segunda-feira, 23 de março de 2009

São Bento e Atlético Sorocaba

São Bento vence a Barbarense e reage na Série A2

Foto: Francisco de Godoy / Diário de Santa Bárbara

Motivado por declarações vindas de Santa Bárbara D Oeste de que o São Bento era uma equipe fraca e limitada, o time sorocabano entrou em campo ontem decidido a conquistar a primeira vitória fora de casa, a qualquer preço. E foi o que aconteceu: na base da raça, o Azulão aplicou um vira-vira em cima do Barbarense e venceu por 3 a 1, chegando aos 15 pontos (ao lado do rival Atlético Sorocaba) e alcançando provisoriamente a 13ª colocação. O próximo jogo do São Bento será na quarta-feira, contra a Portuguesa Santista, às 20h30, no CIC.


Atlético Sorocaba volta a decepcionar.

Foto:Adival B. Pinto

Aos 34 minutos do 1º tempo, o treinador Paulo Roberto, do Atlético Sorocaba, já colocava o jovem atacante Luan no aquecimento. Como nenhum jogador estava machucado, já era o prenúncio de que a situação andava complicada para o Galo, que enfrentava o Rio Claro em casa. No entanto, ninguém imaginava que a apatia de jogos anteriores, principalmente na goleada sofrida, também no CIC, para o Rio Preto, por 6 a 2, voltaria a assolar os jogadores de Sorocaba. Só que novamente, jogando um futebol pífio, o Atlético decepcionou sua torcida e outra vez foi goleado, agora por 4 a 0 para o Rio Claro. A derrota deixou o time na 12ª colocação, portanto bem distante da classificação. O próximo jogo do Atético Sorocaba será na quarta-feira, contra São Bernando, às 15h00, no Estádio 1º Maio em São Bernando.

O Poder Público

Como todos sabem, assaltar os cofres públicos virou uma rotina no Brasil, com a agravante de que, hoje em dia, político que não rouba acaba sofrendo retaliação dos demais. Conforme a imprensa registra quase que diariamente, as coisas estão cada vez mais fora de controle. Por isso mesmo, têm sido muito elucidativas as entrevistas do senador Jarbas Vasconcelos (MDB-PE) sobre esse assunto. Os bons políticos estão sofrendo a ação predadora dos maus políticos. Um deles, por exemplo, há algum tempo chegou a dizer, diante da mídia eletrônica, sem qualquer vergonha na cara, que estava em Brasília para ganhar dinheiro.

É de se lamentar a existência das gangues que há vários anos tomaram de assalto o poder público sem que providências efetivas fossem colocadas em prática para conter o avanço dos espertalhões em cima do dinheiro pago pelos contribuintes. As agremiações partidárias que, a princípio, deveriam zelar pelo bom nome de suas legendas, preferem fechar os olhos para o que vem acontecendo. Só quando as maracutaias saltam à vista é que procuram fazer alguma coisa para dar uma satisfação à indignação da sociedade.

É justamente por causa da inércia dos parlamentares com relação aos abusos praticados pelos seus pares que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está sendo obrigado a intervir cada vez mais na vida legislativa para cassar políticos que se locupletaram ao sabor de muitas improbidades administrativas. Na maioria das vezes, porém, os Tribunais Eleitorais também são omissos, pouco fazendo para melhorar a situação. E as investigações realizadas pela Polícia Federal e promotorias nem sempre alcançam seus objetivos, não demorando muito para cair no esquecimento, suplantadas que são por outro escândalo de maior notoriedade. Falta mais rapidez e determinação para a elucidação de muitos casos.

Como a morosidade é que impera, a impunidade acaba ganhando força e alimentando a corrupção, cujos protagonistas sempre estão muito atentos para a aplicação de golpes de toda natureza. Se a justiça agisse com mais firmeza, com certeza os efeitos pedagógicos de suas sentenças contribuiriam para reduzir a delinqüência no cenário político.

Por mais que muitos não concordem com a interferência do Judiciário no Executivo e Legislativo, principalmente aqueles envolvidos com tanta podridão, o fato é que, no Brasil, diante das patifarias praticadas, a postura dos tribunais não pode ser diferente. É preciso interferir mesmo, isto para que a dignidade do povo brasileiro possa ser resgatada, nem que seja apenas de vez em quando. Sem um pouco de moralização, o Brasil estará condenado a servir de deboche eterno para todo o mundo civilizado.

Escola Pública

Todo mundo sabe que educação é condição essencial para o desenvolvimento brasileiro, considerando ser o acesso à chamada sociedade do conhecimento a única opção capaz de garantir, de maneira concreta, a igualdade de oportunidades e a inclusão social de crianças pertencentes a famílias de baixa renda. Dessa forma, a chave para o sucesso do Brasil no enfrentamento deste problema encontra-se, sem dúvida, na conquista da excelência no ensino público gratuito. E não basta apenas garantir vagas para todos nas escolas, mas, antes de tudo, valorizar os professores, oferecer bons livros, material didático e pedagógico de apoio para todas as crianças, além de instalações adequadas e alimentação farta durante o período escolar. É preciso que toda a comunidade escolar tenha recursos, tranqüilidade e segurança para se dedicar de forma integral ao processo de transformar o ensino na grande porta de entrada em busca do desenvolvimento.

Infelizmente, parece que só os governantes e políticos desconhecem tudo isso. Para eles, pouco importa o grau de conhecimento que os brasileiros tenham. Aliás, para as "autoridades competentes", parece que quanto mais baixo o nível de ensino, melhor, já que não terão de enfrentar a sabedoria de um povo que estará sabendo das coisas e não se deixando iludir facilmente pelos discursos vazios, exatamente como ocorre hoje.

Levando-se em conta todas as distorções que envolvem o sistema de ensino no País, merece destaque a intenção do senador Cristovam Buarque (PDT) de colocar um ponto final na má qualidade do aprendizado público: através de um projeto de lei, ele propõe que todo político eleito (presidente da República, senador, deputado federal, deputado estadual e vereador) seja obrigado a matricular seus filhos em alguma escola pública. Não deixa de ser uma boa idéia para melhorar a educação no País.

Caso o projeto não seja aprovado, automaticamente os políticos estarão dizendo que não confiam na escola pública, e, conseqüentemente, confessando-se inertes em relação à situação lamentável do sistema educacional, já que são eles que devem legislar a respeito. Se não aprovarem o projeto, os políticos que tanto bradam em nome do povo, em nome da melhoria das condições de educação, saúde e segurança pública, vão continuar mostrando a toda a Nação que escola pública de baixa qualidade é coisa só para pobre de periferia.

Pode-se dizer que a sorte está lançada. Resta saber qual será o posicionamento dos senadores e o que eles vão argumentar para não aprovar a lei.

Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro

O jornalista Maurício Noriega convocou um time de grandes treinadores para compor o livro Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro, que acaba de lançar pela Editora Contexto. Com uma compilação de histórias engraçadas e tristes, lendas e causos contatos por boleiros e cartolas, Noriega mostra a importância que cada um teve em sua época, no Brasil e no mundo.

São eles Oswaldo Brandão, o húngaro Bela Gutman, Vicente Feola, Lula, Zagallo, Rubens Minelli, Ênio Andrade, Telê Santana, Vanderlei Luxemburgo, Luiz Felipe Escolari e Muricy Ramalho. Cada perfil é comentado por um profissional do futebol que teve sua carreira marcada pelo ídolo.

E, curiosamente, dois deles estão dos dois lados: Luxemburgo fala sobre Zagallo e é comentado pelo ex-jogador Arce; e Muricy dá entrevista sobre Minelli e é abordado por Rogério Ceni. Entre outros entrevistados para o livro estão Leivinha, Djalma Santos, Zito e Falcão.

Noriega é comentarista e apresentador do canal Sportv e também comentarista de esportes do jornal Bom Dia São Paulo, da Rede Globo. O livro de 256 páginas pode ser encontrado ao preço de R$ 35,00.

Um avião de carga da FedEx

Um Avião de Carga da FedEx desembarcou no Aeroporto Narita No Japão e é atingido por uma rajada de vento, o que causou uma explosão matando dois homens da tripulação.
Autoridades aeroportuárias do Japão informam que 43 voos já foram cancelados desde o acidente que matou piloto e co-piloto de um avião de carga procedente da China, no Aeroporto Internacional de Tóquio-Narita, maior do país.

http://tvig.ig.com.br/94471/acidente-aereo-no-japao-faz-duas-vitimas.htm

http://tvig.ig.com.br/94421/dois-morrem-em-queda-de-aviao-no-japao.htm