terça-feira, 11 de maio de 2010

PF prende 11 em operação contra desvio de verbas das áreas de saúde e educação

Pelo menos 11 pessoas foram presas nesta terça-feira pela Polícia Federal (PF) em uma operação que investiga a ação de um grupo de pessoas acusadas de desvio de recursos federais destinados às áreas de saúde e educação por meio da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (Oscip), sediada em Curitiba. O total dos desvios de recursos foram estimados em R$ 300 milhões apenas nos últimos cinco anos.

Entre os detidos, está o empresário Dinocarme Aparecido Lima, diretor presidente da faculdade Inesul, em Londrina. Ainda devem ser cumpridos mais 3 mandados de prisão, além dos 40 mandados de busca que estão em andamento durante todo o dia, em empresas e casas no Paraná, em São Paulo, Goiás, Maranhão e Pará. A ação, batizada de Operação Parceria, mobiliza 250 servidores.

Segundo a Receita Federal, o esquema desviava recursos em contratos de parceria firmados entre a Oscip e entes públicos, principalmente prefeituras. Após a aprovação de seus projetos, essencialmente nas áreas de saúde e educação, a Oscip recebia os recursos federais destinados, movimentando em média R$ 130 milhões anuais, e promovia contratações de empregados, compras de bens e serviços, fazendo crer que toda a destinação financeira governamental era efetivamente empregada no cumprimento do objetivo de cada um dos projetos.

Apenas cerca de 30% dos recursos recebidos era transferida para uma conta centralizadora do órgão, com a justificativa de atender suas despesas administrativas. Depois saíam desta conta grandes valores em espécie com destino não identificado, além de recursos supostamente destinados ao pagamento de empresas fornecedoras, que foram apontadas como companhias pertencentes a grupo de familiares ou pessoas de confiança dos próprios responsáveis legais da Oscip.

Segundo a Receita, que conta com o apoio da PF, da Controladoria-Geral da União (CGU) e do Ministério Público Federal (MPF), a quadrilha também mantinha um esquema de ocultação de bens e direitos e de lavagem de dinheiro, crimes contra a ordem tributária, aquisições suspeitas de títulos da dívida pública "podres" e de imóveis rurais supostamente inexistentes no Pará para serem utilizados, em tese, como garantias de dívidas públicas. ( iG São Paulo)

Dunga chama Ronaldinho e Ganso na lista complementar de 7 atletas

O técnico Dunga divulgou, no final da tarde desta terça-feira, a lista complementar de sete jogadores que será entregue à Fifa (Federação Internacional de Futebol). Ronaldinho Gaúcho e Paulo Henrique Ganso estão na lista, enquanto o atacante Adriano, mais uma vez, foi deixado de fora.

Os sete nomes são: Alex, zagueiro do Chelsea-ING; Marcelo, lateral-esquerdo do Real Madrid-ESP; Sandro, volante do Internacional; Carlos Eduardo, meia do Hoffenheim-ALE; Paulo Henrique Ganso, meia do Santos; Ronaldinho Gaúcho, atacante do Milan-ITA; Diego Tardelli, atacante do Atlético-MG.

O meia Paulo Henrique Ganso falou ao site do Santos sobre a presença na lista complemetar. "Acabei de chegar aqui (Porto Alegre) e fiquei sabendo. Fiquei muito feliz. Não fiquei surpreso, porque esperança a gente sempre tem. A torcida inteira, o Brasil estava pedindo por mim e pelo Neymar na convocação e estar entre os 30 da seleção brasileira já é uma grande vitória”, disse o jogador.

A entidade que comanda o futebol exige a entrega de uma pré-lista de 30 nomes, sendo que os 23 convocados devem ser definidos até o dia 1º de junho. Para não dar margens a especulações, a comissão técnica da seleção brasileira preferiu adiantara lista de convocados, anúncio que foi feito às 13h deste terça. Caso nenhum se machuque, eles representarão o Brasil na África do Sul.

Em caso de lesão de um dos 23 convocados, a CBF poderá substituir o jogador por qualquer outro, mesmo que não esteja na lista dos 30. O prazo é até 24 horas antes da estreia da seleção na Copa, dia 15 de junho, às 15h30 (de Brasília), contra a Coreia do Norte. (iG São Paulo/Gazeta Esportiva)

Grafite é surpresa na convocação de Dunga para Copa

Nem Ronaldinho, nem Paulo Henrique Ganso e nem Neymar. Grafite foi a surpresa do técnico Dunga que anunciou nesta terça-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, a lista dos 23 convocados que representarão a seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul, que ocorre entre os dias 11 de junho e 11 de julho deste ano. Adriano ficou fora da lista.

A relação dos 23 jogadores será entregue à Fifa juntamente com os nomes de outros 7 atletas, pois a entidade máxima do futebol mundial pede uma relação com 30 nomes nesta primeira etapa de convocações, cuja data limite é hoje. A CBF promete anunciar os nomes dos outros 7 pré-convocados ainda nesta terça-feira. A Fifa divulgará os 30 pré-convocados de todas as 32 seleções na próxima quinta-feira.

Foto: Getty Images

Lúcio será o capitão na África

Oficialmente, a Fifa exige que a lista com os 23 jogadores seja formalizada apenas no dia 1º de junho. Porém, para não dar margens a especulações, a comissão técnica da seleção brasileira preferiu adiantar a lista de jogadores que, caso não se machuquem, representarão Brasil na Copa do Mundo.

Em caso de lesão de um dos 23 convocados, a CBF poderá substituir o jogador por qualquer outro (não necessariamente na lista dos 30) até 24 horas antes da estreia da seleção na Copa. O Brasil fará seu primeiro jogo no dia 15 de junho, às 15h30 (horário de Brasília), contra a Costa do Marfim.

Veja abaixo a relação dos 23 convocados da seleção brasileira, cuja preparação começa no próximo dia 21, no CT do Caju, em Curitiba.

GOLEIROS
Júlio César (Internazionale-ITA)
Gomes (Tottenham-ING)
Doni (Roma-ITA)

LATERAIS
Maicon (Internazionale-ITA)
Daniel Alves (Barcelona-ESP)
Michel Bastos (Lyon-FRA)
Gilberto (Cruzeiro)

ZAGUEIROS
Lúcio (Internazionale-ITA)
Juan (Roma-ITA)
Luisão (Benfica-POR)
Thiago Silva (Milan-ITA)

MEIO-CAMPISTAS
Gilberto Silva (Panathinaikos-GRA)
Felipe Melo (Juventus-ITA)
Elano (Galatasaray-TUR)
Josué (Wolfsburg-ALE)
Ramires (Benfica-POR)
Júlio Baptista (Roma-ITA)
Kleberson (Flamengo-ITA)
Kaká (Real Madrid-ITA)

ATACANTES
Luis Fabiano (Sevilla-ESP)
Robinho (Santos)
Nilmar (Villarreal-ESP)
Grafite (Wolfsburg-ALE) (iG São Paulo)