sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Secom Sorocaba: Universidade do Trabalhador disponibiliza 210 vaga...

Secom Sorocaba: Universidade do Trabalhador disponibiliza 210 vaga...: A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), por meio da Universidade do Trabalhador (Unit), abre nesta sexta-feira (26) as inscrições de 2...

Secom Sorocaba: Operação especial contra a dengue será na Vila Zac...

Secom Sorocaba: Operação especial contra a dengue será na Vila Zac...: A Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), realiza neste sábado (27) a operação especial cont...

Secom Sorocaba: UBS Vila Hortência realiza oficina de planejamento...

Secom Sorocaba: UBS Vila Hortência realiza oficina de planejamento...: Nesta terça-feira (30), a UBS Vila Hortência não fará atendimentos ao público entre 10h30 e 15h30. Durante este horário, os funcionários da...

Secom Sorocaba: Comitê do tráfico de pessoas define as propostas p...

Secom Sorocaba: Comitê do tráfico de pessoas define as propostas p...: O Comitê Interinstitucional de Prevenção e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas de Sorocaba e Região definiu as propostas da região que serã...

Secom Sorocaba: Serviços de pavimentação atendem ao Centro e mais ...

Secom Sorocaba: Serviços de pavimentação atendem ao Centro e mais ...: A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), realizou nesta semana serviços para o recapeament...

Duas alas serão inauguradas no Hospital Santa Lucinda na próxima sexta-feira

A superintendência do Hospital Santa Lucinda (HSL) divulgou hoje a inauguração de duas alas previstas para semana que vem: hemodinâmica (tratamento cardíacos e vasculares) e litotripsia (rompimento de cálculos renais sem cirurgia). De acordo com o superintendente do hospital, José Augusto Rabello Júnior, atualmente cerca de 100 procedimentos na litotripsia e mais de 150 na hemodinâmica têm sido feitas por mês."A intenção é melhorar os atendimentos e até ampliá-los", defendeu.

O hospital é o único da região credenciado pelo SUS para realizar esse tipo de procedimento. O serviço estará disponível para médicos urologistas, que poderão encaminhar e acompanhar seus pacientes. Os usuários do SUS deverão seguir o procedimento de praxe, ou seja, primeiramente, devem procurar as unidades de referência, que farão o encaminhamento. Já os clientes de planos de saúde poderão ser acompanhados pelo próprio médico assistente ou pelas equipes do hospital.

Com a nova ampliação, o HSL continuará atendendo pacientes de convênios e particulares, cujos médicos assistentes poderão realizar o procedimento no hospital. A inauguração será no próximo dia 2 de agosto, às 16h, no setor de hemodinâmica.

Agenda

Alimente-se Bem e Culinária para Colesterol Alto

Estão abertas as inscrições para os cursos de alimentação do Sesi Sorocaba, para o mês de setembro.
Veja a relação dos cursos:
Alimente-se Bem: Celebrando 10 anos do Alimente-se Bem
Datas: 8, 15 e 22 de setembro (quintas-feiras) ou 10, 17 e 24 de setembro (sábados) das 8h30 às 11h50.
Alimente-se Bem: Especial Sobremesas
Datas: 9, 16 e 23 de setembro (sextas-feiras) das 8h30 às 11h50 .
Os dois cursos são gratuitos.
Sabor na Medida Certa: Nutrição e Culinária para Colesterol Alto
Datas: 12, 19 e 26 de setembro (segundas-feiras), das 13h30 às 16h50 ou
13, 20 e 27 (terças-feiras), das 18h às 21h20. O curso é gratuito e a apostila (opcional) custa 5 reais.
Culinária e Nutrição: Cupcakes, Muffins e Docinhos de Colher
Datas e horários: 14, 21 e 28 de setembro (quartas-feiras), das 13h30 às 16h50 ou 15, 22, e 29 de setembro (quintas-feiras), das 18h às 21h20.
As inscrições devem ser feitas pessoalmente, na Secretaria Única do Sesi, rua Duque de Caxias, 494, no Mangal. O curso custa 28 reais para beneficiários da indústria e 40 reais para não-beneficiários.

Torneio de Truco

Domingo (28) tem Torneio Aberto de Truco no Sesi Sorocaba. As inscrições podem ser feitas até a data do evento. A 16ª edição do torneio será realizada a partir das 10h, nas dependências do Centro de Lazer e Esportes do Sesi, rua Duque de Caxias, 494, Mangal. A taxa é de 20 reais por dupla, e as inscrições podem ser feitas até uma hora antes do evento. Mais informações pelos telefones (15) 3388-0419 ou 3388-0420.

Reunião para casais - Seicho-No-Ie

Hoje (26), às 20h a Seicho-No-Ie Regional Sorocaba promove, em sua sede, mais uma edição de Reunião para Casais, com entrada gratuita. Os temas que serão abordados pelo preletor Paulo Ricardo Arriba são: "Como proceder em face de desentendimentos no Lar", "Quando o outro não age do jeito que queremos" e "Quando o casal tem opiniões divergentes".
Paralelamente será realizada palestra para jovens e crianças. A sede da Seicho-No-Ie Sorocaba fica na av. Com. Pereira Inácio, 700.

Avaliação Psicológica

O Espaço Articulado, em parceria com a Associação Brasileira de Rorschach e Métodos Projetivos (ASBRo) realiza ciclo de cursos voltados para Avaliação Psicológica. Amanhã (27), das 8h30 às 12h30 o tema é "Desenvolvimento Normal e Psicopatologia Infantil" (Simone Hurtado Bianchi Sanches). Em 24/09, o tema é "Teste das Fábulas" (Simone Hurtado Bianchi Sanches); em 22/10 - "Avaliação psicológica pelo método de Rorschach, Sistema Compreensivo: princípios norteadores"(Carla Hisatugo); 10/12 - "Técnicas projetivas de Zulliger no Sistema Compreensivo" (Renata da R. C. Franco). O público alvo são alunos de Psicologia, a partir do 3º ano e psicólogos. Inscrições para o ciclo completo custam 800 reais para estudantes (4 cheques pré datados) e mil reais para profissionais (4 cheques pré datados). Até o dia 22, a inscrição tem 5%. Informações em www.espacoarticulado.com.br ou (15) 3227-3788 ou (15) 3018-9512.

Atendimento Psicológico Gratuito

O Plantão Psicológico acontece todas as terças e quintas gratuitamente com equipe de profissionais coordenados pela psicóloga Esmeralda Guillen. O atendimento é das 17h às 21h, por ordem de chegada dos interessados, na av. Carlos Reinaldo Mendes, 774. Informações (15) 96654829/81140360/34189331.

Harmonia familiar e paz

O Centro de Investigação Parapsicológicas de Sorocaba (Cipaso) promove no dia 2 de setembro (sexta), das 20h às 23h30, o curso "Harmonia Familiar e Paz", ministrado pelo prof. Válter Franceschini, no Auditório Parâmetros, rua Oswaldo Segamarchi, 15, em Santa Rosália. Informações e inscrições (15) 3231.0958 / 2104.0307 / 3231.7750. Até 31 de agosto, o custo do curso é de 50 reais.

(Jornal Cruzeiro Do Sul)

Roupa Nova se apresenta hoje no Recreativo Campestre em Sorocaba

Ainda dentro das comemorações pelos trinta anos de carreira (completados, na verdade, em 2010), o Roupa Nova se apresenta hoje na sede campestre do Clube União Recreativo. O show, claro, repassa os sucessos desse período, com direito a um aparato tecnológico que destaca projeção de imagens de alta definição e efeitos de luz e som. Antes, o público terá a oportunidade de se divertir ao som do casal de DJs Sergio "Crica" Guariglia e Lúcia. A dupla comanda os pick ups, tocando um set list que destaca temas da década de 80, até para reforçar o clima de então.

Sobre o grupo, tudo já foi praticamente falado. O sexteto que reúne Ricardo Feghali, Sergio Herval, Paulinho, Cleberson, Nando e Kiko tem uma trajetória na cena musical quase de domínio público. Artistas experientes, que frequentaram a escola da noite, acompanhando e cantando ao lado de nomes consagrados, eles decidiram levar adiante o projeto da banda no final dos anos 70.

E foram apadrinhados por ninguém menos do que Milton Nascimento, cuja canção "Roupa Nova", gravada no álbum "Sentinela" (e, antes disso, por Beto Guedes, em "Sol de Primavera") acabaria por batizar o conjunto. Cada integrante trouxe a bagagem artística que acumulou na busca do estrelato. Os caras estudaram, mesmo, música, conhecem a fundo aquilo que fazem, além de terem como referência ícones como os Beatles, Stevie Wonder, Led Zepelin, Eric Clapton, os californianos do Toto, Ringo Starr, Erasmo e Roberto Carlos, para listar alguns.

Ricardo Feghali, por exemplo, embalou muitos romances nos idos de 70 como Richard Young (era prática comum, então, brasileiros usarem pseudônimos e cantar em inglês), intérprete de "Rainy Day", canção melosa que fez parte da trilha sonora da novela "Locomotivas", levada ao pela Rede Globo em 1977. Serginho, o baterista, participou de um álbum do guitarrista do Genesis, Steve Hacket. O primeiro registro em disco traria hits como "Canção de Verão", "Sapato Velho" e "Bem Simples".

Pelo menos estas duas últimas estarão no repertório da apresentação de logo mais, a trigésima que a banda faz na cidade, considerando que, desde que se lançou, inclui Sorocaba no roteiro das suas turnês.

A elas somam-se, certamente, "Coração Pirata", "Whisky a Go Go", "Show de Rock"n Roll", "Seguindo no Trem Azul" e outras. Ainda existem ingressos disponíveis para o show, com preços a partir de R$ 25. Eles podem ser adquiridos no Recreativo Central, à Praça Cel. Fernando Prestes nº 43. Os portões do clube, que fica na rua Francisco Paulo Braion nº 650, Jardim Guadalajara, serão abertos às 20h.

Outras informações pelos telefones (15) 3231.1452, e 3234.9440, ou no site www.zeventos.com.

Feira de adoção de animais termina neste sábado em Votorantim

A feira de adoção de cães e gatos, realizada pela prefeitura de Votorantim por meio da Secretaria da Saúde, termina neste sábado (27). De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses, 25 animais já foram adotados, e há outros disponíveis para adoção.

No ato da escolha do animal os proprietários recebem todas as orientações referentes a alimentação, passeio e cuidados, além de panfletos explicativos. Segundo a Zoonoses, ao adotar um cão ou gato, precisa ter a consciência de que ele pode viver por mais de uma década naquela casa. Todos os animais destinados ao processo de adoção passam por um programa de vermifugação, esterilização e vacinação.

Vale lembrar que o dono responsável é aquele que vacina o animal de estimação anualmente; passeia com ele todos os dias, para que ele se exercite e se socialize com outros cães e com as pessoas; oferece um alimento balanceado, próprio para cães, evitando dar comida caseira; mantém limpo o local onde o cão fica com água fresca à disposição; procura o veterinário quando adoece e não tenta medicá-lo por conta própria.

A feira acontece no complexo Urbanístico "José de Oliveira Souza" (Praça Zeca Padeiro), ao lado do Paço Municipal, das 9 às 16h30. A doação de animais continua permanentemente no Centro de Controle da Zoonoses, das 9h às 16h, na Avenida Santo Antônio, ao lado do cemitério municipal. Mais informações pelo telefone 3243-3807.

Confira a programação do Ônibus da Mulher até o final do mês

O Ônibus da Mulher, unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, estará neste sábado (27), das 9h às 17h, na Igreja Evangélica Quadrangular do Herbert de Souza, na Av. Itavuvu, 5.350. No domingo (28), das 13h às 18h, os atendimentos serão feitos durante a Semana Nacional da Família, na EM "Inês Rodrigues Cesarotti", no Vitória Régia.

Na segunda e terça-feira (29 e 30), das 9h às 16h, o Ônibus Rosa finalizará os atendimentos do mês na Casa do Cidadão da Av. Ipanema.

Não é preciso agendar horário para ter acesso aos serviços oferecidos no Ônibus da Mulher, basta comparecer ao local indicado. Aqueles que possuírem cartão do SUS ou das unidades de saúde devem levar o documento para facilitar encaminhamentos e agendamentos.

Taça Baltazar Fernandes 2011 começa neste domingo

A Taça Baltazar Fernandes, considerada a 3.ª Divisão do futebol varzeano de Sorocaba, será aberta neste domingo com 16 jogos.

Estarão em campo as equipes dos grupos A a H.

Já os times das chaves I a P devem estrear no outro final de semana.

Pela tabela divulgada pela Secretaria Municipal de Esportes, as partidas serão disputadas em quatro horários: 8h40, 10h30, 13h30 e 15h20.

Todos os jogos ocorrem nos centros esportivos da cidade. Serão utilizados o de Pinheiros, Dr. Pitico, Maria Eugênia e Brigadeiro Tobias.

Considerado o campeonato mais democrático do futebol varzeano sorocabano já que os times não dependem de classificações em anos anteriores para participar, a Taça Baltazar desta temporada terá a participação de 75 equipes.

Elas estão divididas em 16 grupos.

São 11 chaves com cinco equipes cada e cinco chaves com quatro equipes.

De acordo com o regulamento, os times jogarão entre si dentro dos grupos em turno único.

Os dois melhores de cada se classificam para a fase de 16 avos de final, que será disputada em jogo único, eliminatório, assim como as oitavas de final.

A partir das quartas de final, as eliminatórias passam a ser disputadas em jogos de ida e volta.

Os dois finalistas estarão automaticamente promovidos para a disputa da Taça Palácio dos Tropeiros, a 2.ª Divisão da várzea de Sorocaba.

No ano passado, o campeão da Baltazar foi o Corinthinha do Éden, que bateu o Jardim Mathilde na decisão.

Confira abaixo a relação completa de todos os jogos programados para este domingo:

Campeonato Municipal de Futebol

Taça Baltazar Fernandes 2011

1ª Rodada - Grupos A a H

28 de agosto (Domingo)

Hora

Gr/Jg

Local

Mandante

Gol

Gol

Visitante

08h40

A

CE Pinheiros

Novo Horizonte

Avalanche

08h40

A

CE Dr. Pitico

Pérola Negra

Ponte Nova

08h40

D

CE Brig. Tobias

Vila Hortência

Paineiras

08h40

D

CE Maria Eugênia

Tabajara

Comercial São Bento

10h30

C

CE Brig. Tobias

3.º Tempo Bar e Café

Casa Branca

10h30

C

CE Dr. Pitico

AEC Torres

Ajax

10h30

E

CE Maria Eugênia

Unidos do Sorocaba I

Josane

10h30

E

CE Pinheiros

Tubarão Barbudo

13 de Maio

13h30

F

CE Pinheiros

Enquadros

Acadêmico

13h30

F

CE Maria Eugênia

Santa Márcia

Ponte Preta da Vila Helena

13h30

H

CE Brig. Tobias

Grêmio Fepasa

Colorado

13h30

H

CE Dr. Pitico

Fênix

Maria Cristina

15h20

B

CE Maria Eugênia

Baronesa

Vila Maria

15h20

B

CE Pinheiros

SC Aparecidinha

Monte Leal

15h20

G

CE Brig. Tobias

Grêmio Vitória Régia

Usabs

15h20

G

CE Dr. Pitico

Atleta Cidadão

Independente Jardim Ipiranga