sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Copa Brasil de Futebol Infantil começa no dia 17

A montagem das arquibancadas tubulares no estádio municipal já começou e deve ficar pronta até o dia 14 -  

Por: Divulgação/Secom

A abertura da 18ª edição da Copa Brasil de Futebol Infantil terá início no próximo dia 17 (quinta-feira), no estádio municipal 'Domênico Paolo Metidieri', em Votorantim, com solenidade oficial de abertura e a partida entre Coritiba e Palmeiras. Neste ano, vinte clubes estarão na competição, que é considerada uma das maiores do país na categoria sub-15. Os jogos acontecerão até o dia 27 de janeiro e os quatro grupos estão assim definidos: A - Corinthians, Grêmio, Flamengo e São Bento; B - São Paulo, Figueirense, Atlético Mineiro e Bahia; C: Palmeiras, Coritiba, Vasco e Seleção de Votorantim; e D - Santos, Internacional, Botafogo e Vitória.

Nesta semana, a Prefeitura iniciou a montagem das arquibancadas tubulares no estádio municipal "Domenico Paolo Metidieri". De acordo com o secretário de Esportes e Lazer, João Carlos Taborda, o serviço deverá estar concluído até o dia 14. Uma equipe da secretaria atua junto ao Corpo de Bombeiros no encaminhamento da montagem das estruturas e da vistoria técnica que vai emitir o laudo técnico.

Votorantim vai receber as dezesseis delegações. Serão cerca de 500 pessoas envolvidas na competição, entre atletas, comissões técnicas e auxiliares. Todos ficarão alojados em quatro unidades escolares da cidade: escolas 'Izabel Ferreira Coelho', no Rio Acima; 'Lucinda Rodrigues Pereira Inácio', no Parque Morumbi; 'Helena Pereira de Moraes', no Centro; e 'Abimael Carlos de Campos', na Vila Dominguinho. A Sespol é a responsável pela logística de apoio e vai providenciar beliches, colchões e alimentação para as delegações.

Em relação à segurança do evento, o secretário de Segurança Comunitária, Trânsito e Transporte (Sesec), Milton Moreira, informou que nos alojamentos e na entrada do estádio haverá revistas por conta de uma empresa privada. A Guarda Civil Municipal (GCM) fará ronda nas escolas. No entorno e interior do estádio, a segurança será responsabilidade da Polícia Militar.

Corinthians confirma a compra de Pato por 15 milhões de euros

Campanha publicitária do Timão Epidemia Corinthiana já trata Alexandre Pato como o mais novo locopositivo - Por: Arquivo JCS

O Corinthians confirmou nesta quinta-feira (3)a contratação do atacante Alexandre Pato. O clube informou que pagou 15 milhões de euros ao Milan para ficar com 100% dos direitos econômicos do jogador. Mas cedeu ao atleta, em troca do pagamento de luvas, 40% do valor de uma possível venda, ficando assim com os 60% restantes. Pato, que está em Milão, onde passou o Reveillón, já posou para fotos com a camisa corintiana. No site oficial, o Corinthians aproveita para promover a campanha publicitária "Epidemia Corinthiana", tratando Pato como "o mais novo locopositivo".

A transferência foi selada numa reunião nesta tarde, em São Paulo. Pato assinará contrato de quatro anos. O jogador de 23 anos, que usará a camisa 7, receberá salário fixo no mesmo patamar de jogadores como Emerson Sheik e Paulinho, por volta de R$ 400 mil por mês. Mas Pato terá um extra de acordo com contratos publicitários que ele e o clube farão. Dessa maneira, o jogador poderia tentar equipar seu salário no Corinthians com o que recebia no Milan, por volta de R$ 900 mil.

Segundo o empresário do jogador, Gilmar Veloz, Pato tinha propostas de outros clubes, mas preferiu voltar a jogar no Brasil e escolheu o Corinthians. O atacante, que diz que está recuperado da série de lesões musculares que sofreu, sonha enfim emplacar uma sequência de jogos e voltar à seleção brasileira. Na temporada passada, ele fez somente 18 jogos pelo Milan, marcando quatro gols, de acordo com o site oficial do clube italiano. Nesta temporada foram sete partidas e apenas dois gols.

"A qualidade técnica do Pato é indiscutível. E em relação à parte física, nosso departamento médico já vem acompanhando o jogador faz tempo, não vimos nenhum tipo de problema. Hoje ele está bem", disse Duílio Monteiro Alves. 
 
(AE)

Cruzeiro aceita proposta e Montillo é o novo reforço do Santos

Na Vila Belmiro, Montillo terá a responsabilidade de fazer os santistas esquecerem de Paulo Henrique Ganso - Por: Arquivo JCS

A diretoria do Santos enfim conseguiu fazer a grande contratação que desejava para a temporada 2013 do futebol nacional. Nesta quinta-feira (3), o clube paulista confirmou que fechou um acordo com o Cruzeiro para se reforçar com o meia argentino Walter Montillo. Os valores da negociação não foram divulgados pelas partes envolvidas em razão de uma cláusula de confidencialidade do contrato.

Na transação, o Santos adquiriu 60% dos direitos econômicos de Montillo que pertenciam ao Cruzeiro. Além de pagar uma compensação financeira, o time paulista cedeu em definitivo o volante Henrique, que teve uma outra passagem pelo clube mineiro.

A contratação de Montillo pelo Santos foi fechada nesta quinta-feira em uma reunião na dede do Cruzeiro, em Belo Horizonte, que contou as participações do presidente do clube mineiro, Gilvan de Pinho Tavares, do presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, e do assessor da superintendência de esporte do Santos, André Zanotta.

Montillo chegou ao Cruzeiro em 2010 e logo se tornou um dos principais jogadores do clube mineiro, sendo um dos destaques da campanha que rendeu ao time o vice-campeonato nacional naquele mesmo ano. Diante das suas boas atuações, o jogador despertou o interesse de vários clubes, especialmente no início de 2012, mas o time mineiro vinha resistindo a vendê-lo, o que não aconteceu dessa vez.

No Santos, Montillo chega para acabar com a falta de um armador renomado no elenco, acentuada com a venda de Paulo Henrique Ganso para o São Paulo no segundo semestre do ano passado. O meia argentino tem 28 anos e, além do Cruzeiro, já passou por San Lorenzo (Argentina), Monarcas Morelia (México) e Universidad do Chile.
 
(AE)

José Genoino diz ter a consciência serena dos inocentes

O ex-presidente do PT, José Genoino (PT-SP), assumiu uma vaga de deputado evitando fazer previsão futura sobre a permanência no mandato, reafirmando inocência no processo do mensalão e deixando claro que não afrontará os Poderes da República. Condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de corrupção ativa e formação de quadrilha a seis anos e onze meses de prisão, Genoino repetiu diversas vezes, durante 35 minutos de entrevista após a posse, o artigo da Constituição garantindo que "ninguém será considerado culpado até trânsito em julgado de sentença penal condenatória".

E nesta condição Genoino afirmou estar cumprindo o seu dever de deputado federal. "Me sinto confortável, porque estou cumprindo as regras, a Constituição e as normas do País. Fui eleito com 92.326 votos e estou no dever legal, correto e justo de cumprir a Constituição brasileira", disse. "Tenho as condições políticas (de exercer o mandato), porque a Constituição me garante esse direito." Ele reafirmou sua inocência: "Eu tenho a consciência serena dos inocentes. Mais cedo ou mais tarde a verdade aparecerá".

Genoino citou o mesmo dispositivo constitucional para rebater os que consideram a sua posse como deputado uma afronta ao Supremo. Ele evitou a polêmica sobre a quem cabe o poder de cassar o mandato dos condenados no processo: ao Supremo, como defendem alguns ministros do tribunal, ou ao plenário da Câmara, como argumenta o presidente da Casa, Marco Maia (PT-RS). "Esse assunto compete aos Poderes constituídos e não ao deputado Genoino". Ele completou: "Não darei motivo nem serei motivo para qualquer crise entre os Poderes".

Sem saber por quanto tempo poderá ficar no exercício do mandato, Genoino disse que atuará na Câmara como sempre trabalhou nos seus seis mandatos anteriores. "Não tenho previsão de quanto tempo ficarei na Câmara. Exercerei o mandato a cada dia", disse. "Eu não trabalho sob pressão. Eu faço política sem rancor, sem revanchismo", continuou. "Serei um deputado de debates, de ideias, de plenário. Atuarei na defesa do PT e dos governos Lula e Dilma".

Genoino afirmou que a política tem dois lados. "Conheci os dois lados da política: o da poesia e o do sangue. O lado do sangue está devidamente exposto". E ainda comentou sobre o julgamento do mensalão: "As noites, às vezes, são longas. Mas a minha paciência é mais longa que os momentos de escuridão".

O petista transferiu para o advogado os questionamentos sobre o processo do mensalão e a possibilidade de sua prisão. "Sobre o processo, fala o meu advogado", disse Genoino. A entrevista com o recém-empossado deputado foi acompanhada pelo líder do PT na Câmara e irmão de Genoino, José Guimarães (CE), e pelos deputados petistas José Mentor (SP), Ricardo Berzoini (SP) e Sibá Machado (AC), e por funcionários da liderança do partido e alguns militantes petistas.  
 
(AE)

Prefeito não terá maioria na Câmara

O prefeito Erinaldo Alves da Silva (PSDB) não conseguiu garantir o apoio da maioria dos vereadores na Câmara de Votorantim. Por seis votos a cinco, o vereador Heber Martins (PDT) foi escolhido ontem o presidente da Câmara para o período 2013-2015. Representante do bloco de oposição, Martins terá como vice o petista Marcos Antonio Alves, o Marcão Papeleiro, Érick Romero (PPS), como 1º Secretário e Alessandro Baeza Silva, o Lê Baeza (PV), como 2º Secretário.
Ele venceu a João Cau (PSC), candidato do governo, que encabeçava a segunda chapa participante da disputa. Martins anunciou que o trabalho dará o tom da atuação do Legislativo e prometeu uma "oposição responsável e construtiva". O fato de não poder contar com vantagem numérica na Casa, não preocupa Erinaldo. Ele confia no que chamou de "bom senso" e no "espírito público" dos parlamentares. Tanto que, em seu discurso, apelou ao poder que o auxilie na gestão.
No contato com a imprensa, Heber Martins respondeu que "o interesse da população está acima de questões partidárias e que a maioria saberá avaliar, com critério, e sem açodamento as propostas que tiver de analisar". O novo presidente discorda,porém, da leitura que o prefeito faz da situação da cidade. Em seu pronunciamento, Erinaldo declarou que está preocupado com alguns setores da administração, entre os quais o Saae e a Saúde.
Martins minimizou as críticas dirigidas ao governo anterior e disse que a cidade foi entregue em "perfeitas condições". "Temos problemas como qualquer outro município, mas nada de tão mais grave que comprometa projetos. Ademais, o gestor está aí para resolver essas dificuldades e a Câmara quer somar." Para o vereador, entre outras demandas, Votorantim deverá, "como tantos outros municípios", enfrentar "o período das chuvas". "Passado isso, temos a certeza de que a administração saberá e terá condições de realizar o que pretende."
A nova composição da Câmara da cidade é a seguinte: Alessandro Baeza Silva (PV); Antonio Pereira (PSDB); Bruno Martins de Almeida (PSDB); Eric Romero Martins de Oliveira (PPS); Fabíola Alves da Silva Pedrico (PSDB); Heber de Almeida Martins (PDT); João Cau (PSC) ; João Soares de Queiroz (PT); Marcos Antonio Alves (PT); Pedro Nunes Filho (PDT) e Robson Vasco (PSDB). 
 
(J.A.R.)

Campanha incentiva a doação de sangue


A meta é conseguir pelo menos 200 doadores ao longo dos dias - Por: Erick Pinheiro

Começou dia 2 e seguirá até o próximo dia 12, a 2ª Campanha de Doação de Sangue dos Grupos Jovens das Igrejas do Evangelho Quadrangular de Sorocaba, dentro do Projeto de Vida. A campanha  que visa incentivar a doação entre os próprios jovens frequentadores das igrejas espera conseguir pelo menos 200 doadores ao longo dos dias ao Hemonúcleo de Sorocaba, localizado na avenida Comendador Pereira Inácio, 564, ao lado do Hospital Leonor Mendes de Barros, no Jardim Vergueiro.

No primeiro dia, foram registradas 20 doações incentivadas pela campanha. A primeira edição realizada pelas igrejas aconteceu em julho de 2012 e durou apenas um dia, mas conseguiu reunir 80 pessoas interessadas em realizar o ato. Aos interessados em doar sangue, o Hemonúcleo atende diariamente das 7h30 às 12h30. Segundo Marcelo Ataíde, líder metropolitano da Igreja do Evangelho Quadrangular de Sorocaba, a importância da doação é inigualável. "Doar sangue é doar vida. O principal objetivo do cristão é servir, e uma das melhores maneiras de servir é doando sangue. Doando vida".

Para o auxiliar de produção Renato de Souza, 29, que doa todo ano independente de campanhas, o ato é ainda mais importante nesta época do ano. "É muito bom poder ajudar a pessoa que precisa. Ainda mais agora, com todos os acidentes de pessoas viajando. Eu doo todo ano", relata. Como ele, Fernando Stefano Rocha, 31, também é um frequente doador de sangue. "A cada três meses eu realizo a doação. Tem muita gente que sempre precisa, e se podemos ajudar, por que não fazer?", questiona o motorista carreteiro.

Para o gerente médico do Hemonúcleo de Sorocaba, Frederico Brandão, as campanhas realizadas no fim do ano passado tiveram grandes resultados. "Fizemos campanha forte no fim de ano. Chegamos a uma média de 120 doações por dia, muito mais do que os 80 ou 90 de normalmente. Os estoques estão abastecidos em função disso, mas é preciso continuar sempre doando, porque o sangue dura apenas 35 dias", informa o médico. "Temos falta, atualmente, do tipo O negativo. Os outros estão em estoque adequado, mas vale ressaltar novamente que o sangue tem pouco tempo de duração", completa.  
 
(Vitor Piovani - Jornal Cruzeiro do Sul - (Supervisão: Daniela Jacinto))

Cadastramento para o passe estudante prossegue na Internet

 A Urbes - Trânsito e Transportes informa que continua disponível no site o cadastramento e recadastramento para a compra do passe estudante de 2013.
 
Quem não tem acesso à Internet pode procurar uma das cinco unidades da Casa do Cidadão ou qualquer unidade do Sabe Tudo mais perto da sua casa.
 
Os estudantes que tiverem dúvidas devem entrar em contato com a Urbes pelos telefones 3234-9646 ou 3234-9642, ou ainda, pelo site.

Nenhum estabelecimento tem alvará para funcionar após 24h



Em vigor há quatro dias, a lei municipal 10.277/2012, que limita o horário de funcionamento de bares e simulares em Sorocaba, nenhum estabelecimento do setor dispõe de alvará especial que permite a abertura após à meia-noite. Desde que a lei foi sancionada, em setembro do ano passado, o Setor de Fiscalização da Prefeitura de Sorocaba recebeu 16 pedidos de alvará especial, mas as licenças ainda não foram deferidas em função a falta de documentação necessária. Atualmente, 2.478 bares e similares estão cadastrados no município.

A nova lei concedeu um período de 90 dias para que os proprietários dos estabelecimento se adequassem às normas especiais de funcionamento. Esse prazo expirou no dia 31 de dezembro de 2012. A partir de então, os bares que estiverem abertos após esse horário estarão sujeitos à multa de R$ 1 mil e interdição do estabelecimento. Em caso de reincidência, o valor da multa é dobrado. O texto original da lei, de autoria do Executivo, estabelecia o limite de funcionamento dos bares e similares até às 23 horas. Depois de manifestações de protesto de empresários do setor, foi aprovado um texto substitutivo, de autoria do vereador Rozendo de Oliveira (PV) e subscrito por outros oito vereadores, estendendo o horário até a meia noite e ampliou o prazo de adaptação até o final de 2012.

As modificações da lei, no entanto, não foram suficientes para conquistar a aprovação do setor. O presidente do Sindicato do Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Sorocaba, Antônio Francisco Gonçalves, conhecido como Botafogo, considera um retrocesso esse tipo de limitação, que prejudicará tantos os empresários e empregados do setor, como a própria população, que ficará cerceada do direito ao seu lazer. Ele considera que a medida é retrógrada e trará impacto, inclusive, no turismo do município, pois muitas pessoas que frequentariam a noite de Sorocaba acabarão indo para cidades da região, onde não existe esse tipo de proibição. "Ao invés de acompanhar a evolução e ampliar a oferta de serviços, Sorocaba está retrocedendo, como se a limitação do horário de funcionamento do bares fosse a única medida para conter a violência, que sequer apresenta índices tão alarmantes na cidade", critica.

O baixo número de pedidos de proprietários para a licença especial, segundo ele, demonstra a reação contrária dos estabelecimentos a essa medida. Botafogo afirma que os proprietários estão preferindo encerrar o expediente à meia noite do que entrar com o pedido de alvará especial, diante da burocracia exigida. "Muitos empresários também estão esperando como as coisas vão acontecer antes de tomar alguma medida mais efetiva", diz. A expectativa do presidente do Sindicato é que com a nova gestão do prefeito Antonio Carlos Pannunzio (PSDB) essa situação possa ser repensada. "O Pannunzio tem uma visão diferenciada sobre a importância do turismo para a economia da cidade e esse tipo de medida vai contra a expansão do setor". Botafogo não descarta a possibilidade de iniciar um novo movimento para tentar derrubar a chamada Lei dos Bares. "Vamos aguardar para ver como será atuação do novo prefeito em relação ao turismo para que possamos iniciar uma conversação sobre o tema, que envolverá também a Câmara Municipal", ponderou.

Mesas nas calçadas

Outra medida que tem preocupado os donos de bares em Sorocaba é a proibição da colocação de mesas e cadeiras nas calçadas, conforme estabelecido na lei municipal 10.307. Em vigor desde outubro de 2012, a sua aplicação ainda depende de regulamentação por parte da Prefeitura de Sorocaba e, por isso, nenhum estabelecimento foi punido até o momento. Mas para o presidente do sindicato do setor essa é mais uma limitação imposta que prejudicará tantos os bares como seus clientes que gostam desse tipo de acomodação por ficarem mais à vontade. "Temos que aguardar para ver como essa medida será aplicada, mas é outra incoerência. O setor está ficando acuado. Ao invés de atrair turistas para a cidade, a Prefeitura tem agido inversamente".
 
(Rosimeire Silva - Jornal Cruzeiro do Sul)