quinta-feira, 19 de março de 2009

Sindicato dos Jornalistas promove curso de Assessoria de Imprensa

A Subsede Regional de Sorocaba do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP), promoverá, de 9 de maio a 20 de junho, o curso de Assessoria de Imprensa, que será ministrado pelo professor Walmir de Medeiros Lima, com aulas aos sábados, das 9h às 14h, no auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba.

Destinado apenas a jornalistas e a estudantes de Jornalismo, o curso pretende capacitar os participantes para atuarem em Assessoria de Imprensa, seja em agências de Comunicação ou instituições públicas ou privadas ou atendendo seus próprios clientes. O programa será distribuido em seis tópicos: Assessoria de Imprensa: o que é e o que faz; Assessoria de Imprensa no contexto da Comunicação Empresarial; Papel do assessor de imprensa; Como atender as solicitações dos jornalistas; Novas exigências em Assessoria de Imprensa; Assessoria de Imprensa e a Comunicação Interna.

Formado pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), Walmir de Medeiros Lima trabalhou em diversos veículos de imprensa (jornais, revistas e rádio) cobrindo Variedades e Cultura e migrou para a área de Comunicação Empresarial, na qual se especializou, atuando em agências de comunicação e em empresas de diferentes segmentos e portes.

O Sindicato dos Metalúrgicos fica na rua Júlio Hanser, 140, próximo à rodoviária, facilitando inclusive o acesso para quem vem da região. Devido ao feriado de Corpus Christi, não haverá aula no dia 13 de junho.

Os interessados em participar devem se inscrever na Regional Sorocaba, na rua Cesário Mota, 482, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, ou se preferir pelo e-mail: cursos@sjsp.org.br no site do Sindicato. A pré-inscrição garante a vaga até 30 de abril, que é o último dia para o pagamento.

Mais informações pelos telefones (15) 3342.8678 e 3217.6294.(Jornal Cruzeiro do Sul)

Novo Descarrilamento Em Sorocaba

Foto: Bruno Cecim

A forte chuva que atingiu a cidade na tarde de terça-feira, e a consequente umidade excessiva do solo, foi outra vez apontada pela América Latina Logística (ALL) como a principal causa do novo acidente com vagões de trem, desta vez na região do Jardim Tupã, próximo a Brigadeiro Tobias, em Sorocaba. O descarrilamento envolveu quatro vagões carregados com um total de 240 mil litros de óleo diesel, parte de uma composição que fazia viagem de Paulínia a Campo Grande (MS). Não houve vazamento. É o segundo caso do tipo em trecho que corta a área urbana do município, em pouco mais de 40 dias. O anterior foi no Jardim Nova Esperança.

Atlético Sorocaba Perde Por 2 a 0

Atlético perde por 2 a 0 e volta suas atenções à Série A2

Foto: Porthus Junior

Aventura do Atlético Sorocaba na Copa do Brasil tem 0 seu fim. O Galo Sorocabano foi derrotado pelo Juventude por 2 a 0, ontem à noite, em Caxias do Sul e foi eliminado da competição. A vitória do Juventude foi construída com gols de Mineiro, cobrando falta aos 34' do primeiro tempo; e Alex Moraes, em chute de longa distância aos 28' do segundo. Na segunda fase o Juventude irá enfrentar o Vitória que empatou em 1 x 1 no tempo normal e ganhou nos penaltis por 5 x 4 no Barradão, em Vitória. O Atlético volta suas atenções à Série A2, onde busca recuperação contra o Rio Claro sábado as 16h00 No CiC.

Projeto "Tom Maior"

Visando fomentar a produção musical e presentear o público com grandes apresentações gratuitas, o projeto "Tom Maior" traz à cidade diversos shows com artistas locais e da região, que ocorrerão durante todo este ano. A abertura da programação será no próximo fim-de-semana com o grupo Demônios da Garoa, que se apresenta no sábado, a partir das 20 horas, no Parque dos Espanhóis. Domingo é a vez de o chorinho invadir o Zoológico “Quinzinho de Barros” com o grupo Choro Nobre, às 10 horas.

O "Tom Natural" é promovido pela Gas Natural São Paulo Sul, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e a realização da empresa GPA Empreendimentos Culturais. O programa compreende música instrumental para todos os gostos, sempre privilegiando os artistas da região. Do chorinho ao rock instrumental, as apresentações serão realizadas em duas frentes: quinzenalmente (sábado sim, sábado não), a partir das 20 horas, serão apresentados shows imperdíveis de jazz, blues, rock instrumental, entre outros estilos musicais. Também quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 10 horas, haverá shows de chorinho, no museu do Zoológico “Quinzinho de Barros”. Lembrando que todos os espetáculos serão gratuitos.

A primeira atração do "Tom Natural", o Demônios da Garoa, é considerada uma lenda viva da música brasileira. O grupo que tem a "cara" de São Paulo trabalhou muito até encontrar um estilo, uma marca própria, a forma original de interpretar com humor e falar do cotidiano do povo paulistano. É com especial humor, vocais e arranjos bem estruturados, repertório exclusivo, que o Demônios comemora 66 anos em 2009, provocando em cada apresentação um entusiasmo singular na platéia. O grupo sexagenário agrada desde os mais antigos, que acompanham a carreira, até os mais novos espectadores, que descobriram a alegria e a personalidade marcante dos integrantes, com suas vozes inconfundíveis.

O Demônios acaba de lançar seu primeiro DVD ao vivo. Imortalizado na história da Música Popular Brasileira, interpretam como ninguém os sucessos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Zé Kéti, e Frank Sinatra, além dos clássicos do mestre Adoniran Barbosa: "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto".

DEMAIS APRESENTAÇÕES - Os shows seguem durante todo o ano aos sábados, sempre às 20 horas, em diferentes parques de Sorocaba. No dia 4 de abril, haverá apresentação com Helena Venturelli, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Ainda em abril, no dia 18, o Quarteto Coisa Brasileira estará na praça Kassatu Maru, Parque Campolim. E em maio os espetáculos ficam por conta de Marquinhos Mendonça e Banda, no dia 2, no parque João Pelegrino, Central Parque; e Conjunto Pequiá, dia 16, no parque Miguel Gregório de Oliveira, no Júlio de Mesquita.

Já o chorinho será apresentado todo domingo, às 10, no Zoológico “Quinzinhos de Barros”. Os shows ocorrerão em 5 de abril, com Descendo a Serra; dia 19 de abril, com Cordas e Sopros; em 3 de maio, com Grupo Quitanda; dia 17 de maio, com Grupo Arco da Velha; e em 31 de maio, com o conjunto Retratos.(Diario de Sorocaba)