quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Workshop e Desfile de Moda Ecológica acontecerão neste domingo, no Campolim

Neste domingo (30), das 14h às 18h, o Rotary Clube de Sorocaba Centenário realizará um Workshop e um Desfile de Moda Ecológica, no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Parque Campolim. O objetivo é mostrar o trabalho desenvolvido por ONGs sorocabanas no setor.

Realizado com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio das Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e de Parcerias (Separ), a ideia é estimular mudanças de atitudes e a formação de novos hábitos da população relacionados à redução, reutilização e reciclagem de materiais, com objetivo de recuperar e preservar o meio ambiente.

Para essa ação, a organização contará com a participação voluntária de estudantes universitários da área de Meio Ambiente. Eles desenvolverão as oficinas gratuitas, abordando temas relacionados com o problema do lixo aos interessados, conscientizando-os da necessidade de redução, separação, destinação e reciclagem dos vários tipos de lixo. A Secretaria do Meio Ambiente também realizará oficinas de plantio e doação de mudas.

De acordo com a presidente do Rotary Clube de Sorocaba Centenário, Larissa Schorr Lescura, as atividades pretendem estimular a criatividade e o reaproveitamento de materiais recicláveis, além de destacar que tal prática tem sido vista por como uma forma eficiente de geração de renda.

“Atualmente, muitas pessoas têm tirado o sustento do que outras descartam como lixo. Se cada um se conscientizar mais da necessidade de um consumo racional e do descarte adequado dos resíduos sólidos domésticos, poderemos desempenhar um papel importante nesse ciclo, que ainda tem permitido o resgate de valores humanos, como respeito, solidariedade e responsabilidade ambiental”, comenta.

Desfile de Moda Ecológica

Pelo menos sete ONGs e duas empreendedoras ambientais voluntárias de Sorocaba participarão da atividade. Eles vão mostrar os projetos que desenvolvem e o resultado dos trabalhos com a produção de moda ecológica.

Atualmente, além de bijuterias e acessórios, roupas estão sendo confeccionadas com matéria-prima reciclada, como o pet, por exemplo, que é transformado em tecido, abastecendo algumas lojas que estão se especializando nesse tipo de produto. Segue a relação das ONGs participantes:

Asipeca – Presta assistência a pessoas carentes com câncer e/ou curadas, tendo no artesanato uma ferramenta de arte-terapia para resgatar a estima dos assistidos. A ONG desenvolverá no evento oficinas para produção de “Flor de Fuxico”, em tecido de sombrinha.

Projeto Mulheres em Foco (Reciclabijou) – Atende donas de casa depressivas com aulas de artesanato para estimular a capacidade criativa, a autoestima e uma nova forma de geração de renda. A instituição levará ao evento as oficinas para confecção de artesanato com chapas plásticas de Raio-X descartados.

Pode Crer - Promove a reinserção social de pessoas em situação de risco relacionada ao uso abusivo de drogas, prevenção à Aids e outras DSTs. A entidade promoverá oficina para ensinar cobrir botões com tecidos de sombrinhas.

CIM Mulheres – Atende mulheres em situação de vulnerabilidade, que buscam refúgio em função dos mais diferentes tipos de violência, drogas etc.. A Ong organizará o desfile de modas em parceria com a 'Sal da Terra'.

MOdahora – ONG que trabalha com jovens e adolescentes em situação de risco social, ensinando a pintura em tecidos para transformar camisetas em exclusivas. Instituição apresentará no desfile as camisetas

Lua Nova – Assiste jovens e adolescentes grávidas, em situação de vulnerabilidade social. A ONG participará do desfile com roupas e acessórios produzidos pelas meninas.

Nós Mulheres – Reúne mulheres que buscam no artesanato uma forma de resgatar a autoestima e oportunidade de geração de renda. No desfile, serão apresentadas as bolsas de recicláveis.

Rejiane e Ana Duarte – As voluntárias participarão das oficinas, apresentando as técnicas de trabalho com rolinhos que formam a base do papel higiênico, além de trabalhos com câmaras de pneus e garrafas pet.

Nenhum comentário: