sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Ginástica no Parque começa nesta sexta-feira no Parque das Águas

A partir desta sexta-feira (20), uma novidade irá oferecer mais qualidade de vida aos moradores dos bairros localizados nas proximidades do Jd. Abaeté. É porque o Parque das Águas será o segundo espaço da cidade beneficiado pelo programa Ginástica no Parque, no qual a população pode fazer exercícios físicos gratuitamente e com o acompanhamento de professores de Educação Física. O prefeitura Vitor Lippi participará da aula de abertura do programa, prevista para as 8h.

Coordenado pela Secretaria de Esporte (Semes), o Ginástica no Parque é voltado a todas as idades. Seu objetivo é estimular a prática de atividades físicas e combater os problemas de saúde causados pelo sedentarismo; obesidade, hipertensão arterial e problemas cardíacos, por exemplo, além de apreciar a paisagem dos parques. O programa começou no final do ano passado, pelo Parque "Maestro Nilson Lombardi", no Jd. Ipiranga.

Os professores orientam aos frequentadores com uma programação variada incluindo aula de alongamento, exercícios localizados, orientação de caminhada, relaxamento, ioga, atividades lúdicas e de Tai Chi Chuan. O coordenador do Ginástica no Parque, Silmar Abdala, revela que o programa tem bastante frequência: "Estamos com uma média de 50 alunos por aula. Mesmo no período entre o Natal e o Ano Novo, as atividades não pararam e, até o momento, nenhuma aula foi cancelada por falta de alunos", ressalta.

Assim como no Jd. Ipiranga, as aulas no Parque das Águas acontecerão às segundas, quartas e sextas-feiras, em dois períodos: das 7h às 9h e das 17h às 19h. Aos sábados o programa acontece das 8h às 10h. Para participar, não é necessária inscrição prévia, basta comparecer ao local programado. Gradativamente, a Prefeitura pretende expandir o programa a outros parques da cidade.

Ônibus da Mulher volta a atender nesta sexta-feira, na Praça Cel. Fernando Prestes

O Ônibus da Mulher inicia oficialmente nesta sexta-feira (20) a agenda de 2012. A unidade móvel de saúde da Prefeitura de Sorocaba, que estava em manutenção, volta a atender a população nesta data na Praça Cel. Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 18h. No sábado (21), o Ônibus Rosa continua no mesmo local, mas das 8h às 14h.

No domingo (22), o Ônibus da Mulher estará no Parque Maestro Nilson Lombardi, no Jardim Ipiranga, das 8h às 14h. Na segunda e quarta-feira (23 e 24), a unidade fará atendimentos, das 9h às 16h, no Centro Comunitário Iporanga 2, que fica à Avenida Hollingsworth, 1.800.

Entre quarta e sexta-feira (25 e 27), a unidade fará os atendimentos na Associação dos Moradores da Vila Helena, que fica à Rua Arthur Gonçalves, 622. Nos três dias, estará à disposição da população das 9h às 16h.

O Ônibus da Mulher foi inaugurado em maio de 2007, com o objetivo de facilitar o acesso das mulheres das comunidades mais distantes aos serviços de saúde oferecidos pela Prefeitura de Sorocaba. A unidade móvel é totalmente adaptada e equipada para funcionar como unidade de saúde da mulher.

O Ônibus da Mulher foi criado para percorrer os bairros mais distantes da cidade, levando os serviços de saúde da mulher à população, garantindo a realização do exame de prevenção do câncer de colo de útero, orientações sobre o autoexame das mamas e os métodos contraceptivos disponíveis no Programa de Planejamento Familiar, desenvolvido pela Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), entre outros atendimentos. Em 2011, o Ônibus Rosa realizou 14.230 atendimentos no total.

Cancelamento da Final do Campeonato Veterano 2ª Divisão

Cancelamento do Veterano

A Semes informa que cancelou o segundo jogo da final do "Veterano da 2ª Divisão" entre AA Asa Branca e União do Mineirão, também válido pelo Campeonato Municipal de Futebol Amador 2011, previsto para este sábado (21). Uma nova data só será definida após o Tribunal de Justiça Desportiva julgar um caso de agressão ocorrido na primeira partida, disputada no último sábado (14), também no "Estrada".

O primeiro jogo pela decisão do título terminou empatado em 2 x 2. Durante a partida, o árbitro assistente, Jeferson Godói, foi atingido nas costas por uma lata de cerveja, arremessada por um torcedor.

Maria Eugênia e Avalanche decidem "Baltazar Fernandes" no domingo

A AE Maria Eugênia e a AA Avalanche decidem neste domingo (22) o título de 2011 da Taça "Baltazar Fernandes", a 3ª divisão do Campeonato Municipal de Futebol Amador. A partida está marcada para às 10h, no Estádio "Rui Costa Rodrigues", o "Campo do Estrada" - Rua Aparecida, 176, Jd. Santa Rosália. A primeira partida da final, realizada nos último dia 15, terminou em 3 x 3. Em caso de um novo empate, o campeão será definido em disputa de pênaltis.

Os dois times já estão classificados para a disputa 2012 da Taça "Palácio dos Tropeiros", a 2ª Divisão do Varzeano, prevista para o segundo semestre. A Secretaria de Esporte (Semes) informa que, conforme acordo com as equipes, as arquibancadas cobertas do "Estrada" se destinarão exclusivamente aos torcedores do Maria Eugênia, mandante da partida. Por questões de segurança, o público será revistado e será proibida a entrada no estádio de pessoas portando quaisquer tipos de explosivos e fogos de artifício, como rojões e bombas.