quarta-feira, 25 de abril de 2012

Passeio das Árvores Cidadãs Sorocabanas está com inscrições abertas

A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) já está recebendo as inscrições para o Tour das Árvores Cidadãs Sorocabanas. O passeio é gratuito e acontecerá nesta sexta-feira (27), das 13h30 às 17h, com saída do Parque da Biquinha. 

As inscrições devem ser feitas das 8h às 17h, pelo telefone 3219.2280 ou na própria Sema, que fica na Rua Campos Salles, 850, em Pinheiros. São 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de chegada.

O objetivo dessa atividade de Educação Ambiental é apresentar a história e as características de árvores de diferentes espécies, espalhadas por Sorocaba e que muitas vezes passam despercebidas pela população. No passeio, realizado em um microônibus, técnicos da Sema orientarão sobre cada uma das árvores visitadas, todas com idades avançadas.

Entre os exemplares visitados estão duas da espécie Jequitibá-branco no Jardim dos Bandeirantes. Os exemplares possuem idade estimada em 71 e 84 anos. Uma das curiosidades dessa espécie é que, na natureza, suas sementes são muito apreciadas por macacos. Além de conhecer as árvores, o grupo também conhecerá o viveiro de mudas do Parque Natural "Chico Mendes".

As árvores incluídas no tour fazem parte das 18 árvores que Sorocaba possui e que têm imunidade ao corte, segundo as Leis Municipais nº 8.837/09, e nº 9.123/10. Esse trabalho resultou no catálogo "Conhecendo árvores nativas e centenárias da cidade de Sorocaba", feito numa parceria entre a Prefeitura, Conselho Municipal de Desenvolvimento e Meio Ambiente (Comdema), o Ministério Público e a Câmara de Sorocaba. Segue abaixo o roteiro do tour:

Cedro (Cedrela fissilis)
Local: Campolim
Idade estimada: 83 anos
Copaíba (Copaifera langsdorffii)
Local: Vila Barão
Idade estimada: 185 anos
Jequitibá-branco (Carinianalegalis)
(2 árvores)
Local: Jd. dos Bandeirantes
Idade estimada: 71 anos e 84 anos
Viveiro de mudas
Local: Parque Natural dos Esportes Chico Mendes

Nenhum comentário: