terça-feira, 7 de agosto de 2012

Cavaletes com propaganda de candidatos desrespeitam a lei


Os cavaletes de alguns dos candidatos distribuídos em Sorocaba estão em desacordo com a legislação. Ontem a reportagem encontrou esses dispositivos em cima de gramados nos canteiros centrais de avenidas, encostados em árvore e inclusive o de uma candidata que usou uma estrutura metálica pública, de propriedade da Prefeitura, para fixar o seu banner. A analista judiciária Patrícia Antunes, do Cartório Eleitoral 356 de Sorocaba, responsável pela fiscalização da propaganda eleitoral, confirmou que tais situações são passíveis de multa. Declarou que após notificação, se tais candidatos deixarem de adequar essa situação ficarão passíveis a pagar multa que varia de R$ 2 mil a R$ 8 mil.

No início da tarde de ontem, no canteiro central da avenida Armando Pannunzio, em frente ao número 776, uma candidata a vereadora utilizou a estrutura pública de ferro onde a Prefeitura costuma fazer publicidade para pendurar a sua propaganda. Na avenida Itavuvu, cruzamento com a rua José Bello, havia cavalete sobre a grama e na mesma avenida, em frente ao número 2.650, a placa de um candidato estava escorada em uma árvore.

As denúncias podem ser feitas por qualquer pessoa pelo Disque-Denúncia Eleitoral. Em Sorocaba e outras outras regiões metropolitanas a ligação é atendida pelo número 4003-0278 e nas demais localidades, pelo 0800-8810278. Outra opção é pela internet, acessando o endereço do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (www.tre-sp.jus.br/denuncia). Os eleitores recebem um número de protocolo para fazer o acompanhamento.

A analista judiciária Patrícia Antunes explica que a denúncia é encaminhada ao cartório eleitoral responsável pela região onde há a denúncia de irregularidade. Se constatada o candidato é notificado para providenciar a correção em 24 horas. Caso deixe de corrigir ou voltar a a cometer a transgressão o Cartório Eleitoral notifica o Ministério Público Eleitoral que poderá apresentar denúncia à Justiça Eleitoral, que por sua vez decidirá pela penalização.

A distribuição dos cavaletes divide a opinião dos eleitores em Sorocaba. Para o oficial de obras, José Geraldo dos Santos, 55 anos, eles são úteis para informá-lo e não incomodam. "Estou lendo o nome das pessoas em que posso votar", declarou. Já o designer gráfico é contra, declara que os cavaletes atrapalham os pedestres e que não gosta tanto dessa forma de publicidade quanto de política. "Preferia que os cavaletes não existissem", declarou.

O operador de produção Fernando Medeiros Mancini, 37 anos, reclama que quando os cavaletes se abrem e caem no chão os pedestres são obrigados a desviar ou pular sobre eles, mas do contrário, entende que não atrapalha, mas também, segundo ele, essa forma de publicidade não contribui com o candidato, a não ser se for na data da eleição. "No dia ajudaria aqueles que esqueceram o número, porque normalmente a gente vota nos candidatos do bairro", opinou.

Na noite da última quinta-feira a estudante Marina Caselli Moraes, 21 anos, pichou com tinta preta e pincel 11 cavaletes de candidatos a vereador na avenida Itavuvu. Denunciada, ela foi levada à delegacia onde alegou que não é obrigada a ficar olhando caras de políticos. Também afirmou que não concorda com o "sistema partidário de eleição" e que foi a maneira que encontrou para se manifestar. Nos cartazes, ela escreveu "vote nulo". Em alguns acrescentou: "parasita".
(Leandro Nogueira - Jornal Cruzeiro do Sul)

Brasil abre seis gols, leva virada, e cai no handebol

O Brasil teve absolutamente tudo para atingir um feito histórico e chegar a uma semifinal olímpica no handebol. Em plena evolução, o time feminino brasileiro foi o primeiro do seu grupo na fase de classificação, mas deu azar de pegar a Noruega, campeã mundial e olímpica, nas quartas de final. Nesta terça-feira, jogou muito bem no primeiro tempo, abriu seis gols na segunda etapa, mas começou a achar que tudo estava ganho. Errou demais, desperdiçou oito ataques seguidos e levou a virada, perdendo por 21 a 19.
Faltou a tranquilidade que o técnico Morten Soubak sempre cobrou que o Brasil tivesse para decidir os jogos. Nos sete minutos finais, a equipe não fez nenhum gol, marcando apenas uma vez na segunda metade da etapa final, quando o jogo foi efetivamente decidido.

Com a derrota, o Brasil vai terminar a Olimpíada na quinta ou na sexta posição, dependendo apenas da desclassificação ou não da França, que teve campanha melhor na primeira fase e, se cair nas quartas, tal qual o Brasil, fica com o quinto lugar. De qualquer forma, é a melhor campanha da história do País.

O primeiro tempo foi praticamente perfeito para a seleção brasileira. Mas não foi isso que indicou o primeiro lance ofensivo. Duda carimbou a trave, Alexandra jogou em cima da goleira e Fabiana mandou para longe. Parecia que o time estava nervoso de jogar contra a poderosa Noruega.

Mas o que se viu depois foi o time europeu com uma pilha de nervos. As norueguesas é que indicavam temer as brasileiras, errando demais no ataque, principalmente em arremessos para fora. Quando acertavam o gol, lá estava Chana, melhor goleira do último Mundial, para fazer a parte dela, pegando inclusive um tiro de sete metros - o equivalente a um pênalti.

A partida até então fraca da ponta Samira e da armadora Mayara (que começou como titular na vaga de Ana Paula) era minimizada pela excelente atuação do trio Alexandra, Deonise e Duda, respectivamente com quatro, três e dois gols no jogo. E elas comandaram o time para uma vitória de 13 a 9 no primeiro tempo.

Na volta do intervalo, também só dava Brasil. Chana fez três defesas, o ataque marcou dois gols e a vantagem subiu para seis gols. Mas aí a equipe brasileira passou por uma pane. Mayara recebeu dois minutos, Alexandra e Ana Paula erraram dois lances bobos por fazerem graça (incluindo uma tentativa de ponte aérea) e a Noruega cresceu emocionalmente no jogo.

Em três minutos foram quatro gols da Noruega, reduzindo a desvantagem para dois pontos. Soubak pediu tempo, deu uma dura no time, e corrigiu o posicionamento ofensivo. A defesa, porém, continuou uma peneira, com as europeias pontuando em praticamente todos os ataques.

Já o Brasil parou de pontuar, desperdiçando, de forma juvenil até, oito ataques seguidos. A Noruega só demorou a empatar em 18 a 18 porque Chana estava inspirada. Mas a virada era inevitável, e ela veio, em 19 a 18, aos 22 minutos. O Brasil até empatou em seguida, mas levou o 20.º gol, não teve tranquilidade no ataque e acabou eliminado. (AE)

309 equipes inscritas para o Cruzeirinho 2012


A Secretaria de Esportes de Sorocaba (Semes) recebeu a inscrição de 309 equipes para a disputa da 32ª edição do Torneio Aberto de Futsal para Crianças e Adolescentes Cruzeiro do Sul, o Cruzeirinho 2012. O prazo dos times interessados terminou ontem, mas o número ainda não é o oficial e pode ser mudado após a análise definitiva dos documentos enviados pela internet.

Por enquanto, a competição terá a participação de 40 equipes na categoria sub-9, 50 na sub-11, 70 na sub-13, 63 na sub-15 e 56 na sub-17. Entre as mulheres, a Semes recebeu a inscrição de 14 times na categoria sub-15 e 16 na sub-17.

O congresso técnico do Cruzeirinho 2012 está marcado para a próxima sexta-feira, às 14h30, no auditório do Seminário - localizado na avenida Eugênio Salerno, 140, Centro. O encontro será aberto aos representantes das equipes e durante o evento haverá o sorteio das chaves de todas as categorias.

A abertura do Cruzeirinho 2012 está agendada para 25 de agosto, no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Gualberto Moreira. A tabela com os jogos, datas, locais e horários dos primeiros confrontos será divulgada uma semana antes do início da competição.

No ano passado, o torneio teve a presença de 302 equipes. Os campeões foram: União Mútua FA/Amigos do Zé/Usinafer/Mendes Mustafá (sub-9), Ipanema Clube (sub-11), Show de Bola/Nardelli/Salto (sub-13), EC Manchester/Usinafer/Opção Tintas (sub-15), Seme Itu (feminino sub-15), Guarany FS/CO & RE Usinagem (sub-17) e JMF Nacional Moto Peças (feminino sub-17).

EUA vencem na prorrogação e vão à final no Futebol Feminino

A seleção dos Estados Unidos de futebol feminino sofreu como nunca, mas garantiu a vaga na decisão da Olimpíada de Londres ao bater o Canadá por 1 a 0 na prorrogação, após empate por 3 a 3 no tempo normal, no estádio Old Trafford, em Manchester. O gol da dramática classificação foi marcado por Morgan, nos acréscimos do segundo tempo da prorrogação. Com o resultado, as norte-americanas mantiveram os 100% de presença em finais olímpicas. Em quatro participações nos Jogos, o time faturou três vezes a medalha de ouro e uma vez a de prata

O adversário dos Estados Unidos na decisão será o Japão, que venceu a França por 2 a 1, também nesta segunda. Será a reedição da final do Mundial de 2011, na Alemanha, em que as asiáticas ficaram com o título nos pênaltis, após empates por 1 a 1 no tempo regulamentar e também por 1 a 1 na prorrogação. A revanche está marcada para esta quinta, no estádio de Wembley.

A dificuldade que o Canadá impôs às norte-americanas nesta segunda foi uma surpresa, já que o time foi eliminado do último Mundial com três derrotas na primeira fase. As canadenses abriram o placar aos 22 minutos do primeiro tempo. Sinclair recebeu de Tancredi, limpou a marcação e bateu à direita da goleira e musa Hope Solo. O primeiro empate norte-americano veio aos 8 minutos da etapa final, com um gol olímpico de Rapinoe, contando com a colaboração da zaga canadense e da goleira McLeod.

O jogo ficou aberto e teve uma sequência de três gols em quatro minutos. Aos 22, Sinclair aproveitou cruzamento de Tancredi e cabeceou para fazer 2 a 1. Logo na sequência, Rapinoe acertou um chute cruzado e igualou para as norte-americanas. Mas Sinclair estava inspirada e ganhou da zaga americana para recolocar o Canadá em vantagem, aos 26.

Os Estados Unidos se lançaram ao ataque. Aos 32 minutos, Rapinoe cobrou falta na área e a árbitra marcou pênalti em toque da bola no braço de Nault. Wambach cobrou dois minutos depois e decretou novo empate.

No primeiro tempo da prorrogação, as equipes se fecharam e nenhuma boa oportunidade foi criada. Mas as norte-americanas pressionaram na etapa final e já poderiam ter selado a vaga aos 14 minutos, quando Wambach subiu mais que a zaga canadense e cabeceou no travessão. A sofrida classificação veio nos acréscimos, aos 19, com Morgan, que cabeceou sem chance de defesa para McLeod.

CAMPEÃS MUNDIAIS NA FINAL
Atual campeã mundial, a seleção japonesa de futebol feminino confirmou o favoritismo e garantiu vaga na decisão. A equipe liderada pela meia Sawa, eleita em 2011 a melhor jogadora do mundo pela Fifa, venceu a França por 2 a 1, no estádio de Wembley.

As japonesas, que haviam superado o Brasil nas quartas de final, na última sexta, abriram o placar aos 32 minutos do primeiro tempo, com a atacante Ogimi, que aproveitou erro da goleira Bouhaddi em levantamento na área. O segundo gol saiu logo no início do segundo tempo. Aos 3 minutos, Miyama levantou na área, as francesas demonstraram indecisão para afastar a bola e a baixinha Sakaguchi, de 1,65m, escorou para a rede.

A França pressionou na segunda etapa e conseguiu descontar aos 30 minutos. Thomis cruzou rasteiro para o meio da área e Le Sommer bateu forte para o gol. E o empate só não três minutos depois porque Bussaglia desperdiçou um pênalti sofrido pela mesma Le Sommer. O futebol japonês está em alta na Olimpíada. Os homens também fazem boa campanha e nesta terça decidem contra o México uma vaga na decisão do torneio masculino. (AE)

Jipe-robô Curiosity pousa em Marte, afirma Nasa

O jipe-robô Curiosity, que integra um projeto de US$ 2,5 bilhões da Nasa, fez um pouso dramático em Marte às 22h32 neste domingo no horário da Califórnia (2h32, de segunda-feira, no horário de Brasília), marcando com sucesso a mais sofisticada tentativa de exploração da história.

"Pouso confirmado", disse um membro da missão de controle do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa, o que foi saudado com aplausos pela equipe nos Estados Unidos. "Estamos com as rodas do jipe-robô Curiosity em solo marciano. Oh, meu Deus", reforçou o membro da missão de controle da Nasa.

Uma imagem empoeirada de rodas da sonda na superfície marciana, tomada de uma câmera na traseira do veículo, confirmou a chegada do Curiosity e de seu aparato sofisticado em Marte, cujo propósito será encontrar sinais de que já houve vida naquele planeta.

Assim que o pouso ocorreu, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que a "chegada do Curiosity a Marte é uma façanha tecnológica sem precedentes".
Alguns minutos antes do pouso, a equipe já havia comemorado os primeiros sinais emitidos pelo Curiosity, assim que o jipe-robô entrou na atmosfera marciana. As informações são da Dow Jones. (AE)

Acidente em obra do estádio de Brasília fere 5 operários

Cinco operários que trabalham na obra do novo Estádio Mané Garrincha, em Brasília, caíram de uma altura de cerca de 15 metros quando uma estrutura de sustentação ruiu no momento em que eles enchiam de concreto uma das lajes de cobertura da arena. O acidente ocorreu por volta das 17h40 desta segunda-feira (6), justamente no momento que haveria mudança de turno.

Quatro homens foram socorridos imediatamente e levados pela ambulância que fica à disposição da obra para o Hospital de Base de Brasília. Um quinto homem ficou preso entre as ferragens.

Segundo Magno Antônio dos Santos, 31 anos, operário no estádio, que é primo de um dos acidentados, a estrutura ruiu muito rapidamente, levantando bastante poeira. Magno, que acompanhou o primo até o hospital, disse que o desmoronamento foi uma "fatalidade", destacando que a equipe realiza diariamente treinamento de segurança.

Preocupado com a situação dos operários, o Governo do Distrito Federal enviou o secretário de Saúde, Rafael Barbosa, ao hospital de Base, para acompanhar a situação dos acidentados. Segundo Barbosa, os quatro homens que já estão internados apresentam situação estável e estão sendo submetidos a exames. O quinto homem envolvido no acidente continuava preso às ferragens até às 20h15 desta noite. Segundo a secretaria de Saúde, havia comunicação entre ele a equipe dos bombeiros. (AE)

Quina acumula e pode pagar R$ 1,6 milhão

Nenhuma aposta acertou as cinco dezenas da faixa principal do concurso 2.962 da Quina, realizado nesta segunda-feira (6), em Ascurra (SC). A quadra saiu para 72 apostadores, e cada um deles receberá R$ 5.339,77. Acertaram o terno 5.440 apostas, e cada uma delas levará o prêmio de R$ 100,96. A estimativa de prêmio para o concurso desta terça (7), é de R$ 1,6 milhão.

As dezenas sorteadas foram: 02 - 17 - 20 - 60 - 68. (AE)

Saída temporária beneficiará 618 presos

Serão beneficiados 618 presos das três unidades penitenciárias de Sorocaba com a saída temporária no próximo fim de semana. Os presos terão o benefício para passar o Dia dos Pais com a família.

O maior número de presos beneficiados será da Penitenciária Danilo Pinheiro (P-1), no bairro Mineirão: 374. Na Penitenciária Antônio de Souza Neto (P-2) serão 240 e no Centro de Detenção Provisória (CDP) 4. A P-2 e o CDP ficam no bairro Aparecidinha. Em Iperó, na Penitenciária Odon Ramos Maranhão, serão 430 os presos com direito à saída temporária. Eles têm que apresentar bom comportamento e ter cumprido parte da pena.

Os números foram divulgados ontem pela Vara de Execuções Criminais de Sorocaba. Fora os presos já autorizados, há pedidos feitos diretamente à Justiça pelos advogados e que serão analisados. Os presos sairão às 9h da próxima sexta-feira, dia 10, e devem retornar até as 17h de segunda, dia 13.

Parte dos presos beneficiados das Penitenciárias Danilo Pinheiro e Odon Ramos Maranhão terão monitoramento por meio de tornozeleiras eletrônicas. No Dia dos Pais do ano passado, a Justiça liberou 602 presos de Sorocaba e 413 de Iperó. A proporção dos que não retornam no dia marcado é em torno de 5%.

Solenidade no Pelourinho abre as comemorações de aniversário

Após o hasteamento das bandeiras, houve apresentação de dança de estudantes - Por: Emídio Marques

As comemorações pelo aniversário de 358 anos de Sorocaba, no dia 15 de agosto, começaram oficialmente nesta segunda-feira (6), com uma solenidade às 10h no Pelourinho - altura do número 8.800 da avenida Itavuvu - marco da fundação do município.

A apresentação durou cerca de meia hora e teve a presença de cinco secretários. Após o hasteamento das bandeiras, apresentações artísticas de alunos da escola municipal 'Professor Walter Carretero' e das estaduais 'Professor Salvador Ortega' e 'Professora Wanda Costa Daher', com o tema Dança do Tropeiro.

No entanto, o evento não contou com a presença dos líderes do município. O prefeito Vitor Lippi e seu vice José Ailton Ribeiro não compareceram. Nem mesmo o presidente da Câmara, José Francisco Martinez, participou do tradicional evento. Completando as ausências, o tradicional evento não contou nem com a participação da Associação de Moradores do Bairro.

Feira de Artesanato começa quarta-feira no Fórum Velho

As peças feitas em tricô e crochê são tradicionais na Feager de Sorocaba - Por: Arquivo JCS
Começa às 8h da próxima quarta-feira (8), na Praça Frei Baraúna (Fórum Velho), a 14ª Feager - Feira Regional de Artesanato e Geração de Renda de Sorocaba. A abertura será às 10h, com a presença de autoridades e da Banda da Polícia Militar. Realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert), em parceria com o Fundo Social de Solidariedade e a Comissão de Artesanato e Geração de Renda, a atividade prosseguirá até sábado, dia 11.

O tradicional evento, que abre oportunidade para os artistas e artesãos de Sorocaba e de cidades vizinhas, é uma boa oportunidade para os sorocabanos comprarem o presente do Dia dos Pais. Serão aproximadamente 150 artesãos participantes, distribuídos entre duas associações de artesanato (ASA e Novos Rumos) e os municípios convidados. A feira permanecerá aberta das 9h às 21h.

A Feager oferece produtos originais confeccionados em tricô e crochê, biscuit, pintura em tecido, madeira, bijuteria e bordados, entre outros tipos de artesanato. O público também terá à disposição barracas com comidas típicas, doces e salgados. Diariamente, para alegrar o ambiente, acontecerão apresentações artísticas no local.