sexta-feira, 24 de abril de 2009

As Finais e os Cartolas do Futebol Paulista

Como todos sabem sou torcedor do São Paulo que está fora das finais, mas estou indignado com essa impressionante demonstração de descaso dos cartolas paulistas com o público (torcedores) seja ele do São Paulo, Corinthians, Santos, Palmeiras, São Caetano, Portuguesa, Barueri, Santo André entre outros e agora mais ainda com as Finais entre Santos e Corinthinas.

Primeiro, porque marcar os jogos da final para Vila Belmiro e Pacaembu, estádios com a capacidade se eu não me engano hoje, para 18 mil e 34 mil espectadores, respectivamente. Em segundo lugar, ainda estou impressionado com a majoração no preço dos ingressos para a final.

Li no blog do Juca Kfouri que a média de público no Campeonato Paulista, antes dos jogos decisivos, foi de 5.722 um número que dá a dimensão do desinteresse geral pela competição. Pior, em 2008, a média foi de 6.791 pagantes por jogo. Ou seja, o desinteresse aumentou e muito.

Chegada a hora dos jogos decisivos e os cartolas se perguntam: Como premiar esse público leal, que acompanhou o campeonato desde o início? Como atrair novos espectadores para as finais? Como estimular a convivência pacífica entre torcedores rivais?

Eis que então, os presidentes do Santos, do Corinthians e da Federação Paulista esfregando as mãos e dizendo, em coro: “A solução é fácil!!!”

Em primeiro lugar, vamos escolher os estádios mais acanhados do Estado. Depois, vamos elevar o preço dos ingressos em 50%, no mínimo. E por fim, vamos assegurar que só uma minoria consiga ver os dois jogos finais.

Para que um corintiano que assistiu a todos os jogos do seu time, precisa ir até a Vila Belmiro ver a final? Já assistiu a tantos jogos, não precisa ver este. Por isso decidiram os dirigentes, vamos vender apenas 1.259 ingressos para a torcida do Corinthians. Está de bom tamanho!

O mesmo vale para os Torcedores do Santos, né? Para que se deslocar até o Pacaembu? Fique em casa, veja pela televisão. Quem fizer questão de ver a final, vai ter que se espremer naquele cantinho, vai sofrer ameaças da torcida adversária, vai ter que esperar uma hora depois do fim do jogo para sair, vai enfim, passar por um suplício. Fique em casa, santista, corintianos decidiram os dirigentes. É melhor.

Em minha opinião se os torcedores fossem unidos não deviam ir às finais, deveriam boicotar, quem sabe assim o Sr. Andre Sanches o Sr. Marcelo Teixeira e a Federação, saberiam entender que o mais importante do futebol são os seus torcedores, pois o patrocínio em cima do futebol e graças a nós torcedores que somos sempre colocados em segundo plano.(Fontes: Mauricio Stycer e Juca Kfouri)