quinta-feira, 14 de julho de 2011

PCC promove "show de prêmios" para pagar advogados

"Rifa do crime" dá a chance de presos e familiares

ganharem carros e motos 0 Km

A sorte bate à porta dos presídios. O "show de prêmios" criado pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) dá a chance de presos e familiares ganharem carros e motos 0 KM. O dinheiro arrecadado pela facção ajuda a pagar honorários de advogados e a comprar as cestas básicas destinadas aos parentes dos detentos. A informação consta nos relatórios do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) e da CPI do Sistema Carcerário.

A "rifa do crime" funciona da seguinte maneira. Integrantes do PCC vendem, todo mês, números para o sorteio de cinco prêmios. São carros, motos, computadores e, acredite, até mesmo apartamentos.

Organização

Para o sorteio, o PCC usa os números da Loteria Federal. “Um indivíduo do alto escalão do PCC faz a aquisição de veículos e, em torno do valor de tais bens, são elaboradas rifas, do tipo ação entre amigos, com 120 a 140 números”, diz um trecho do relatório do Ministério Público.

“Essas rifas são posteriormente entregues aos membros da facção criminosa, que têm a obrigação de vendê-las. Ao término das vendas, há o sorteio e a entrega do prêmio. O dinheiro arrecadado configura o chamado progresso da família.”

Estadual

O ‘show de prêmios’ acontece nos presídios estaduais comandados pelo PCC. Os nomes dos ganhadores, segundo relatório da CPI do Sistema Carcerário, são escritos em folhas de papel almaço e afixados nas paredes de cada unidade prisional.

E nem sempre os vencedores estão atrás das grades. “Na parede do pátio do presídio estava colada uma lista dos ganhadores da ‘rifa do PCC’ e que trazia o resultado dos cinco ganhadores do mês: os três primeiros ganharam carros 0 km. O quarto e o quinto colocados levaram motos, também 0 km. Dois dos cinco ganhadores estavam presos e os outros três compraram os seus números nas ruas”, diz um trecho do texto.

Além de lucrar com o tráfico e outros crimes, o PCC tem uma outra maneira de financiar o crime: explorando a sorte dos detentos e seus familiares.

Retranca

O PCC (Primeiro Comando da Capital) tem um departamento exclusivo para cuidar do ‘show de prêmios’. Esses integrantes ficam responsáveis por criar sorteios e oferecer prêmios para ajudar o caixa da facção criminosa, nascida em Taubaté em 1993.

O ‘Partido’, antes com poder centralizado, mudou a sua própria estrutura. Hoje, está tudo descentralizado, divido em células, as chamadas ‘sintonias’.

O ‘código 12’, relacionado ao Vale do Paraíba, é um dos subgrupos da ‘Sintonia do Interior’.

Além dessa ‘sintonia’, o PCC mantém ‘sintonias’ da ajuda (que fornece dinheiro para presos e parentes deles), prazo (relaciona os devedores), ‘bicho-papão’, a rifa (cria sorteios e dá prêmios), da rua (coordena os ‘irmãos’ livres), dos presídios, dos salves (é responsável pela divulgação das ordens da cúpula), do livro (cadastra os que entram na facção) e dos gravatas (advogados).

Tráfico de droga é o carro-chefe do grupo

As rifas promovidas pelo PCC (Primeiro Comando da Capital) reforçam o caixa da facção criminosa, mas a maior parte da grana sai do tráfico de entorpecentes.

A venda de drogas é o carro-chefe das finanças do grupo. No Vale do Paraíba, a organização cadastra os pontos de venda de droga.

Além disso, seus integrantes praticam roubos, sequestros e homicídios. Parte dos assassinatos é ordenada pelo tribunal da facção, que faz papel de promotor, juiz e também de carrasco.
(Agência Bom Dia)

Classificação do Brasil muda jogos do Brasileirão 2011o

Com a classificação do Brasil para as quartas de final da Copa América, quando irá enfrentar o Paraguai na tarde do próximo domingo, a 10ª rodada do Brasileirão sofre mudanças neste fim de semana. Para evitar que sejam disputadas no mesmo horário do jogo da seleção brasileira, quatro partidas do campeonato nacional foram alteradas.

Como Brasil x Paraguai acontecerá às 16h de domingo, não haverá nenhum jogo do Brasileirão neste mesmo horário. Assim, Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio estão adiados para quarta-feira, dia 20 de julho. Já a partida Ceará x América-MG continua no próprio domingo, mas passa das 16h para 18h30.

No caso dos três jogos adiados para o dia 20 de julho, ainda existe uma pendência com relação ao horário. Se o Brasil conseguir avançar para as semifinais da Copa América, volta a jogar justamente na quarta, a partir das 21h45. Aí, Palmeiras x Flamengo, Botafogo x Corinthians e Figueirense x Grêmio começariam às 19h30. Se a seleção brasileira não for semifinalista, as três partidas do Brasileirão serão às 21h50.

Enquanto isso, as partidas Internacional x São Paulo e Cruzeiro x Bahia não sofrem alterações e estão mantidas para as 18h30 de domingo. Mesma situação para os quatro jogos do Brasileirão marcados para sábado: Vasco x Atlético-PR, Coritiba x Fluminense, Atlético-GO x Avaí e Santos x Atlético-MG.

Futebol feminino de Sorocaba ganha ouro em Jogos Regionais

Sorocaba ganhou, nesta 5ª feira (14), mais uma medalha de ouro nos Jogos Regionais de Itapetininga. A equipe de futebol feminino de Sorocaba venceu Jundiaí por 3 a 0 e conquistou o título da modalidade. Pela manhã, na categoria masculina, a cidade ficou em terceiro lugar ao ganhar de Registro por 2 a 0.


Já, o time de basquete feminino credenciou-se à final contra Jundiaí, depois de superar Itu por 53 a 45. No vôlei de areia, a dupla masculina ficou com a prata depois de perder de 2 sets a zero para Santana do Parnaíba. A dupla feminina também perdeu (2 sets a zero para Santana de Parnaíba) e disputa o terceiro lugar contra Registro na manhã desta sexta-feira (15).

Natação

Acabaram na quarta-feira (14) as disputas das provas de natação dos Jogos Regionais do Estado de São Paulo, em Itapetininga. O resultado, como nos últimos dois anos seguidos no feminino e três no masculino, não foi diferente: Sorocaba em primeiro lugar em ambas as categorias e no geral.

Uma das responsáveis pela vitória da natação sorocabana, com seis medalhas de ouro, foi a atleta Vitória Santos, da equipe da Associação de Pais e Amigos da Natação (APAN) de Sorocaba. A nadadora é uma das que recebe o Bolsa Atleta de Sorocaba. "Toda a equipe treinou bastante para esta competição. Eu, por exemplo, participei de seis provas e precisei de muita força", disse.

Disputa pelo título

Na classificação geral, Sorocaba briga medalha a medalha pelo primeiro lugar da 1ª divisão dos Jogos Regionais com a cidade de Jundiaí. Até hoje, a pontuação coloca Sorocaba com 234 pontos, dois acima do principal rival, que tem 232.

O secretário municipal de Esporte, Cláudio Bacci, falou sobre o bom rendimento dos atletas sorocabanos na disputa. "Os números provam o crescimento do desempenho de Sorocaba nos Jogos Regionais. Responsabilizo essa melhora à estruturação que cada modalidade passa ou passou nestes últimos tempos. Isso vai desde a melhora da infraestrutura do local de treinos até aos novos técnicos e dirigentes", opinou.

Os Jogos Regionais do Estado de São Paulo têm a participação de seis mil atletas de 62 municípios, em 22 modalidades oficiais e outras três extra-oficiais. A competição acaba neste sábado (16), com a disputa da final de alguns jogos e a entrega de troféus para as cidades vencedoras. Sorocaba participa com uma delegação de mais de 483 pessoas, entre atletas, técnicos e comissão técnica.

Prefeitura de Votorantim cadastra isentos do IPTU

O setor de Cadastro Imobiliário da Secretaria de Finanças da Prefeitura de Votorantim está, desde o dia 1º de julho, cadastrando aposentados e pensionistas para a isenção do pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2012. O prazo para o cadastro segue até o dia 30 outubro. A expectativa é que sejam cadastrados mais de dois mil beneficiários.

De acordo com a legislação municipal, têm direito à isenção do pagamento do IPTU, os aposentados e pensionistas que recebem até dois salários mínimos, que possuam um único imóvel e residam nele e que a área total do imóvel, somadas as áreas do terreno e área construída, não ultrapassem 475m2.

Os documentos exigidos para aqueles que já fizeram cadastro em anos anteriores é: cópia do comprovante do cadastro anterior e cópia do comprovante atual do pagamento do benefício previdenciário (recibo do banco e cartão magnético). Já para aqueles que farão o cadastro pela primeira vez, há a necessidade dos seguintes documentos: cópia da escritura ou contrato do imóvel, carnê do IPTU-2011 e comprovante atual do pagamento do benefício previdenciário (recibo do banco e cartão magnético).

Importante ressaltar que o cadastro somente será efetuado com a apresentação dos documentos exigidos e será devidamente analisado pela Secretaria de Finanças da Prefeitura. No caso de indeferimento, haverá a devida comunicação. Vale lembrar que todos os aposentados e pensionistas que se enquadram na Lei de Isenção devem fazer o cadastramento todo ano. O setor de cadastro imobiliário atende na Prefeitura no guichê 3, de segunda a sexta-feira das 9h às 16h.

Maratona de Programação na FACENS Sorocaba abre inscrições

Estão abertas as inscrições para a Maratona de Programação, evento da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) pela primeira vez em Sorocaba, com sede na Faculdade de Engenharia de Sorocaba (FACENS). As inscrições que forem feitas até o dia 30 de julho terão desconto (após essa data, verificar valores). A primeira fase está prevista para o dia 17 de setembro, na própria FACENS, que fica na rodovia Senador José Ermírio de Moraes, 1425, Castelinho km 1,5 – Sorocaba/SP

Para participar, as instituições devem inscrever equipes formadas por três integrantes e cada universidade ou faculdade poderá inscrever quantos times desejar. Os alunos tentarão resolver, durante cinco horas, o maior número possível dos oito ou mais problemas que serão propostos no início da competição. Eles terão acesso a apenas um computador e ao material impresso (livros, listagens, manuais) que levem consigo e decidam consultar.

Destinada a alunos de cursos de graduação e início de pós-graduação na área de Computação e afins (Ciência da Computação, Engenharia da Computação, Sistemas de Informação, Matemática etc.) a Maratona envolve várias universidades do Brasil, com o objetivo de alcançar a etapa regional sul-americana e até as finais mundiais do evento.

Para mais informações acesse www.facens.br ou ligue para (15) 3238.1188.

Acesso entre Castello Branco e Itavuvu recebe disp...

Secom Sorocaba: Acesso entre Castello Branco e Itavuvu recebe disp...: "O sistema se estende por mais de 180m, com fileiras simples e duplas de tubos, que medem 2m x 2,5m Foto: Zaqueu Proença / Secom As ..."

Secom Sorocaba: Acesso entre Castello Branco e Itavuvu recebe disp...

Secom Sorocaba: Acesso entre Castello Branco e Itavuvu recebe disp...: "O sistema se estende por mais de 180m, com fileiras simples e duplas de tubos, que medem 2m x 2,5m Foto: Zaqueu Proença / Secom As ..."

Secom Sorocaba: Revista leva aos alunos o conceito “Aprender na Ci...

Secom Sorocaba: Revista leva aos alunos o conceito “Aprender na Ci...: "O Roteiro Educador leva os estudantes a vivenciar a história de Sorocaba Foto: Zaqueu Proença / Secom Um roteiro educador em revista ..."

Secom Sorocaba: Roda de Capoeira agitará o Via Viva deste domingo

Secom Sorocaba: Roda de Capoeira agitará o Via Viva deste domingo: "Ações de esporte e lazer animam Av. Itavuvu no domingo Foto: Paulo Ochandio / Secom A cultura afro-brasileira será lembrada nesta non..."

Secom Sorocaba: 1ª Semana da Saúde do Homem realiza mais de 3,5 mi...

Secom Sorocaba: 1ª Semana da Saúde do Homem realiza mais de 3,5 mi...: "O prefeito Vitor Lippi e o vice-prefeito José Ailton Ribeiro acompanharam os serviços na manhã desta quinta-feira Foto: Emerson Ferraz /..."

Parque Kasato Maru receberá a 3ª Festa Japonesa no...

Secom Sorocaba: Parque Kasato Maru receberá a 3ª Festa Japonesa no...: "Apresentações culturais e comidas típicas serão as principais atrações no Campolim Foto: Paulo Ochandio / Secom Neste final de sema..."

Secom Sorocaba: Equipes masculina e feminina de natação são campeã...

Secom Sorocaba: Equipes masculina e feminina de natação são campeã...: "Sorocaba e Jundiaí disputam intensamente o 1º lugar na classificação geral Foto: Oliver Delgado / Secom Acabaram na quarta-feira (14) ..."

Secom Sorocaba: Busto de Monsenhor João Soares retorna ao Centro d...

Secom Sorocaba: Busto de Monsenhor João Soares retorna ao Centro d...: "Completamente recuperada, a imagem está afixada em frente à Catedral Foto: Emerson Ferraz / Secom Além das obras para a substituição ..."

Secom Sorocaba: Zoonoses promove feira de animais na sexta e no sá...

Secom Sorocaba: Zoonoses promove feira de animais na sexta e no sá...: "A Seção de Controle de Zoonoses de Sorocaba promove a tradicional feira de adoção de animais nesta sexta-feira e sábado (15 e 16), no Parque..."

Secom Sorocaba: Clube do Nais oferece vagas para curso 'Sistema To...

Secom Sorocaba: Clube do Nais oferece vagas para curso 'Sistema To...: "A Secretaria da Juventude de Sorocaba (Sejuv) abrirá inscrições, a partir da próxima segunda-feira (18), para o curso Sistema Toyota de Prod..."

Secom Sorocaba: CineCult apresenta “Além da Vida”, de Clint Eastwo...

Secom Sorocaba: CineCult apresenta “Além da Vida”, de Clint Eastwo...: "O filme, lançado no ano passado, é protagonizado por Matt Damon Foto: Divulgação O projeto “Usina CineCult” exibe, na próxima quarta-..."

Secom Sorocaba: Apreensão de pipas com cerol continua intensa na c...

Secom Sorocaba: Apreensão de pipas com cerol continua intensa na c...: "Ações resultaram na apreensão de mais de 80 pipas e latas com cerol Foto: Zaqueu Proença / Secom A Secretaria de Segurança Comunitária..."

Secom Sorocaba: “Time do Emprego” recebe inscrições a partir de 2ª...

Secom Sorocaba: “Time do Emprego” recebe inscrições a partir de 2ª...: "Com o objetivo de orientar e fornecer técnicas para quem busca um emprego ou uma nova atividade para geração de renda, o programa “Time do E..."

Secom Sorocaba: Atividades de Férias na Biblioteca Infantil recebe...

Secom Sorocaba: Atividades de Férias na Biblioteca Infantil recebe...: "A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Lazer, abre inscrições para as atividades de férias na Biblioteca Infantil “Re..."

Secom Sorocaba: Conferência Municipal de Política para Mulheres fo...

Secom Sorocaba: Conferência Municipal de Política para Mulheres fo...: "A Conferência Municipal de Política para Mulheres, que estava programada para ser realizada no próximo dia 26, foi transferida para o dia 20..."

Secom Sorocaba: Inscrições para Super Férias encerram nesta 6ª

Secom Sorocaba: Inscrições para Super Férias encerram nesta 6ª: "O programa “Super Férias”, realizado pela Prefeitura de Sorocaba desde 1978, acontecerá mais uma vez neste mês para a alegria da criançada. ..."

Secom Sorocaba: Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp entrega c...

Secom Sorocaba: Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp entrega c...: "A Campanha do Agasalho terminou em julho, mas as doações continuam acontecendo em Sorocaba. Nesta sexta-feira (15), o Núcleo de Jovens Empre..."

Secom Sorocaba: Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp entrega c...

Secom Sorocaba: Núcleo de Jovens Empreendedores do Ciesp entrega c...: "A Campanha do Agasalho terminou em julho, mas as doações continuam acontecendo em Sorocaba. Nesta sexta-feira (15), o Núcleo de Jovens Empre..."

'A Hora do Chorinho', 'Encontro com o Choro' e 'Ba...

Secom Sorocaba: 'A Hora do Chorinho', 'Encontro com o Choro' e 'Ba...: "Neste fim de semana, três projetos realizados pela Secretaria da Cultura e Lazer (Secult) de Sorocaba vão levar muita música a vários bairro..."

Tudo pronto para o Seminário Internacional de Educ...

Secom Sorocaba: Tudo pronto para o Seminário Internacional de Educ...: "O maestro João Carlos Martins fará a conferência de abertura do encontro Foto: Divulgação A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secre..."

Conferência Municipal de Assistência Social chega ...

Secom Sorocaba: Conferência Municipal de Assistência Social chega ...: "As propostas da conferência serão levadas a um encontro estadual, em Águas de Lindóia Foto: Paulo Ochandio / Secom Depois de dois dia..."

Vistoria de veículos escolares começa nesta sexta-...

Secom Sorocaba: Vistoria de veículos escolares começa nesta sexta-...: "Começa nesta sexta-feira, dia 15, a vistoria dos veículos escolares de Sorocaba. Primeiro serão vistoriados os veículos com placas final ímp..."

Teatro Municipal oferece ópera de graça, neste dom...

Secom Sorocaba: Teatro Municipal oferece ópera de graça, neste dom...: "A história fala da paixão entre Violetta Valèry e Alfredo, na França do século XIX Foto: Divulgação O Teatro Municipal “Teotônio Vil..."

Domingo no Parque apresenta “Banda New York” e “Cl...

Secom Sorocaba: Domingo no Parque apresenta “Banda New York” e “Cl...: "Além da música, 'Pintura Solidária' e 'Vai e Vem Móvel' são atrações no Campolim Foto: Divulgação Neste fim de semana (17), o Domingo..."

Vacinação contra o sarampo continua até o dia 22

Secom Sorocaba: Vacinação contra o sarampo continua até o dia 22: "Atendendo à solicitação da Secretaria de Estado da Saúde, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Vigilância Epidemiológica (VE..."

Pedala Villaggio movimenta as ruas da cidade no do...

Secom Sorocaba: Pedala Villaggio movimenta as ruas da cidade no do...: "Na manhã do próximo domingo, dia 17, a Urbes – Trânsito e Transportes, em parceria com o Shopping Villaggio, vai realizar o Pedala Villaggio..."

Secom Sorocaba: Urbes interdita vias do Jardim Panorama para reali...

Secom Sorocaba: Urbes interdita vias do Jardim Panorama para reali...: "A Urbes – Trânsito e Transportes informa que, a partir das 20h desta sexta-feira (15), vai interditar a pista bairro / centro da avenida Ant..."

Secom Sorocaba: SOROCABA WEB TV: Formação de professores

Secom Sorocaba: SOROCABA WEB TV: Formação de professores

Secom Sorocaba: Consultório de Rua percorrerá dez bairros por sema...

Secom Sorocaba: Consultório de Rua percorrerá dez bairros por sema...: "Uma equipe multidisciplinar agora visita os bairros, melhorando o atendimento aos usuários Foto: Zaqueu Proença / Secom A Prefeitura..."

Secom Sorocaba: Novo prédio da Unit recebe obras estruturais

Secom Sorocaba: Novo prédio da Unit recebe obras estruturais: "A nova Unit terá 2.200m², divididos em três pavimentos, com 21 salas de aula Foto: Zaqueu Proença / Secom Desenvolvida pela Prefeitur..."