segunda-feira, 31 de maio de 2010

Prefeitura De Votorantim e Comas divulgam programação da Festa Junina 2010

Prefeitura e Comas divulgam programação da Festa Junina 2010



Confira a programação da Festa Junina 2010 (Junho):

DIA

ATRAÇÃO

12

Roberta Miranda

13

Bruno e Marrone

15

Arlindo Cruz

16

Theodoro e Sampaio

17

Fernandinho (música Gospel)

18

César Menotti e Fabiano

19

Jota Quest

20

Tarde – Palavra Cantada

Noite – Grupo Teatro Mágico

22

Trio Macaíba

23

Paula Fernandes

24

Padre Paulo e amigos

25

João Bosco e Vinícius

26

Fiuk e Banda Hori

27

Rodrigo Freitas & Xavier, Dany e Alan e Laluna e Vinícius

Campanha "Música em troca de Fraldas"

Imagem: Loucos por Música

Pensando numa forma de ajudar aos desabrigados e desalojados pelas chuvas que caíram entre 05 e 07 de Abril desse ano, resolvemos doar parte do valor arrecadado com a venda de nossas músicas para a compra de fraldas descartáveis.

Vai funcionar da seguinte maneira:



- Cada faixa custa 0,99 (Noventa e Nove Centavos);

- De cada faixa vendida, recebemos 0,50 (Cinquenta Centavos);

- Vamos tirar 50% desse valor (0,25 - Vinte e Cinco Centavos) por faixa vendida para a compra das fraldas.

E tudo feito de forma clara!!!

Começaremos a contar as vendas a partir de hoje. No final de cada mês ao longo de 2010 publicaremos a totalização aqui, registraremos a compra das fraldas e também a entrega das mesmas no Viva Rio

Reforma tributária ficará para o próximo presidente

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva pode terminar sem que tenha sido aprovada a reforma tributária. Assim, Lula terá sido o quarto presidente, em sete mandatos, a ser derrotado pela resistência do sistema de impostos e contribuições brasileiro estabelecido na Constituição de 1988.

As chances de promover ampla reforma no tributo considerado mais problemático, o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), de competência dos Estados, são reduzidas, na avaliação de especialistas. “A reforma não sai se não houver uma garantia muito firme de que não haverá perdas nos Estados”, afirmou o secretário de Fazenda de Minas Gerais, Simão Cirineu. Para o ex-secretário da Receita Federal Everardo Maciel, reformar radicalmente o ICMS é um problema que não tem solução, pois os governadores não abrirão mão de receitas nem do poder de criar políticas por meio da tributação. “O conflito central é federativo, não é algo que se resolva nesta encarnação.”

Harmonizar a legislação do ICMS é o centro de todas as propostas de reforma tributária que foram enviadas ao Congresso Nacional desde 1988. Os três principais pré-candidatos à Presidência da República - Marina Silva (PV), Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) - defendem a reforma tributária.

Para o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Armando Monteiro, o futuro presidente terá chances de avançar com a reforma se propuser a alteração logo no início do mandato, utilizando o capital político da eleição, e se construir uma proposta que reconheça as dificuldades que o federalismo impõe. “A vantagem é que temos muitas coisas já testadas e não começaremos de uma base inteiramente nova”, afirmou Monteiro.” As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

Programa Aprendiz Universitário tem rally em Sorocaba

O Rally Universitário Fiat, realizado ontem em Sorocaba, contou com a participação de dezenove carros inscritos. O evento na verdade era uma prova também para quem a organizava. É que a competição era a tarefa a ser cumprida pelos participantes do Programa Aprendiz Universitário, transmitido pela Rede Record. Como a gravação de ontem vai ao ar no dia 8 de junho, no mesmo programa que vai revelar o vencedor do reality show, nem o finalista que integra a esquipe Avant - que realizou a prova aqui em Sorocaba enquanto a equipe Up fazia a mesma tarefa em São José dos Campos - pôde ser revelado.

Os carros saíram da Saf, concessionária da marca na cidade e seguiram, por estradas asfaltas e trechos de terra, até a cidade de Itu e retornaram. Para percorrer o trajeto de 92 Km da prova, os competidores levaram uma média de duas horas e quinze minutos. O navegador Douglas Nunes Gonçalves, 20 anos, e Renato Silva, 24, pilotos da dupla Torque 4, foram os vencedores da competição e além de trofeus e medalhas levaram para casa um GPS e um porta CD. Acostumados a brincar em rallys ‘off road, eles comentaram que foi divertido participar da disputa. Foi legal ter que cumprir metas e bem legal chegar em primeiro. Foi bem divertido, comentou Douglas. O evento foi bem organizado e tivemos orientações em curto espaço de tempo, disse Renato.

Os competidores que ficaram em sexto lugar, Alessandro Firmino e Nelson Marcelino Junior participaram pela primeira vez de um rally e gostaram da experiência. Achamos complicado acompanhar a planilha, calcular tempo, roteiro e velocidade média, disse Firmino. Mas Nelson garante que valeu a pena.

A condição para participar da prova é que piloto e co-piloto fossem amadores e que o veículo fosse da marca Fiat. Nesse rally de regularidade, um GPS instalado no carro marca em que momento o veículo passou por pontos determinados do trajeto, mas ainda assim o co-piloto tem uma planilha de tempo a seguir e demarcar. Para cumprir essa prova em que conta regularidade e não a velocidade, os participantes participaram de uma aula de navegação.

Quem passou essas informações foi o estudante de jornalismo, Rodrigo Solano, um dos oito integrantes da equipe Avant, que não pode revelar nem o nome do finalista do programa Aprendiz Universitário, apresentado pelo empresário João Dória Jr. É segredo. Não posso falar nada porque a competição do programa está mais adiantada do que está passando na televisão, comentou. O jovem de 20 anos disse apenas que a cada tarefa apresentada ao longo do Aprendiz Universitário, todos costumam pensar ser impossível. Os desafios são cada vez maiores e é comum acharmos que não vamos conseguir. Mas todos passam pela superação e é difícil ver um trabalho mal feito em toda a jornada.

Para essa tarefa, atuam todos os participantes do programa, mesmo os eliminados. Cada equipe teve sete dias para organizar e divulgar o rally. Segundo Solano, o evento também tem um caráter beneficente. Os participantes doaram latas de leite em pó que serão doadas para a Instituição Ressoar, uma entidade ligada à Rede Record e que fica responsável por encaminhar doações a outra entidades que dão apoio à comunidades carentes.

Lula cobra respeito do Conselho de Segurança ao Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva voltou a comentar hoje sobre a resistência dos países que formam o Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU), liderados pelos Estados Unidos, ao acordo firmado por Brasil e Turquia com o Irã em torno de seu programa nuclear. Na abertura de um evento internacional da indústria automotiva no Rio de Janeiro, ele se queixou da postura dos países desenvolvidos e cobrou respeito ao Brasil no cenário internacional.

"A divergência do Irã com os EUA perdurava por 31 anos. Qual foi o mal que o Brasil e a Turquia fizeram? Foi o de convencer o presidente do Irã a se sentar para negociar. Que era o que eles queriam que acontecesse. Quando o Irã topa sentar, eles falam que não vale mais", queixou-se Lula. "Não é possível fazer política internacional sem respeito mútuo." (AE)

Festa Junina de Votorantim 2010 - Rainha será escolhida nesta 4ª feira

A Prefeitura de Votorantim por meio da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), promove nesta quarta-feira (02), o concurso para a escolha da Rainha da Festa Junina. Na oportunidade serão conhecidas a rainha, duas princesas e a miss simpatia. Elas estarão acompanhando o prefeito Carlos Pivetta e a primeira-dama do município e presidente da Comas, Suzana Pivetta, na abertura oficial da Festa Junina e em outras atividades programadas durante os 16 dias de festividades.

O concurso conta com a participação de onze candidatas, alunas da rede Estadual de ensino e representando as entidades assistenciais, será realizado às 19h30, no Estádio Municipal “Domenico Paolo Metidieri”, ao lado do Auditório Municipal. O evento é aberto ao público e para participar os interessados deve levar um litro de leite longa vida.

Acompanhe a relação das candidatas com as respectivas escola e entidade a que representam: Adrieli Marques da Silva, “Profª Alice Rolim de Moura Holtz”, Casa de Belém Unidade I; Bruna Karine de Almeida, “Senador José Ermírio de Moraes”, Creche São Vicente de Paulo; Bruna Melo Toledo, “Comendador Pereira Inácio”, Lions Clube; Caroline Queiroz de Souza, “Profº Wilson Prestes Miramontes”, Paróquia Nossa Senhora Consolata; Gabrielle Sthefany Ribeiro Prestes, “Clotilde Belini Capitani”, Paróquia São João Batista; Giane Colognesé Cruz, “Profº Daniel Verano”, Associação de Pais e Alunos dos Excepcionais (APAE); Isabella Kriguer Camargo, “Profº Armando Rizzo”, Casa de Belém Unidade II; Jéssica de Oliveira Carvalho, “Antonieta Ferrarese”, Associação Votorantinense de Amparo ao Menor (AVAM); Marina Isabelle de Oliveira Souza, “Pedro Augusto Rangel”, Fraternidade Feminina; Mayara Roberto Vieira, “Profº Azarias Mendes”; Rotary Clube; Vanessa Maria Corrêa Silva, “Evilázio de Góes Vieira”; Grupo Viver 3ª Idade.

Sorocaba - Urbes faz mudanças em 10 linhas de ônibus

A autarquia anuncia mais horários, mudanças nas saídas e extinção de atendimento

A Urbes Trânsito e Transportes promove alterações em dez linhas do transporte coletivo a partir de terça-feira (1º). O objetivo, segundo a empresa ligada à Prefeitura de Sorocaba, é melhorar o atendimento aos usuários. Seguem abaixo as mudanças:

- Linha 05 - Vila Carvalho/Vila Fiori - Criação de mais horários de atendimento ao Condomínio Ibiti Royal Park de segunda à sexta-feira. Os novos horários, partindo do Terminal Santo Antônio, são 10h20 e 19h45, e partindo do ponto final, às 10h50

- Linha 15 - Jd. São Paulo/Jd. Capitão - Criação do atendimento ao Condomínio Vila dos Ingleses, partindo do Terminal Santo Antônio às 7h32 aos sábados.

- Linha 18 - Quintais do Imperador - Extinção do atendimento à rotatória da rua Laura Maiello Kook em dias úteis.

- Linha 23 - Industrial/Dois Corações - Criação das viagens às 5h25 e 6h, partindo do ponto final em dias úteis.

- Linha 30/1 - Inhaíba/Genebra - Alteração da viagem das 6h41 para às 6h36, partindo do ponto final em dias úteis.

- Linha 31 - Cajuru - Alteração do horário de partida do ponto final, das 12h21 para 12h26 em dias úteis, e alteração de todos os horários de partida do ponto final aos sábados.

- Linha 55 - Rodrigo - Criação da viagem das 8h45, partindo do ponto final em dias úteis.

- Linha 62 - São Bento - Criação da viagem às 23h05, partindo da Escola “Jordina do Amaral Arruda” até o bairro São Bento 2, em dias úteis.

- Linha 73 - Júlio de Mesquita - Criação de atendimento ao bairro Santa Bárbara, na viagem partindo do Terminal Santo Antônio, às 0h30 dos sábados.

- Linha 303 - Interbairros 3 - Criação do horário das 22h40 em dias úteis, partindo da avenida Independência em frente à Unip.

Operação Shaolin - Polícia Civil do DF acusa Agnelo Queiroz de desvio

Investigação da Polícia Civil do Distrito Federal, batizada de Operação Shaolin, aponta o ex-ministro do Esporte e pré-candidato do PT ao governo do DF, Agnelo Queiroz, como suspeito de desvio de verbas do Segundo Tempo, programa do ministério. Segundo reportagem no site da revista Época, documentos obtidos pela polícia sobre o destino de quase R$ 3 milhões repassados a associações de kung fu de Brasília comprometeriam o petista.

“Este é um inquérito ilegal e clandestino, arquitetado por uma facção da Polícia Civil, sob o comando dos meus adversários, o ex-governador José Roberto Arruda à frente”, defendeu-se Agnelo. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

FESTA JUNINA DE VOTORANTIM - Reunião define sistema de segurança

Uma reunião entre a Comissão Organizadora da Festa Junina, Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e representantes da empresa de segurança privada, definiram na manhã desta segunda-feira (31), o sistema de segurança a ser adotado nos 16 dias de festividades que ocorrerá na praça de eventos “Lecy de Campos”.

Durante a reunião foram definidas as questões de segurança aos participantes do evento, que deverá manter os mesmos moldes do ano anterior. Devendo uma empresa de segurança promover os trabalhos na parte interna do recinto com um contingente suficiente, de acordo com o público presente.

Outro fator importante, é em relação a proibição de vendas de bebidas alcoólicas a menores, o que manterá o rigor do setor de fiscalização e do Conselho Tutelar.

Já a Polícia Militar manterá seu efetivo na parte externa do recinto, com operações bloqueios nas vias de acesso. Todo o recinto terá o sistema de monitoramento com câmeras de vídeos, local este que terá a presença diária durante o evento, de efetivo policial.

Ficou definida ainda as questões de segurança com o Corpo de Bombeiros, em relação ao número de público presente, bem como o trabalho da Brigada de Incêndio da Prefeitura, que nos próximos dias receberá treinamentos da corporação.

Nesse período de festa a Polícia Civil manterá reforço no plantão policial junto a Delegacia Central, bem como uma equipe do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), que estará nos finais de semana no recinto.

Neste final de semana a praça de eventos começou a receber a montagem dos brinquedos do parque de diversões. Cujo ingressos estão à venda na Comas ao valor de R$ 25, a cartela com dez ingressos.

A compra nesta semana pode ser feita até quarta-feira (02), em razão do feriado da quinta-feira (03) e do ponto facultativo na sexta-feira (04), das 7 às 16 horas. Já na semana seguinte as vendas continuam de segunda a sexta-feira, no mesmo horário e no sábado (12), primeiro dia do evento haverá ainda a oportunidade para adquirir os ingressos das 9 às 18 horas.

Os interessados poderão se dirigir à Comas, situada à avenida Moacir Oséias Guitte, 51, Jardim Paraíso. Mais informações pelo telefone 3353-8662.

Às vésperas da Copa, vendas de TVs disparam

A menos de 15 dias do início da Copa do Mundo, as vendas de televisores dispararam. Grandes redes varejistas mais que dobraram o número de unidades comercializadas na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do forte ritmo do consumo lojistas informam que, por enquanto, não faltam produtos, mesmo os modelos mais procurados, como as TVs de LCD de 32 polegadas.

“Nossas vendas estão surpreendendo absurdamente”, afirma o diretor de eletrônicos do Carrefour, Fábio Régis. Levando em conta o desempenho da última Copa do Mundo, quando os volumes vendidos de TVs cresceram 35% em relação a 2005, a rede se preparou nesta Copa para um aumento de 45% a 50% ante 2009. Mas só neste mês a empresa já vendeu um número de TVs 67% maior na comparação com 2009 e ampliou em 80% o faturamento com o produto.

O grupo Pão de Açúcar, dono das bandeiras de eletrodomésticos Ponto Frio e Extra, também comemora os resultados. As vendas de televisores cresceram 110% no quadrimestre em relação a igual período de 2009. Nas Lojas Colombo, os volumes comercializados de televisores dobraram de janeiro a maio. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. (AE)

500 mil veículos são esperados no Sistema Castello-Raposo

Entre os dias 02 e 06 de junho, feriado prolongado de Corpus Christi, aproximadamente 500 mil veículos devem circular pelos dois sentidos do Sistema Castello-Raposo, de acordo com a ViaOeste concessionária que administra as rodovias.

As praças de pedágio vão atender com capacidade plena nas cabines de arrecadação. Caso seja necessário, a ViaOeste acionará a operação "papa-fila". Durante o feriado prolongado, toda a frota de veículos da concessionária será acionada para inspecionar o tráfego e prestar socorro médico e mecânico.

Em 2009, nos cinco dias da operação feriado de Corpus Christi, passaram pelo Sistema mais de 470 mil veículos. Além disso, a concessionária registrou 49 acidentes com 22 vítimas, sendo três delas fatais.

Obras

As obras em execução no Sistema que causam interferência no tráfego, como desvios ou interdições de pista, serão suspensas das 12h de quarta-feira (02) até as 24h de quinta e das 12h de domingo até as 12h de segunda (07).

Horários de Pico

Quarta-feira (02/06) – 16h às 22h (sentido Interior)

Quinta-feira (03/06) – 7h às 15h (sentido Interior)

Domingo – (06/06) – 15h às 22h (sentido Capital)

No domingo, entre as 14h e 23h, o tráfego de caminhões estará proibido na Castello Branco, sentido Capital. (Jornal Cruzeiro Do Sul)

Sorocaba registra 1ª morte do ano

Sorocaba registrou o primeiro óbito por gripe causada pelo vírus Influenza A/H1N1 em 2010. O paciente era do sexo feminino, tinha 43 anos, e faleceu na noite de sábado, dia 29. A paciente estava internada desde o dia 20 e recebeu confirmação de diagnóstico no dia 26 de maio. Segundo apurado pela Vigilância Epidemiológica, a paciente foi atendida de acordo com o protocolo indicado e vinha sendo medicada com o antiviral específico para H1N1. Não há registro de fator de risco na paciente.

Desde o início do ano, Sorocaba teve outros três casos confirmados de H1N1, cujos pacientes evoluíram bem, tiveram alta e estão em casa. Dois desses casos foram identificados pelo serviço Sentinela, que foi implantado na cidade este ano para monitorar e identificar tipos de vírus gripais em circulação.

No ano passado, durante o início da pandemia de gripe H1N1, Sorocaba registrou total de 246 casos da doença. Destes, onze pacientes evoluíram a óbito, dos quais apenas um não possuía fator de risco para a doença. Os demais possuíam um ou mais fatores de risco associados, como doença cardíaca, doença pulmonar, doença renal crônica.

Prevenção deve ser reforçada

Com a chegada do período mais frio do ano e o início dos casos de H1N1 em Sorocaba, a diretora da Vigilância em Saúde, Consuelo Matiello, ressalta a importância de que toda a população adote as medidas preventivas. “Aqueles que têm indicação para receber a vacinação, conforme o critério estabelecido pelo Ministério da Saúde, devem se imunizar até esta quarta-feira, dia 2, quando encerra o período da campanha. Já a população em geral, independente de indicação para vacina, deve reforçar os hábitos de higiene para evitar a circulação do vírus”, recomendou.

As dicas para evitar a contaminação pelo vírus Influenza A/H1N1 também ajudam a prevenir vários outros tipos de doenças, cujas transmissões ocorrem por vias respiratórias ou de pessoa para pessoa. As orientações são: lavar as mãos com frequência (com água e sabão), principalmente após sair de ônibus ou locais com grande circulação de pessoas; evitar locais com aglomeração; cobrir a boca ao tossir ou espirrar (preferencialmente com lenço descartável).

Filhos de Michael Jackson só terão acesso à herança quando completarem 40 anos

Quase um ano depois da morte de Michael Jackson (dia 25 de junho), foi divulgado nessa segunda-feira (31) detalhes da herança que o astro deixou para os três filhos, Prince I, 13, Paris, 12, e Prince II – Blanket -, de 8 anos. Segundo o jornal inglês “News of The World”, Jackson instituiu em seu testamento, finalizado em 2002, que cada uma das crianças receberia US$ 33 milhões, 40% da fortuna deixada por ele.

Katherine, mãe do astro, fica com 40% da herança e também com o controle do fundo fiduciário dos netos, que só poderão ter controle do dinheiro quando completarem 40 anos. Uma lista de instituições de caridade escolhidas por ele recebe os 20% restantes.

Jackson incluiu no testamento algumas regras para que os filhos gerenciem a herança com cautela: até os 21 anos eles vão receber mesadas dos administradores do espólio; quando completarem 30 anos receberão o controle de um 1/3, e aos 35 metade; o controle total só acontecera mesmo quando fizerem 40 anos.

Para evitar que outros membros da família tivessem acesso ao dinheiro de Katherine após a morte dela - Michael não deixou nada para nenhum dos oito irmãos ou para o pai, Joseph , ele se certificou que a quantia deixada para a mãe fosse herdada apenas pelos seus três filhos.

Apesar do astro ter deixado muitas dívidas quando morreu, a equipe encarregada das finanças de Jackson conseguiu reverter o quadro: graças ao sucesso de bilheteria do filme “This is It” e da venda do álbum e do DVD, o débito foi sanado. Por conta do interesse cada vez maior em sua discografia, a fortuna continua aumentando.


Foto:Getty Images -Paris, Prince e Blanket

Motor a etanol pode ser a solução do carro elétrico

Uma solução bem brasileira para estimular o uso de carros elétricos no País será apresentada nesta terça-feira no Michelin Challenge Bibendum, evento internacional sobre veículos limpos. A Associação Brasileira de Veículos Elétricos (ABVE) e o Instituto Nacional de Eficiência Energética (INEE) vão sugerir às empresas da indústria automotiva a produção de veículos híbridos movidos a etanol - uma espécie de versão flex do carro elétrico.

Foto: Getty Images

O Prius, híbrido da Toyota: ao invés de eletricidade e gasolina, eletricidade e etanol

A ideia é eliminar o problema da baixa autonomia, desvantagem comum dos veículos movidos exclusivamente a bateria, sem perder de vista o conceito de carro ambientalmente correto - o etanol resolve as duas questões no país onde o etanol já é tão vendido quanto a gasolina para o abastecimento de automóveis tradicionais.

O carro híbrido, que possui um motor movido a bateria e outro acionado por combustível, já tem boa aceitação em países como Japão e Estados Unidos. A novidade que será apresentada no evento é o uso do etanol como combustível, inédito no mundo.

"Nos Estados Unidos, o carro híbrido vende como pãozinho quente. É uma solução interessante que pode ser adaptada no Brasil com a substituição da gasolina ou do diesel pelo etanol", conta Jayme Buarque de Hollanda, diretor-geral do INEE.

O especialista lembra que a Toyota vendeu no ano passado 300 mil veículos do modelo Prius, o carro híbrido mais procurado no mundo. Ele usa um sistema que alterna entre o motor elétrico e a combustão e recarrega as baterias quando o carro é freado. Em São Paulo, alguns ônibus híbridos produzidos no País já circulam, mas são movidos a diesel. "Os modelos atuais não resolvem a questão principal, que é ter um carro ambientalmente correto e eficiente do ponto de vista energético".

Aliado, não mais concorrente

O uso do etanol como combustível complementar faria também do combustível um aliado e não mais um concorrente do carro elétrico. "Alguns podem achar que o carro elétrico vai tirar mercado do etanol, mas estamos provando que os dois podem ser aliados", afirmou. Na semana passada, o governo adiou o anúncio de medidas de incentivo ao carro elétrico, entre as quais a redução gradual de impostos sobre a produção.

A sugestão do "carro mais verde do mundo", movido a etanol e a bateria, é um dos pontos que constam de um documento que será encaminhado a montadoras e representantes do governo nas próximas semanas. Uma prévia deste mapeamento será apresentada no 7º Seminário VE 2010, promovido pelo INEE como parte do evento organizado pela Michelin. Antecipado ao iG, o estudo lista vantagens e desvantagens do carro elétrico.

Vantagens e incovenientes do carro elétrico

Foto: Getty Images

Prós e contras: carros elétricos não poluem, mas levam oito horas para recarregar

Além de poluir menos, os veículos elétricos são mais eficientes e econômicos. Para cada quilômetro rodado no País, o carro elétrico requer um gasto de seis centavos, enquanto o motor a combustão consome vinte e quatro centavos.

O inconveniente para o consumidor é o preço salgado, principalmente em países como o Brasil, que não produzem o veículo em escala comercial. Raro exemplo de produção no País, o Palio Weekend Elétrico, produzido pela Fiat em parceria com Itaipu Binacional, pode sair da fábrica custando o triplo do seu similar movido a combustível, numa média de R$ 150 mil.

Outra desvantagem é o tempo gasto para se recarregar a bateria de um automóvel elétrico - cerca de oito horas. No lugar da tampa do tanque de combustível, o carro elétrico possui um bocal para ser ligado a tomada, que pode ser a da garagem de casa. O INEE e a ABVE sugerem no documento que será entregue aos atores da indústria automotiva e ao governo a instalação de pontos de recarga rápida de motores elétricos, tal como funcionam postos de gasolina.

Redução de impostos

O documento cita a necessidade de redução de impostos para viabilizar a produção do automóvel elétrico. O presidente da ABVE, Pietro Erber, avalia que, sem a diminuição do tributo, a indústria não consegue fabricar o produto no País. A alíquota do IPI sobre carros elétricos está na faixa de 25% do valor do veículo, percentual bem maior que a alíquota de 12% incidente sobre automóveis convencionais, com motor a combustão.

A ideia inicial do governo é corrigir o paradoxo, com a redução progressiva do IPI. "A tributação é feita a partir de uma tabela velha, feita quando esses modelos não existiam no mercado", acrescenta Arber.

Antes de reduzir os impostos, porém, o governo pretende estimular a produção nacional do carro elétrico, de acordo com o secretário de Política econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, que coordenou um grupo de trabalho sobre o tema. O objetivo de Barbosa é criar uma entidade de fomento, nos moldes de um centro tecnológico, para o setor automotivo desenvolver tecnologias para o carro elétrico. (Sabrina Lorenzi, iG Rio de Janeiro)

Adriano deve depor até quarta-feira, diz delegado

O delegado titular da 38ª DP (Brás de Pina), Luiz Alberto Andrade, afirmou ter acertado com a defesa do jogador Adriano que ele irá depor até quarta-feira no inquérito que apura supostas transações financeiras do atleta com traficantes da Vila Cruzeiro, no Complexo do Alemão. O ex-atacante rubro-negro viaja no domingo para a Itália, onde passará a atuar pelo clube Roma, e a polícia quer ouvi-lo antes da partida.

De acordo com o delegado, o jogador não é réu e foi chamado como “testemunha” porque foi citado no inquérito. “Se não vier novamente, temos outras prerrogativas, mas no momento não há necessidade”. Ele não esclareceu se cogitava conduzir Adriano “coercitivamente” – à força – para a delegacia. Como não há mandado de prisão contra o atleta, ele pode deixar o País.

Apesar de intimado, o jogador faltou ao depoimento, marcado para as 14h desta segunda-feira. Luiz Alberto Andrade disse que o advogado Adilson Fernandes afirmou que Adriano estava “impossibilitado” de ir, mas não especificou o motivo.

“Ele vai ser intimado novamente e o advogado está com o compromisso de apresentá-lo até quarta-feira, antes da viagem. Se não aparecer, vamos tomar outras medidas, mas há o compromisso de ele se apresentar”, disse o delegado. Segundo ele, as fotos de Adriano segurando o que seria um fuzil e fazendo com as mãos o símbolo de “CV” (Comando Vermelho) não são objeto de investigação. (Vicente Seda, iG Rio de Janeiro)

Dilma: campanha avalia permanência de tesoureiro

Escolhido para comandar finanças da campanha, Filippi foi condenado pelo TJ-SP a devolver valor pago em contrato com Greenhalgh

Foto: Agência Estado

Dilma fala a empresários

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, disse hoje que a coordenação de sua campanha está avaliando a permanência do futuro tesoureiro José de Filippi Junior, ex-prefeito de Diadema. Após o evento Exame Fórum, onde falou a empresários sobre desafios do crescimento econômico, a petista conversou com jornalistas.

Perguntada sobre as denúncias contra o tesoureiro, Dilma respondeu: "A coordenação da campanha está fazendo uma avaliação sobre o assunto”. Em seguida, a pré-candidata disse: “Vamos aguardar a sua volta, agora ele está em Harvard”.

Filippi foi condenado pelo Tribunal de Justiça de São Paulo a devolver aos cofres de Diadema os valores pagos pela contratação, sem licitação, do escritório de advocacia do advogado Luiz Eduardo Greenhalgh.

O escritório foi contratado pela prefeitura de Diadema entre 1983 e 1996 e recebeu R$ 2,1 milhões, de acordo com a reportagem do jornal Folha de São Paulo. O TJ-SP quer a devolução do montante pago aos advogados. Além disso, o ex-prefeito foi condenado à perda dos direitos políticos por cinco anos, o que não altera a possibilidade de ele continuar trabalhando na campanha da pré-candidata do PT à Presidência. Filippi pode recorrer da decisão.

O ex-prefeito foi escolhido para gerenciar as contas da campanha de Dilma por ser uma das poucas opções no comando do PT sem acusações e condenações de corrupção. (Nara Alves, iG São Paulo)

De dez docentes, dois atuam em mais de uma escola

Uma das grandes dificuldades apontadas por educadores de todo o País na carreira é o salário pago à carreira. Não são as raras as afirmações de que, para complementar a renda familiar, os docentes têm de trabalhar em mais de uma escola. Os dados do Censo Escolar revelam que, na verdade, essa é a realidade vivida por 23% deles.

Ainda em 2007, ano em que o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela coleta dos dados do censo, mudou as metodologias utilizadas para traçar melhor o perfil do professor brasileiro, o mito de que grande parte dos educadores do País tinha de se submeter a essa realidade foi quebrado. À época, 80,9% dos professores trabalhavam em apenas um colégio.

Os números mais recentes do Inep mostram que a quantidade de profissionais que precisam circular entre duas escolas ou mais para dar aulas aumentou. Dos 23% que enfrentam essa rotina, 365.417 trabalham em duas escolas. Outros 62.985 atuam em três. E há mais 18.957 que se dividem entre quatro escolas ou mais.

Os dados também apontam para a intensidade do trabalho docente. Na educação infantil e nas primeiras séries do ensino fundamental, um único professor é responsável por acompanhar a mesma turma durante todo o turno escolar (exceto em atividades específicas, como educação artística e educação física, por exemplo). Há mais de 750 mil educadores com uma turma de alunos.

No entanto, na pré-escola ou nas séries iniciais do fundamental, há docentes dividindo-se em mais de uma turma. Na pré-escola, 47 mil dos 258 mil professores da etapa trabalham com mais de duas turmas. Nessa fase, há cerca de 19 alunos por turma. Nas primeiras séries do ensino fundamental, 237.464 professores têm mais de duas turmas de alunos e representam um terço dos profissionais que dão aulas nessa fase. Os dados mostram que cada sala de aula nessa etapa possui 25 alunos. As salas ficam mais numerosas nas séries finais do ensino fundamental (29 por turma) e no ensino médio (33).

Perfil
Os dados do Censo Escolar 2009 revelam que a maioria dos professores brasileiros são mulheres, têm até 40 anos de idade e se consideram brancos. As mulheres representam 81,5% dos docentes brasileiros, um total de 1,6 milhões de pessoas. Na educação infantil, os homens são ainda mais raros: 3% dos quase 370 mil educadores.

A cada etapa de ensino, no entanto, eles vão se tornando mais presentes. Nas séries iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano), 91% do universo docente é de mulheres. Nas séries finais, a presença feminina cai para 73,4%, e, no ensino médio, para 64%.

A declaração de raça não é encarada com naturalidade pelos docentes das escolas brasileiras. Do total de 1.977.978 professores, 750.974 (38%) não declararam cor ou raça. A maioria dos que o fizeram (758.511) se enxerga como branco. Os pretos representam apenas 2,9% dos docentes e os pardos, 18%. Os indígenas são apenas 0,4% do quadro de educadores do País.

Em relação à idade, o censo revela que a maioria (58%) tem até 40 anos. Os muito jovens (até 24 anos), que possuem menos experiência profissional, são a minoria: 116 mil docentes. A faixa etária que concentra o maior número de profissionais está entre 41 e 50 anos. Um estudo do Inep ainda mostra que, na rede privada, a concentração de jovens é maior. Na rede pública, os professores mais velhos dão aulas para as séries mais avançadas da educação básica.

(Priscilla Borges, iG Brasília)

MTE publica portaria contra exigência de teste de HIV na admissão

Embora lei de 1995 já proibisse o teste, ele vinha sendo feito.

A partir de hoje (31) as empresas estão proibidas de exigir teste de HIV para contratação de funcionários. A proibição decorre de portaria publicada hoje no Diário Oficial da União, pelo ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi.

No texto da portaria 1.246, de 28 de maio de 2010, a proibição se aplica a todas as circunstâncias como admissão, mudança de função, avaliação periódica, retorno ou demissão.

Campanhas - As empresas poderão fazer campanhas ou programas de prevenção da saúde que estimulem os trabalhadores a conhecer seu estado sorológico quanto ao HIV, por meio de orientações e exames comprovadamente voluntários, sem vínculo com a relação de trabalho e sempre resguardada a privacidade quanto ao conhecimento dos resultados.

A prática de pedir o exame é considerada discriminatória.

O texto toma como base a Lei 9.029, de 13 de abril de 1995, que proíbe a adoção de qualquer prática discriminatória e limitativa para o acesso ou manutenção do emprego.(Ig São Paulo)