quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Inscrições para a Linc 2012 têm início na segunda-feira

A partir desta segunda-feira (9), a Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC) de Sorocaba abrirá as inscrições para os interessados em concorrer às verbas da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) 2012 com projetos culturais. Os artistas devem inscrever seus trabalhos até o dia 10 de fevereiro, podendo apresentar um ou mais projetos nas diferentes modalidades previstas. As áreas são Artes Cênicas (teatro, circo, dança e ópera), Artes Visuais (fotografia, artes plásticas e artes gráficas), Cinema e Vídeo, Letras, Música, Formação Cultural e Patrimônio Histórico e Cultural.

Os projetos devem ser entregues na secretaria executiva da CDC, que fica no Palacete Scarpa (sede da Secretaria da Cultura e Lazer), de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 13h às 16h.

De acordo com a Secretaria da Cultura e Lazer, a verba destinada aos projetos inscritos na Linc em 2012 é de R$ 850 mil. Em 2011, 27 projetos culturais receberam o incentivo.

No ato da inscrição, os concorrentes devem anexar ao projeto, juntamente com o formulário-guia devidamente preenchido, todas as informações solicitadas no Edital CDC nº 01/2012, bem como documentos, ilustrações, estudos ou quaisquer outros elementos que possam facilitar a análise, julgamento e a aprovação final. O formulário-guia pode ser retirado na secretaria executiva da CDC ou no site da Prefeitura de Sorocaba: www.sorocaba.sp.gov.br.

Os interessados em receber o benefício da lei municipal devem consultar o edital publicado na edição desta sexta-feira (6) do jornal oficial "Município de Sorocaba" ou acessar o site da Prefeitura. O Palacete Scarpa fica na Rua Souza Pereira, 448, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3234.7332 ou pelo e-mail linc@sorocaba.sp.gov.br.

Rede municipal volta as aulas no dia 6 de fevereiro

Rede municipal volta dia 6 de fevereiro

Com uma escola nova entrando em funcionamento e a ampliação das unidades que fazem parte dos programas Clube da Escola e Oficina do Saber, a rede municipal de Ensino inicia as aulas no dia 06 de fevereiro. A exemplo de 2011, o ano letivo terá 200 dias, excluídos os feriados e pontos facultativos. As atividades escolares se encerram no dia 20 de dezembro.

De acordo com o Censo, iniciam o ano escolar cerca de 47.000 alunos da rede municipal (Infantil, Fundamental e Médio), além daqueles que integram o projeto "Alfa Vida", de alfabetização de adultos. Vale destacar que na educação infantil a Secretaria da Educação (Sedu), recentemente, inscreveu crianças para cerca de 8 mil vagas.

A previsão da Sedu é de fornecer cerca de 238 mil refeições diárias na alimentação escolar para alunos de todas as escolas públicas da cidade. Preparando-se para receber os estudantes, agora, durante o período de férias, a Prefeitura está efetuando a manutenção nos prédios escolares que necessitam de limpeza, pintura ou reparos nas estruturas hidráulica e elétrica.

Duas surpresas aguardam os estudantes do Ensino Fundamental do Jardim São Camilo; a primeira é que não precisarão mais se deslocar para as escolas da região, pois a EM "Amin Cassar" estará em funcionamento no início das aulas. A segunda, é que todos os alunos do Ensino Fundamental dessa unidade frequentarão o programa Oficina do Saber – Escola em Tempo Integral. Agora são 30 unidades municipais que contam com atividades do programa que rendeu a Sorocaba o Prêmio Unicef, em 2009.

A escola do Jardim São Camilo, juntamente com as EMs "Irineu Leister", do Jardim Ipiranga e "Quinzinho de Barros", da Vila Hortência", passam a integrar outro programa de sucesso desenvolvido pela Secretaria da Educação: o Clube da Escola. Em 2011 esse programa movimentou 104.553 pessoas, entre alunos e comunidade, nas 15 escolas nas quais acontece.

Unite ainda tem vagas em nove cursos de capacitação

Ainda existem vagas nos cursos de capacitação profissional realizados pela Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite). Conforme informação da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), são nove cursos que permanecem com vagas abertas, exigindo Ensino Fundamental e Médio: Auto Cad, Babá e Berçarista, Manicure/pedicuro, Marcenaria, Mecânico de maquina Galoneira (duas agulhas), Padeiro, Salgadeiro, Inspetor de medição e Recepcionista/telefonista c/ inglês básico.

Os cursos, com início das aulas previsto para o final deste mês, acontecerão por meio do projeto Unite Comunidade e são direcionados aos candidatos quem têm, no mínimo, 16 anos. A duração é de 40 a 200 horas/aula e vão acontecer nos períodos da manhã, tarde e noite.

A Sert orienta que cada candidato deve optar por apenas um curso e as inscrições acontecerão por ordem de chegada, sendo encerradas conforme as vagas forem preenchidas. No momento da inscrição os candidatos deverão apresentar RG, CPF e comprovante de escolaridade originais. Será fornecido vale transporte para o candidato que comprovar estar desempregado.

A Unite Campus Seminário fica na Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro e atende das 8h às 11h e das 13h às 16h. A unidade Campus Éden está localizada na avenida Bonifácio Oliveira Cassu, 751 e o atendimento também é prestado das 8h às 11h e das 13h às 16h. Informações pelo fone (15) 3223-5319.

Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos é comemorado nesta quarta

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que morrem mais de 130 mil pessoas por ano devido ao contato direto com pesticidas ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Nesta quarta-feira, dia 11, é comemorado em todo o país o Dia do Controle da Poluição por Agrotóxicos. A data é usada para reflexão e conscientização da população quanto aos riscos causados pelo seu uso indiscriminado e problemas causados ao meio ambiente e à saúde humana. Em Sorocaba, a dia faz parte do calendário oficial de datas alusivas ao meio ambiente, conforme a lei municipal nº 8.812 de 15/07/2009.

Os agrotóxicos são substâncias ou agentes destinados a preservar os produtos agrícolas da ação de seres vivos nocivos, exterminando pragas e evitando doenças nas plantações. Também são utilizados no armazenamento e beneficiamento de produtos, em pastagens e proteção de florestas.

Sua ação é danosa ao ambiente, pois contamina o solo e as águas e afeta organismos inofensivos, sendo que a comercialização de alguns agrotóxicos extremamente danosos, como os organoclorados (DDT), foi proibida por alguns países. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), indicam que morrem mais de 130 mil pessoas por ano devido ao contato direto com pesticidas ou pela ingestão de alimentos contaminados.

Todos os agricultores que se utilizam desse tipo de produto deve seguir algumas recomendações. Depois de utilizar o produto, a pessoa deve devolver as embalagens vazias em um posto de recebimento credenciado ou na revenda onde adquiriu o produto. O material recolhido é encaminhado para recicladoras ambientalmente licenciadas para este fim.

Ocorrendo sintomas de intoxicação durante o trabalho, a aplicação deve parar imediatamente. O trabalhador nunca deve estar sozinho no local de aplicação e é importante contar com a ajuda de um companheiro no caso de ocorrer sinais e sintomas de contaminação. O empregador deve manter perto do local de aplicação dos agrotóxicos, água potável, sabão e toalhas descartáveis em quantidades suficientes para a descontaminação. O empregador deverá, também, se responsabilizar pelo socorro imediato da vítima e outras providências.

Para mais informações procurar o Sindicato Rural de Sorocaba no telefone 3411.9984. Segue abaixo algumas recomendações:

- exames médicos periódicos;

- treinamento periódico sobre manipulação, uso e limpeza de embalagens, uso de equipamentos de proteção individual " EPIs;

- informações sobre os produtos usados, sinais e sintomas de intoxicação;

- fornecimento, pelo empregador, de equipamentos de proteção individual, limpeza e substituição dos mesmos;

- instalações sanitárias com chuveiros e vestiários com armários;

- local das refeições fora da área de aplicação dos produtos;

- higiene pessoal antes das refeições;

- formação de "aplicadores habilitados" treinados para esta finalidade;

- exigência do receituário agronômico;

- limitações da jornada de trabalho. Quanto mais tóxico o produto, menor a jornada . Quanto menos tóxico, maior a jornada;

- manipulação segura das embalagens vazias " limpeza e devolução;

- não utilizar a boca para desentupir bicos, válvulas, etc;

- preparo da calda em lugares ventilados e com o uso dos equipamentos de proteção individual " EPI's;

- não aplicar o produto nos horários mais quentes e contra o vento;

- evitar a exposição direta de trabalhadores, crianças e animais não envolvidos na aplicação;

Prefeito conhece equipe de ciclismo da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos

Os atletas destacam o nome de Sorocaba em competições nacionais e internacionais

O prefeito em exercício, José Ailton Ribeiro, e os Secretários de Esporte, Cláudio Eduardo Bacci, e de Governo e Relações Institucionais, Paulo Mendes, participaram da cerimônia de apresentação da equipe da Padaria Real/Caloi/Céu Azul Alimentos, realizada na tarde desta segunda-feira (9), na filial da Avenida Afonso Vergueiro.

O diretor da equipe, José Eduardo de Souza, o Doia, apresentou os três novos atletas, Francisco Chamorro, Alan Maniezo, e Luiz Carlos Amorim. Doia falou, também, dos planos para a equipe neste ano que são o de representar a cidade em competições internacionais, a serem realizadas no Uruguai, Estados Unidos e Canadá."

O prefeito em exercício, José Ailton Ribeiro, deu as boas-vindas aos novos atletas e considerou que "a vitória de Chamarro na XII Copa América, no Rio de Janeiro, no domingo (8), é um bom presságio; mostra que a equipe começou com o pé direito."

Cláudio Bacci, por sua vez, disse que a equipe tem o apoio da Prefeitura e que o ciclismo sorocabano avança para o reconhecimento internacional. Para o secretário municipal de Esporte, "isso vai estimular a formação de novos atletas".

Ao secretário Paulo Mendes coube a saudação à família Souza por sua importante participação na vida sorocabana e, principalmente, pelo apoio dado ao esporte. Paulo ressaltou a importância da parceira entre a iniciativa privada é o Poder Público para o crescimento e desenvolvimento do esporte local. "É assim que poderemos avançar cada vez mais.", encerrou.

Centro Comunitário Iporanga 2 recebe inscrições para oficinas gratuitas

O Centro Comunitário do Jardim Iporanga 2, mantido pela Secretaria da Juventude (Sejuv), está com inscrições abertas para várias oficinas gratuitas. Direcionadas à pessoas a partir de 12 anos de idade, as atividades são realizadas de segunda a sexta-feira.

Há vagas disponíveis para oficinas cujas aulas começam nessa semana: Kung-fu, às terças-feiras, das 9h às 11h; Hip-hop, às quintas-feiras, das 14h às 16h, Capoeira nas terças-feiras, das 16h às 18h e Ginástica às segundas, quartas e sextas das 18h às 19h e às quintas-feiras, das 8h às 9h.

Em fevereiro têm início mais duas oficinas, a de Teatro e Percussão. A primeira acontecerá às segundas das 14h às 16h30 e de Percussão, às quartas-feiras, das 15h às 16h40.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3228-3622 ou diretamente no Centro Comunitário do Jardim Iporanga 2, localizado à Avenida Hollingsworth, 1.800.

Prefeitura abre inscrições para conferência sobre políticas públicas

A Prefeitura de Sorocaba abriu as inscrições para participação na etapa municipal da 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência e Controle Social (Consocial), que será realizada nos próximos dias 19 e 20 de janeiro.

O encontro irá falar a respeito de propostas que incentivem a discussão e o acompanhamento de políticas públicas pela população. O debate é aberto aos cidadãos em geral e, para se inscrever, clique aqui.

O Governo Federal propôs o Consocial com objetivo de estimular a participação popular no acompanhamento de políticas e aplicação dos recursos públicos. Entretanto, há sete anos a Prefeitura de Sorocaba já desenvolve uma experiência bem sucedida referente à Transparência Pública; o programa "Orçamento no Bairro – Plenária Cidadã".

Em sete reuniões anuais, com participação do prefeito Vitor Lippi, do vice-prefeito e dos secretários municipais, os sorocabanos apresentam sugestões e reivindicações ao Orçamento Municipal.

De acordo com uma das organizadoras da Consocial, Luciane Bombach, Sorocaba apresenta importantes avanços referentes ao acompanhamento do Poder Público, inclusive se adiantando ao que o Governo Federal propõe. "O 'Orçamento no Bairro' é uma conquista da população", afirma.

São sete anos de debates das políticas públicas, onde os cidadãos definem 50% da capacidade de investimento do Orçamento Municipal, explica Luciane ressaltando que a experiência de Sorocaba tem muito a contribuir com os demais municípios do Brasil no que diz respeito a essa questão.

A 1ª Consocial deve reunir representantes do Poder Público, universidades, entidades representativas, associações de classe de Sorocaba e mais 79 cidades da região. Os encontros acontecerão na Unidade Seminário da Prefeitura, localizada na Avenida Eugênio Salerno, 140, Centro.

Da etapa municipal, sairão as propostas a serem apresentadas nas conferências Estadual e Nacional. Daqui também serão definidos, por meio de eleição, os delegados representantes do município nas próximas etapas.

Debate na internet

O Governo do Estado promoverá a etapa estadual da Consocial, entre os próximos dias 30 de março e 1º de abril. Entretanto, para favorecer a construção das diretrizes e propostas, foi criada a "Consocial Virtual" acessível por um site e por um perfil no Twitter.

Por meio destes endereços, o internauta poderá, inclusive, participar de debates online. O primeiro acontecerá nesta terça-feira (10), das 16h às 18h, com o coordenador da ONG Artigo 19, Arthur Serra Massuda, sobre transparência pública. Nesta quinta-feira (12), no mesmo horário, o executivo-público da Secretaria Estadual da Justiça e Defesa da Cidadania, Júlio César Corrêa, fala sobre a atuação dos conselhos políticos.

Território Jovem Ipiranga oferece vagas para oficinas durante as férias

Jovens com idade entre 15 e 29 anos têm uma opção a mais nestas férias escolares: participar de oficinas gratuitas de dança, violão, Parkour e de esportes oferecidas pelo Território Jovem do Jardim Ipiranga, unidade mantida pela Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv).

Há vagas para as seguintes oficinas: Axé, com aulas às quartas e sextas-feiras, às 16h; Hip-hop, às 18h nas quintas-feiras e Violão nas terças-feiras, às 15h30 e nas quintas, às 13h30. Nos esportes e artes marciais são oferecidas oficinas de Boxe às quartas, às 19h30 e sábados, às 10h30; Kung-Fu com aulas aos sábados, às 13h; Karatê às sextas, 17h30; Basquete nas noites de terças e quintas, a partir das 19h e Parkour, às segundas-feiras, 16h e aos sábados, cedinho, às 8h30.

O Território jovem ainda oferece oficina de Mangá nas segundas, às 14h e de Grafite, quintas-feiras, às 18h. Já a oficina de Futsal acontece diariamente, de segunda à sexta-feira, às 19h. Os interessados devem se inscrever no dia e horário da oficina desejada, no próprio Território Jovem, que fica à Avenida Elias Maluf, 1.080, Jardim Ipiranga. É necessário apresentar um documento de identidade. Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3221-3081 ou 3228-6880.

Sesc Verão

Entre os dias 1º e 4 de fevereiro, das 14h às 20h, graças a uma parceria da Sejuv com o Sesc Sorocaba, o Território Jovem Ipiranga sediará atividades e jogos do evento Sesc Verão. Pessoas de todas as idades poderão participar. Na programação estão incluídas atividades como esporte virtual, jogos de mesa - tênis de mesa, futebol de mesa e jogos de tabuleiro; arco e flecha, bike, patins e skate, além de atletismo. Também serão realizados eventos direcionados à terceira idade e vivências corporais.

Ginástica no Parque chegará na próxima semana ao Parque das Águas

Uma das iniciativas criadas pela Prefeitura de Sorocaba em 2011 para oferecer mais qualidade de vida à população, o programa Ginástica no Parque, será ampliado em 2012. A partir do próximo dia 20, às 8h, os moradores do Jd. Abaeté, Vila Progresso e Jd. Maria do Carmo, entre outros bairros da região, poderão se exercitar no Parque das Águas apreciando a paisagem, com o acompanhamento de professores de Educação Física e, melhor, gratuitamente.

A Secretaria de Esporte (Semes) elaborou o Ginástica no Parque voltado à pessoas de todas as idades. O objetivo é estimular a prática de atividades físicas e combater os problemas de saúde causados pelo sedentarismo; obesidade, hipertensão arterial e problemas cardíacos, por exemplo. O programa teve início em novembro do ano passado e começou pelo Parque "Maestro Nilson Lombardi", no Jd. Ipiranga. As aulas acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois períodos: das 7h às 9h e das 17h às 19h. Aos sábados o programa acontece das 8h às 10h.

Os professores orientam aos frequentadores com uma programação variada incluindo aula de alongamento, exercícios localizados, orientação de caminhada, relaxamento, ioga, atividades lúdicas e de Tai Chi Chuan. O coordenador do Ginástica no Parque, Silmar Abdala, revela que o programa tem bastante frequência: "Estamos com uma média de 50 alunos por aula. Mesmo no período entre o Natal e o Ano Novo, as atividades não pararam e, até o momento, nenhuma aula foi cancelada por falta de alunos", ressalta.

No Parque das Águas, o Ginástica no Parque começa no dia 20, às 8h, nas proximidades da administração. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao local programado. Gradativamente, a Prefeitura pretende expandir o programa a outros parques da cidade.