sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Metareciclagem recebe inscrição para cursos na 2ª feira

A Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), por meio do Projeto Metareciclagem, recebe na segunda-feira (05) as inscrições para os cursos de Informática Básica, Montagem/Manutenção de Micro e Web Designer. Os interessados devem ter, no mínimo 11 anos.

As aulas começam na primeira quinzena de fevereiro de 2012 e, de acordo com os critérios estabelecidos pela Sert, as vagas serão preenchidas por ordem de chegada dos candidatos.

As inscrições devem ser feitas das 8h às 11h30 e das 13h às 16h diretamente na sede do Metareciclagem, que fica na Avenida 9 de Julho, 1.066, na Vila Barão. A Sert não fornecerá vale-transporte. Informações pelo telefone (15) 3417.3825.

"Cantatas de Natal" visitam Mercado Distrital, Brigadeiro Tobias e Quintais do Imperador

“Cantatas de Natal” visitam Mercado Distrital, Brigadeiro Tobias e Quintais do Imperador

A programação especial de Natal 2011 da Prefeitura de Sorocaba, que começou no último dia 1º, levará nesses próximos dias a programação especial das "Cantatas de Natal nos Bairros" aos moradores da região do Mercado Distrital (dia 03), de Brigadeiro Tobias (dia 04) e do Quintais do Imperador (dia 05).

Os eventos, realizados pela Secretaria da Cultura e Lazer, têm início sempre às 19h e contam com a participação do Coral Adulto do Programa "Mais Cultura".

Também receberão a "Cantata" nos próximos dias, conforme agenda da programação especial de fim de ano, os bairros Vitória Regia, Ana Paula Eleutério, Éden e Cajuru; além do Parque dos Espanhóis.

Especialistas da área participam de curso de atualização para o enfrentamento da dengue

Palestras serão ministradas pelo médico infectologista José Ricardo Pio Marins, do Ministério da Saúde, e pelo professor dr. Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Eles vão abordar suas experiências a profissionais da Saúde de Sorocaba e de oito cidades da região.

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Área de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde (SES), promove na segunda-feira (5) um curso de atualização para membros da rede de assistência à saúde da cidade e da região, visando à preparação ao enfrentamento da dengue no Verão 2011-2012. O encontro será realizado a partir das 19h, no Salão Verde da Unidade Seminário da Prefeitura, que fica na Avenida Eugênio Salerno, 140, no Centro. Além de Sorocaba, também participam profissionais de Votorantim, Araçoiaba da Serra, Porto Feliz, Itu, Mairinque, Salto de Pirapora, Alumínio e Iperó.

Neste ano, o curso de atualização contará com a participação de especialistas da área: o coordenador geral de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, o médico infectologista José Ricardo Pio Marins, e o professor doutor Kleber Giovanni Luz, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ambos falarão sobre a situação epidemiológica e o manejo clínico da dengue.

O secretário Ademir Watanabe explica que esta atualização integra asações da SES para o enfrentamento da doença nos próximos meses, definidas no Plano de Contingência elaborado pelo Comitê Municipal de Combate à Dengue. "A Prefeitura está fazendo tudo que é possível para tentar evitar o aumento de casos de dengue, mantendo, de maneira permanente, as ações de combate ao mosquito transmissor. Mas as medidas preventivas também são responsabilidade da população: cada um deve fazer sua parte, eliminando os criadouros do Aedes aegypti",alerta.

A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello, diz que a atualização é de extrema importância e, por isso, aguarda a presença de grande número de profissionais da área no encontro. "Além de participarem de uma reciclagem e se prepararem melhor para enfrentar a dengue, os profissionais da rede de saúde de Sorocaba e da região terão a oportunidade de ouvir as experiências e as orientações de especialistas", comenta.

A palestra do médico Pio Marins, que terá início às 19h30, abordará sobre "Situação Epidemiológica da Dengue". Em seguida, o professor Kleber Giovanni Luz, falará sobre "Manejo Clínico da Dengue".

Vila Helena recebe mais uma vez a operação contra a dengue

Neste sábado (3), a Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), realiza mais uma vez a operação especial contra a dengue na Vila Helena, na Zona Norte. Como o bairro é grande, a Seção de Controle de Zoonoses quer atingir todas as ruas e, por isso, é necessário dividir a ação em várias semanas. O ponto de partida é o mesmo: as equipes sairão às 8h30 do Centro de Integração Social (CIS), que fica na Rua Arthur Gonçalves.

Os agentes passarão orientações e informações aos moradores do bairro sobre a dengue. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egresso de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes e vão ajudar na coleta dos materiais que possam acumular água de chuva, como vasos, pneus, garrafas etc. A operação deve ser finalizada às 14h.

Sábado: dia de combater a dengue

Sábado é o dia em que todos os sorocabanos devem dedicar alguns minutos de seu tempo para vistoriar a casa e remover todos os criadouros do mosquito da dengue. Esta é uma recomendação da Prefeitura para que a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o Aedes aegypti.

Assim, neste sábado, cada cidadão deve eliminar de sua casa todos os objetos que possam acumular água de chuva. Além disso, também é preciso verificar se as calhas estão limpas e desobstruídas e se as caixas d'água estão tampadas. O combate à dengue deve ser uma ação permanente do cidadão: durante o ano todo é preciso ficar atendo e eliminar os criadouros do mosquito transmissor.

Via Viva apresenta manobras radicais com bicicletas neste domingo

Via Viva apresenta manobras radicais com bicicletas neste domingo

Os fãs de esportes radicais terão uma boa razão para ir ao Via Viva neste domingo (4). Em uma parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Serviço Social do Comércio (Sesc), atletas irão fazer uma exibição de BMX Flatland, que são manobras radicais com bicicletas realizadas no solo e em uma rampa.

A apresentação visa apresentar esta modalidade à população e conscientizar a todos sobre a importância da utilização da bicicleta com segurança e responsabilidade. A 29ª edição do projeto ainda leva à Av. Itavuvu, das 8h às 13h, uma variada programação de esportes, lazer, cultura e serviços.

Entretanto, o BMX Flatland não será a única opção para os que gostam de esportes. A Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) promoverá uma aula aberta, voltada a crianças, jovens e adultos, apresentando técnicas e curiosidades da modalidade. E além de caminhar, correr, pedalar ou andar de skate e patins, os frequentadores poderão se exercitar na "Academia ao Ar Livre".

Já quem quiser aproveitar o fim de semana para cuidar da saúde, os Ônibus da Mulher e do Homem prestarão atendimentos, na altura do nº 2.000 da Itavuvu. Outra atração será a exposição "Aves Urbanas", onde o público poderá conhecer algumas das espécies que habitam o Parque da Biquinha. Ainda haverá a apresentação dos projetos da Prefeitura de formação profissional, saúde, esportes, cultura e lazer voltados aos jovens.

As atrações voltadas às crianças serão a pintura facial, brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa e a Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito. O "Vai e Vem" oferece empréstimos de livros gratuitamente e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A cada domingo, o Via Viva tem levado à avenida entre três a sete mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes). A Av. Itavuvu fica fechada para o trânsito, das 8h às 13h, em um trecho de 2Km, entre a UPH da Zona Norte e a Av. Atanásio Soares.

A estrutura oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.

A Semes solicita aos participantes que forem passear, caminhar, brincar ou mesmo praticar a corrida ao longo da avenida que procurem manter a direção das vias (são duas pistas e seu uso deve ser igual ao utilizado pelos veículos).

Aos ciclistas a orientação é a mesma, além de não empinarem as bicicletas e de terem prudência ao transitar pela avenida em respeito e segurança das pessoas que estão participando do evento.

Ônibus da Mulher e do Homem estarão no Via Viva, no domingo

Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, participarão da 29ª edição do Via Viva neste domingo (4) na Avenida Itavuvu, na Zona Norte, das 8h às 13h. Neste sábado (3), os dois ônibus também atenderão juntos, das 9h às 16h, durante o evento "Mega Ação Solidária", que acontecerá na Igreja do Evangelho Quadrangular da Avenida Arthur Bernardes, 655, Vila Progresso.

Agenda da semana

Na segunda e terça-feira (5 e 6), o Ônibus Rosa fará os atendimentos no Supermercado Bom Brasil, à Rua Manoel Camargo Sampaio, Vila Helena. Em ambos os dias, a unidade estará no local das 9h às 16h.

Na quarta-feira (7), o Ônibus da Mulher não funcionará, pois passará por manutenção e, na quinta-feira (8), participará de um evento fechado em uma empresa da cidade. Na sexta-feira (9), das 9h às 16h, a unidade estará no CEI 79, à Rua Massaharu Taniguchi, 65, no Jardim Botucatu.

O Ônibus Azul não fará atendimentos na segunda-feira (5), pois participará de um evento fechado do Sindicato dos Caminhoneiros. Na terça-feira (6), das 9h às 12h e das 14h às 16h, a unidade estará na Igreja São José, à Avenida General Carneiro, 824, Cerrado. Na quarta-feira (7), ele participará de um evento fechado em uma empresa da cidade. Na quinta e sexta-feira (8 e 9), das 9h às 12h e das 9h às 12h e das 14h às 16h, respectivamente, o Ônibus Azul estará no Hospital Jardim das Acácias, à Avenida General Carneiro, 1.136, Cerrado.

Prefeitura premia os vencedores do Concurso Jornalístico e Publicitário 2011, na 2ª feira

Na noite desta segunda-feira (5), durante solenidade no Ipanema Clube, serão conhecidos e premiados os vencedores do Concurso Jornalístico e Publicitário 2011 da Prefeitura de Sorocaba. O evento será presidido pelo prefeito Vitor Lippi, a partir das 20h. Os vencedores em cada modalidade receberão R$ 1.200,00 e troféu correspondente.

Promovido por meio da Secretaria da Comunicação (Secom), o concurso é realizado anualmente desde a década de 70. O objetivo é incentivar e valorizar os profissionais de comunicação da cidade, premiando os melhores trabalhos relacionados a Sorocaba e veiculados no ano anterior (2010) ao prêmio pela mídia local.

“Esse prêmio serve de estímulo para todos nós, comunicadores”, destaca o secretário Valter Calis. “Além de um maior número de trabalhos inscritos, a cada ano percebemos que a qualidade dos materiais enviados também está cada vez melhor, que mostra a dedicação do profissional sorocabano”, completa.

Os prêmios estão divididos em quatro categorias: Imprensa (Jornal e Revista), Rádio, Televisão e Publicidade. Os interessados inscreveram um trabalho por modalidade. Ao todo são 25, incluindo reportagens, revistas, suplementos, fotografias, outdoors, campanhas impressas, radiofônicas e televisivas na área da publicidade, entre outros. Este ano, foram inscritos à premiação 113 trabalhos: 43 na categoria Publicidade, 40 na Imprensa, 18 na Televisão e 12 na Rádio.

Todos os trabalhos foram avaliados por uma comissão julgadora e receberam notas de zero a 10. A comissão foi formada por representantes oficialmente indicados pela Academia Sorocabana de Letras, Associação Sorocabana de Imprensa, Associação das Agências de Propaganda de Sorocaba e Região, Câmara Municipal e Prefeitura de Sorocaba.

Sorocaba recebe craques do futebol para jogo beneficente no próximo dia 10

O Estádio "Rui Costa Rodrigues" (Estrada) receberá no próximo sábado (dia 10), a partir das 15h, o 5º Futebola de Ouro. Promovido pelo Panathlon Club Sorocaba, com apoio do Fundo Social de Solidariedade (FSS), o evento terá como principal atração uma partida entre "Amigos do Abelha" x "Amigos do Careca", tendo como preliminar o jogo "Veteranos de Sorocaba" x "Imprensa".

A entrada aos espectadores será por meio da doação de um brinquedo novo, que será revertido à Festa de Natal que a UBS da Vila Sabiá tradicionalmente prepara para as crianças do bairro. O evento será no dia 16. "Além de poder conferir um jogo de futebol, que todo brasileiro adora, essa será uma oportunidade de a população também colaborar com o Natal de mais de 2 mil crianças residentes naquela região da Vila Sabiá", destaca Denise Lippi, primeira-dama e presidente do FSS.

O jogo principal reunirá nomes conhecidos do torcedor brasileiro, em times comandados por Careca, ex-centroavante da Seleção Brasileira e de clubes, como o Guarani, São Paulo, Napoli (Itália) e Santos; e Abelha, ex-goleiro do São Bento e do São Paulo.

O evento também homenageará personalidades do futebol e da imprensa. Neste ano os destaques são os atletas do Esporte Clube São Bento, como Zecão, Ney Roz e Nenê, que jogaram na década de 60 e 70, e Sérgio (1956), pai de Zé Sérgio, ex-atleta do São Paulo Futebol Clube. Os jornalistas Doraci Solla Galera e Clodoaldo Armando Judica (in memorian) também serão lembrados.

Para os jogos entre os veteranos estão escalados: Adilson Neri, Claudinho Cardoso, Claudinho Anacleto, Beto Lara, Fernandão, João Cavalcanti, Ronaldo Cebola, Edmilson Pedro Souza, Ismael, Claudinho Anacleto, Vitor Mosca, Ronaldo Dias, Eugênio Herbest, João Fagundes, Daniel Habibs, José Geraldo.

A equipe da imprensa será formada por: Coutinho (São Bento), Fábio Rogério (Jornal Cruzeiro do Sul), Caio (Radio Cacique), Léo (Radio Cacique), Caio Rossini (Rádio Cruzeiro FM), Serginho Campos (Toque de Primeira), Rubine (TV Tem), Régis (TV Tem); André Fasano (Rádio Cruzeiro FM), Marcelo Duarte (Jornal Bom Dia), Nelson (TV Tem), Everton (TV Tem), Luiz Junior (Jornal Bom Dia), Mateus (TV Tem), Luiz (TV Tem), Lauro Campos (Rádio Cruzeiro FM/Toque de Primeira).

Para o jogo de fundo, a equipe Amigos do Abelha será formada por ex-profissionais do Clube São Bento, entre 86 e 87, e que também se destacaram em outras equipes, como Tupãzinho (ex-Corinthians), Ademar (ex-São Caetano), Guinei (ex-Corinthians), Odair (ex-Palmeiras), Selmo, Hélio, Márcio, Aguinaldo, Toninho Oliveira, Paulo Robson, Júlio César, Nildo, Guinei, Jorge, Cacau, Zé Carlos, Moisés, Geraldo, Ney Roz, Ademar, Gatãozinho, Carlinhos Anão, Zé Hélio e Alemão.

Além dos atletas de 2002, campeões da Copa Federação, como Nenê, Vladimir, Tita, Juninho Paraná, entre outros, além do próprio Abelha. Os destaques do Amigos do Careca são: Zenon (ex-Corinthians), Ailton Lira (ex-Santos), João Paulo (ex-Guarani), Gil Baiano (ex-Palmeiras e Bragantino), Manguinha (ex-Guarani), e o próprio Careca. Os jogos serão apitados pelo árbitro da CBF, Guilherme Ceretta de Lima.

Mais de 300 famílias assinam, neste sábado, a escritura de propriedade no Nova Esperança

As primeiras 320 famílias beneficiadas, das 729 que serão atendidas na Vila Nova Esperança, pelo Programa de Regularização Fundiária da Prefeitura de Sorocaba assinam neste sábado (03) as escrituras de recebimento de doação das suas propriedades. As famílias serão atendidas nas instalações do Território Jovem do bairro, das 9h e 17h, por funcionários da Secretaria de Negócios Jurídicos (SEJ).

Este é o segundo final de semana consecutivo que funcionários da SEJ atendem os moradores de duas áreas de regularização fundiária em Sorocaba. O objetivo é concluir logo o processo de transmissão de propriedade. No dia 26 de novembro, foram convocadas 420 famílias das 925 que serão beneficiadas pela Regularização Fundiária no Jardim Ipiranga.

Do total, 280 famílias estiveram no plantão que aconteceu na Casa do Cidadão do Jardim Ipiranga, onde assinaram o contrato, que equivale à escritura de doação. Outras 77 famílias se dirigiram ao atendimento central da Regularização Fundiária, que fica na Rua Álvaro Soares, 431, e, 63, ainda não concluíram o procedimento.

Segundo Francisco Carlos Rodrigues da Silva, diretor da Área de Regularização Fundiária da SEJ, parte destas famílias que estão concluindo o procedimento da regularização receberá os registros de seus imóveis em cartório até o final do ano.

"Não sabemos ainda o número preciso, pois o trabalho é contínuo. Mas todas as famílias, inclusive as que serão convocadas posteriormente, podem ficar tranquilas que o trabalho da Regularização Fundiária prossegue na cidade", explica.

Sorocaba possui 54 áreas de Especial Interesse Social e cerca de 10 mil famílias, o equivalente a 50 mil pessoas, necessitam da assistência da Regularização Fundiária. Os primeiros documentos equivalentes à escritura de imóvel foram entregues no final de 2010, para cerca de mil famílias do bairro Ana Paula Eleutério. Os próximos beneficiários são moradores do Jd. Ipiranga e do Nova Esperança.

Forte chuva em Sorocaba gera ocorrências na cidade

O setor da Defesa Civil registrou diversas ocorrências na cidade na tarde desta quinta-feira (01) devido a forte chuva e vento que atingiu Sorocaba em vários pontos. Até às 17h o balanço era de onze quedas de árvores nos bairros de Brigadeiro Tobias, Barcelona, Vila Haro, Novo Horizonte, Vila Leão, Vila Sabiá, Nova Sorocaba, Paineiras e Vila Barão.

Segundo o órgão, vinculado à Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), a forte chuva também provocou três pontos de alagamento e as vias precisaram ser interditadas: Avenida Juvenal de Campos, Avenida 15 de Agosto (Retiro São João) e Rua João Gabriel Mendes (Jd. Maria do Carmo). Houve anda a queda de três outdoors nas avenidas Brasil e General Osório, além de um no Jardim Leocádia.

Ainda, de acordo com a Sesco, houve uma interdição residencial na Rua Isaltino Guanabara Rodrigues Costa, na Vila Barão. Não houve vítimas. Agentes sociais e da Defesa Civil estão no local averiguando a situação.

A Defesa Civil cita que nos bairros Jardim Ipiranga e Marli ocorreram retorno de esgoto. A ação já foi solucionada pelo Saae. Houve um alagamento, provocado por enxurrada, que acabou entupindo as galerias na Rua Victor Gomes Corrêa, em Brigadeiro Tobias. O Saae estava tomando as medidas necessárias.

Até o momento, o índice pluviométrico do Paço Municipal é de 38mm e a régua instalada no Rio Sorocaba marca 50cm positivo.

As ações da Defesa Civil de Sorocaba contam com o apoio do Corpo de bombeiros, de assistentes sociais da Secretaria da Cidadania (Secid) e funcionários da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe). Não há previsão de mais tempestades na cidade nesta quinta-feira.

Informações com a Defesa Civil pelos telefones 199 ou 3228.1234. O telefone do Corpo de Bombeiros é 193.

Compra Certa será apresentado em Congresso

O Programa Compra Certa, desenvolvido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Administração, para normatizar e agilizar a aquisição de compras e serviços pela administração, está ampliando o grau de transparência de todos os procedimentos públicos. Devido a isso, o Compra Certa será um dos destaques da 4ª edição do Congresso Administra Brasil que acontece entre os próximos dias 4 a 7, em Florianópolis (SC).

O secretário da Administração (Sead), Mário Pustiglione, vai integrar a Rodada de Ideias do evento para abordar sobre o programa Compra Certa aos demais participantes. Além disso, ele será homenageado pela organização entre os cem melhores gestores municipais de áreas com a mesma finalidade. Os premiados foram escolhidos por meio de uma pesquisa, onde foram observados os critérios transparência, bom uso de verba púbica e responsabilidade social.

Zoonoses promove feira de adoção de animais nesta sexta e sábado

A Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba promove nesta sexta-feira e no sábado (2 e 3) a tradicional feira de adoção de animais. O evento será realizado, em ambos os dias, na Praça Dirceu Doretto (ao lado da loja Telha Norte), no Parque Campolim, das 9h às 16h.

Além de disponibilizar os filhotes para adoção, há orientação aos interessados sobre os cuidados e deveres que devem ser observados por quem deseja ter um bichinho de estimação. O chefe da Zoonoses, Leandro Arruda, explica que a ação faz parte do programa permanente de Posse Responsável de Animais. "Nosso objetivo é a conscientização. As pessoas que adotam um animal devem compreender que esta decisão envolve responsabilidade e precisa ser bem avaliada", comenta.

Todos os bichinhos disponíveis para adoção na Zoonoses – seja no canil ou nos eventos agendados – são cadastrados antecipadamente, passam por uma avaliação com médico veterinário, são vacinados e medicados com vermífugo. Quem adota um cachorro ou um gato tem direito a castrá-lo na Unidade de Controle Animal (UCA) mantida pela Prefeitura de Sorocaba.

Outras informações sobre o trabalho de Posse Responsável de Animais e a inscrição para doar animais na próxima feirinha podem ser obtidas no Canil Municipal, pelo telefone 3222.2484.

Ambulatório do Pé Diabético realiza festa de Natal

A equipe do Ambulatório do Pé Diabético, programa mantido pela Secretaria Municipal da Saúde (SES) da Prefeitura de Sorocaba, vai oferecer uma festa antecipada de Natal aos pacientes assistidos. O evento será realizado nesta sexta-feira (2), a partir das 10h, na Policlínica Municipal de Especialidades e contará com orientações de nutricionistas e da médica endocrinologista Cristiane Delgado.

Além das palestras, os participantes ganharão livros de receitas diet para as comemorações de fim de ano. Cerca de 40 pacientes devem comparecer à festa.

Para a coordenadora do ambulatório, a enfermeira Regina Fátima Gonzales, além da confraternização entre os pacientes, a festa será uma ótima oportunidade de mostrar que há alternativas para a elaboração de pratos especiais que possibilitam montar uma ceia de Natal deliciosa e muito saudável.

Prefeitura de Sorocaba abre inscrições para pré-escola e creches

A Secretaria da Educação (Sedu) publica nesta sexta-feira (02), no Jornal Oficial "Município de Sorocaba", o edital definindo as inscrições para as vagas na educação infantil (creche e pré-escola) para o ano letivo de 2012. São mais de 8 mil vagas oferecidas em Centros de Educação Infantil (CEI) atendendo crianças nascidas entre abril de 2006 a outubro de 2011.

Conforme o edital, as inscrições começam na segunda-feira (05) e se encerram na quinta-feira (08). Cada unidade de CEI exibirá em lugar visível a Resolução e a Portaria que regem o edital, para conhecimento dos pais e interessados. As inscrições devem ser realizadas das 8h30 às 16h30. No ato da inscrição devem ser apresentados os documentos e comprovantes de endereço dos pais ou responsáveis e também o documento da criança.

O edital completo também estará disponível a partir desta sexta-feira no Portal da Cidadania: www.sorocaba.sp.gov.br.

"Umbigo do Mundo" será encenado no Parque da Água Vermelha neste final de semana

Neste mês de dezembro, as apresentações da peça infantil "Umbigo do Mundo", de Carlos Roberto Mantovani, acontecerão no Parque da Água Vermelha. O público poderá conferir a apresentação gratuitamente já neste final de semana (dias 3 e 4), a partir das 15h.

Realizado por meio de uma parceria entre a Área de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Grupo Manto, a montagem divertida e lúdica conta a história dos urbanizados Fritz e sua esposa Julieta que partem para uma aventura na selva e rios da Amazônia. Lá, se deparam com o "Peixe Bota" que foi parar no rio graças à poluição.

Em um jogo de transformação constante, o "Boto" do Rio Amazonas, que serve como guia ao mundo encantado das águas, a "Vitória Régia" e muitos outros personagens, lendas, plantas e animais trazem à tona nesta peça teatral temas positivos e extremamente importantes como natureza, preservação do meio ambiente e reciclagem.

As apresentações, também, acontecerão novamente no "Água Vermelha" nos dias 10, 11, 17 e 18. O parque fica na Rua România, 150, no Jardim Europa. Informações pelo telefone 3221.6643.

Alckmin e Lippi assinam contrato para investimentos em saneamento básico na região

Dos nove municípios contemplados, seis são da região de Sorocaba.

Na manhã desta quinta-feira (1°), o prefeito de Sorocaba e presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Sorocaba e do Médio Tietê (CBH-SMT), Vitor Lippi, esteve com o governador Geraldo Alckmin, em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, na capital. O objetivo foi o de assinar um contrato para a viabilização de um repasse de R$ 35,6 milhões para a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs) em nove municípios do interior paulista.

Os recursos são do Programa de Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), da Agência Nacional de Águas (ANA), para a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo). Essas obras representam investimentos de R$ 173,7 milhões por parte da Sabesp. Os municípios contemplados são: Alumínio, Boituva, Araçariguama, Jarinu, Conchas, São Roque e Bragança Paulista. Os investimentos em Joanópolis e Sarapuí serão assinados em breve.

Em seu pronunciamento, Alckmin salientou que o problema de poluição das bacias hidrográficas do Estado deverá ser reduzido com a intensificação do tratamento de esgoto. "Das nossas 22 bacias hidrográficas, seis estão em situação crítica e quatro em estado de atenção, o que representa 80% da população do Estado. Temos um desafio extraordinário pela frente e a nossa principal tarefa é o planejamento urbano", destacou.

Ainda, durante a cerimônia, Alckmin elogiou o trabalho realizado pela Prefeitura de Sorocaba no Programa de Despoluição do Rio Sorocaba. "O trabalho realizado é impressionante. Lá existe o Serviço Autônomo de Água e Esgoto e é nítida a recuperação que foi feita neste manancial", ressaltou.

O prefeito Vitor Lippi, que representou todos os prefeitos contemplados pela ação, elogiou o compromisso do Governo do Estado com a questão do saneamento básico. "Estamos muito satisfeitos. Das nove cidades, seis são da nossa região. Em nome de todos os prefeitos da região de Sorocaba agradecer a efetivação desse contrato que beneficiará 350 mil pessoas. Esse é um ponto positivo, graças ao governador Geraldo Alckmin. São Paulo mostra mais uma vez o seu compromisso com o meio ambiente e com o futuro", declarou Lippi.

Até 2014, todos os municípios do interior do Estado de São Paulo atendidos pela Sabesp terão 100% de coleta e tratamento de esgoto e 100% de tratamento da água. Em 2016, será o litoral norte a receber essa contemplação e, em 2020, a região metropolitana de São Paulo.

Criado pela ANA em 2001, o Prodes consiste na concessão de estímulo financeiro pela União, na forma de pagamento pelo esgoto tratado, aos prestadores de Serviço de Saneamento que investirem na implantação e operação de ETE. O pagamento é feito quando comprovada a redução da carga poluente dos esgotos domésticos, de acordo com metas de desempenho estabelecidas em contrato. "Esse é um programa muito inteligente, que estimula as boas políticas públicas, pois só existe o repasse da verba, assim que a obra esteja concluída e comprovadamente eficiente", explica o governador.

A assinatura teve também a presença do secretário de Saneamento e Recursos Hídricos, Edson Giriboni, da diretora-presidente da Sabesp, Dilma Pena, do presidente da ANA, Vicente Andreu Guillo, e do Superintendente da Caixa Econômica Federal, Rogério Tavares, entre outras.

Secid promoverá festa de integração entre jovens e famílias participantes de programas sociais

A Secretaria da Cidadania (Secid) promoverá na próxima semana uma tarde festiva de integração entre jovens e famílias que são atendidos pelos programas e projetos desenvolvidos nos Centros de Referência e Assistência Social e nos Centros de Referência Especializado de Assistência Social, existentes em diversos bairros da cidade. O encontro deverá reunir pelo menos seiscentas pessoas.

O evento está agendado para terça-feira (06), das 13h às 17h, no Centro Esportivo do Jardim Simus, que fica na Avenida Américo Figueiredo, 1.200. De acordo com a Secid, a programação da festa inclui atividades de lazer e recreação, brinquedos infláveis, orientação a respeito de beleza, acupuntura e muita música. Também haverá a distribuição de lanches aos participantes.

Fim de semana tem 'Hora do Chorinho','Encontro com o Choro' e 'Banda no Coreto'

Neste fim de semana, três projetos realizados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Lazer, vão levar muita música a vários bairros. Neste sábado (03), a Biblioteca Infantil "Renato Sêneca da Sá Fleury", no Centro, recebe, a partir das 10h, o grupo "Entre Amigos" que animará o ambiente com o melhor dos clássicos da MPB. O projeto "A Hora do Chorinho" também fará apresentações neste dia, a partir das 17h, no Mercado Distrital, no Jd. Brasilândia.

Ainda no sábado, o programa "Banda no Coreto", que apresenta marchinhas, sambas-canções e os clássicos da MPB, estará na Arena do Parque "João Pelegrini", no Central Parque, a partir das 17h, com a Corporação Musical "Francisco Dimas de Melo". No domingo, o show acontecerá com a Corporação Musical "Carlos Gomes", a partir das 11h, no Via Viva, na Av. Itavuvu, e a "Francisco Dimas de Melo" se apresenta novamente, às 17h, em Santa Rosália.

Todas as apresentações são gratuitas e visam proporcionar aos moradores a oportunidade de apreciar uma programação cultural focada na música instrumental, com clássicos e melodias conhecidas.

Biblioteca Infantil - Exposição de Presépios na começa na terça-feira



Biblioteca Infantil - Exposição de Presépios começa na terça-feira

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, promove a partir da próxima semana na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury" a exposição "Presépios – História de Uma Tradição". A mostra tem início na terça-feira (06) e reunirá 16 presépios artesanais do Brasil e da América Latina, retratando o nascimento de Jesus. A exposição segue até o dia 6 de janeiro de 2012.

Todos os presépios são de pequenas proporções, destacando a delicadeza do trabalho dos artesãos e as figuras representadas, seguindo as características dos locais onde foram produzidas. Como exemplo, poderão ser visitados os presépios peruanos e bolivianos que são vestidos com trajes típicos daqueles países. Outro destaque é a variedade de material utilizado, que vai desde a palha de milho, passando pela argila cozida e policromada, pedra, madeira e mármore. Todas as peças foram cedidas por colecionadores

"Além de designar a representação plástica da cena da Natividade que a tradição cristã localizou num estábulo, a palavra presépio ou presepe strictu sensu – estábulo ou lugar onde se recolhe o gado designa também as representações dramáticas do Nascimento de Jesus. Em algumas regiões do Nordeste (Pernambuco, Alagoas, etc.), do mesmo modo que em certas regiões de Portugal (Figueira da Foz, etc.), é presépio ou presepe, também sinônimo de auto pastoril, de drama cantado rememorando o nascimento do Salvador", explica José Rubens Incao, responsável pela Biblioteca Infantil.

Ainda na Biblioteca Infantil, também na terça-feira, das 14h às 16h, acontecerá uma Oficina de Presépios para crianças de 7 a 12 anos. Para participar, basta se inscrever na própria Biblioteca, que fica à Rua da Penha, 673 – Centro, e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. Informações pelo telefone 3231.5723.

Tradição

A tradição de se montar presépios remonta ao século XIII. O primeiro foi feito em 1223 por São Francisco de Assis, nas redondezas de Greccio, na Itália. Dizem que, passeando por uma floresta, São Francisco encontrou um estábulo abandonado. No dia seguinte, levou ao local uma estátua de criança, colocando-a sobre a palha, representando o nascimento de Jesus. Os animais que acompanhavam São Francisco ficaram em volta e os moradores da região foram chegando. Eles cantaram músicas natalinas.

Como São Francisco observou que as Igrejas ficavam vazias na Noite de Natal, pediu ao Papa para fazer uma réplica da gruta nos templos. Autorizado, montou o primeiro presépio. Florença foi a primeira cidade a seguir o exemplo, que se difundiu até chegar aos dias atuais, menor em tamanho, mas montado em quase todas as casas e igrejas.

No Brasil, o presépio chegou inicialmente em Pernambuco, trazido por Frei Gaspar de Santo Agostinho, por volta de 1630. Em Sorocaba, a tradição de se armar presépios foi muito forte até meados do século XX. Eram famosos os presépios confeccionados por portugueses e pelas madres do Convento de Santa Clara. As famílias realizavam visitas entre si para louvar os presépios armados nas salas de visitas, em diferentes materiais, iluminados a vela ou a luz elétrica. Alguns tinham movimento e encantavam, principalmente, as crianças.

Existem algumas crendices em relação ao presépio. Acredita-se que quem armar o presépio uma vez, deve armá-lo durante sete anos seguidos, para ter sorte e ganhar o céu. E deve-se também visitar sete presépios no Natal, pois foram sete as hospedarias percorridas por Maria e José.