sábado, 24 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Temporal provoca queda de árvores no Além Ponte

O temporal que atingiu parte de Sorocaba, no final da tarde desta quinta-feira (22), provocou a queda de várias árvores, a maioria na região do Além Ponte. O vento forte e a ocorrência de granizo, segundo informações da Defesa Civil, resultou no destelhamento de uma casa, na rua Gabriel Rezende Passos, 191, no Jardim Piratininga, com a família sendo assistida pelos agentes municipais.

O registro de queda de árvores se deu nas ruas Ramon Haro Martini (Vila Haro), Sadrac de Arruda (Alto da Boa Vista), benedito de Campos (Jardim do Sol), Alameda Ubatuba (Jardim Saira) e na avenida Três de Março (Alto da Boa Vista). A Defesa Civil também atendeu a uma ocorrência de incêndio, de pequenas proporções, por volta das 19 horas, em uma residência na estrada José Melhado Campos, 185, no Jardim Josane.

Feiras-livres não funcionam nos feriados de fim de ano

A Seção de Fiscalização, da Secretaria de Segurança Comunitária (Sesco), informa que as feiras-livres dos bairros Cerrado e Santa Maria, as minifeiras comunitárias e o varejão do Júlio de Mesquita Filho (Sorocaba I) estão suspensos durante os feriados de Natal e de Ano Novo. Apenas os varejões do Mercado Distrital foram antecipados: este ano eles serão realizados nos dias 24 e 31.

Inscrições para o Cruzeirão 2012 seguem até o dia 16 de janeiro

Prosseguem abertas as inscrições para as equipes interessadas em participar do Torneio Aberto de Futsal Cruzeirão de 2012. Elas encerram no dia 16 de janeiro. Esta será a 53ª edição da competição, organizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Esporte (Semes), com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), e costuma reunir cerca de 300 times e cinco mil atletas.

O Cruzeirão 2012 será disputado em quatro categorias na competição masculina: Principal, voltada a atletas nascidos em 1994 e anos anteriores; Veteranos (1979 e anos anteriores); Quarentão (1972 e anos anteriores); e Super Veterano (1967 e anos anteriores). Já o torneio feminino reunirá jogadoras nascidas em 1995 e anos anteriores.

As inscrições devem ser feitas de segunda a sexta-feira, em dois locais: na Semes, que fica na Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro), das 8h às 17h; ou no Ginásio Municipal de Esportes "Dr. Gualberto Moreira" (Rua José Martins, Além Ponte), das 8h às 12h e das 13h às 17h. Exceto nesta sexta-feira (23), e na próxima, dia 30, quando o expediente da administração publica municipal fechará a partir das 11h.

Acesse aqui o regulamento e a ficha de inscrição. Informações pelo telefone da Semes: 3339.9245.

Prefeitura plantará 100 mil mudas na Avenida Itavuvu

Com a perspectiva da participação de milhares de sorocabanos, a cidade vai ganhar 100 mil novas árvores nativas de uma só vez, graças à realização de mais uma edição do Mega Plantio. A ação, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2012, a partir das 9h, e os interessados em participar da atividade já podem se inscrever no Portal da Cidadania (www.sorocaba.sp.gov.br). As inscrições seguem até o dia 29 de janeiro.

O plantio será realizado nos sete quilômetros de extensão do canteiro central da Avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento ao lado de amigos, familiares ou mesmo individualmente. Nesta edição, grupos organizados também devem se inscrever, como ocorreu na primeira edição do Mega Plantio, que aconteceu em dezembro de 2010.

A ação da Prefeitura faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final de 2012. A iniciativa tem coordenação geral das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Comunicação (Secom), Cultura e Lazer (Secult), Segurança Comunitária (Sesco), Urbes - Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com todas as demais pastas.

A secretária da Sema, Jussara de Lima Carvalho, diz que os plantios são fundamentais, pois alteram o microclima do local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade. Ela ressalta que esta região é o atual eixo de desenvolvimento de Sorocaba, com a instalação da fábrica da Toyota, do Parque Tecnológico e do Parque da Biodiversidade. O plantio de 2012 terá um novo conceito: o de Avenida Parque. O canteiro central da Itavuvu possui 14 metros de largura e, destes, 8 metros serão usados para o plantio, um total de 56 mil m² de área.

"A avenida tem um canteiro central bem largo, onde nós podemos, realmente, fazer um parque. Faremos um plantio bem adensado e com intervalos para a instalação de equipamentos para a população usufruir", conta a titular da pasta. O local terá ainda faixas de ciclovia e áreas paisagísticas.

O diretor de Gestão Ambiental, Vidal Dias da Mota Júnior, diz que serão plantadas árvores de 80 espécies, entre nativas e frutíferas, que são produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

"Este tipo de plantio requer uma atenção maior para que não haja conflito com o sistema viário existente. A estratégia é criar conjuntos de blocos onde será adensada a vegetação nativa", detalha o diretor. Para que as árvores sobrevivam, as secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e de Meio Ambiente realizam todo o trabalho de preparação do solo, desde a aração e adubação, até a manutenção, com controle de pragas e irrigação permanente em caso de estiagem.

Além da população que vai ajudar no plantio, estudantes de universidades, faculdades e escolas vão auxiliar na capacitação, identificação da área e preparação do solo. Cerca de 180 estudantes já se cadastraram, e quem mais desejar participar pode se inscrever também pelo Portal da Cidadania.

Dentro da meta do Plano de Arborização Urbana, a cidade já plantou 282.272 mudas, total que ficará próximo de 400 mil com o Mega Plantio de 2012. Para completar a meta de 500 mil mudas até o final do ano que vem, serão desenvolvidas outras ações, incluindo novas edições do Mega Plantio Escolar e a proteção de mananciais.

Exposição de Presépios acontece até dia 6 de janeiro

A Prefeitura de Sorocaba, por intermédio da Secretaria da Cultura e Lazer, promove até o dia 06 de janeiro, na Biblioteca Infantil "Renato Sêneca de Sá Fleury", a exposição "Presépios – História de Uma Tradição". A mostra reúne 16 presépios artesanais do Brasil e da América Latina, retratando o nascimento de Jesus.

Todos os presépios são de pequenas proporções, destacando a delicadeza do trabalho dos artesãos e as figuras representadas, seguindo as características dos locais onde foram produzidas. Como exemplo, poderão ser visitados os presépios peruanos e bolivianos que são vestidos com trajes típicos daqueles países. Outro destaque é a variedade de material utilizado, que vai desde a palha de milho, passando pela argila cozida e policromada, pedra, madeira e mármore. Todas as peças foram cedidas por colecionadores.

"Além de designar a representação plástica da cena da Natividade que a tradição cristã localizou num estábulo, a palavra presépio ou presepe strictu sensu – estábulo ou lugar onde se recolhe o gado designa também as representações dramáticas do Nascimento de Jesus. Em algumas regiões do Nordeste (Pernambuco, Alagoas, etc.), do mesmo modo que em certas regiões de Portugal (Figueira da Foz, etc.), é presépio ou presepe, também sinônimo de auto pastoril, de drama cantado rememorando o nascimento do Salvador", explica José Rubens Incao, responsável pela Biblioteca Infantil.

A Biblioteca Infantil fica na Rua da Penha, 673 – Centro, e está aberta de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados das 9h às 12h. A entrada é franca. Informações pelo telefone 3231.5723.

'Via Viva' comemorará o Natal neste domingo

A próxima edição do "Via Viva", programada para este domingo (25), será especial e oferecerá ao público uma programação diferenciada, das 8h às 13h, além de muitas opções de diversão para as famílias comemorarem o Natal. Depois desse dia, as atividades serão interrompidas e só retornam no dia 8 de janeiro de 2012.

A cada domingo, o "Via Viva" tem levado à avenida entre três a sete mil pessoas, oferecendo uma variada programação de esportes, cultura, saúde, meio ambiente e lazer, das 8h às 13h. A programação acontece na avenida Itavuvu, que permanece fechada para o trânsito, em um trecho de 2 km, entre a UPH da Zona Norte e a Av. Atanásio Soares.

A estrutura oferece nove banheiros em três pontos da avenida e duas tendas de serviço de manutenção básica de bicicletas. Para a segurança dos participantes, a Urbes monitora o fechamento e a abertura da avenida e das vias ao redor; além da presença de equipes e unidades móveis da Guarda Civil Municipal e da Polícia Militar para segurança das pessoas.