sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Cidade Educadora




Diversas imagens de Sorocaba percorrerão sete cidades, de sete países diferentes, que integram o programa "Cidade Educadora". Banners com imagens do Sabe Tudo, da Escola Período Integral - Oficina do Saber, das ciclovias e de parques de Sorocaba serão mostradas na Exposição Itinerante que visitará os municípios de Granollers (Espanha), Tampere (Finlândia), Budapeste (Hungria), Dacar (Senegal), Belém (Palestina), Vallenar (Chile) e Guadalajara (México). A mostra começa em maio e ocorrerá durante 11 meses.

"A exposição é uma oportunidade de Sorocaba mostrar uma parcela das ações que a administração desenvolve para a total integração ao conceito de Cidade Educadora, Cidade Saudável, e que vem promovendo melhora substancial na qualidade de vida dos moradores".

A Espanha, onde nasceu o "Cidade Educadora", conta com o maior número de cidades envolvidas no programa. Ao todo são 189 municípios, incluindo Santiago de Compostela, famosa por receber milhares de peregrinos que fazem o trajeto a pé entre os quase 800 quilômetros que separam aquela cidade de Portugal (início do caminho). Outros países que contam com "Cidades Educadoras" são: Alemanha, Argentina, Austrália, Bélgica, Benín, Bolívia, Canadá, Chile, Colômbia, Croácia, Dinamarca, Equador, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Itália, México, Holanda, Palestina, Peru, Polônia, Portugal, Andorra, Coréia do Sul, Romênia, Ruanda, Senegal, Suécia, Suíça, Togo e Uruguai.

Do Brasil, além de Sorocaba, integram o programa Belo Horizonte e Montes Claros (MG); Cuiabá e Campo Novo do Parecis (MT), Gravataí, Porto Alegre e Caxias do Sul (RS), Dourados (MS), Jequié (BA), e Piracicaba, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos e São Paulo.

Foto Prefeitura De Sorocaba (Lucas Munhos)

Festa Gaúcha e Samba

O Centro de Tradições Gaúchas (CTG) promove hoje a festa Tertúlia Gaúcha, com coordenação musical de Ângelo Varella do grupo Folclore Nativo , e participação especial de violeiros de Sorocaba e região. O evento ocorre a partir das 21 horas. O convite está à venda por R$ 5 (individual). O CTG fica na rua Alto de Pirapora, 10, Jardim Iguatemi.

E Para quem gosta de samba a Associação Cultural Bloco Depois a Gente Se Vira promove amanhã sua tradicional feijoada no Sorocaba Clube, na rua São Bento, 113, Centro. A festança começa às 12 horas, com show do sexteto Raiz, além do lançamento da camiseta do bloco. Os convites podem ser comprados antecipadamente na rua Virgílio de Mello Franco, 842.

Carnaval 2009 Em Sorocaba

Para você que gosta de Carnaval segue abaixo a programação do Carnaval 2009 em Sorocaba

Dia 20
Desfile do Bloco "Depois a gente se vira"
Concentração - Bolsão de estacionamento entre as avenidas Afonso Vergueiro e Eugênio Salerno
Horário: a partir das 19h30
Saída do desfile: às 22 horas

Dia 21
Desfile - Bloco Mandala
Concentração - entre as Ruas Visconde de Taunay e Imperatriz Leopoldina
Horário: a partir das 16 horas
Saída do desfile: às 19 horas

Desfile do Bloco Quilombinho
Concentração - Rua Tamandaré, 73, Vila Leão
Horário: a partir das 16 horas

Desfile das Escolas de Samba de Sorocaba:
Carinhosa de Nova Esperança
Estrela da Vila
Show Brasil
Unidos do Cativeiro
28 de Setembro
Local: Parque das Águas - Jardim Abaeté
Horário: a partir das 20h30

Dia 22
Desfile - Bloco Boca a Boca
Concentração - Espaço Albap
Endereço: Rua Francisco Moron Fernandes
Horário: a partir das 15 horas
Saída do desfile: 20 horas

Desfile das Escolas de Samba de Sorocaba
Gaviões da Fiel
Império das Águas
Planeta Negro
Local: Parque das Águas - Jardim Abaeté

Dia 23
Desfile - Bloco Recreio
Concentração - Praça Coronel Fernando Prestes
Horário: a partir das 14 horas
Saída do desfile: 20h30

Dia 24
Desfile - Bloco do Cocó
Concentração - Avenida Barão de Tatuí, 460
Horário: a parTir das 15 horas
Saída do Desfile: 19 horas

Boa Diversão