segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Cruzeirão 2013 - 54º Torneio Aberto de Futsal

Cruzeirão 2013 - 54º Torneio Aberto de Futsal
Um dos torneios de futsal mais tradicionais do Brasil, com mais de 50 anos de existência. O evento é promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte (Semes), com o apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA).

Serão disputadas as seguintes classes e categorias:

Masculino:

Principal - nascidos em 1995 e anos anteriores
Veterano - nascidos em 1979 e nos anos anteriores
Quarentão - nascidos em 1973 e anos anteriores
Super Veterano - nascidos em 1968 e anos anteriores

Feminino:
Categoria única: nascidas em 1996 e anos anteriores

Inscrições:
As equipes devem se inscrever entre 17 de dezembro de 2012 e 21 de janeiro de 2013.
Confira os detalhes no regulamento: acesse aqui.

Inscrições para Taça Cidade serão abertas

No ano passado, o Paranazinho venceu o América e levou o título - Por: ARQUIVO JCS/ADIVAL B. PINTO


Começa na próxima segunda-feira e vai até 15 de fevereiro o prazo para inscrição na Taça Cidade, a primeira divisão do futebol varzeano de Sorocaba.

Vinte equipes têm direito a disputar a competição. São elas: Avenida, Beira Rio, Santa Cruz, Vila Helena, AAFM/Galácticos, América, América Lopes de Oliveira, João Romão, Alvorada, Cajuru, Gunhê, Jardim Planalto, Nova Esperança, Palestra, Paranazinho, Paulistano, Nova Sorocaba, Santa Terezinha, Ipê e Jardim dos Estados.

Para efetuar a inscrição, cada clube deve depositar a quantia de R$ 552,26 em favor do Fundo de Apoio ao Desporto Amador de Sorocaba (Fadas), no banco Itaú, agência 5865, conta corrente nº 02360-9.

Também é necessário enviar à Secretaria Municipal de Esportes uma cópia da ata atualizada e devidamente registrada em cartório.

O formulário de inscrição deve ser preenchido e entregue no Ginásio Municipal, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Câmara gasta R$ 280 milhões em reforma de imóveis

A reforma dos 432 apartamentos funcionais destinados aos deputados federais vai custar pelo menos R$ 280 milhões aos cofres públicos, segundo estimativas da Câmara o que equivale a R$ 650 mil para cada imóvel. Até agora, a Casa gastou cerca de R$ 108 milhões com os nove prédios que já passaram ou ainda estão sendo reformados. Nos outros nove edifícios devem ser gastos mais R$ 172 milhões valor que pode subir, porque será feito um novo edital de licitação. Só em banheira de hidromassagem os gastos devem atingir R$ 1,5 milhão.

Cerca de 90 deputados estão na lista de espera por um apartamento. Os primeiros contratos de licitação para as reformas foram firmados em 2007. De lá para cá, seis prédios com 24 apartamentos cada um - foram entregues depois de atrasos que, somados, extrapolaram em mais de três anos a data prevista para conclusão das obras. Entre os motivos da demora estão problemas com construtoras, como abandono no meio da execução e falência.

O deputado Julio Delgado (PSB-MG), da 4.ª Secretaria da Mesa Diretora, responsável por providenciar o apartamento funcional ou verba de auxílio-moradia, atender aos pedidos de reparos e acompanhar o andamento das obras, defende que agora os imóveis, que pertencem todos à União, estão mais valorizados. O cálculo é que valem hoje, em média, R$ 2,35 milhões cada um.

"Quando eu assumi essa função, fiz um levantamento e vi que apenas quase 200 deputados ocupavam os apartamentos funcionais e mais de 300 requisitavam o auxílio-moradia de R$ 3 mil. Isso significa que éramos obrigados a manter vigilância, limpeza e reparos em prédios em que moravam meia dúzia de pessoas. Era um desperdício." E continua: "Com a revitalização dos prédios, tornamos os funcionais mais atrativos e invertemos esse número: hoje, menos de 200 recebem o auxílio-moradia. E com lista de espera", afirma. "Sei que essa história da banheira de hidromassagem vai pegar mal, mas já estava prevista nos editais de licitação muito antes de eu assumir a Secretaria, então eu não tenho nada a ver com isso", justifica Delgado. (AE)

Chuvas interditam rodovias no interior

As chuvas causaram a interdição de duas rodovias neste domingo (13) no interior de São Paulo. Em Marília, a 438 km de São Paulo, o rio Tibiriçá transbordou e cobriu a rodovia Dona Leonor Mendes de Barros (SP-333), na altura do km 331,8. A Polícia Rodoviária Estadual interditou a rodovia nos dois sentidos. O trânsito foi desviado para a rodovia Transbrasiliana (BR-153). No final da tarde, as águas tinham baixado, mas a liberação do tráfego dependia da avaliação das condições de um duto sob a pista.

Em Tapiraí, a queda de uma barreira interditou parcialmente a Santos Dumont (SP-79), no trecho de serra que liga a cidade a Juquiá, na passagem pelo bairro Cabeça da Anta. A estrada é usada como acesso das regiões de Sorocaba e Campinas ao litoral sul do Estado. Máquinas de uma empresa contratada pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER) removeram a barreira.

As chuvas deixaram o trânsito lento nos dois sentidos da rodovia Régis Bittencourt (BR-116) durante toda a tarde e início da noite de domingo. A concessionária emitiu avisos para a redução da velocidade devido às pistas molhadas e ao risco de acidentes. (AE)

Carnaval não terá verba da Prefeitura

A Prefeitura de Itapetininga anunciou que não irá investir recursos públicos na realização do Carnaval 2013. O valor aproximado de R$ 250 mil, que seria encaminhado para as escolas de samba, blocos e trios, agora deverá ir para a saúde do município. "Esse é o valor aproximado do custo de uma UBS (Unidade Básica de Saúde) pelo período de um mês", informa a nota distribuída pelo governo municipal.

A decisão foi tomada levando em conta a atual situação do Hospital Regional de Itapetininga, que segue sob intervenção, sendo administrado pelo município. "O Carnaval na cidade não foi cancelado, apenas não haverá o repasse de verba pública para os blocos e escolas de samba", esclarece a nota.

O prefeito Luís Di Fiori espera que vários setores da sociedade, junto com as escolas de samba, blocos e trios, se mobilizem de maneira voluntária, para realizar o Carnaval em Itapetininga, pois, a Prefeitura dará todo o apoio logístico e de segurança, necessários para a realização. E diz ainda que o governo municipal vai trabalhar para planejar um "carnaval de qualidade" em 2014.

Fim do programa Via Viva surpreende frequentadores

Jade Maria com os filhos Gabriel e Maria Luiza - Por: Emídio Marques

No domingo que foi o primeiro do cancelamento do Via Viva, o trânsito estava fluindo normalmente na avenida Itavuvu e a maioria dos estabelecimentos comerciais estavam de portas fechadas. No local, algumas pessoas desinformadas do cancelamento, estranharam a rua aberta para o vai e vem dos carros. Quando chegou à avenida Itavuvu, Luiz Alberto Francisco ficou surpreso. "Não sabia mais que não tinha Via Viva. 
 
Todo domingo venho aqui com meu filho de 10 anos", disse o homem de 36 anos que trabalha como polidor e mora na Vila Carol. Além de andar de bicicleta pela rua que ficava interditada, Luiz e o filho costumavam curtir outros eventos que eram realizados no local. "A gente curtia música, algumas atividades esportivas".

Jade Maria da Solva, 30 anos, e os filhos Gabriel, de 7 anos, e Maria Luiza, 2, também ficaram um tanto decepcionados. "Todo domingo minha filha fala "mãe, vamos no Via Viva". A gente mora aqui perto e aproveitava os shows, as brincadeiras oferecidas. Ela gostava do pula-pula. Ela ganhou uma bicicleta e estava muito empolgada para vir aqui", disse enquanto andava ao lado dos filhos na ciclovia do canteiro central da avenida. 
 
Tanto Jade quanto Luiz Alberto explicaram que lamentam o fim do Via Viva porque na região onde moram não há muito lazer, parque ou um local em que as crianças possam brincar tranquilamente. "Aqui perto tem o centro esportivo Dr. Pitico, mas não é a mesma coisa. Nem sempre está aberto", disse Luiz. "A gente mora longe dos parques e não temos opções de lazer aqui perto", falou Jade, que mora nas imediações da Itavuvu.

O programa Via Viva era realizado aos domingos, das 8h às 13h, num trecho de 2,5 quilômetros da pista bairro/centro da avenida Itavuvu e foi lançado no dia 22 de maio de 2011. A iniciativa, porém, não agradou a todos. Alguns comerciantes afirmavam que o projeto, por fechar avenida, enfraqueceu o comércio. Ontem, a maior parte dos estabelecimentos localizados na avenida estavam fechados e os comerciantes que trabalhavam não quiseram dar entrevistas ou imitir opinião. 
 
Por conta da alteração do trânsito local, moradores do entorno reclamavam que as ruas adjacentes à Itavuvu começaram a ficar muito movimentadas. "Isso provocava um certo estresse porque as ruas calmas dos bairros ficam abarrotadas de carros", disse Flávio Pereira, 30 anos, que ontem caminhava pela ciclovia daquela via com a filha Manuele, de 5 anos, e a esposa Renata. "A ideia de oferecer espaço e lazer é boa, mas não sei se o local é o mais indicado. Poderia ser numa rua mais tranquila, com muitas árvores para oferecer sombra, inclusive".

A Secretaria de Esportes (Semes) cancelou o projeto porque pretende reestruturá-lo, e após alguns ajustes, o programa voltará a ser realizado. Luiz Alberto acredita que deveria ser novamente realizado nas imediações da zona norte. "Ou numa rua de pouco movimento, ou na avenida, pelo menos uma vez por mês. Mas se for na avenida Itavuvu mesmo, poderia ser nas duas vias porque sempre achei perigoso que uma criancinha ou alguém distraído atravessasse o canteiro e chegasse ao outro lado, onde os carros passam em alta velocidade".
(Andrea Alves - Jornal Cruzeiro do Sul)

Cursos de férias em dois parques vão reunir 80 crianças

Atrações para os inscritos começam hoje e vão até sexta-feira - Por: Arquivo JCS/Bruno Cecim

Cerca de 80 crianças, com idades entre 7 e 12 anos, participam a partir de hoje e até o próxima sexta-feira, dos cursos de férias "Naturando", no Parque Natural Chico Mendes, e o "Aquagito", no Parque da Água Vermelha João Câncio Pereira.

Com o tema "Do Peabiru à Itavuvu: caminhando pela história e o ambiente de Sorocaba", a programação do "Aquagito" tem como objetivo apresentar a história da cidade, abordando as transformações socioambientais ocorridas ao longo dos séculos e a influência das diferentes culturas para a construção de Sorocaba. As atividades para a sensibilização serão realizadas por meio de bate-papos, jogos interativos, atividades lúdicas, entre outras.

Hoje, as crianças serão divididas em grupos, participarão de uma conversa sobre a história do povo sorocabano, onde serão apresentados detalhes históricos do município e as principais culturas que participaram da criação de Sorocaba. Por último, utilizando a criatividade, cada equipe vai elaborar o seu grito ecológico.

Na quinta-feira, às 13h, as crianças participarão de uma visita ao Museu Histórico Sorocabano, onde os participantes poderão compreender um pouco mais sobre as relações entre as questões ambientais, a história e o desenvolvimento da cidade, sensibilizando-se para a importância do exercício da cidadania como forma de preservar o Patrimônio Ambiental e Cultural.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Aumentam os acidentes com caminhões em pontes

 Ferros ficam retorcidos com o impacto das carrocerias nas pontes - Por: Luiz Setti


Concreto quebrado e com as ferragens expostas, estrutura de ferro retorcido e riscos fundos nas concretagens são as marcas deixadas pelos caminhões com baú de carga acima de 4,3 metros de altura nos pontilhões existentes em Sorocaba. Entre os acidentes que causam estes danos nas pontes baixas da cidade estão os enroscos desses veículos de grande porte nos pontilhões. Situações que causam inúmeros transtornos como paradas bruscas, manobras de urgência de retorno, engarrafamentos e congestionamentos no trânsito da via e em outras ruas e avenidas próximas do acidente.

Segundo estatística da Urbes-Trânsito e Transporte, a colisão de caminhões em pontilhões que passam por cima de ruas e avenidas da cidade aumentou 38,46% entre janeiro de 2011 e dezembro de 2012. Pelos registros da autarquia, em 2011 ficaram enroscados nessas estruturas 8 veículos e, em 2012, esse número subiu para 13 caminhões.

Neste mesmo período houve ainda um crescimento de 42,59% no número de multas aplicadas em condutores com veículos de grande porte com excesso de altura. Foram 31 em 2011 e 54 no ano de 2012, o número de caminhões multados por excesso de altura. Não existem dados de anos anteriores porque as ocorrências só passaram a ser registradas pela empresa pública a partir de 2011, antes os acidentes com os pontilhões eram computados apenas como operação de trânsito.

As cenas de caminhões entalados nos pontilhões - como os existentes na Praça Lions entre as avenidas Dom Aguirre e Afonso Vergueiro ou na praça da Abolição entre as avenidas General Osório e Afonso Vergueiro - só não são maiores porque as situações são antecipadas por agentes de controle de tráfego lotados no Centro de Controle Operacional de Trânsito da Urbes (CCO), que monitoram esses tipos de casos e outras ocorrências por meio das imagens captadas por câmeras instaladas nas principais ruas e avenidas da cidade. Ao detectarem o possível problema, eles deslocam agentes de trânsito até o local para evitar efetivação do acidente e ajudar os condutores a fazerem o recuo e desvio da área, diminuindo assim problemas mais intensos no trânsito da localidade.

De acordo com a Urbes, apesar dos viadutos e pontilhões terem medidas diferentes, os motoristas incorrem no erro por falta de atenção às sinalizações de trânsito. Já que, segundo a autarquia, perto de todos pontilhões e viadutos em que há restrições de altura para a passagem de caminhões, existem placas de sinalização que advertem e indicam com antecedência o caminho para desvio desses locais de difícil passagem.

O motorista que comete a infração recebe duas multas que, somadas, chegam a R$ 276,13, além de onze pontos na carteira de habilitação. A primeira é por bloqueio da via, no qual o infrator paga o valor de R$ 191,00 e recebe sete pontos na carteira. Já a segunda, é por transitar em local proibido, em que o condutor paga multa no valor de R$ 85,13 e recebe quatro pontos na carteira. 

Pontilhões avariados
 
Os pontilhões usados pela linha férrea são os mais baixos e, por isso, são onde ocorrem a maior parte dos casos de enroscamento de caminhões. A América Latina Logística (ALL) que é responsável por essas estruturas garantiu, em nota encaminhada por sua assessoria de imprensa, que os danos causados pelos veículos não comprometem a segurança ferroviária. Segundo a assessoria de imprensa, a ALL é responsável por 17 estruturas em Sorocaba, entre pontes, pontilhões e viadutos que estão sob concessão da empresa. E que equipes da ALL realizam o monitoramento e inspeções periodicamente em cada uma delas. Entre elas, a estrutura da avenida Dom Aguirre, que se estende sobre o rio Sorocaba e, a avenida Afonso Vergueiro e rua Álvaro Soares.
 
(Abner Laurindo - Jornal Cruzeiro do Sul)

Prefeitura cogita cortes no orçamento de 2013



O secretário de Finanças de Sorocaba, Aurilio Sérgio Costa Caiado, informou que o governo não descarta contingenciar uma parcela do orçamento previsto para este ano, da ordem de R$ 1,87 bilhão, diante das incertezas do cenário econômico nacional e de uma frustração de receita ocorrida em 2012 da ordem de R$ 21,7 milhões, com quatro das principais fontes de recursos para os cofres públicos. Sem citar a estimativa de eventual contingenciamento de receita, o titular da pasta destacou que a secretaria estuda "medidas prudenciais" e tal contenção deverá permanecer "até que o cenário econômico nacional fique mais claro".

No ano passado, a receita da Prefeitura ficou em R$ 960,1 milhões, ante os R$ 948,1 milhões projetados, um crescimento de 1,3% no total. "De acordo com o que está autorizado na Lei de Diretrizes Orçamentária, poderá haver contingenciamento tanto no início do exercício quanto após o encerramento de cada bimestre. A Secretaria de Finanças está preocupada com a realização das projeções oficiais para este ano e estudando o impacto dessa frustração no crescimento econômico sobre as receitas municipais", afirmou Caiado, que completou: "Por esse motivo, a pasta estuda algumas medidas prudenciais e não está descartada a recomendação ao prefeito Antonio Carlos Pannunzio de contingenciar uma parcela do orçamento previsto, até que o cenário econômico nacional fique mais claro."

As quedas de receitas foram sentidas no Imposto Predial, Territorial e Urbano (IPTU), Imposto sobre as Transferências de Bens Imóveis (ITBI), além das transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e com o Imposto sobre a Circulação de Bens e Serviços (ICMS).
A principal queda nas fontes de receita aconteceu justamente com o ICMS, com a arrecadação ficando R$ 11,9 milhões abaixo do previsto, que era de R$ 405 milhões. Esse imposto é recolhido pelo governo do Estado das empresas estabelecidas na cidade; em seguida parte do valor é devolvido ao município.

O valor repassado, entretanto, é calculado com base no Índice de Participação do Município (IPM) que é utilizado pela Secretaria da Fazenda para dividir e distribuir a porcentagem de impostos a que os municípios têm direito, com base nos respectivos recolhimentos que fazem para os cofres estaduais. As indústrias e o setor de prestação de serviços são, basicamente, os seus principais geradores. Por isso, o ICMS é avaliado por especialistas em tributação como um dos termômetros da economia de um município.

O segundo pior desempenho ficou com as transferências do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Foram 13,3% a menos do valor previsto para 2012, o que significou uma redução de R$ 6,077 milhões de estimativa de recursos em caixa. "

Bens imóveis

Outro tributo cuja arrecadação ficou abaixo das estimativas da Prefeitura para o ano passado foi o Imposto sobre as Transferências de Bens Imóveis (ITBI), que é cobrado pelo município nos casos de transferência transmissão ou cessão de propriedade de imóveis como casas, apartamentos, salas, lojas e galpões. 
 
O pagamento do tributo é condição para o registro em cartório da transferência do imóvel. A estimativa da Prefeitura de Sorocaba era de uma arrecadação de R$ 47,8 milhões, mas o ano de 2012 fechou com R$ 44,7 milhões. Ou seja, R$ 3,09 milhões a menos. Da mesma forma, aconteceu com o IPTU, cuja arrecadação ficou R$ 674,6 mil abaixo do esperado e fechou 2012 com um total de receita de R$ 85,4 milhões.

Das receitas que fecharam com saldo positivo, ou seja, acima das projeções previstas para o orçamento de 2012, está o Imposto Sobre Serviços (ISS), com R$ 19,2 milhões a mais do estimado, o que resultou num total de R$ 198,7 milhões. Já as transferências da quota-parte do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) também ajudaram a elevar para o "azul" a receita municipal, já que a Prefeitura estimava receber R$ 94 milhões, mas o total chegou a R$ 103,5 milhões.

"As estimativas e projeções elaboradas levam em consideração alguns indicadores nacionais e as respectivas estimativas oficiais de crescimento. No caso específico do ano de 2012, as estimativas oficiais de crescimento do produto nacional, elaboradas pelo governo federal, não se realizaram. Com o medíocre crescimento do PIB nacional, as projeções não se concretizaram. 
 
Por outro lado, as estimativas de arrecadação de receitas próprias e transferidas são feitas em valores de agosto/setembro do exercício em curso, para o exercício seguinte. Isso porque o Projeto de Lei do Orçamento Anual deve ser encaminhado à Câmara até o dia 30 de setembro para análise, discussão e aprovação pelos vereadores", argumentou e concluiu: "Dessa forma, são levados em conta os fatos econômicos e evolução das receitas então vigentes, bem como as perspectivas de incremento na arrecadação ante aos projetos em estudos e em desenvolvimento. 
 
Com base nessas premissas principais é elaborado o Plano de Receitas, que inclui projeções e estimativas, para suportar as despesas que são fixadas para o próximo exercício."
 
(Marcelo Andrade - Jornal Cruzeiro do Sul)