quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Plano Cicloviário de Sorocaba será apresentado em encontro internacional

Considerado um modelo nacional nas áreas de mobilidade urbana e qualidade de vida, o Plano Cicloviário de Sorocaba será apresentado como exemplo para outros países, durante o VI Congresso da Rede de Ciclovias Recreativas das Américas, que acontecerá em Medelín, na Colômbia. O secretário de Esporte e o presidente da Urbes – Trânsito e Transportes representarão o prefeito de Sorocaba no evento, no próximo dia 3 de novembro.

O prefeito foi convidado pela organização do encontro para fazer uma palestra aos participantes e, ainda, para ser homenageado com o título “Embaixador Honorário das Ciclovias”. Os secretários municipais é que farão tal recebimento e apresentarão a palestra, abordando como foi realizado o planejamento e a implantação das ciclovias em Sorocaba que, atualmente, estão com praticamente 85 km de extensão, com a previsão de chegar até os 100 km até o final de 2012, interligando todas as regiões da cidade.

A Prefeitura de Sorocaba desenvolve o Plano Cicloviário como uma das ações prioritárias do Planejamento Estratégico Municipal, dentro dos ideais de “Cidade Saudável” e “Cidade Educadora”. O projeto representa um novo conceito de qualidade de vida e mobilidade urbana, pois garante segurança aos ciclistas, estimula o lazer e a prática de atividades físicas, além de oferecer uma opção econômica e não poluente de transporte.

Elaborado por técnicos da Urbes e da Secretaria de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe), o Plano Cicloviário de Sorocaba se viabiliza com a construção de ciclovias em avenidas e interligações de pistas novas com as já existentes, para propiciar aos usuários deslocamentos mais fáceis. A Prefeitura ainda desenvolve programas voltados ao uso da bicicleta, como os paraciclos e bicicletários, e os programas “Pedala Sorocaba”, "Pedala Noturno", "Pedala 24 horas" e o "Via Viva". Em breve, Sorocaba terá também o programa "Bicicletas Públicas", que já se encontra em fase de licitação.

Nenhum comentário: