sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Justiça libera 576 presos na saída do Dia dos Pais





Foto: Adival B. Pinto/Arquivo

A Justiça autorizou 576 presos de Sorocaba a passar o Dia dos Pais em liberdade. Eles sairão às 9h desta sexta-feira e devem voltar até as 17h de segunda-feira. Em Sorocaba, os beneficiados com a saída temporária são de três unidades: a Penitenciária Danilo Pinheiro (P-1), a Penitenciária Antônio de Souza Neto (P-2) e o Centro de Detenção Provisória (CDP).

Sairão 290 presos da P-1, 279 da P-2 e sete do CDP. No ano passado, 533 presos de Sorocaba tiveram direito a passar o Dia dos Pais em família. Da Penitenciária Odon Ramos Maranhão, em Iperó, 390 serão beneficiados. Normalmente as saídas temporárias durante o ano são cinco: Páscoa, Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças ou Finados e Natal/Ano Novo.

O governador Alberto Goldman (PSDB) disse nesta quinta-feira que não haverá esquema especial de segurança no fim de semana do Dia dos Pais, por causa da saída temporária. Segundo falou a repórteres na capital, a segurança já havia sido reforçada após atentados ao prédio das Rondas Ostensiavas Tobias de Aguiar (Rota) e ao tenente-coronel Paulo Adriano Telhada, da Rota, que não se feriu.

O preso que não retornar no dia marcado é considerado fugitivo e perde o direito da saída temporária se for recapturado. Em Sorocaba, a proporção dos que não voltam gira em torno de 5%. Até esta quinta-feira a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) não havia divulgado quantos presos sairiam para o Dia dos Pais no Estado de São Paulo. No ano passado foram 20.347.

Nenhum comentário: