quarta-feira, 28 de março de 2012

São Bento empata fora de casa

Fim de jogo no José Liberatti. Grêmio Osasco 1 x 1 São Bento.

Com gol de Alan aos 35 min do 1º Tempo para O Grêmio Osasco e Paulinho aos 38 min do 1º Tempo para o São Bento termina no José Liberatti.

Com esse resultado o Grêmio Osasco está na 2ª Posição com 31 pontos, já o São Bento até o momento está na 8ª posição com 24 pontos, mas pode ser ultrapassado por Itapirense, Francana e Marília se vencerem os jogos desta noite.

Ponto eletrônico se torna obrigatório a partir de abril

Ponto eletrônico agora será obrigatório - Foto:ReproduçãoApós cinco adiamentos, deve entrar em vigor em 2 de abril o novo sistema de registro de ponto eletrônico. Ao menos 400 mil empresas do país, de vários setores, terão de implementar novos equipamentos que permitem a impressão de comprovantes de entrada, saída e intervalos no trabalho.

São obrigadas a instalá-lo todas as empresas que já usam o ponto eletrônico e têm mais de dez empregados, como prevê a portaria nº 1.510 do Ministério do Trabalho, editada em agosto de 2009.

A justificativa do governo federal para a adoção do novo sistema é evitar fraudes na marcação da jornada.

Para Oswaldo Oliveira Filho, diretor da área de Confecção da Rosset e da Abit, entidade que representa 30 mil indústrias têxteis e de confecção do país, as empresas perdem produtividade. "Na confecção, a produção é cronometrada. Imagine perder tempo para que cada empregado imprima seu comprovante", afirma.

Para o setor financeiro, um dos maiores entraves é que as empresas usam sistemas integrados de marcação de ponto com folha de pagamento e setor de recursos humanos. "As empresas devem desembolsar mais milhões para readaptarem seus sistemas ou jogam tudo no lixo?", diz Magnus Apostolico, superintendente de relações trabalhistas da Febraban, a federação do bancos.

(Em Tempo Online)

Votorantim, se prepara para a 14ª Caminhada da Penha

Saída será na Matriz São José, com o destino até a Serra de São Francisco.

Em 2011 foram arrecadados mais 4,7 toneladas de alimentos.

A cidade de Votorantim, interior de São Paulo, se prepara para receber a 14ª Caminhada da Capela da Penha, que será no dia 15 de abril. A saída será na Matriz São Jose, com o destino até a Serra de São Francisco o caminho tem cerca de 20 km.

O policiamento e a infraestrutura são garantidas pelo Prefeitura Municipal da cidade.

O evento tem uma camiseta personalizada. Para consegui-la o interessado deve doar 5 kg de arroz ou 1 kg de feijão. Em 2011 foram arrecadados mais 4,7 toneladas de alimentos.

Sated inaugura sede em Sorocaba

Espaço do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo em Diversão do Estado de São Paulo fica na Coronel Benedito Pires

Estamos pensando em fazer parcerias, trazer cursos, pessoas para falar, na intenção de ajudar na capacitação da classe, explica Mário Pérsico - Por: Luiz Setti


Uma solenidade no Chalé Francês marca hoje a inauguração da sede física do Sindicato dos Artistas e Técnicos de Espetáculo em Diversão do Estado de São Paulo (Sated/SP), que já realiza atendimento na cidade há dois anos, sob orientação de Mário Pérsico. Além de garantir direitos aos artistas, o objetivo com a sede é organizar eventos, oficinas e cursos, para capacitar os profissionais da região em 2012, adianta Pérsico.

"Queremos que as pessoas fiquem sabendo que o escritório está aberto, mas há cerca de dois anos o Sated está funcionando em Sorocaba, mesmo antes da inauguração do espaço. O sindicato visa proteger o artista, garantir o que fala a legislação sobre piso salarial, direito a aposentadoria e todas as regalias que muitas vezes o artista que trabalha informalmente, nem sabe que tem direito", explica o diretor teatral. A filial que atende Sorocaba e região ficará no 5º andar do antigo hotel Ferrareto, na Coronel Benedito Pires, 44, Centro.

De acordo com ele, mesmo sem um levantamento oficial, é grande o número de artistas da região que já se sindicalizaram. Um dos fatores que influenciaram a adesão, acredita, é o curso de Teatro: Arte-Educação, oferecido pela Universidade de Sorocaba (Uniso).

Além de Pérsico, o ator Renato Gomes, uma atendente e um advogado para prestar assistência jurídica compõem a equipe que ficará à frente da escritório, que será dirigido pela sede do sindicato na Capital. "A diretora é a Lígia de Paula, do Sated da Capital. Aqui em Sorocaba é uma representação", reforça Pérsico. De acordo com ele, desde que começaram a atender em Sorocaba, as solicitações se concentram em uma dúvida: como fazer para se profissionalizar? Cada caso é um caso, pondera Pérsico, mas adianta que é preciso ter, no mínimo, três anos de atividade profissional comprovada.

"Com três anos comprovados com recortes de jornal, por exemplo, já pode requerer o registro profissional (DRT) provisório. Com quatro anos, pode requerer o definitivo. O tempo é o que se pressupõe necessário para a pessoa realizar um curso. É preciso procurar a sede, de segunda a sexta-feira, em horário comercial, para darmos a instrução de acordo com o caso de cada um. Se precisar, pode ser pedido uma interpretação de cena para avaliar", ensina.

Ao ser questionado sobre o mal estar entre classe artística e Sated, logo que iniciaram o trabalho na cidade e não permitiram a apresentação de artistas amadores no festival com essa pretensão, Pérsico classificou como um "mal entendido" e afirmou que a situação já está esclarecida. Tanto que no festival do ano passado, lembra ele, não houve nenhum problema. Para o diretor, essa posição não interferiu na adesão dos profissionais ao sindicato, conta, afirmando que não há uma resistência dos artistas em se sindicalizar; o problema, segundo o parecer dele, é de caráter financeiro, já que o DRT custa atualmente R$ 460. "Estamos pensando em fazer parcerias, trazer cursos, pessoas para falar, na intenção de ajudar na capacitação da classe, realizando intercâmbios, entre outros eventos", planeja Pérsico.

(
Maíra Fernandes - Jornal Cruzeiro do Sul)

Prazo para solicitar ou transferir título de eleitor vai até 5 de maio

O prazo para os cidadãos que ainda não solicitaram o seu título de eleitor, ou que desejam transferir o domicílio, termina dentro de um mês, no dia 5 de maio. A data também é o limite para quem precisa fazer a revisão dos dados eleitorais. O primeiro turno das Eleições 2010 ocorre no dia 3 de outubro, quando acontecem as eleições gerais para presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, deputados estaduais e distritais.

Pré-atendimento virtual

Para adiantar o processo e evitar possíveis filas nos cartórios, o cidadão pode solicitar o título e atualizar seus dados cadastrais no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do Título NET. É necessário, inicialmente, preencher o formulário virtual, com todas as informações solicitadas.

Para finalizar o procedimento é preciso que o requerente compareça a um cartório eleitoral, no prazo de cinco dias corridos, tendo em mãos os originais e as cópias dos documentos solicitados, além do número de protocolo gerado pelo pré-atendimento online. Quem não se apresentar pessoalmente no cartório, dentro do prazo determinado, terá o processo cancelado.

Os documentos exigidos são: carteira de identidade, comprovante de residência, título anterior (se for o caso) e, para os cidadãos do sexo masculino, comprovante de quitação militar.

Voto no exterior

Eleitores com domicílio no exterior são obrigados a votar ou justificar o voto nas eleições para presidente da República. Para votar fora do país, os cidadãos devem se cadastrar em uma embaixada ou consulado brasileiro ou em qualquer cartório eleitoral no Brasil.

O não cumprimento da obrigação impede a obtenção de passaporte ou identidade. O cidadão também fica impossibilitado de requerer qualquer documento perante repartições diplomáticas no exterior, entre outras restrições.

O prazo para o alistamento ou transferência de domicílio eleitoral para o exterior também se esgota no dia 5 de maio.

É necessário apresentar um documento oficial brasileiro de identificação - original ou cópia autenticada -, no qual conste o nome completo, data de nascimento, filiação, nacionalidade e naturalidade, comprovante de residência e quitação militar. No caso de transferência, o eleitor deve comprovar residência mínima de três meses no novo domicílio.

(Portal O Dia)

Uniso participa do Encontro da ADG-Brasil

A Uniso sediará o Encontro da Associação dos Designers Gráficos do Brasil (Encontro-ADG), que acontecerá simultaneamente em 17 cidades brasileiras, no dia 2 de abril.

O evento terá palestras sobre “Práticas Profissionais”, que serão ministradas por profissionais de diferentes regiões em instituições de ensino parceiras da ADG, que visa promover o diálogo e o intercâmbio de ideias entre designers gráficos.

A Uniso receberá o designer gráfico Kiko Farkas, um dos principais nomes da área na atualidade, que dirige desde 1987 a Máquina Estúdio, pequeno laboratório de pesquisas visuais.

Kiko desenvolve projetos para clientes como Embratur, Unicamp, SescSP, CosacNaify, Companhia das letras, Pão de Açúcar, BMW e Pepsico, entre outros. Seu estúdio é responsável também pela programação visual da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo e pela marca “Brasil”, de difusão e promoção do País como destino turístico no mercado nacional e internacional.

O evento faz parte das atividades do curso de Design da Uniso - que oferece as linhas de formação específica em Design Gráfico, Design de Produto e Design de Interiores; e será realizado no Auditório C, na Cidade Universitária (Rod. Raposo Tavares, km 92.5), às 19h, com a participação de estudantes e profissionais de toda a Região.

Informações e inscrições pelo site: www.adg.org.br/encontro

Vereador quer proibir uso de caixas de papelão para embalar compras

(Foto: Fernando Rezende)

Um projeto de lei em tramitação pela Câmara Municipal proíbe a reutilização de caixas de papelão como alternativas às sacolas plásticas, usadas para embalar compras em supermercados, hipermercados, açougues, bares, restaurantes, padarias e congêneres de todo e qualquer estabelecimento comercial em Sorocaba. A iniciativa, de autoria do vereador José Antônio Caldini Crespo, do DEM, ainda precisa passar pelas comissões técnicas da Casa antes de ser votada.

Com o fim das sacolas plásticas, tem se tornado prática corrente por parte de estabelecimentos comerciais o fornecimento ao consumidor de caixas de papelão que já foram usadas pela indústria nas vendas em grandes quantidades para o comércio, sendo reutilizadas como embalagens para o acondicionamento de produtos comprados, especialmente nos supermercados, hipermercados e mercearias, como alternativa às sacolas plásticas recentemente proibidas. Caldini Crespo, argumentando a favor do seu projeto ser comum flagrar o uso de caixas de material de limpeza e enlatados na acomodação de compras de todo o tipo, inclusive alimentos, entende, porém, que a reutilização de caixas de papelão representa elevado risco à saúde pública. Segundo ele, estudos indicam maior quantidade de bactérias nessas embalagens do que em sacolas plásticas ou ecobags, por exemplo. "Foram verificados coliformes totais em 80% das amostras de caixas de papelão, 62% apresentaram coliformes fecais e 56% Escherichias coli, além de fungos, bolores e leveduras", acrescenta.

O texto do projeto torna obrigatória a destinação dessas embalagens para reciclagem. E lembra ainda o vereador que os estabelecimentos comerciais também são responsáveis pelo gerenciamento e destinação adequada dos resíduos sólidos gerados por suas atividades. "Distribuindo aos consumidores as caixas de papelão para serem reutilizadas, os supermercados, por exemplo, repassam a responsabilidade para o consumidor".

O projeto prevê advertência, multa de R$ 10 mil (valor que será dobrado em caso de reincidência) ou suspensão das atividades por cinco dias para os estabelecimentos que descumprirem a lei. Em caso de desrespeito frequente à norma, a pena poderá ser de fechamento definitivo. Caso seja aprovado, a fiscalização ficará a cargo das Vigilâncias Sanitárias, que também poderão aplicar as penalidades previstas na lei que estabelece as infrações à legislação sanitária federal.

INDISPONIBILIDADE DE TELEFONES GRATUITOS POR ÓRGÃOS PÚBLICOS - Por outro lado, em resposta a requerimento de autoria do vereador Caldini Crespo (DEM), que solicitou informações do Executivo sobre a indisponibilidade dos telefones de emergência ou utilidade pública disponibilizados pelo Saae (115), pela Vigilância Sanitária (150) e pelo Serviço de Proteção ao Consumidor/Procon (151), cuja ativação depende somente do órgão a que cada um se destina, não cabendo às operadoras de telefonia qualquer responsabilidade pelo fato deste ou aquele número de emergência ou utilidade pública estar mudo ou desativado, o prefeito Vitor Lippi está esclarecendo à Câmara que o telefone do Saae (115) gera um custo ao usuário, estando disponível o telefone 0800-77011195, custeado pela própria Autarquia e assim, neste caso, o munícipe fica isento de pagar ligação. Acrescentou, contudo, que o Saae também está, porém, verificando junto à Anatel novos sistemas de cobrança.

Quanto ao telefone da Vigilância Sanitária (150), o prefeito informou que tal serviço não funciona em regime de plantão e sim em horário comercial, de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. Já quanto à inoperância do telefone 151 (Procon) se deve à completa reestruturação administrativa, estando aquele órgão estudando a prestação do serviço 151.

(Jornal Diario de Sorocaba)


Passeio ciclístico vai comemorar 4º aniversário do "Pedala" neste domingo

Passeio ciclístico vai comemorar 4º aniversário do "Pedala" neste domingo

O quarto aniversário do programa "Pedala Sorocaba" será comemorado pela Prefeitura de Sorocaba e pela Urbes – Trânsito e Transportes neste domingo, dia 1º de abril, junto com a população.

Um grande passeio vai agitar as ruas da cidade. A concentração dos ciclistas está programada para as 8h30. A partir das 9h os grupos partirão de quatro pontos: Parque Campolim (zona sul), avenida General Carneiro, na praça Oxford (zona oeste), Parque dos Espanhóis (zona leste) e na avenida Ipanema com a rua Castanho Taques (zona norte). A festa vai terminar no Parque das Águas.

O percurso de cada ponto de saída até o Parque das Águas tem cerca de 7 quilômetros de extensão e a duração estimada é de cerca de 1h20.

O Pedala Sorocaba

O Pedala Sorocaba faz parte de um plano cicloviário criado para incentivar o uso da bicicleta como uma opção modal de transporte na cidade, além do uso para o lazer.

Como Sorocaba conta, atualmente, com mais de 90 km de ciclovias, o Pedala contribui, por meio de ações e eventos de caráter de impacto, para a mobilização de ciclistas que são estimulados a praticar os seus deslocamentos com as bicicletas.

O programa foi baseado em iniciativas e experiências internacionais (Bogotá e Guadalajara) e surgiu em Sorocaba em 2008. Desde 2009 está sob a coordenação da Urbes, cujo foco voltado para o conceito da mobilidade sustentável vem sendo implementado em suas ações.

Entre as ações promovidas pelo Pedala, destaque para os grandes passeios ciclísticos, o Espaço Pedala (fechamento da avenida Dom Aguirre, aos domingos, junto ao Parque das Águas, das 8h às15h); A Escola do Pedala, realizado aos domingos na ação Via Viva, na avenida Itavuvu; o Pedala Noturno (passeio ciclístico noturno que acontece uma vez por mês); o Pedala Cultural (versão especial do Pedala Noturno, com a narrativa histórica dos pontos visitados durante o percurso); a Semana da Bicicleta; o Fórum Técnico Pedala; a Volta Ciclística do Estado de São Paulo (parceria com a Rede Globo); e o apoio às provas ciclísticas, entre outros.

(Agência Sorocaba)

Seis equipes já confirmaram participação no '24 Horas de Caminhada'

Seis equipes já confirmaram participação no "24 Horas de Caminhada"

Esse tradicional evento da Prefeitura será realizado no dia 13 de abril, a partir das 9h, na pista de caminhada do Paço Municipal.

Até esta segunda-feira (26), seis equipes já tinham confirmado participação, na modalidade de revezamento, no programa "24 Horas de Caminhada". Também muitas pessoas fizeram sua inscrição individual. O tradicional evento, promovido pela Prefeitura de Sorocaba, será realizado este ano a partir das 9h do dia 13 de abril na Pista de Caminhada "Odilon Araújo", no entorno do Paço Municipal, no Alto da Boa Vista.

De acordo com Carlos Eduardo Valter, que faz parte da comissão organizadora, o "Caminhada" será encerrado exatamente 24 horas depois, na manhã de sábado, dia 14 de abril, após muitas atrações e surpresas durante o dia, à noite e madrugada. As equipes que concluírem o revezamento, mantendo pelo menos um participante caminhando durante toda a duração do evento, receberão prêmios.

As inscrições continuam abertas e podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, pelos telefones (15) 3233.0258 ou 3233.9079 ou no Ginásio Municipal de Esportes, que fica à Rua José Martins, na Vila Hortência.

"24 Horas de Caminhada" é organizado pelo Projeto Caminhada, envolvendo as secretarias de Esporte (Semes), Saúde (SES) e Educação (Sedu). A Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso) é parceira há anos e, além de participar com uma equipe, acompanhará mais uma vez as demais inscritas.

(Agência Sorocaba)