quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Workshop e Desfile de Moda Ecológica acontecerão neste domingo, no Campolim

Neste domingo (30), das 14h às 18h, o Rotary Clube de Sorocaba Centenário realizará um Workshop e um Desfile de Moda Ecológica, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Parque Campolim. O objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido por ONGs sorocabanas no setor.

Realizado com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Parcerias (Separ), a ideia é estimular mudanças de atitudes e a formação de novos hábitos da população relacionados à redução, reutilização e reciclagem de materiais, com objetivo de recuperar e preservar o meio ambiente.

Para essa ação, a organização contará com a participação voluntária de estudantes universitários da área de Meio Ambiente. Eles desenvolverão as oficinas gratuitas, abordando temas relacionados com o problema do lixo aos interessados, conscientizando-os da necessidade de redução, separação, destinação e reciclagem dos vários tipos de lixo. A Secretaria do Meio Ambiente também realizará oficinas de plantio e doação de mudas.

De acordo com a presidente do Rotary Clube de Sorocaba Centenário, Larissa Schorr Lescura, as atividades pretendem estimular a criatividade e o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de destacar que tal prática tem sido vista por como uma forma eficiente de geração de renda.

“Atualmente, muitas pessoas têm tirado o sustento do que outras descartam como lixo. Se cada um se conscientizar mais da necessidade de um consumo racional e do descarte adequado dos resíduos sólidos domésticos, poderemos desempenhar um papel importante nesse ciclo, que ainda tem permitido o resgate de valores humanos, como respeito, solidariedade e responsabilidade ambiental”, comenta.

Desfile de Moda Ecológica

Pelo menos sete ONGs e duas empreendedoras ambientais voluntárias de Sorocaba participarão da atividade. Eles vão mostrar os projetos que desenvolvem e o resultado dos trabalhos com a produção de moda ecológica.

Atualmente, além de bijuterias e acessórios, roupas estão sendo confeccionadas com matéria-prima reciclada, como o pet, por exemplo, que é transformado em tecido, abastecendo algumas lojas que estão se especializando nesse tipo de produto. Segue a relação das ONGs participantes:

Asipeca – Presta assistência a pessoas carentes com câncer e/ou curadas, tendo no artesanato uma ferramenta de arte-terapia para resgatar a estima dos assistidos. A ONG desenvolverá no evento oficinas para produção de “Flor de Fuxico”, em tecido de sombrinha.

Projeto Mulheres em Foco (Reciclabijou) – Atende donas de casa depressivas com aulas de artesanato para estimular a capacidade criativa, a autoestima e uma nova forma de geração de renda. A instituição levará ao evento as oficinas para confecção de artesanato com chapas plásticas de Raio-X descartados.

Pode Crer - Promove a reinserção social de pessoas em situação de risco relacionada ao uso abusivo de drogas, prevenção à Aids e outras DSTs. A entidade promoverá oficina para ensinar cobrir botões com tecidos de sombrinhas.

CIM Mulheres – Atende mulheres em situação de vulnerabilidade, que buscam refúgio em função dos mais diferentes tipos de violência, drogas etc.. A Ong organizará o desfile de modas em parceria com a 'Sal da Terra'.

MOdahora – ONG que trabalha com jovens e adolescentes em situação de risco social, ensinando a pintura em tecidos para transformar camisetas em exclusivas. Instituição apresentará no desfile as camisetas

Lua Nova – Assiste jovens e adolescentes grávidas, em situação de vulnerabilidade social. A ONG participará do desfile com roupas e acessórios produzidos pelas meninas.

Nós Mulheres – Reúne mulheres que buscam no artesanato uma forma de resgatar a autoestima e oportunidade de geração de renda. No desfile, serão apresentadas as bolsas de recicláveis.

Rejiane e Ana Duarte – As voluntárias participarão das oficinas, apresentando as técnicas de trabalho com rolinhos que formam a base do papel higiênico, além de trabalhos com câmaras de pneus e garrafas pet.

Operação especial contra a dengue será nesta sexta-feira, excepcionalmente

A operação especial contra a dengue, tradicionalmente realizada aos sábados pela Prefeitura de Sorocaba, por meio das secretarias da Saúde (SES) e de Parcerias (Separ), ocorrerá nesta sexta-feira (28). Desta vez, dois bairros receberão a ação, que tem como objetivo retirar a maior quantidade possível de criadouros do mosquito transmissor da doença: o Jardim Monterrey e o Jardim Sol Nascente, ambos localizados na Zona Norte.

A operação terá início às 8h30 e o ponto de partida será a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Lopes de Oliveira, que fica na Rua Riuzaku Kanizawa, 795. Agentes da Seção de Controle de Zoonoses passarão orientações e informações aos moradores e os integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Sorocaba e Região (Coopereso) farão a coleta dos materiais que possam acumular água de chuva, como vasos, pneus, garrafas etc.. A ação deve ser finalizada por volta das 14h.

É importante que os moradores dos dois bairros colaborem, separando todos os materiais que possam acumular água da chuva e, assim, evitar a formação de criadouros do mosquito transmissor da dengue.

Território Jovem Ipiranga inscreve para o curso de Auxiliar de Escrita Fiscal

O Território Jovem Ipiranga, unidade da Secretaria da Juventude (Sejuv), abre na segunda-feira (31) as inscrições para o curso de Auxiliar de Escrita Fiscal, oferecido em parceria com a Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite), da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert).

Para se inscrever, o interessado deve ter entre 16 e 29 anos e se dirigir, até o dia 4 de novembro (ou até encerrar as vagas), à sede do TJ, que fica à Avenida Elias Maluf, 1.080, no Jd. Ipiranga, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

As aulas começam no dia 7 de novembro e serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h. Informações sobre inscrições e cursos podem ser obtidas pelo telefone 3221.3081.

“The Big Draw” prossegue no Via-Viva deste domingo

Sorocaba participa neste ano do “The Big Draw – O Grande Desenho”, considerado o maior festival deste tipo de arte no mundo. Até segunda-feira, dia 31, pessoas de várias idades desenharão em diversos lugares da cidade. E o programa municipal Via Viva não ficou fora deste evento.

Neste domingo (30), será a vez da Avenida Itavuvu - que fica aberta somente para o pedestre participar das atividades recreativas, culturais e de lazer desta ação municipal, entre 8h e 13h - servir de cenário para a criação de desenhos pelos adolescentes assistidos pelos programas “Pró-Jovem Adolescente” e “Ação Jovem”. A 23ª edição do Via Viva ainda levará à avenida uma variada programação esportiva, cultural, de saúde e lazer.

Lançado na Inglaterra em 2000, o “The Big Draw” acontece uma vez por ano, em vários países. O objetivo é criar, dar asas à imaginação e conviver com a família e amigos em uma atividade recreativa e educativa, mostrando que o desenho pode ser usado para conectar as pessoas. O projeto é realizado pela Prefeitura de Sorocaba, em parceria com o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs).

A programação do Via Viva traz outras atrações neste domingo (30), todas abertas ao público, como aulas de capoeira e ginástica aeróbica, apresentação de DJ e do Grupo Revivendo, que tocará chorinho e MPB, a partir das 10h. As crianças também poderão se divertir com pintura facial, brinquedos infláveis e jogos de damas, xadrez, pebolim e tênis de mesa. O espaço ainda oferece uma área para jogos de basquete e aulas da Escola do Pedala, com orientações sobre segurança no trânsito.

Para quem quiser cuidar da saúde, o público pode fazer gratuitamente uma avaliação do nível de gordura corporal e aplicação de “Quick Massage”, visando o alívio imediato de dores, cansaço físico e mental, estresse, desconforto muscular, além de melhoria na circulação sanguínea. Haverá ainda orientações sobre prevenção de cáries, problemas da gengiva e câncer bucal, com a entrega de kits de escovação. O projeto mantém também uma “Academia ao Ar Livre” e empréstimos de livros pelo programa “Vai e Vem Móvel” e a unidade Sabe Tudo, que fica próxima à avenida, oferece acesso à internet e espaço para leitura de livros, revistas e jornais do dia.

Todo domingo, a Av. Itavuvu é fechada ao trânsito de veículos, das 8h às 13h, num trecho de 2 km, entre a UPH Zona Norte e a Av. Atanásio Soares, para possibilitar ao público se divertir com a família, caminhar, correr, andar de bicicleta, skate ou patins e, ainda, passear com seu animal de estimação. O Via Viva tem levado à avenida a cada domingo de três a sete mil pessoas para se divertir, conforme dados da Secretaria de Esporte (Semes).

A estrutura do Via Viva oferece nove banheiros em três pontos da via e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar.

A Semes pede para que os participantes procurem manter a direção das vias na avenida, utilizadas normalmente pelos automóveis. Aos ciclistas, a orientação é que não empinem as bicicletas e tenham prudência no tráfego para a segurança de todos no percurso.

Fundo Social distribui os alimentos arrecadados no jogo Palmeiras x Sorocaba

O Fundo Social de Solidariedade (FSS) iniciou a distribuição dos alimentos arrecadados no 3º Dia da Solidariedade Case, realizado no último sábado (22). As primeiras entidades serão beneficiadas com doações entregues nos postos de troca montados pela Prefeitura. Quem esteve no Estádio Municipal “Walter Ribeiro”, o CIC, colaborou com os trabalhos assistenciais da cidade e se divertiu com jogo de masters entre Palmeiras e Seleção de Sorocaba, ao ver em campo grandes nomes do futebol brasileiro, como Ademir da Guia, Edu Bala, César Maluco, Paraná, Nenê, Abelha, entre outros.

De acordo com a Secretaria de Esportes (Semes), os postos do CIC, Centros Esportivos, Ginásio Municipal e Casas do Cidadão arrecadaram 1.785 quilos de alimentos não perecíveis. As primeiras entidades que serão beneficiadas são o Projeto Bola da Vez, o Lar São Vicente de Paulo, a Pastoral do Menor/Centro Social São José e o Centro de Orientação e Educação Social (Coeso) – Espaço Alcançarte. Os demais mantimentos, arrecadados pela Case, serão encaminhados ao FSS, para contabilização e distribuição.

O evento teve apoio da Prefeitura de Sorocaba e organização da Case Multiação, programa que envolve as ações sociais e sustentáveis mantidos pela empresa. Entre os presentes ao jogo estavam as crianças assistidas pelo Centro de Formação de Atletas Vânia e Vanira, da Associação Pintura Solidária, da Associação Bola da Vez, da Pastoral do Menor e do Projeto Pérola, além de atletas da Liga Sorocabana de Basquete (LSB), que não perderam a chance de garantir autógrafos e fotos com os ídolos do passado.

O jogo de masters entre Palmeiras e Sorocaba terminou empatado em 4 a 4. Entretanto, como destacou a primeira-dama e presidente do FSS, o placar foi o menos importante do jogo. “Arrecadamos muitos quilos de alimentos, mostrando que a solidariedade do povo sorocabano sempre foi muito significativa. Com muito amor e carinho, recebemos os jogadores do Palmeiras e este combinado de jogadores de Sorocaba, tornando este sábado (22) especial para a cidade, juntando esporte, entretenimento e solidariedade”, salientou.

Capitão do master do Palmeiras, Ademir da Guia, destacou a importância de parcerias como as da Prefeitura com a Case para a promoção de ações sociais. Ao citar a força do esporte como elemento de promoção social, o “Divino” citou o papel de ídolos do esporte neste sentido. “Tive a oportunidade de viver uma carreira profissional por 20 anos. Hoje, já chegando aos 70 anos, ainda participo de alguns eventos. Acho importantíssimo alguém que esteja olhando e ajudando”, ressalta.

Além de Ademir da Guia, o alvi-verde contou também com a presença do ex-centroavante César Maluco, como técnico, e o ex-meia Leivinha, como auxiliar. Em campo, estiveram os veteranos Edu Bala, Zé Luiz, Luiz Sérgio, Chiquinho, Valtão, Arouca, Carlão, Zé Mario, Célio, Reinaldo Chavier, Galo, Mário, Esquerdinha e Zé Roberto.

Já a Seleção de Sorocaba teve na comissão técnica craques do passado, como Ney Roz, Beto Lara, Claudinho Cardoso e Nenê. Entre os atletas, jogaram Paraná, Abelha, Claudinho Anacleto, Candinho, Selmo, Adilson Nery, Nildo, Geraldo, Cacau, Picuíra, Gatãozinho, Ismael, Valdir Ezzo e Jorge Gaúcho.

Plano Cicloviário de Sorocaba será apresentado em encontro internacional

Considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, o Plano Cicloviário de Sorocaba será apresentado como exemplo para outros países, durante o VI Congresso da Rede de Ciclovias Recreativas das Américas, que acontecerá em Medelín, na Colômbia. O secretário de Esporte e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes representarão o prefeito de Sorocaba no evento, no próximo dia 3 de novembro.

O prefeito foi convidado pela organização do encontro para fazer uma palestra aos participantes e, ainda, para ser homenageado com o título “Embaixador Honorário das Ciclovias”. Os secretários municipais é que farão tal recebimento e apresentarão a palestra, abordando como foi realizado o planejamento e a implantação das ciclovias em Sorocaba que, atualmente, estão com praticamente 85 km de extensão, com a previsão de chegar até os 100 km até o final de 2012, interligando todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de Sorocaba desenvolve o Plano Cicloviário como uma das ações prioritárias do Planejamento Estratégico Municipal, dentro dos ideais de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”. O projeto representa um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte.

Elaborado por técnicos da Urbes e da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o Plano Cicloviário de Sorocaba se viabiliza com a construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais fáceis. A Prefeitura ainda desenvolve programas voltados ao uso da bicicleta, como os paraciclos e bicicletários, e os programas “Pedala Sorocaba”, "Pedala Noturno", "Pedala 24 horas" e o "Via Viva". Em breve, Sorocaba terá também o programa "Bicicletas Públicas", que já se encontra em fase de licitação.

Campanha de orientação sobre a Hanseníase continua nas UBSs

A Secretaria da Saúde (SES), por meio do Programa Municipal de Controle da Hanseníase, realiza até quinta-feira (27) a Campanha de Combate à Hanseníase. O objetivo é divulgar os sinais e sintomas da doença e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. Assim, até este dia, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão examinando casos suspeitos e, se for necessário, fazendo o encaminhamento adequado.

O secretário da Saúde lembra que a orientação sobre os sinais e sintomas da doença é muito importante para que a população recorra ao serviço de saúde o mais rápido possível. Ele explica que uma vez iniciado o tratamento, o paciente deixa de transmitir a doença.

A coordenadora do Programa Municipal de Controle da Hanseníase da SES, Regina de Fátima Gonzales, destaca que o principal sinal que deve ser observado é a presença de manchas na pele, com perda de sensibilidade local. Quem possui esse tipo de manifestação deve procurar espontaneamente a UBS mais próxima da casa.

O programa

O Programa de Controle da Hanseníase funciona na Policlínica Municipal de Especialidades e, além de notificar os casos, trata o paciente com medicamentos e fornece acompanhamento multidisciplinar e de familiares. “A contaminação é por vias respiratórias em pessoas que têm contato íntimo e prolongado. A incubação do bacilo pode demorar até 5 anos, por isso, acompanhamos as pessoas durante este período”, diz a coordenadora do programa.

“As ações de orientação e diagnóstico precoce da hanseníase são realizadas durante todo o ano. Qualquer dúvida sobre a doença também pode ser esclarecida diretamente na Policlínica, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h”, lembra Regina.

A hanseníase é uma doença infectocontagiosa, de evolução crônica, que ocorre por contato direto e prolongado com um portador da forma multibacilar que não esteja em tratamento. Os principais nervos atacados são os relacionados com a sensibilidade da pele, movimentos das mãos, pés e face. O período de incubação varia de 2 a 5 anos, até o aparecimento dos primeiros sintomas, que são as manchas na pele, com perda da sensibilidade térmica ou dolorosa, e que não coçam. A partir daí já é possível confirmar o diagnóstico.
Em 2010 foram confirmados 36 casos novos de hanseníase em Sorocaba. Em média, 35% dos novos casos diagnosticados na cidade estão na fase contagiosa, o que caracteriza a transmissão ativa da hanseníase no município.