quinta-feira, 19 de março de 2009

Projeto "Tom Maior"

Visando fomentar a produção musical e presentear o público com grandes apresentações gratuitas, o projeto "Tom Maior" traz à cidade diversos shows com artistas locais e da região, que ocorrerão durante todo este ano. A abertura da programação será no próximo fim-de-semana com o grupo Demônios da Garoa, que se apresenta no sábado, a partir das 20 horas, no Parque dos Espanhóis. Domingo é a vez de o chorinho invadir o Zoológico “Quinzinho de Barros” com o grupo Choro Nobre, às 10 horas.

O "Tom Natural" é promovido pela Gas Natural São Paulo Sul, com o apoio da Secretaria Municipal da Cultura e a realização da empresa GPA Empreendimentos Culturais. O programa compreende música instrumental para todos os gostos, sempre privilegiando os artistas da região. Do chorinho ao rock instrumental, as apresentações serão realizadas em duas frentes: quinzenalmente (sábado sim, sábado não), a partir das 20 horas, serão apresentados shows imperdíveis de jazz, blues, rock instrumental, entre outros estilos musicais. Também quinzenalmente, sempre aos domingos, a partir das 10 horas, haverá shows de chorinho, no museu do Zoológico “Quinzinho de Barros”. Lembrando que todos os espetáculos serão gratuitos.

A primeira atração do "Tom Natural", o Demônios da Garoa, é considerada uma lenda viva da música brasileira. O grupo que tem a "cara" de São Paulo trabalhou muito até encontrar um estilo, uma marca própria, a forma original de interpretar com humor e falar do cotidiano do povo paulistano. É com especial humor, vocais e arranjos bem estruturados, repertório exclusivo, que o Demônios comemora 66 anos em 2009, provocando em cada apresentação um entusiasmo singular na platéia. O grupo sexagenário agrada desde os mais antigos, que acompanham a carreira, até os mais novos espectadores, que descobriram a alegria e a personalidade marcante dos integrantes, com suas vozes inconfundíveis.

O Demônios acaba de lançar seu primeiro DVD ao vivo. Imortalizado na história da Música Popular Brasileira, interpretam como ninguém os sucessos de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Dorival Caymmi, Zé Kéti, e Frank Sinatra, além dos clássicos do mestre Adoniran Barbosa: "Trem das Onze", "Saudosa Maloca" e "Samba do Arnesto".

DEMAIS APRESENTAÇÕES - Os shows seguem durante todo o ano aos sábados, sempre às 20 horas, em diferentes parques de Sorocaba. No dia 4 de abril, haverá apresentação com Helena Venturelli, no Parque das Águas, no Jardim Abaeté. Ainda em abril, no dia 18, o Quarteto Coisa Brasileira estará na praça Kassatu Maru, Parque Campolim. E em maio os espetáculos ficam por conta de Marquinhos Mendonça e Banda, no dia 2, no parque João Pelegrino, Central Parque; e Conjunto Pequiá, dia 16, no parque Miguel Gregório de Oliveira, no Júlio de Mesquita.

Já o chorinho será apresentado todo domingo, às 10, no Zoológico “Quinzinhos de Barros”. Os shows ocorrerão em 5 de abril, com Descendo a Serra; dia 19 de abril, com Cordas e Sopros; em 3 de maio, com Grupo Quitanda; dia 17 de maio, com Grupo Arco da Velha; e em 31 de maio, com o conjunto Retratos.(Diario de Sorocaba)

Nenhum comentário: