sexta-feira, 19 de junho de 2009

Agenda Para dias 19, 20, 21 e 26 de junho 2009

Alguns Banner De Festas Em Sorocaba E Região Para Este Final de Semana:

Dias 19, 20 e 21 de Junho 2009.

Além Das Festa Juninas De Sorocaba e Votorantim.


Falta De Incentivo

Mais uma vez, como reflexo da crise financeira internacional, os números dão conta de que no mês de maio, conforme foi noticiado, houve um grande decréscimo no que diz respeito às vagas na indústria. Foi o pior resultado obtido nos últimos oito anos. E, como não poderia deixar de ser, os mais diretamente afetados por essa situação são os jovens, que acabam não sabendo exatamente o que fazer para conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho. Trata-se de um problema sério, levando-se em conta, principalmente, que um jovem desesperado por não conseguir trabalho pode se enveredar por caminhos que levam aos vícios, às drogas e à marginalidade. Daí a importância de os governantes, num momento difícil como este, abrir mão de tantas exigências que são feitas às empresas na hora de fazer contratações.

Na verdade, o que falta é uma legislação trabalhista mais simples, sem tantos encargos, para que os empresários sejam estimulados a contratar, contribuindo para que mais pessoas tenham condições de conseguir um trabalho. É preciso estimular o empresariado a se envolver nesta nova realidade, correspondendo, assim, às expectativas de muita gente que há muito espera uma oportunidade para ganhar algum dinheiro no final do mês. Antes de tudo, todos devem atentar para a importância do aspecto social que envolve a falta de trabalho para os brasileiros.

Em tal contexto, tudo depende do governo no sentido de facilitar as contratações, nem que seja por apenas uma temporada, e da decisão dos empresários de incorporar uma iniciativa que pode acenar com possibilidades promissoras para muitos jovens. É dessa forma, com a flexibilização da legislação trabalhista, que poderão surgir mais oportunidades para aqueles que vivem à procura de um emprego formal e não conseguem nada.

Num momento em que o desemprego é um fantasma que só agrava os problemas sociais do Brasil, iniciativas dessa natureza seriam muito bem-vindas por todos. O que se espera é que o governo, a exemplo do que fez com a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) para carros novos e material de construção, possa estudar e colocar em prática algum projeto de lei que atenda aos anseios de quem precisa trabalhar para sustentar a família. Justamente porque as condições econômicas não são favoráveis a uma série de setores produtivos, o governo deve oferecer estímulos para ampliar as possibilidades de contratações.

Incentivo à Leitura

Num momento em que tanto se fala da precariedade do sistema educacional no Brasil, nunca é demais lembrar que no ano passado a Unesco incluiu o Brasil como uma das 77 nações que correm o risco de não reduzir o analfabetismo adulto pela metade até o ano de 2015, lamentando inclusive, que o número significativo de analfabetos pode comprometer a economia brasileira no futuro, porque muitos ficarão excluídos do processo de desenvolvimento econômico.

Levando-se em conta que uma das calamidades mais graves existentes no Brasil é justamente o analfabetismo, não deixa de ser uma iniciativa das melhores a proposta do vereador votorantinense Fernando de Oliveira Souza (PT) para que a Prefeitura de Votorantim implante o "Feirão do Livro" na cidade, com o objetivo de oferecer à população a possibilidade de adquirir livros por preços mais em conta. Trata-se de uma proposta que merece ser apoiada por todos, até porque, contra o analfabetismo, atacar o mal pela raiz é o que deve ser feito. Quando se fala em Ensino Fundamental, além das ações destinadas a ensinar as letras às crianças, é de suma importância incentivá-las também a lerem mais.

É de se lamentar que objetivos dessa natureza não sejam levados mais a sério no País. Basta lembrar que, pelo menos em 80% dos municípios brasileiros, não existe uma única livraria. Considerando-se que hoje em dia os alunos mal sabem ler e escrever, o incentivo à leitura é definitivamente necessário. Infelizmente, no Brasil, o hábito da leitura não é alimentado a partir dos pais, comprometendo seriamente o futuro dos filhos. Alegações do tipo "falta de tempo" não passam de desculpas sem graça da preguiça para não ler livros, jornais e revistas, deixando-se de dar bons exemplos às crianças. Muitos professores também não incentivam os alunos à leitura, deixando de mostrar como esse hábito tem um significado muito grande para o futuro profissional e social de todos.

Daí a importância da iniciativa do vereador Fernando de Oliveira Souza no sentido de incentivar a leitura. É preciso provar todos os dias que ler pode proporcionar excelentes descobertas da realidade e da fantasia. Mais do que isso, pode transformar para muito melhor a vida das pessoas. As pessoas conscientes deveriam arregaçar as mangas em favor da boa leitura para todos.

Nem é preciso dizer que sabe mais quem lê mais.