terça-feira, 22 de setembro de 2009

Agenda

Semana da Primavera dos Museus

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) promove, até sexta-feira, palestras dentro da programação da Semana da Primavera dos Museus. O evento, que ocorre no Espaço São Bento sempre às 19h30, tem como tema Museus e Direitos Humanos. A convidada de hoje em Sorocaba é a diretora do Museu de Imagem e Som de São Paulo, a doutora Daniella Bousso, que fala sobre a Arte e Tecnologia. Amanhã, Edu Oliva e Luccia Lima tratam sobre Museus, nossos olhares, novos horizontes. Na quinta, a professora e doutora em Arte e Educação Janina Sanches fala sobre A Mitohermenêutica do feminino e a Arte Contemporânea. E encerrando a semana, na sexta-feira, Rita De Cássia Demarqui trata sobre Museus e a diversidade Cultural. A participação do público é gratuita, basta efetivar a inscrição junto ao Macs, para receber um certificado. Mais informações: (15) 3234-3781 ou macs@macs.org.br.

Lançamento CD Marisa Lobo

Pura Poesia é o título do álbum que a cantora Marisa Lobo lança hoje, às 21h, no Botequim do Bozó. No show, ela interpreta faixas do CD, o primeiro da carreira, que resgatam clássicos da MPB.

Pura Poesia vai de Nelson Cavaquinho (A Flor e o Espinho), passa por Tom Jobim (Falando de Amor) e Chico Buarque (Beatriz), a Lupiscínio Rodrigues (Esses Moços). A casa fica na rua Abraão Mahuad, 57, ao lado do Gpaci. Informações pelo telefone (15) 3211-9052.

Prêmio de Artes Plásticas

Já estão abertas as inscrições para os sorocabanos interessados em participar do Prêmio Prof. Flávio Gagliardi de Artes Plásticas, promovido pela Secretaria da Cultura. As inscrições devem ser feitas no Palacete Scarpa, das 9h às 16h, até o dia 30 de setembro. A participação no concurso é extensiva aos artistas radicados na cidade há, no mínimo, dois anos e cada um poderá inscrever três obras. Os trabalhos serão submetidos a um processo de seleção, a cargo de uma comissão designada pela Secretaria da Cultura. A premiação acontecerá no dia 20 de outubro, às 20h, no Salão de Exposições do Palacete Scarpa, quando também será aberta a mostra dos trabalhos escolhidos. Haverá premiação aos melhores classificados, como medalha, diploma e dinheiro (500 ufir, que equivalem a cerca de R$ 450). Será premiado, também, o artista que mais se destacou nos 12 meses anteriores ao Prêmio, na categoria de novos talentos, a critério da comissão julgadora. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponibilizados no site oficial da Prefeitura (www.sorocaba.sp.gov.br). O Palacete Scarpa fica na rua Souza Pereira, 448, no Centro. Informações pelo telefone (15) 3211-2911.

Festival Internacional de Cinema de Itu

As inscrições para o Cinema Mundo - III Festival Internacional de Cinema de Itu já estão abertas. O evento ocorre de 26 a 29 de novembro, quando serão exibidos 24 filmes em várias mostras. As inscrições podem ser feitas pelo site www.cinemamundo.com. Este ano, competem filmes brasileiros e franceses em qualquer formato de exibição. A programação contará com palestras com diversos cineastas. Os filmes estarão distribuídos nas mostras Infantil, Panorama Nacional, Panorama Internacional - ano da França no Brasil e a competitiva franco-brasileira de curtas-metragens. Por meio de parcerias, o Cinema Mundo oferecerá a Itu um panorama do cinema francês, desde os clássicos até o contemporâneo, com retrospectivas, conceitos e filmes populares. De acordo com Renata Saraceni, organizadora do Cinema Mundo, o projeto consiste também no estabelecimento de parcerias que proporcionarão eventos de gastronomia e outras manifestações artísticas como música, dança e contação de história, entre outras, todas ligadas à França.

Show do AC/DC no Morumbi

A produtora Time for Fun confirmou oficialmente a realização do megashow Black Ice World Tour, do AC/DC, no Estádio do Morumbi, dia 27 de novembro. O site oficial do AC/DC retirou a data brasileira de sua agenda, pois as vendas de ingressos ainda não foram abertas. Os ingressos começam a ser vendidos a partir de 01º de outubro. Mais informações sobre preços e horários serão divulgadas em 24 de setembro e poderão ser obtidas também no site www.showacdc.com.br.

Prefeitura Promove Feira de Profissões

A "I Feira de Profissões" de Sorocaba, promovida pela Prefeitura, por meio das secretarias da Educação (Sedu) e da Juventude (Sejuv), vai ocorrer nos dias 1º e 2 de outubro, no Parque dos Espanhóis. O evento é direcionado especialmente aos estudantes do Ensino Médio com o objetivo de ajudá-los a escolher suas futuras carreiras.

A feira receberá escolas e faculdades, além de reunir profissionais de diversas áreas que estarão no local para conversar com os estudantes e tirar dúvidas sobre orientação vocacional e escolha profissional.

Durante a programação, haverá oficinas diversas como de reciclagem, mangá, silk screen, DJ, cinema e fotografia com câmera “pinhole”. Também haverá shows, além de palestras que abragem diversas áreas profissionais, workshops de entidades que trabalham com jovens e a presença de uma “rádio jovem”, que funcionará durante todo a Feira.

Uma das grandes atrações será o primeiro astronauta brasileiro, o bauruense Marcos Pontes, que fará uma palestra no primeiro dia. Pontes falará sobre sua vida, desde a infância até a realização de seu sonho: ser astronauta. Focará na persistência, a autoconfiança, a determinação, o potencial pessoal, a criatividade, a estabilidade emocional e a organização pessoal, entre outros aspectos, que destaca ser importante para a futura vida profissional dos jovens. A palestra do astronauta será ministrada em um espaço com 240 lugares, com projeção de imagem e áudio para a parte externa.

A feira ficará aberta ao público das 8 às 22 horas. A entrada é gratuita. O Parque dos Espanhóis localiza-se na Rua Campos Salles, bairro Pinheiro, no Além-Ponte.

Desfazer Das Compras O Consumidor Pode

Nestes tempos em que nem todos os consumidores ficam satisfeitos com os contratos que fazem para a compra de produtos ou serviços, arrependendo-se no dia seguinte por este ou aquele motivo, o que muitos não sabem é que o cidadão, sem qualquer justificativa, pode desistir de sua intenção. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, trata-se de uma decisão que cabe exclusivamente ao consumidor. Quem, por exemplo, já não viveu a experiência de receber uma ligação telefônica de alguém prometendo verdadeiras maravilhas para a venda deste ou daquele produto ou de algum serviço que pretende prestar? A mesma coisa acontece com propagandas através dos meios de comunicação que anunciam produtos das mais diversas formas e utilidades, mas nem tão úteis ou mesmo necessários, bastando apenas um telefonema para comprá-los. Nestes casos, a lei faculta a quem compra o direito de se arrepender.

Naturalmente, para exercer esse direito, o consumidor deve cumprir dois requisitos específicos da lei: um deles refere-se ao local da contratação, ou seja, que ela tenha ocorrido fora das dependências da loja ou empresa, em casa ou pelo telefone; o outro diz respeito ao tempo da operação, ou seja, o prazo não pode exceder a sete dias.

Não há como negar que a legislação que disciplina esse tipo de atividade se justifica plenamente. Nos tempos que vivemos, com a crescente necessidade de as empresas venderem cada vez mais, as técnicas empregadas para atrair e seduzir os consumidores extrapolam as expectativas. E o que se vê é a força do marketing seduzindo a todos, principalmente as pessoas mais simples, ingênuas e menos esclarecidas. De repente, numa fração de segundos, elas se sentem atraídas por algum objeto de desejo e assinam um contrato sem pensar nas conseqüências. Nesses casos, desde que estejam dentro das exigências do Código de Defesa do Consumidor, elas têm o direito de se arrepender. E o período que a lei concede para o cidadão refletir sobre a negociação é de sete dias, desde que o contrato tenha sido assinado fora do estabelecimento. É só nesses casos que ele tem o direito de desistir da compra. Mesmo que tenha feito algum pagamento adiantado, a lei diz que ele deve ser ressarcido de imediato se resolver desistir do negócio. E qualquer cláusula que prevê a perda dos valores pagos acaba não tendo efeito legal.

É dessa forma que o consumidor pode desistir de qualquer compra ou serviço que tenha contratado. O que se recomenda, no entanto, para evitar desgastes e transtornos, é que o consumidor, antes de fechar algum negócio, pense muito antes de fazê-lo, já que isso evitará uma série de problemas para as partes envolvidas na negociação.