sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Votorantim se prepara para a 2ª dose contra paralisia infantil

A Prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria de Saúde promove no próximo sábado (14), a segunda etapa da Campanha Nacional de Multivacinação para crianças com menos de cinco anos. Mesmo quem não tomou a primeira dose deve comparecer a um dos 28 postos onde haverá também a atualização da carteira de vacinação.

Para tanto das 8 às 17 horas estarão disponíveis aos pais 24 postos de vacinação, divididos nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em algumas unidades escolares e igrejas. Já das 8 às 12 horas haverá dois postos volante na EMEF “Prof. Antônio Vicente Bernardi”, no Jardim Archila e Mercearia Econômica, no Jardim Bandeirantes. Na EMEIEF “Maria Aparecida Ferrato Camargo”, no Fornazari e Panificadora Jataí, as doses serão aplicadas das 13 às 17 horas.

A Secretaria de Saúde orienta ainda que nesta etapa, somente nas UBS, serão aplicadas a vacina pneumo-10, em todas as crianças menores de dois anos.

A vacina previne contra as doenças pneumocócicas que correspondem a um grupo de enfermidades provocadas pela bactéria Streptococcus pneumoniae, que incluem os problemas respiratórios já conhecidos como a pneumonia, sinusite e otite média aguda.

A vacinação da pneumo-10 inclui três doses aos dois, quatro e seis meses de idade e mais um reforço no primeiro ano de vida da criança (15 meses). A saúde salienta a importância dos pais em cumprirem a idade para cada dose, para que a criança fique totalmente imunizada.

Nenhum comentário: