sábado, 24 de dezembro de 2011

Prefeitura plantará 100 mil mudas na Avenida Itavuvu

Com a perspectiva da participação de milhares de sorocabanos, a cidade vai ganhar 100 mil novas árvores nativas de uma só vez, graças à realização de mais uma edição do Mega Plantio. A ação, promovida pela Prefeitura de Sorocaba, acontecerá no dia 5 de fevereiro de 2012, a partir das 9h, e os interessados em participar da atividade já podem se inscrever no Portal da Cidadania (www.sorocaba.sp.gov.br). As inscrições seguem até o dia 29 de janeiro.

O plantio será realizado nos sete quilômetros de extensão do canteiro central da Avenida Itavuvu, na Zona Norte da cidade. A expectativa é de que 10 mil pessoas participem do evento ao lado de amigos, familiares ou mesmo individualmente. Nesta edição, grupos organizados também devem se inscrever, como ocorreu na primeira edição do Mega Plantio, que aconteceu em dezembro de 2010.

A ação da Prefeitura faz parte do Plano de Arborização Urbana, que tem como meta o plantio de 500 mil árvores em Sorocaba até o final de 2012. A iniciativa tem coordenação geral das secretarias de Meio Ambiente (Sema), Comunicação (Secom), Cultura e Lazer (Secult), Segurança Comunitária (Sesco), Urbes - Trânsito e Transportes e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), em parceria com todas as demais pastas.

A secretária da Sema, Jussara de Lima Carvalho, diz que os plantios são fundamentais, pois alteram o microclima do local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade. Ela ressalta que esta região é o atual eixo de desenvolvimento de Sorocaba, com a instalação da fábrica da Toyota, do Parque Tecnológico e do Parque da Biodiversidade. O plantio de 2012 terá um novo conceito: o de Avenida Parque. O canteiro central da Itavuvu possui 14 metros de largura e, destes, 8 metros serão usados para o plantio, um total de 56 mil m² de área.

"A avenida tem um canteiro central bem largo, onde nós podemos, realmente, fazer um parque. Faremos um plantio bem adensado e com intervalos para a instalação de equipamentos para a população usufruir", conta a titular da pasta. O local terá ainda faixas de ciclovia e áreas paisagísticas.

O diretor de Gestão Ambiental, Vidal Dias da Mota Júnior, diz que serão plantadas árvores de 80 espécies, entre nativas e frutíferas, que são produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além dos existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

"Este tipo de plantio requer uma atenção maior para que não haja conflito com o sistema viário existente. A estratégia é criar conjuntos de blocos onde será adensada a vegetação nativa", detalha o diretor. Para que as árvores sobrevivam, as secretarias de Obras e Infraestrutura Urbana (Seobe) e de Meio Ambiente realizam todo o trabalho de preparação do solo, desde a aração e adubação, até a manutenção, com controle de pragas e irrigação permanente em caso de estiagem.

Além da população que vai ajudar no plantio, estudantes de universidades, faculdades e escolas vão auxiliar na capacitação, identificação da área e preparação do solo. Cerca de 180 estudantes já se cadastraram, e quem mais desejar participar pode se inscrever também pelo Portal da Cidadania.

Dentro da meta do Plano de Arborização Urbana, a cidade já plantou 282.272 mudas, total que ficará próximo de 400 mil com o Mega Plantio de 2012. Para completar a meta de 500 mil mudas até o final do ano que vem, serão desenvolvidas outras ações, incluindo novas edições do Mega Plantio Escolar e a proteção de mananciais.

Nenhum comentário: