sexta-feira, 2 de março de 2012

Inscrições para a 2ª divisão do varzeano vão até dia 9

Equipes interessadas em participar da segunda divisão do Campeonato Varzeano de Iperó têm até o dia 9 para confirmarem sua participação. Os interessados devem retirar as fichas e documentação na secretaria do Departamento Municipal de Esportes, que fica no Completo Esportivo Dito Bom.

Lista de radares estáticos pode ser conferida no site da Urbes

A partir da próxima segunda-feira (5) até domingo (11), os equipamentos móveis poderão estar montados nas avenidas Antonio Carlos Comitre, Armando Pannunzio, Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, Ipanema, Itavuvu e General Osório.

Os locais escolhidos para a instalação dos equipamentos na próxima semana já está disponível no site da A Urbes – Trânsito e Transporte(www.urbes.com.br).

Operação contra a dengue será no Jardim Ipiranga neste sábado

O Jardim Ipiranga, localizado na Zona Oeste, receberá nes te sábado (3), das 8h30 às 14h, a operação especial contra a dengue. A ação tem como objetivo remover o maior número possível de criadouros do mosquito transmissor da doença daquela região.

Agentes das Seções de Controle de Zoonoses de Sorocaba percorrerão as ruas do Jardim Ipiranga, passando orientações e informações aos moradores sobre a dengue. O ponto de partida será a rua Estado de Israel, esquina com a rua Joaquim Monteiro de Carvalho, atrás da Casa do Cidadão. Integrantes da Cooperativa dos Egressos e Familiares de Egresso de Sorocaba e Região (Coopereso) também estarão presentes na ação, ajudando na coleta de todos os materiais que possam acumular água de chuva, como vasos, pneus, garrafas etc. A diretora da Área de Vigilância em Saúde da SES, Consuelo Matiello, lembra que não serão recolhidos móveis ou entulho.

Sábado: dia de combate

Todos os sorocabanos devem adotar o sábado como o "dia de combate à dengue". Esta é uma recomendação da Prefeitura de Sorocaba, para que toda a população, numa ação conjunta, vença a luta contra o mosquito transmissor e ajude a evitar o avanço da doença na cidade.

"Pedimos o apoio de todos os sorocabanos para que dediquem 10 ou 15 minutos do sábado para vistoriar na suas casas, conversar com o vizinhos e amigos, para que todos façam sua parte e removam todo o material que possa acumular água da chuva. Só eliminando os criadouros do mosquito transmissor é que vamos vencer essa guerra contra a dengue. A população não pode abandonar os hábitos de prevenção e combate à doença", lembra o secretário da Saúde de Sorocaba, Ademir Watanabe.

Bolsa Universidade tem 1.015 vagas na região de Sorocaba

Estudantes receberão bolsa integral para atuar como educadores nas escolas públicas que participam do programa Escola da Família
As inscrições para o projeto Bolsa Universidade da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo começam hoje (2). São mais de 8 mil vagas para estudantes universitários interessados em atuar como educadores do programa Escola da Família em escolas públicas de todo o Estado. Somente na região de Sorocaba são 1.015 vagas.

Para se candidatar é preciso estar regularmente matriculado em uma instituição de ensino superior conveniada ao programa, não receber outra bolsa, financiamento ou similar, proveniente de recursos públicos e ter disponibilidade para atuar como educador universitário aos finais de semana.

O prazo para inscrições vai até o próximo dia 13 e, para efetuá-las, os interessados devem acessar o pop-up "Inscrições para o Programa Bolsa Universidade" no site , que também dispõe da relação de vagas e instituições de ensino conveniadas. Os critérios de seleção podem ser consultados no regulamento disponível no portal do programa.

O estudante contemplado receberá bolsa integral de seu curso, custeada pela Secretaria, que arca com o valor proporcional a 50% da mensalidade, desde que não ultrapasse o teto de R$ 310, e pela instituição de ensino, que completa o restante da mensalidade. Em contrapartida, o universitário atuará como educador, aos sábados e domingos em uma unidade participante do Escola da Família, auxiliando no desenvolvimento das atividades previstas pelo programa.

Outras informações podem ser obtidas junto à Central de Atendimento da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), pelo telefone 0800 777 0333 ou pelo e-mail escoladafamilia@fde.sp.gov.br.

Sobre o programa Escola da Família

Desde 2003, o Escola da Família aproxima sociedade e escola promovendo a integração de estudantes, crianças, jovens, adultos e idosos com um trabalho que sociabiliza, diverte e educa. Por meio do programa, as unidades escolares da rede pública de São Paulo são abertas aos sábados e domingos à comunidade local, para realização de atividades voltadas ao esporte, à cultura, à saúde e ao trabalho, os quatro eixos do programa.

As atividades são promovidas com o auxílio de profissionais da Educação, voluntários e educadores universitários e visam à inclusão social, tendo como foco o respeito à pluralidade e uma política de prevenção que concorra para uma qualidade de vida cada vez melhor.


Vagas disponíveis por diretoria de ensino na região de Sorocaba

Diretoria de Ensino

Nº de vagas disponíveis

Apiaí

59

Avaré

16

Botucatu

99

Itapetininga

90

Itapeva

18

Itararé

51

Itu

147

Piraju

30

São Roque

189

Sorocaba

175

Votorantim

141

Total Geral

1.015

Alckmin vem a Sorocaba na próxima 3ª

O Governador Geraldo Alckmin (PSDB) estará em Sorocaba na próxima terça-feira (6) para anunciar as novas obras no aeroporto, onde a Embraer planeja construir um centro de serviços.

Alckmin também entregará 500 títulos de propriedade às famílias do Núcleo Habitacional Jardim Nova Esperança (complexo Vila Barão), beneficiadas pelo Programa "Minha Terra" de regularização fundiária, executado pela Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP)
Por fim, acontece a assinatura do termo de adesão do Programa Creche Escola no qual 27 municípios receberão repasse da Secretaria de Estado da Educação para construção de creche ou prédio para creche e educação infantil.

Em seguida, Alckmin segue para Tatuí onde inaugura a nova maternidade da Santa Casa e depois em Boituva onde inaugura o novo prédio da Delegacia de Polícia.

Terça Sertaneja - Show das Irmãs Galvão celebra aniversário do projeto e Dia da Mulher

Show das Irmãs Galvão celebra aniversário da Terça Sertaneja e Dia da Mulher

O que poderia ser apenas uma festa de comemoração dos dois anos do projeto "Terça Sertaneja", da Secretaria da Cultura e Lazer (Secult), no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros, a próxima terça-feira (6), neste local, contará, na verdade, com um grande show. Além de celebrar o sucesso de oferecer, durante dois anos, um espaço exclusivo àqueles que produzem a música de raiz, ou de manter viva a música sertaneja em Sorocaba, esta edição do evento será especial e vai comemorar também o Dia Internacional da Mulher. "E nada como duas grandes artistas para unificar a celebração", comenta o secretário Anderson Santos.

Com 65 anos de carreira, as Irmãs Galvão são a atração preparada para encantar ao público com clássicos do cancioneiro que marcaram época, como "Beijinho Doce" e "No Calor dos Teus Braços", no Parque dos Espanhóis. Com uma discografia invejável na marca de 300 músicas gravadas, a dupla começou ainda criança a trilhar o caminho da fama. Foi em 1947 que Mary e Marilene, à época com 7 e 5 anos, respectivamente, estrearam um programa comandado por Sidney Caldini, que há 57 anos é morador de Sorocaba.

Sem esconder a emoção ao falar "das meninas", Caldini diz que teve a honra de ser a pessoa a lançá-las à vida artística.. "Sempre acompanhei o desenvolvimento delas, e tenha certeza de que são um verdadeiro sucesso na vida", comentou.

Caldini, aliás, é convidado especial deste "Terça Sertaneja". Ele vai reencontrar "as meninas", cuja biografia conta histórias de apresentações sob lonas de circos, estúdios de rádios, teatros, ginásios, clubes, casas de cultura e praças. Por onde passam, Mary e Marilene deixam patente a dignidade e o respeito com seu público. Sempre impecáveis em seu vestuário, as Galvão fazem questão de se apresentar bem vestidas e, por isso, não dispensam o glamour e o brilho dos trajes ricos em detalhes.

Donas de vários prêmios, as Irmãs Galvão receberam a Medalha de Ouro do Grammy Latino pelo Melhor Álbum de Música Raiz ou Regional, em 2002, com o CD "Nóis e a Viola". Algumas músicas desse álbum serão executadas durante o "Terça Sertaneja", assim como do último trabalho "Faz o Povo Dançar".

Boa música, boa gente

Todas as vezes que trouxe à cidade grandes nomes da música sertaneja, como Pedro Bento e Zé da Estrada, Mococa e Paraíso e Durval e Davi, o "Terça" tem lotado o Parque dos Espanhóis. Segundo Anderson Santos, cerca de 1.500 pessoas chegaram a particfipar de um único show. "É incrível como as pessoas curtem o estilo e vêm cantar junto as músicas mais conhecidas dos clássicos sertanejos", destacou.

Nesta terça-feira, o show em dupla comemoração começará às 20h com a abertura pelo Grupo Viola Tropeira. Em seguida, Mary e Marilene sobem ao palco para animar ainda mais a noite de homenagens e alegria.

O "Terça Sertaneja" acontece toda segunda terça-feira de cada mês e é gratuito. O Parque dos Espanhóis fica na Rua Campos Salles, em Pinheiros.

(Agência Sorocaba)

Domingo tem descida de barco no Rio Sorocaba

Dando início às comemorações da Prefeitura pela passagem do Dia Mundial da Água e do Dia do Rio Sorocaba, celebrados em dia 22 de março, o prefeito Vitor Lippi participa neste domingo (4) de um passeio de barco pelo Rio Sorocaba. A concentração será a partir das 8h, no Clube do Nais, que fica na Avenida Comendador Pereira Inácio, 2.239. A saída está prevista para as 9h e o trajeto seguirá até a Usina Cultural "Ettore Marangoni".

Além de integrantes da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), da Defesa Civil, da Guarda Civil Municipal e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), também participarão da travessia equipes da Polícia Ambiental, do Corpo de Bombeiros e do Grupo Caturros Navegantes.

O percurso tem cerca de 5 km de extensão e deve durar aproximadamente uma hora. O Dia do Rio Sorocaba é lembrado juntamente com o Dia Mundial da Água, estabelecido pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em 1993, para reflexão sobre a importância da água para a vida, a preservação de mananciais e de seu uso racional.

(Agência Sorocaba)