sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Via Viva apresenta manobras radicais com bicicletas neste domingo

Via Viva apresenta manobras radicais com bicicletas neste domingo

Os fãs de esportes radicais terão uma boa razão para ir ao Via Viva neste domingo (4). Em uma parceria da Prefeitura de Sorocaba com o Serviço Social do Comércio (Sesc), atletas irão fazer uma exibição de BMX Flatland, que são manobras radicais com bicicletas realizadas no solo e em uma rampa.

A apresentação visa apresentar esta modalidade à população e conscientizar a todos sobre a importância da utilização da bicicleta com segurança e responsabilidade. A 29ª edição do projeto ainda leva à Av. Itavuvu, das 8h às 13h, uma variada programação de esportes, lazer, cultura e serviços.

Entretanto, o BMX Flatland não será a única opção para os que gostam de esportes. A Liga Sorocabana de Boxe (Lisoboxe) promoverá uma aula aberta, voltada a crianças, jovens e adultos, apresentando técnicas e curiosidades da modalidade. E além de caminhar, correr, pedalar ou andar de skate e patins, os frequentadores poderão se exercitar na "Academia ao Ar Livre".

Já quem quiser aproveitar o fim de semana para cuidar da saúde, os Ônibus da Mulher e do Homem prestarão atendimentos, na altura do nº 2.000 da Itavuvu. Outra atração será a exposição "Aves Urbanas", onde o público poderá conhecer algumas das espécies que habitam o Parque da Biquinha. Ainda haverá a apresentação dos projetos da Prefeitura de formação profissional, saúde, esportes, cultura e lazer voltados aos jovens.

As atrações voltadas às crianças serão a pintura facial, brinquedos infláveis, jogos de basquete, damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa e a Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito. O "Vai e Vem" oferece empréstimos de livros gratuitamente e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida e que oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

A cada domingo, o Via Viva tem levado à avenida entre três a sete mil pessoas, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes). A Av. Itavuvu fica fechada para o trânsito, das 8h às 13h, em um trecho de 2Km, entre a UPH da Zona Norte e a Av. Atanásio Soares.

A estrutura oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.

A Semes solicita aos participantes que forem passear, caminhar, brincar ou mesmo praticar a corrida ao longo da avenida que procurem manter a direção das vias (são duas pistas e seu uso deve ser igual ao utilizado pelos veículos).

Aos ciclistas a orientação é a mesma, além de não empinarem as bicicletas e de terem prudência ao transitar pela avenida em respeito e segurança das pessoas que estão participando do evento.

Nenhum comentário: