original de Iara falava em paternidade presumida, no caso de o réu se recusar a fazer exame de DNA solicitado pelo autor. O substitutivo estabeleceu que admissão tácita da paternidade seria aceita diante da recusa do suposto pai, em fazer exame de material genético requerido por quem tenha legítimo interesse na investigação ou pelo Ministério Público.

Para Iara Bernardi, a aprovação do projeto é uma vitória para as mulheres brasileiras, pois, mesmo em relações amorosas eventuais ou fortuitas, a mulher acaba engravidando, com as conseqüências recaindo exclusivamente sobre ela, que se vê de repente com a responsabilidade de criar um filho sozinha, muitas vezes em meio a extremas dificuldades de sobrevivência.

PAC 2 tem R$ 101 mi para Sorocaba e Votorantim




Foto:Erick Pinheiro

Os municípios de Sorocaba e Votorantim tiveram projetos pré-selecionados na segunda fase do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do Governo Federal e os recursos somados chegam a R$ 101,6 milhões. Representantes das duas cidades retornam a Brasília, no Ministério da Cidades, na próxima semana e irão detalhar seus projetos nas áreas de saneamento básico, urbanização, drenagem e abastecimento de água na reunião com o corpo técnico do PAC 2.

O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta (PT) já antecipou que os três projetos pré-habilitados serão nas áreas de drenagem, urbanização e abastecimento. O principal deles, que receberá maior volume de recurso, R$ 44 milhões, servirá para a desfavelização, com a construção de moradias populares. Os núcleos serão construídos nos bairros Itapeva, Vila Garcia e Votocel e irão beneficiar famílias dessas regiões e seus entornos “Não sabemos ainda o número de moradias, já que o projeto será finalizado”.

Outra proposta será a implantação dos piscinões no Parque Jataí, na região da avenida Antônio Lopes do Santos. A intenção, disse Pivetta, é construir ainda no local um parque. O orçamento será de aproximadamente R$ 4 milhões. O restante do valor será destinado a construção de uma adutora no Parque São João, bairro situado às margens do acesso 103 da SP-79. Pivetta indicou que o município apresentou para o Governo Federal um pedido total de R$ 173 milhões para liberação de recursos dentro do PAC 2. No entanto, na última sexta-feira, dia 30, o Ministério das Cidades selecionou, neste primeiro momento, somente estes três projetos. Ele explicou que esta escolha foi motivada pelo estado avançado destes programas.

O petista informou que na próxima quarta-feira voltará a Brasília novamente e estes projetos serão apresentados numa reunião técnica. Nesta etapa, explicou, a equipe técnica do governo federal aponta as falhas e os pontos que precisam ser corrigidos, com a necessidade de nova avaliação. A expectativa é que a liberação dos recursos seja assinada em novembro deste ano. “As obras mesmo devem acontecer somente no ano que vem, já que depois entra na fase de licitação”. No dia 11, além de Votorantim, farão apresentação dos seus projetos outras duas cidades da região, Tatuí e Indaiatuba.

Sorocaba

O município de Sorocaba, por sua vez, teve pré-selecionado seis projetos nas áreas de abastecimento de água, drenagem, saneamento básico e urbanização. O repasse será de R$ 48,6 milhões do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby, vai a Brasília na próxima segunda-feira, dia 9, para detalhar os projetos na reunião técnica.

Dos seis projetos pré-selecionados de Sorocaba, cinco deles são do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e um da Prefeitura de Sorocaba. O diretor do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Geraldo Caiuby também esteve em Brasília na última sexta-feira, no Ministério da Cidades. O Saae acrescentou que, apesar de saber as regiões que serão beneficiadas, não vai detalhar os locais nesta fase de pré-habilitação para não criar uma expectativa. Essa informação só será repassada assim que o financiamento estiver aprovado pelo Governo Federal.

(Wilson Gonçalves Júnior - Jornal Cruzeiro Do Sul)

Em Sorocaba e região a lei antifumo pegou



Foto: Bruno Cecim

Em um ano de vigência da lei estadual antifumo, a regional da Vigilância Sanitária (Visa) em Sorocaba efetuou 45 multas em 18.529 estabelecimentos comerciais inspecionados, distribuídos em 48 municípios da regional. Os dados apontam que houve 99,7% de adesão dos estabelecimentos à lei que proíbe o uso de cigarros em locais públicos ou privados e fechados. Para a direção da Visa em Sorocaba, que faz a fiscalização, a região sorocabana é uma das mais bem sucedidas do Estado diante da lei que protege os não-fumantes desde 7 de agosto de 2009, quando entrou em vigência.

De acordo com a diretora técnica da regional da Visa em Sorocaba, Sônia Maria de Andrade Siqueira, das 45 autuações na região, 35 foram realizadas somente em Sorocaba, com apenas uma reincidência. “A maioria das multas foram empregadas em restaurantes e apenas um bar noturno desrespeitou a punição e voltou a permitir o fumo nas suas dependências. Mas hoje esse bar já está dentro da lei. Diante dos dados, posso afirmar que essa região é uma das mais bem sucedidas nesta lei. O sorocabano aderiu mesmo à campanha”, ressaltou.

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado, a Visa Estadual e do Procon realizaram, até o último dia 31 de julho, 360.741 inspeções por todo o Estado (média de 40 por hora) e aplicaram 822 multas, o que representa apenas 0,22% de descumprimento. Desse total, 18,5% das multas aplicadas foram feitas a partir de denúncias telefônicas. Ainda de acordo com o Estado, cerca de 500 fiscais foram especialmente treinados para fiscalizar o cumprimento da lei. Mas para a diretora, a vigilância é permanente. “Devemos prosseguir nesse trabalho e a comunidade pode ajudar na fiscalização”, falou, se referindo às formas de denunciar, que podem ser feitas pelo 0800-7713541 e pelo www.leiantifumo.sp.gov.br.

Menos monóxido de carbono

Um estudo realizado pelo Instituto do Coração (Incor) do Hospital das Clínicas em cerca de 700 estabelecimentos do Estado, como bares, restaurantes e casas noturnas, revelou que houve uma redução de até 73,5% nos níveis de monóxido de carbono no interior desses ambientes. Os frequentadores e funcionários desses estabelecimentos foram alguns dos grandes beneficiados pela lei. “O sorocabano entendeu a importância da legislação e aderiu mesmo à lei. Isso é um benefício à comunidade como um todo”, falou Sônia.

É o que garante a gerente de restaurante Roseli dos Santos Jacometo, que comemora a vigência da lei antifumo. Funcionária de um estabelecimento da área central de Sorocaba há 3 anos, ela garante que há um ano deixou de ter problemas com os clientes. “Antes, eu tinha que pedir para não fumar dentro do restaurante e, às vezes, ouvia reclamação dos não fumantes. Mas depois da lei isso acabou e o nosso ar melhorou, graças a Deus”, disse.

O também gerente, José Roberto Furlan, conta que durante 19 anos sofreu com os fumantes que frequentavam o bar onde trabalha, no Centro. “Era ruim. Pedíamos para que não fumassem, mas as vezes não adiantava. Agora, todos já sabem que aqui dentro não pode e nosso ar está mais puro”, fala ele, que deixa uma caixa de fósforo estrategicamente posicionada do lado de fora do estabelecimento. “Se chegar aqui querendo fumar eu já falo: vai lá fora, o fósforo tá na pilastra”, disse.

Os fumantes Josué Oliveira Nunes, de 31 anos, e Vilza Campos Ferreira, de 29 anos, garantem que não mudaram seu comportamento diante da nova lei. Segundo eles, o respeito já era um hábito. “Não fumávamos em locais fechados, nem perto de quem não fuma. Então não mudou nada”, disseram. O fumante Sidnei Vidal Gomes, de 28 anos, também garantiu não ter mudado sua rotina. Segundo ele, a única observação é que agora, em alguns locais, antes permitidos, tem que sair para poder fumar.

Quem gostou da iniciativa foi seu amigo, José Eduardo Peres Ramos, de 40 anos, que passou a ter vida social. Ele explica que não fuma, assim como a esposa, que não gosta do cheiro do cigarro. “Por essa razão, às vezes a convida para sair e ela não queria. Falava que não suportava aquele cheiro de cigarro. Agora, com a lei, estamos saindo mais”, comemora.(Leila Gapy-J. Cruzeiro Do Sul)

Justiça libera 576 presos na saída do Dia dos Pais





Foto: Adival B. Pinto/Arquivo

A Justiça autorizou 576 presos de Sorocaba a passar o Dia dos Pais em liberdade. Eles sairão às 9h desta sexta-feira e devem voltar até as 17h de segunda-feira. Em Sorocaba, os beneficiados com a saída temporária são de três unidades: a Penitenciária Danilo Pinheiro (P-1), a Penitenciária Antônio de Souza Neto (P-2) e o Centro de Detenção Provisória (CDP).

Sairão 290 presos da P-1, 279 da P-2 e sete do CDP. No ano passado, 533 presos de Sorocaba tiveram direito a passar o Dia dos Pais em família. Da Penitenciária Odon Ramos Maranhão, em Iperó, 390 serão beneficiados. Normalmente as saídas temporárias durante o ano são cinco: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Finados e Natal/Ano Novo.

O governador Alberto Goldman (PSDB) disse nesta quinta-feira que não haverá esquema especial de segurança no fim de semana do Dia dos Pais, por causa da saída temporária. Segundo falou a repórteres na capital, a segurança já havia sido reforçada após atentados ao prédio das Rondas Ostensiavas Tobias de Aguiar (Rota) e ao tenente-coronel Paulo Adriano Telhada, da Rota, que não se feriu.

O preso que não retornar no dia marcado é considerado fugitivo e perde o direito da saída temporária se for recapturado. Em Sorocaba, a proporção dos que não voltam gira em torno de 5%. Até esta quinta-feira a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não havia divulgado quantos presos sairiam para o Dia dos Pais no Estado de São Paulo. No ano passado foram 20.347.

Ministros do STF pedem salário de R$ 30 mil em 2011

Seis meses após terem recebido a segunda parcela de um aumento que lhes garantiu um salário atual de R$ 26.723, os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram ontem propor ao Congresso que aprove novo reajuste, de 14,8%. Se o projeto for aprovado, a remuneração de ministro da Corte vai a R$ 30.675 em 2011. Como os vencimentos na Justiça são escalonados com base no Supremo, o impacto anual será de R$ 446 milhões só no Judiciário da União.

Pela Constituição Federal, o salário dos ministros do Supremo é o teto do funcionalismo público. Quando a remuneração dos integrantes do STF é aumentada, historicamente são concedidos reajustes em cascata para outras categorias do serviço público, incluindo os magistrados dos Estados e integrantes do Ministério Público (MP).

Até o jeton que é pago aos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e aos juízes de Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) é reajustado depois dos aumentos no Supremo. O presidente do STF, Cezar Peluso, terá de enviar ao Congresso o projeto do aumento na próxima semana junto com a proposta do Orçamento para 2011. Como os ministros aprovaram o projeto de reajuste, a proposta orçamentária terá de incorporar os custos extras que surgirão com a eventual aprovação do aumento. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Votorantim se prepara para a 2ª dose contra paralisia infantil

A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde promove no próximo sábado (14), a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças com menos de cinco anos. Mesmo quem não tomou a primeira dose deve comparecer a um dos 28 postos onde haverá também a atualização da carteira de vacinação.

Para tanto das 8 às 17 horas estarão disponíveis aos pais 24 postos de vacinação, divididos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas unidades escolares e igrejas. Já das 8 às 12 horas haverá dois postos volante na EMEF “Prof. Antônio Vicente Bernardi”, no Jardim Archila e Mercearia Econômica, no Jardim Bandeirantes. Na EMEIEF “Maria Aparecida Ferrato Camargo”, no Fornazari e Panificadora Jataí, as doses serão aplicadas das 13 às 17 horas.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que nesta etapa, somente nas UBS, serão aplicadas a vacina pneumo-10, em todas as crianças menores de dois anos.

A vacina previne contra as doenças pneumocócicas que correspondem a um grupo de enfermidades provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que incluem os problemas respiratórios já conhecidos como a pneumonia, sinusite e otite média aguda.

A vacinação da pneumo-10 inclui três doses aos dois, quatro e seis meses de idade e mais um reforço no primeiro ano de vida da criança (15 meses). A saúde salienta a importância dos pais em cumprirem a idade para cada dose, para que a criança fique totalmente imunizada.

Aluna bate em colega em plena sala de aulas

Uma estudante de 14 anos é acusada de agredir violentamente, quarta-feira (04), uma colega de 13, em plena sala de aula, na Escola Estadual Lauro Sanches, em Sorocaba. A vítima levou socos e teve o rosto e o pescoço feridos por unhadas que deixaram marcas profundas na pele.

A confusão aconteceu porque a menina agredida esbarrou na carteira da colega e derrubou um caderno. Quando se abaixou para pegar o material, passou a ser espancada. Os professores que chegaram ao local tiveram dificuldade para conter a agressora. Os pais das alunas foram chamados pela direção da escola. A vítima foi levada a uma unidade da Polícia Civil, que registrou ocorrência por ato infracional, já que a agressão foi praticada por menor de idade.

A aluna foi submetida a exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) da cidade. De acordo com a Secretaria Estadual de Educação, o conselho disciplinar irá decidir se a aluna acusada de agressão será suspensa ou transferida para outra escola. Funcionários disseram que não havia registro de desentendimento entre as alunas.

Em março deste ano, a Secretaria foi acionada depois que pais de alunos denunciaram a ação de uma gangue de alunas em outra escola da cidade, com vários registros de agressões e vandalismo. Em junho, um professor foi acusado de violência verbal contra uma aluna, chamada por ele de "songamonga". (Agência Estado - AE)

Após eliminação, São Paulo demite Ricardo Gomes

Um dia depois de ser eliminado da Copa Libertadores pelo Internacional, o São Paulo anunciou, após reunião de sua cúpula no início desta tarde de sexta-feira, a demissão do técnico Ricardo Gomes. O treinador tinha contrato com o clube até a final da participação do time na competição continental e a diretoria são-paulina optou por não renovar o compromisso.

"Houve um consenso entre as partes de que a melhor solução para o clube neste momento é essa (a demissão). Sua passagem pelo São Paulo foi digna, de muito trabalho e respeito. Ele é um dos grandes treinadores do futebol brasileiro, mas o futebol tem seus momentos e achamos que, ao término de seu contrato, a melhor saída para ambos seria essa", afirmou o presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, em nota publicada pelo site oficial do clube.

Em seguida, o dirigente fez questão de mostrar que Ricardo Gomes deixou o clube com as portas abertas para um possível retorno no futuro, embora esteja longe de ser uma unanimidade no Morumbi. "Desejamos, claro, boa sorte em sua carreira. Ele é jovem e competente e continuaremos acompanhando seu trabalho", disse.

Depois de assumir o clube no ano passado, após a demissão de Muricy Ramalho, Ricardo Gomes comandou o São Paulo em 73 jogos, obtendo 38 vitórias, 15 empates e 20 derrotas, o que resultou em um aproveitamento de 60%.

O treinador levou o São Paulo para as semifinais do último Campeonato Paulista, no qual a equipe foi eliminada pelo Santos, e depois classificou a equipe para a mesma fase da Libertadores, principal objetivo do clube na temporada. Sem sucesso e contestado por torcedores e dirigentes, ele ficou com a sua permanência no cargo insustentável.

Ricardo Gomes deixa o São Paulo com o time na nona posição do Campeonato Brasileiro, torneio que o treinador chegou a estar muito próximo de conquistar no ano passado. Porém, o time sucumbiu na reta final da competição, cujo título ficou com o Flamengo. Na ocasião, o comandante assumiu a equipe na 16.ª posição da competição e conseguiu fazer a mesma brigar pela taça fato deu força a ele no cargo naquela época.

Com a demissão de Gomes, o São Paulo anunciou que o time será dirigido interinamente por Milton Cruz no próximo domingo, contra o Atlético-PR, em Curitiba, pela 13.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um novo treinador deverá ser anunciado até a próxima semana. (AE)

Advogada de Sorocaba é morta a tiros na Grande São Paulo

Uma advogada de Sorocaba morreu baleada na noite de quarta-feira, na Estrada da Roseira, em Mairiporã, na Grande São Paulo. Adriana Souza dos Reis, de 33 anos, estava acompanhada de um vendedor de 40 anos, que não teve o nome identificado, quando o carro foi atingido por vários disparos.

Ambos foram levados ao Hospital Nossa Senhora do Desterro, mas a advogada não resistiu aos ferimentos. O vendedor continua internado. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) a Polícia Militar encontrou após às 21 horas um carro abandonado na estrada com duas pessoa baleadas dentro.

O vendedor disse à polícia que Adriana recebeu a ligação de um cliente que pediu para encontrá-la em Mairiporã. O homem decidiu acompanhar a advogada e os dois foram para o endereço combinado. Ao chegarem, dois homens que desceram de um carro pediram para que Adriana e o vendedor os seguissem até o local onde ocorreria o encontro.

Depois, os suspeitos pararam na estrada, desceram do veículo e efetuaram vários disparos contra a advogada e o vendedor. Em seguida, os homens fugiram. Ninguém foi preso. A polícia pediu perícia para o local e exame necroscópico no corpo da vítima. A ocorrência foi registrada no Distrito Policial de Mairiporã. (AE)

Transmissão das sessões da Câmara está ameaçada

A Mesa Diretora da Câmara de Sorocaba, presidida pelo vereador Marinho Marte, resolveu emitir nova circular para alertar os parlamentares, dessa vez sob ameaça de suspensão das transmissões das sessões ordinárias e extraordinárias até o fim da eleições. Isso se os vereadores continuarem a cometer abusos eleitorais durante as sessões, como ocorreu ontem. Na ocasião, o clima eleitoral tomou conta do Legislativo, com discussão e bate-boca entre vereadores tucanos e os de legendas que apoiam candidatos do PT na esfera federal e estadual. Tudo isso transmissão ao vivo pela TV Legislativa - que faz parte do sistema de canais a cabo.

A discussão aconteceu dois dias após Marinho Marte ter anunciado a suspensão das audiências públicas pela emissora, durante o período eleitoral, para evitar possíveis abusos pelos vereadores, inclusive por aqueles que são candidatos, ou de quem mais utilizar a tribuna para fazer campanha. São cinco os parlamentares que disputarão a eleição 2010: cinco para deputado estadual e um para federal.

Na campanha de 2008, a Câmara recebeu “recomendação” do Ministério Público Eleitoral, para que suspendesse às transmissões, sob pena de instauração na Justiça de ação civil pública. E é isso que o presidente do Legislativo local quer evitar, e garantir que a população possa acompanhar pela TV o debate de assuntos relevantes à sociedade. O Código Eleitoral proíbe a manifestação eleitorais em sessões do Legislativo, inaugurações e eventos públicos.

A sessão

A discussão começou logo nos primeiros minutos de sessão, quando o vereador do PSDB, João Donizeti Silvestre, abordou requerimento na qual solicita informações ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER), sobre o que classificou como “péssimo” serviço de manutenção realizado por uma empresa terceirizada na avenida Paraná, entre os bairros Cajuru e Éden, seu principal reduto eleitoral. A ferida tucana foi tocada quando o próprio parlamentar citou o elevado custo dos pedágios cobrados no Estado.

O vereador Gervino Gonçalves, candidato a deputado estadual pelo PR, cuja legenda apoia os candidatos do PT, aproveitou o tema e fez críticas à administração tucana. Não poupou ataques aos deputados que atuam pela região, pela falta de atuação. A defesa veio pela vereadora Neusa Maldonado (PSDB), que além de defender a administração estadual, que é tucana, também destacou a atuação dos deputados da legenda da qual faz parte. E provocou os petistas: “O pedágio só é elevado por conta da carga tributária e de uma reforma nesse aspecto”.

Gervino rebateu: “O PSDB ficou no Poder e nada fez. E no Estado, onde estão há 28 anos e também nada fizeram”. E, nas entrelinhas, elogiou o governo Lula, ao afirmar que “o Brasil está melhor que antes”. O líder do governo Lippi, José Francisco Martinez (PSDB), fora dos microfones mas em plenário, ironizou a candidata do PT à Presidência, enquanto Francisco França, outro candidato à Assembleia pelo PT, contra-atacou em tom mais moderado. O líder do PTB, o ex-tucano Hélio Godoy também criticou seu ex-partido, sem citar o nome de um deputado dessa legenda, que segundo ele teria afirmado em entrevista à uma emissora de rádio local que para a duplicação da rodovia João Leme dos Santos (SP-264) seria necessária pedagiá-la.

Coube ao presidente da Câmara conter os ânimos dos colegas e alertar quanto aos exageros nas manifestações pró-eleitorais. Questionado sobre o fato, Marinho Marte admitiu: “Nós alertamos os colegas para evitar excessos nos debates mais acalorados, no sentido evitar manifestações de apoio ou crítica a um determinado candidato ou partido. Hoje, houve exagero”. E continuou: “Por isso, nós vamos, novamente, conversar com os vereadores desta Casa e, até mesmo, passar uma circular, pedindo cautela nesse período eleitoral. Se não, vamos, infelizmente, ter que suspender as transmissões das sessões, o que tenho certeza ninguém quer”. (Marcelo Andrade - Jornal Cruzeiro Do Sul)