sexta-feira, 6 de agosto de 2010



Foto: Fábio Rogério

Os primeiros recenseadores de Votorantim começam a partir de hoje a sair às ruas para as entrevistas do 12º Censo Demográfico Brasileiro. Segundo a agente censitária do município, onde foram contratados 90 recenseadores para percorrer 28 mil domicílios, o trabalho que deveria começar no dia 1º de agosto atrasou devido a ausência de 61 coletes de identificação. A expectativa da coordenadora Maria Andreia Mendes é que ao menos 30 profissionais comecem a trabalhar ainda nesta semana. Hoje já chegou outra parte dos coletes. Esperamos que até segunda-feira chegue o restante, acrescentou a funcionária, que aproveitou o dia de ontem para distribuir o material disponível.

Em Piedade, as entrevistas só não começaram devido a um problema no programa do notebook, utilizado para carregar e transmitir os dados coletados nos computadores de mão. Segundo a agente Emília Moura da Silva, o software travou no momento em que seria atualizado. O equipamento foi consertado por técnicos do escritório de Sorocaba e devolvido ao posto de coleta na tarde de ontem. Estamos convocando os recenseadores por telefone. Eles devem comparecer aqui para receber o material, fazer o reconhecimento dos setores censitários e na segunda-feira já devem estar nas ruas, explicou. Ao todo, são 30 notebooks distribuídos entre as 11 cidades, onde atuam 932 recenseadores.

Identificação

Luiz Carlos Estevam Foglia, coordenador de área do IBGE, informou que a empresa de confecção contratada via processo licitatório para fabricar os coletes é a responsável pelo atraso. De acordo com o chefe do distrito, só ontem foram encaminhados mais 400 coletes e, até segunda-feira, o material estará completo. Três meses é tempo suficiente pra concluir as entrevistas em todas as cidades, apesar desses problemas operacionais, justificou.

As demais cidades da região consultadas pela reportagem também não receberam a totalidade dos coletes, apesar de já terem iniciado as entrevistas. Em São Roque, por exemplo, dos 17 profissionais contratados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 10 estão trabalhando desde a terça-feira passada sem este item de identificação. O problema é o mesmo em outras cidades da região que não pertencem ao escritório do IBGE em Sorocaba. É o caso de Itu e Itapetininga, cidades em que alguns recenseadores ainda trabalham identificados apenas pela camiseta, boné e crachá.

Sorocaba segue ritmo normal

Sorocaba é a única cidade em que todos os profissionais estão devidamente uniformizados. Ao longo desta semana, os 515 recenseadores foram integrados ao trabalho de campo e já começaram o censo nas primeiras das 198 mil residências que serão visitadas. Os resultados da pesquisa serão divulgados até 27 de novembro. Quem tiver dúvidas sobre a identidade de qualquer recenseador poderá fazer uma consulta pelo telefone 0800-7218181 ou no site www.censo2010.ibge.gov.br.

Nenhum comentário: