sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Celulares de todo o País terão 9º dígito até 2016

O nono dígito nos números de telefones celulares deverá ser adotado em todo o País até o fim de 2016, informou nesta quinta-feira a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). 
 
A implementação no algarismo "9" antes de cada linha de telefonia móvel que já foi implementada na região metropolitana de São Paulo - será feita aos poucos, em grupos de Unidades da Federação.

Os celulares de municípios com DDD 11 começaram a transição em 29 de julho deste ano e estão obrigados a utilizar o nono dígito desde 17 de outubro. O cronograma aprovado nesta quinta-feira pela Anatel estabelece que o restante do Estado de São Paulo faça a migração até o dia 31 de dezembro de 2013. Já os Estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo incorporariam o algarismo adicional até 31 de janeiro de 2014.

Posteriormente, Amazonas, Amapá, Maranhão, Pará e Roraima teriam até o fim de 2014 para se adaptar; seguidos por Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe, até o último dia de 2015. Por último, Acre, Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins adotariam o nono dígito até 31 de dezembro de 2016.

A Anatel não estabeleceu ainda as datas para o início das fases de transição de cada mudança, mas os períodos que abrangem grandes eventos internacionais não devem estar dentro dessas etapas.

"Quando há uma quantidade maior de Estados a serem alterados ao mesmo tempo, há um risco maior para operação. Com a divisão há maior controle de riscos na mudança", afirmou o conselheiro da Anatel relator da medida, Rodrigo Zerbone. Ele ressaltou, no entanto, que esses grupos poderão ser reunidos no futuro para uma mudança simultânea, caso o órgão regulador julgue conveniente.

Zerbone explicou ainda que, ao contrário da região metropolitana de São Paulo, o resto do País não enfrenta problema de escassez de números disponíveis para a habilitação de novas linhas. "Mesmo no Rio de Janeiro essa não é uma questão urgente, mas é importante haver padronização nacional, como sempre foi feito na história da telefonia no Brasil", completou. (AE)

Dos grandes, só o Santos virá ao CIC

O congresso técnico do Paulistão 2013 foi realizado ontem na sede da Federação Paulista de Futebol  

Por: FPF/Bárbara Caetani

Atlético Sorocaba enfrentará São Paulo, Palmeiras e Corinthians fora de casa. Estreia será em 20/1 contra São Caetano
Se o Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) for liberado para sediar os jogos do Atlético Sorocaba no Paulistão 2013, o Santos será o único dos quatro grandes times do Estado que jogará na cidade. A tabela da competição, divulgada ontem pela Federação Paulista de Futebol (FPF), prevê que o Galo atuará como visitante diante de São Paulo, Palmeiras e Corinthians e receberá o Peixe como mandante. A estreia do Atlético está marcada para o dia 20 de janeiro, em casa, contra o São Caetano.

Além do Atlético, o Penapolense é outra equipe que receberá apenas um grande clube em seu estádio -- no caso, o São Paulo. Todos os outros 14 times do interior jogarão duas vezes em casa e duas vezes fora diante dos grandes. O Ituano, outro representante da região, receberá Santos e Palmeiras e sairá contra São Paulo e Corinthians.

Segundo a FPF, a confecção da tabela segue um critério, pelo qual o terceiro e o quarto colocados da Série A2 do ano anterior (casos de Atlético e Penapolense) recebem apenas um time grande. Isso só não ocorreria se um dos grandes tiver direito a apenas nove mandos de campo, ou seja, se tiver ficado abaixo da 10ª colocação no ano anterior.

A tabela do campeonato foi apresentada já pronta aos representantes das equipes, ontem, durante o congresso técnico realizado na sede da FPF. O Atlético foi representado pelo vice-presidente de futebol, Waldir Cipriani. 

Fórmula mantida
 
O Campeonato Paulista da Série A1 de 2013 manterá o mesmo formato das duas últimas edições e irá durar exatos quatro meses. A competição terá início em 19 de janeiro e terminará em 19 de maio. A próxima temporada temporada irá estrear um novo modelo de calendário no futebol brasileiro, com a Copa do Brasil durando o ano todo. Por isso, o Paulistão ganhou uma semana a mais em comparação à edição de 2011. No total, são 23 datas reservadas para a competição estadual em São Paulo, que segue com 20 participantes.

Da primeira à sétima rodadas, os times terão de jogar duas vezes por semana no Paulistão. Depois, da oitava (em 17 de fevereiro) até a 12ª, os jogos são apenas aos finais de semana. Mais quatro rodadas acontecerão em espaço reduzido de apenas 15 dias. Já as três rodadas decisivas do turno e as quatro datas de mata-mata serão em finais de semana.

Pelo regulamento da competição, todos os 20 times jogam entre si em turno único. Os oito primeiros colocados avançam às quartas de final, que serão decididas em jogo único, assim como na semifinal. Apenas a decisão do título ocorrerá em confrontos de ida e volta, nos dias 12 e 19 de maio.

Ao final da primeira fase, os quatro últimos colocados serão rebaixados para a Série A2. Já os times eliminados nas quartas de final, que ficarem entre o quinto e o oitavo lugar (com exceção dos quatro grandes), disputarão o troféu do interior.
 
A tabela
 
Pela tabela divulgada ontem, o Atlético Sorocaba fará nove jogos em casa e dez fora. A equipe receberá São Caetano, Botafogo, União Barbarense, Linense, Santos, Mogi Mirim, XV de Piracicaba, Mirassol e Oeste; e sairá para enfrentar Ituano, São Paulo, Palmeiras, Penapolense, Paulista, Bragantino, Ponte Preta, São Bernardo, Guarani e Corinthians.

O primeiro adversário atleticano entre os grandes será o São Paulo, no dia 27 de janeiro, no Morumbi. Em 6 de fevereiro, a equipe retorna à capital, desta vez para enfrentar o Palmeiras. No dia 10 de março o Galo recebe o Santos e na última rodada da primeira fase, em 21 de abril, encara o Corinthians, no Pacaembu. (Com informações da Agência Estado)

Jogos do Atlético Sorocaba

20/01 - Atlético Sorocaba x São Caetano
23/01 - Ituano x Atlético Sorocaba
27/01 - São Paulo x Atlético Sorocaba
30/01 - Atlético Sorocaba x Botafogo
03/02 - Atlético Sorocaba x União Barbarense
06/02 - Palmeiras x Atlético Sorocaba
09/02 - Penapolense x Atlético Sorocaba
17/02 - Atlético Sorocaba x Linense
24/02 - Paulista x Atlético Sorocaba
03/03 - Bragantino x Atlético Sorocaba
10/03 - Atlético Sorocaba x Santos
17/03 - Ponte Preta x Atlético Sorocaba
20/03 - Atlético Sorocaba x Mogi Mirim
24/03 - Atlético Sorocaba x XV de Piracicaba
27/03 - São Bernardo x Atlético Sorocaba
31/03 - Guarani x Atlético Sorocaba
07/04 - Atlético Sorocaba x Mirassol
14/04 - Atlético Sorocaba x Oeste
21/04 - Corinthians x Atlético Sorocaba

Obs.: As datas podem ser alteradas pela Federação Paulista. Os horários não foram divulgados
 
(Rodrigo Gasparini_Jornal Cruzeiro do Sul)

Copa Brasil Infantil define participantes

Estão definidos os 16 times que disputarão, em janeiro, a 18ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil, em Votorantim. A lista dos participantes foi divulgada ontem pela Secretaria de Esportes da cidade.
A maior novidade na competição do ano que vem é a presença do São Bento, que volta ao campeonato após 14 anos. A própria seleção de Votorantim é a outra equipe que representa a região. Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Santos serão os demais paulistas.
Atual campeão, o Coritiba também tem presença confirmada. Os outros clubes que estarão com seus times sub-15 em Votorantim são Flamengo, Vasco, Botafogo, Internacional, Grêmio, Bahia, Vitória, Atlético Mineiro e Figueirense.
O congresso técnico da Copa Brasil será realizado no dia 13 de dezembro, às 15h, no Teatro Municipal Francisco Beranger. A competição, que ocorre entre 17 e 27 de janeiro, terá os participantes divididos em quatro grupos de quatro equipes cada, que jogarão entre si, em turno único. Os dois primeiros colocados de cada chave passam ao mata-mata.
A Copa Brasil é uma das mais importantes competições sub-15 do País e serve como base, inclusive, para a convocação da seleção brasileira da categoria. Ao longo dos anos, já passaram pelo campeonato nomes como Alexandre Pato, Neymar, Jô, Oscar e Lucas. 
(Jornal Cruzeiro do Sul)

STF suspenderá julgamento do Mensalão por 13 dias

O Supremo Tribunal Federal (STF) suspenderá por 13 dias o julgamento do processo do mensalão por causa da viagem do relator, ministro Joaquim Barbosa, à Alemanha para um tratamento de saúde. 
 
A sessão desta quinta-feira será a última deste mês. 
 
Depois, somente no dia 7 o tema será retomado em plenário. 
 
O presidente do STF, ministro Carlos Ayres Britto, consultou o plenário sobre o novo calendário. 
 
Além de retirar o tema da próxima semana, a sessão prevista para o dia 5 foi remarcada para a manhã do dia 8. 
 
Na próxima semana o tribunal julgará outras matérias. (AE)

ALL instala alambrados em trechos da via férrea

No começo da avenida Eng. Carlos Reinaldo Mendes, o alambrado vai isolar a faixa dos trilhos - Por: Adival B. Pinto

Cerca bloqueia passagens usadas por pedestres em alguns pontos da linha
O trecho de nove quilômetros de linha férrea em área urbana de Sorocaba deverá ser cercado até o final do ano e a América Latina Logística (ALL) já começou a fazer a instalação das telas de proteção no começo da avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, na região do Jardim Pelegrino. Os trabalhos também foram iniciados em outros pontos da mesma via e no bairro Wanel Ville.

Em alguns pontos, o alambrado está sendo colocado apenas de um dos lados da linha férrea, onde não há muros nas divisas com outros imóveis. A medida visa coibir o acesso e a travessia de pedestres nesses locais, por questão de segurança.

O fechamento das passagens com alambrados vai forçar os moradores lindeiros a buscarem caminhos alternativos mais longos. A empresa ALL, entretanto, reconhece que existe a possibilidade desses pontos sofrerem vandalismos, mas afirmou que vai fiscalizar os locais para manter o fechamento dessas passagens.

A empresa afirmou que irá intensificar a ronda preventiva e realizar campanhas preventivas e de conscientização.

Acordo com MP

A ALL assumiu um compromisso por meio de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público (MP) em agosto deste ano no qual a empresa se responsabilizou pela manutenção de sua malha viária, sob risco de receber multa diária no valor de R$ 30 mil em caso de descumprimento. O compromisso prevê ainda que a ALL mantenha a linha sem mato e entulho.

Com a colocação das grades, a travessia de pedestres só poderá ser feita em locais onde existe passagem de nível, ou seja, onde carros cruzam a via. Com isso, outros problemas comuns em trechos da linha férrea próximos a áreas residenciais também devem ser inibidos como o consumo de drogas e saques a vagões.  
(César Santana - Jornal Cruzeiro do Sul)
(Supervisão: Admir Machado)

Eventos precisam de recursos públicos

Os desfiles das escolas de samba voltaram a ganhar público nos últimos anos com os desfiles em frente ao Paço -  

Por: Arquivo JCS/Luiz Setti

Semana do Tropeiro, Festa Junina e Carnaval de rua passaram por altos e baixos nos últimos anos
As festas populares são atividades que ajudam a promover e a manter a cultura e a tradição de um povo. Em Sorocaba, as tradicionais Festas Junina e do Tropeiro enfrentaram problemas no passado, o que culminou com uma grande queda do público. Porém, uma delas a Junina , nos últimos vem conseguindo resgatar o interesse do sorocabano, enquanto que a outra necessita de investimentos para voltar a crescer novamente. Segundo a organizadora cultural da Festa do Tropeiro, Sônia Nancy Paes, o que falta é um local único adequado para receber as atrações do evento. 
 
O Carnaval em Sorocaba também apresentou problemas, há 15 anos, quando o desfile das Escolas de Samba foi cancelado, sob a alegação de falta de verba por parte da Prefeitura. Mas há cinco anos, as escolas de samba voltaram a abrilhantar a avenida, porém a verba continua sendo um empecilho, segundo o tesoureiro da 28 de Setembro, José Carlos dos Santos, o Santão, que também é conselheiro da Liga Sorocabana de Blocos e Escolas de Samba (Lisobes).

A Festa do Tropeiro é uma das mais antigas da cidade, já que vem sendo realizada há cerca de 45 anos. Quando essa Festa surgiu no município, ela era realizada em um amplo espaço utilizado pela Feira Agropecuária e Industrial de Sorocaba (Fapis), situado na avenida Afonso Vergueiro e que depois mudou-se para uma área no início da rodovia João Leme dos Santos (SP-264). Naquela época, milhares de pessoas visitavam a Festa do Tropeiro, que oferecia aos sorocabanos atrações como exposições, provas de laço, shows com grandes artistas brasileiros, entre outros.

Porém, no início dos anos 1990, a Festa já não tinha tamanho prestígio entre a população e passou a se diminuir. Com isso, o governo municipal buscou alternativas de manter viva essa festividade tão importante para a história da cidade. "Hoje, por enquanto, estamos buscando espaço para que essa feira seja realizada, para que tenha a grandeza daquela época", relata Sônia. Ela diz que um dos passos para tornar isso real seria aliar a parte cultural e educativa com a popular, investindo em shows e atividades que chamem a atenção das pessoas.
 
Festa Junina
 
Outra festa que antes reunia milhares de pessoas e que veio perdendo o prestígio do público foi a Festa Junina Beneficente de Sorocaba. A sua primeira edição ocorreu no final dos anos 1970, em que as barracas das entidades foram montadas no recinto da antiga Fapis. Depois de alguns anos ela se mudou para a praça da Amizade, no bairro Santa Rosália, onde o grande número de visitantes foi mantido.

Mas, no início dos anos 2000, o jornal Cruzeiro do Sul passou a noticiar frequentes reclamações de representantes das entidades participantes de que as vendas já não eram as mesmas. Aliado a isso estiveram diversas mudanças de locais que abrigaram a festa, sendo que ela passou pela Fapis novamente, pelo Clube Recreativo Campestre, o Pavilhão Cianê e, finalmente, em 2009, mudou-se definitivamente para o Parque das Águas. A partir dessa época o público voltou a aumentar, a Prefeitura passou a investir em mais shows e também houve um resgate histórico do evento, com concursos de Miss Caipirinha, de Quadrilhas e a presença de jogos tradicionais, como o pau de sebo.
 
Carnaval
 
O Carnaval também enfrentou alguns problemas em Sorocaba. As festas nos salões dos clubes da cidade ficavam praticamente vazios e os proprietários dos clubes diziam, na época, que isso se devia a uma atitude da Prefeitura, que, em 1997, parou de fornecer verbas para os tradicionais desfiles das escolas de samba, o que acabou fazendo com que os sorocabanos passassem o Carnaval em outras cidades.

As escolas de samba só voltaram às ruas em 2007, quando a Prefeitura voltou a apoiar o evento e os desfiles ocorriam nas ruas centrais do município. Em 2009, o evento mudou-se para o Parque das Águas, contando então com arquibancadas dos dois lados da avenida Dom Aguirre. Em 2010, a passarela do samba passou a ser montada na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista, em frente ao Paço Municipal.

Segundo Santão, esse novo ânimo dado às escolas de samba fez diferença, já que o público voltou a prestigiar o Carnaval sorocabano. "Mas o maior problema que continuamos tendo é com verbas. Têm cidades com menor população que destinam mais dinheiro para o Carnaval de rua do que Sorocaba", relata.

Os tradicionais blocos sorocabanos, que mantiveram sempre um bom público, enfrentam um problema desde o início dos anos 2000: a venda e consumo de bebidas alcoólicas de menores de 18 anos. Em 2011, o Cruzeiro do Sul publicou, no Caderno de Domingo do dia 13 de março, uma reportagem mostrando que não era nem um pouco difícil encontrar adolescentes passando mal, por conta do consumo de bebidas alcoólicas. Com isso, as autoridades policiais decidiram por intensificar as ações nos blocos de rua, para evitar que situações como essas voltassem a acontecer. Uma das medidas sugeridas foi a de realizar os blocos em locais fechados, para tentar minimizar essa situação. Algo que não ocorreu.
 
(André Moraes-Jornal Cruzeiro do Sul)

TSE nega recurso e libera a candidatura de Amary


Renato Amary e correligionários comemoraram ontem à noite a decisão do TSE - Por: Luiz Setti
Por cinco votos favoráveis e um contrário, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) negou ontem provimento aos recursos que pediam o enquadramento do candidato do PMDB a prefeito de Sorocaba, Renato Amary, nas disposições da Lei da Ficha Limpa. Com isso, ele tem sua situação jurídica resolvida em definitivo. Acompanharam o voto do relator Dias Toffoli, os ministros Arnaldo Versiani, Nancy Andrighi, Luciana Lóssio e Cármen Lúcia. A posição contrária foi da ministra Laurita Vaz. A ministra Rosa Weber se absteve de votar, porque não acompanhou o processo.

Os juízes entenderam que as ações atribuídas a Amary, quando governou a cidade, não provocaram lesão aos cofres públicos, nem enriquecimento ilícito. Durante a discussão do processo, o ministro Arnaldo Versiani, que na terça-feira pedira vistas para analisar melhor a matéria, leu trechos do acórdão do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo que, demonstrariam, a princípio, que as hipóteses para indeferimento da candidatura teriam ocorrido.

Constatou, no entanto, que a decisão não foi suficientemente clara ao estabelecer se as duas práticas aconteceram ao mesmo tempo. Mesmo assim, disse ter ficado impressionado com os valores para contratação de empresa sem licitação, mais de R$ 3 milhões. O TSE entende que, para enquadrar um candidato na Lei da Ficha Limpa, é preciso que ele tenha sido condenado, simultaneamente, porque lesou os cofres públicos e enriqueceu, ou a terceiros.

Única a se manifestar a favor dos recursos apresentados pelo PRP e pelo ex-vereador e vice-presidente do PT, Arnô Pereira, a ministra Laurita Vaz interpretou que as duas medidas tomadas por Amary quando governava a cidade barrariam sua candidatura. Para a juíza, a redação do acórdão não dava margem a dúvidas. 

O caso
 
O processo julgado ontem pelo TSE teve origem nos pedidos de impugnação apresentado à Justiça Eleitoral de Sorocaba por iniciativa do PRP, partido coligado ao PSDB nas eleições, e do ex-vereador e vice-presidente do PT, que apoia Amary no segundo turno, Antonio Arnô Pereira. Ambos pretendiam enquadrar o peemedebista por suposta violação da Lei da Ficha Limpa. Quando prefeito, Amary contratou, sem licitação, e a um custo de R$ 3,2 milhões, empresa para realizar a cobrança da dívida ativa do município.

Além disso, o então prefeito teria superfaturado as obras de reforma da capela da Policlínica. O TSE deve analisar, depois das eleições de domingo, e antes da data de diplomação, o caso do candidato do PSDB, Antonio Carlos Pannunzio, cuja impugnação da candidatura foi requerida pelo ex-secretário da gestão Lippi, e candidato derrotado a vereador pelo PPS, sigla coligada ao PMDB, Rodrigo Moreno.
(José Antônio Rosa-Jornal Cruzeiro do Sul)