quarta-feira, 25 de abril de 2012

Fundo Social de Solidariedade lança Campanha do Agasalho 2012

A primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Sorocaba, Denise Lippi, preside na sexta-feira (27), às 18h, no Carrefour Esplanada, a abertura solene da Campanha do Agasalho 2012.

O evento deverá contar com a presença dos parceiros que, ao longo desses últimos anos, têm atuado fortemente no sentido de ajudar na maior arrecadação possível: Banco do Brasil, Tiro de Guerra e  Céu Azul Alimentos, além do próprio Carrefour e entidades assistenciais e empresas promotoras da campanha em nível interno.

Para Denise, que no ano passado capitaneou um trabalho que recolheu 285 mil peças de roupas, mais de 7 mil cobertores novos e dezenas de enxovais para bebês, não há meta a ser cumprida em 2012, senão aquela de "aquecer o maior número possível de corações". Para ela, a solidariedade aquece também a alma, que aquece ao corpo. Sua ideia, se possível, é arrecadar o mesmo volume do ano passado e, assim, atingir novamente seu objetivo.

A presidente do FSS frisa ser muito importante que todas as peças doadas estejam em bom estado. "A gente deve doar aquilo que pode ser usado. Aprendi desde pequena que as coisas que ficam no armário e nas gavetas por alguns anos já não nos pertencem, mas podem fazer a história de outras pessoas", exemplificou.

A partir da segunda-feira (30), a população já contará com os postos de arrecadação do FSS distribuídos na cidade. Todas as agências do Banco do Brasil serão postos de coleta. Unidades Básicas de Saúde (UBS's) e outros próprios públicos, assim como as lojas do Carrefour, também tornam-se pontos.

Condomínios e empresas interessadas em desenvolver campanhas internas também poderão contar com as caixas de coleta padronizadas. Basta fazer contato com a Secretaria da Cidadania (Secid) pelo telefone 3219.1920 (João Bosco) ou com o FSS pelo 3238.2503 (Nice).

Outra possibilidade de participar da campanha é fazendo doação em dinheiro por meio da Conta Corrente nº 18000-9, da Agência 2923-8 do Banco do Brasil. O recurso arrecadado será usado para a compra de cobertores novos. Cada unidade custa R$ 10,00 e os interessados podem doar quantas vezes quiser e o valor que desejar.
Calor para os pequenos

É sempre mais difícil se conseguir doação de roupas infantis, principalmente para bebês. Isso, acredita-se, porque as pessoas repassam com mais facilidade este tipo de vestimenta entre parentes e amigos. Daí, ressalva Denise Lippi, quem dispuser de peças de crianças e bebês e possam doá-las que o façam com a certeza de que farão a diferença na vida de muitas mamães e de seus filhos. "As roupinhas de recém-nascidos formam um enxoval para aquelas mães que, normalmente, não poderiam comprá-los", explica.

Pelo calendário, a Campanha do Agasalho 2012 faz o mutirão do Tiro de Guerra no dia 26 de maio, a partir das 9h, no Além Ponte. De casa em casa, os soldados passarão pedindo doações aos moradores. Em Sorocaba, a campanha terminará no dia 15 de junho, numa solenidade marcada para as 18h na agência BB, da Avenida São Paulo.

8ª Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho começa no dia 02/05/2012

A 8ª edição da Semana Municipal de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sempat) acontecerá neste ano, em Sorocaba, entre os dias 2 e 6 de maio. Realizada anualmente em cumprimento à Legislação  nº 8224/2007, a Sempat marca a passagem do Dia do Trabalho, celebrado mundialmente no dia 1º de maio, e incentiva a reflexão da sociedade sobre a importância de discutir a saúde e segurança do trabalhador.

De acordo com Renata Scudeler, coordenadora do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) – que faz parte da comissão organizadora da semana, a 8ª Sempat será aberta oficialmente às 19h, no auditório da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), no Alto da Boa Vista. Após a solenidade, tem início a palestra "Saúde do Trabalhador - Acidentes e Doenças do Trabalho", por José Carlos do Carmo, médico do trabalho e sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e auditor fiscal da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego.

Na quinta-feira, dia 3, também a partir das 19h, e no mesmo local, será a vez de Evelin Moreno, doutoranda em Enfermagem/Unifesp, mestre em Enfermagem/Unicamp, especialista em Ergonomia/UGF e professora de Educação Física da Faculdade de Educação Física de Sorocaba (Fefiso), falar sobre "O impacto do trabalho noturno e em turnos na Saúde do Trabalhador".

Na sexta-feira (4), o médico do trabalho e sanitarista da Secretaria de Estado da Saúde e pesquisador da Faculdade de Saúde Pública da USP, Koshiro Otani, abordará o tema "A Saúde do Trabalhador na atenção primária à saúde no SUS", em dois horários: às 9h e às 14h. Ambas as palestras também serão realizadas no auditório da FUA.

No domingo, dia 6, haverá mais uma edição do passeio ciclístico "Pedala Trabalhador". A saída será às 8h30 de dois pontos: Carrefour Sônia Maria e Parque Campolim. O ponto de chegada é o Parque das Águas, no Jardim Abaeté.

A organização da Sempat é de responsabilidade de uma comissão formada por representantes da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde (SES) e do Cerest, Câmara Municipal, indústrias, instituições de ensino, Conselho Municipal da Saúde (CMS), sindicatos e outros órgãos representantes da classe.

Passeio das Árvores Cidadãs Sorocabanas está com inscrições abertas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já está recebendo as inscrições para o Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. O passeio é gratuito e acontecerá nesta sexta-feira (27), das 13h30 às 17h, com saída do Parque da Biquinha. 

As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280 ou na própria Sema, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. São 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

O objetivo dessa atividade de Educação Ambiental é apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies, espalhadas por Sorocaba e que muitas vezes passam despercebidas pela população. No passeio, realizado em um microônibus, técnicos da Sema orientarão sobre cada uma das árvores visitadas, todas com idades avançadas.

Entre os exemplares visitados estão duas da espécie Jequitibá-branco no Jardim dos Bandeirantes. Os exemplares possuem idade estimada em 71 e 84 anos. Uma das curiosidades dessa espécie é que, na natureza, suas sementes são muito apreciadas por macacos. Além de conhecer as árvores, o grupo também conhecerá o viveiro de mudas do Parque Natural "Chico Mendes".

As árvores incluídas no tour fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837/09, e nº 9.123/10. Esse trabalho resultou no catálogo "Conhecendo árvores nativas e centenárias da cidade de Sorocaba", feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. Segue abaixo o roteiro do tour:

Cedro (Cedrela fissilis)
Local: Campolim
Idade estimada: 83 anos
Copaíba (Copaifera langsdorffii)
Local: Vila Barão
Idade estimada: 185 anos
Jequitibá-branco (Carinianalegalis)
(2 árvores)
Local: Jd. dos Bandeirantes
Idade estimada: 71 anos e 84 anos
Viveiro de mudas
Local: Parque Natural dos Esportes Chico Mendes