quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Bairro do Ipiranga, em SP, deixa estado de alerta

A região do Ipiranga, na zona sul de São Paulo, deixou o estado de alerta à 16h12 desta terça-feira, após o nível do córrego Ipiranga voltar ao normal. O córrego, localizado no cruzamento da Avenida Abraão de Morais com Rua Ribeiro Lacerda, transbordou por volta das 15h10.

Segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), o restante da capital permanece em estado de atenção. As chuvas continuam a atingir diversos pontos da capital. Imagens de radar indicam chuvas fortes na região da Penha e Ermelino Matarazzo, e fracas em boa parte da zona sul. Na Grande São Paulo, a precipitação ainda é forte em parte de Santo André e Mogi das Cruzes.

Na região do ABCD, quatro ribeirões transbordaram: o Ribeirão dos Couros/Vila Rosa, em São Bernardo do Campo; o Ribeirão dos Meninos, em Santo André e em São Caetano e o Ribeirão dos Couros (Piraporinha Casa Grande), em Diadema.

Segundo os meteorologistas do CGE, as chuvas persistem nas próxima horas, variando de intensidade, dirigindo-se para as cidades do ABC e litoral sul. (AE)

Humberto Reale será aberto para visitas de torcedores hoje

O estádio antes abandonado, passa por um processo de revitalização

para receber o CT do São Bento

Por: Emídio Marques

O estádio Humberto Reale será aberto hoje, às 10h, para visitação dos são-bentistas. Os torcedores poderão conferir de perto como ficou o local depois da derrubada das antigas torres de iluminação e da limpeza do terreno providenciada pela Prefeitura. Na oportunidade, seis vereadores também conhecerão o estado atual da casa do São Bento e os projetos de revitalização para o local.

Antônio Carlos Silvano (PMDB), Izídio de Brito (PT), Coronel Rozendo (PV), Pastor Luís Santos (PMN), João Donizeti (PSDB) e Francisco Moko Yabiku (PSDB) integram a comissão formada na Câmara Municipal para ajudar a diretoria são-bentista a arrecadar recursos e serão recebidos pela Comissão de Revitalização do Humberto Reale.

Além das visitas, o encontro será marcado pela apresentação de um pré-projeto fornecido gratuitamente pela empresa Prohidro para a construção de vestiário, sala médica, sede do clube e oito apartamentos, com capacidade para abrigar 16 atletas.
(Jornal Cruzeiro do Sul)

Sorocabano alivia internautas de reality show

Desenvolvedor cria aplicativo que bloqueia conteúdo sobre o BBB. Mais de 33 mil já baixaram a extensão

Luís César afirma que não esperava o sucesso: a ideia era lançar o aplicativo entre os amigos - Por: Luiz Setti

Foi num momento de ócio criativo que o desenvolvedor sorocabano Luís Cesar Coimbra criou uma solução para quem se incomoda com informações sobre o Big Brother nas redes sociais. O jovem de 22 anos começou a programar inspirado por reclamações de seus amigos sobre a invasão de comentários na internet a respeito da atração televisiva. Após dois dias de trabalho, disponibilizou na loja virtual do navegador Google Chrome uma aplicação que bloqueia postagens relacionadas ao programa. Desde então, o rapaz começou a perceber que a criação iria muito além dos seus contatos. Até ontem, mais de 33 mil pessoas baixaram a extensão para serem poupadas em saber o que acontece no BBB. "Não esperava esse sucesso, foi assustador. Minha ideia era lançar o aplicativo entre os amigos e quando vi, já estava em vários sites sobre tecnologia", declarou.

O recurso, batizado de "No BBB", pode ser baixado gratuitamente pelo link http://bit.ly/yXarQw. Após o download, a extensão deve ser instalada para que entre em funcionamento automaticamente no navegador, sempre que o usuário acessa o Twitter ou o Facebook. O aplicativo faz uma leitura da timeline e procura nos textos pelos termos "BBB", "Big Brother" e "Big Brother Brasil". Caso encontre algumas dessas palavras, substitui o post por um aviso de conteúdo bloqueado, ficando a critério do usuário liberar ou não a publicação. A novidade serviu como uma opção para quem não se interessa pelo reality show, mas prefere não excluir os amigos responsáveis por tais postagens ou cancelar o recebimento de todo conteúdo publicado por essas mesmas pessoas.

Apesar do sucesso, Luís avalia que não é possível se livrar de tudo que pode ser incômodo na internet. "No Twitter, por exemplo, escolher as pessoas que segue é muito importante para esse filtro de informações, já no Facebook, você pode criar grupos de acordo com o perfil das pessoas, da maneira que preferir, mas é muito difícil ficarmos totalmente isentos a notícias que não são de nosso interesse", destacou.

Embora tenha agido em benefício de quem detesta o BBB, ele não faz julgamentos. "Acredito que as pessoas tratem esse assunto como futilidade, algo que não agrega nenhum valor. Eu não me aborreço, não tenho nada contra, somente não acompanho", justificou. Ele também afirma que não teve ganhos financeiros com o aplicativo, ao contrário, precisa custear uma conta no Google específica para desenvolvedores. O No BBB deverá ser lançado em breve para os usuários do navegador Firefox.

(
Thiago Arioza - Jornal Cruzeiro do Sul)

Chuvas provocam estragos na região

Houve registro de alagamentos, galerias arrancadas pela força de enxurradas e cercas derrubadas por ventania

Na Praça de Eventos de Votorantim, 100 metros de cerca do canteiro de obras foram ao chão com o vento - Por: Emídio Marques

A chuva registrada na madrugada de ontem na região causou estragos em Araçoiaba da Serra, onde choveu 116 milímetros em três horas, o total previsto para todo o mês de janeiro no local. O lago central, na avenida Manoel Vieira, subiu mais de dois metros e alcançou alguns imóveis da rua 21 de abril. Houve perda de móveis, mas ninguém ficou desabrigado. Em Votorantim, aproximadamente 100 metros de cercas da praça de eventos Lecy de Campos, tombou com a ventania, mas a Prefeitura já reiniciou o fechamento do local. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) há previsão de sol para Sorocaba e região hoje e amanhã, quando a temperatura média será de 30 graus e deverão ocorrer pancadas de chuva. Mas a partir de sexta-feira, dia 20, o tempo ficará nublado e chuvoso. Em Sorocaba não houve ocorrências.

Segundo o comerciante Edson Camargo, de 44 anos, a chuva em Araçoiaba da Serra começou na noite da última segunda-feira e avançou a madrugada de ontem. O lago central subiu, estima-se, dois metros e invadiu as pistas de caminhada ao redor e parte das ruas 21 de abril, Benedito da Silva e avenida Manoel Machado de Oliveira. "A distância do lago com relação à rua é grande, bem alto. Foi uma tromba-d"água mesmo", disse ele. Três casas e uma pizzaria que fica no cruzamento da avenida Manoel Vieira e rua 21 de abril ficaram alagadas. Uma família vizinha, que não quis ser identificada, também perdeu boa parte dos móveis.

Na pizzaria, panfletos com o cardápio e móveis ficaram molhados, mas os proprietários não foram encontrados. De acordo com o aposentado Gentil da Silva, de 78 anos, na casa da filha dele, Meire da Silva, de 45 anos, que fica numa área entre o lago e a rua Benedito da Silva, a água chegou na garagem e só não atingiu os móveis porque foram levantados. "Graças a Deus não aconteceu nada de fato. Mas hoje cedo, por volta das 7h, o lago tinha tomado conta dessas ruas aqui", afirmou ele. Moradores das imediações até fizeram do deck um ponto turístico, para conferir o nível elevado do lago. "Isso nunca aconteceu aqui antes. Em 23 anos, nunca vi uma chuva como esta", disse Gentil.

Segundo a Prefeitura de Araçoiaba da Serra, a chuva da madrugada de ontem foi atípica e em três horas choveu mais que o previsto para o mês de janeiro. Ainda segundo a administração, por conta dos 116 milímetros que caiu sobre a cidade, os dois lagos (Central e da Alvorada) transbordaram, causando alagamento na região central e no bairro Rio Verde. De acordo com a nota enviada pela municipalidade, não houve desabrigados e o setor de estudos e projetos, da Secretaria de Obras, iniciou ainda ontem apuração dos danos para potencializar o socorro aos afetados. A Secretaria destacou que não há família em área de risco.

Já em Votorantim, parte do cercado metálico em torno da praça de eventos, no Centro, caiu com a força da ventania. Segundo a Secretaria de Comunicação, as rajadas de vento ocorreram no último domingo e ontem os técnicos da Secretaria de Obras ainda arrumavam o local.

Previsão

Segundo o meteorologista do Inmet, Marcelo Schneider, a chuva que caiu na região sorocabana na madrugada de ontem foi concentrada na divisa de Araçoiaba e Iperó. Segundo o especialista, na base do instituto na Faculdade de Tecnologia (Fatec), o pluviômetro somou 7,2 milímetros naquela madrugada, enquanto na base da Floresta Nacional de Ipanema (Flona), em Iperó, o pluviômetro somou 26,2 milímetros. "Não temos base em Araçoiaba da Serra para calcular o volume de chuva, mas pelo radar conseguimos constatar que houve chuva forte, acima do normal, na região central da cidade", comentou ele, que acrescentou: "Diferente da primeira quinzena do mês, a segunda quinzena será mais úmida, com mais chuva na região", garantiu.

De acordo com Schneider, isso deve ocorrer porque há ar quente e úmido vindo do centro do País, com origem no Amazonas, e que deve encontrar a frente vinda do Oceano Atlântico, do litoral brasileiro. "Essas duas massas de ar provocarão as conhecidas chuvas de verão", disse ele. Por conta disso, a média da temperatura para hoje e amanhã será de 30ºC e a partir de sexta-feira será de 27ºC. A queda na temperatura será provocada pelas nuvens carregadas que deverão chegar à região. Até lá, hoje e amanhã, deverão ocorrer chuvas isoladas com tempo ensolarado. "Este verão está mais seco que o anterior, mas ainda assim será chuvoso", avaliou.

(
Leila Gapy - Jornal Cruzeiro do Sul)

Inclusão digital muda a vida de jovens e adultos em Sorocaba

Inclusão digital muda a vida de jovens e adultos
Curso do Sabe Tudo ajudou Jéssica a encontrar emprego

Aprender a digitar e formatar um texto, preparar um bom currículo, pesquisar, navegar e descobrir o fascinante mundo virtual. Também se comunicar com os parentes e amigos que vivem distante, enviar currículo em busca de emprego ou novas oportunidades, conferir os créditos do "Nota Fiscal Paulista", entre outras ações. Centenas de crianças, jovens e adultos já ganharam uma nova perspectiva de vida após participarem dos cursos de Informática, promovidos gratuitamente pela Prefeitura de Sorocaba nas unidades do Sabe Tudo.

Moradora do Jardim Santo André I, Jéssica Tatiane de Meira, 18 anos, veio da cidade de Itaí, na região de Avaré, em busca de emprego e de uma vida melhor em Sorocaba. Tentou em várias empresas, sem sucesso, pois uma de suas barreiras era exatamente não saber informática. Ao ser informada do curso gratuito no Sabe Tudo do Jardim Paineiras, Jéssica se matriculou imediatamente. O fato ocorreu em julho do ano passado. A conclusão do curso e o conhecimento adquirido fizeram diferença no seu currículo e, agora, Jéssica está contratada por uma metalúrgica da cidade.

Como ainda não pode comprar um computador para sua casa, a ex-aluna do Curso de Informática da Prefeitura ainda é uma das frequentadoras assíduas do Sabe Tudo. No espaço, ela conta que, além de navegar pela internet, aproveita a oportunidade de ler as revistas e livros disponíveis. "O que aprendi aqui, durante o curso, foi suficiente para mudar muito a minha vida, além do bom emprego que consegui. A gente descobre tanta coisa interessante e importante lendo jornais e revistas e viajando pela internet", destaca ela.

José Wilker Monteiro dos Santos, 27 anos, é outro imigrante que chegou a Sorocaba há dois anos em busca de uma vida melhor. Com a mulher, os filhos e irmãos, ele deixou Orocó (PE) sem conhecimento algum de informática. Visitando o Sabe Tudo do Jardim Hungarês para pedir a criação de uma conta em um programa de bate-papo instantâneo para poder se comunicar com os familiares e amigos que ficaram no Nordeste, foi que Santos descobriu as oportunidades que o espaço oferecia.

Aprendeu informática e a navegar pela internet. Inclusive, ele próprio criou sua conta para saber notícias da sua terra natal e, semanalmente, vem ao Sabe Tudo para conversar com os parentes. "Para quem não sabia nem a ligar um computador foi um passo muito grande. Agora sei fazer várias coisas no computador", orgulha-se Santos.

O computador sempre foi um "bicho difícil" para o funcionário público municipal José Carlos Marques Minhonha, 60 anos. Por muitos anos ele se esquivou do equipamento, até mudar de ideia graças a tantos incentivos da esposa e dos filhos. Morador do Jardim Santa Marina, José Carlos se matriculou no curso do Sabe Tudo do Jardim Paineiras. "Não sabia nem onde ficava o botão de ligar o computador", conta, rindo da sua antiga situação. "Agora, mexo em vários programas e sei fazer pesquisas na internet e a conferir meus créditos no 'Nota Fiscal Paulista'. É maravilhoso esse mundo da internet", afirma.

Nas 29 unidades do Sabe Tudo em funcionamento em Sorocaba, além dos estudantes, que têm prioridade no uso dos computadores, os moradores também utilizam a internet para diversas situações, além de poderem fazer o curso gratuitamente. Nas aulas de Informática Básica, os alunos aprendem Windows, Word, Excel, Power Point e BrOffice, bem como, a navegar pela internet, enviar e receber e-mails e a fazer pesquisas.

As inscrições para novas turmas prosseguem abertas. As unidades do Sabe Tudo então nos seguintes locais:

ST Aparecidinha "EE Marco Antonio Mencacci" Estrada da Rancharia, 330
ST Belmejo "EE Altemir Gonçalves" R. Assis Chateaubriand, 70
ST Bonsucesso "EM Inês Rodrigues Cesarotti" R. Maria M. Trugillano, s/n
ST Brigº Tobias "EE Brigadeiro Tobias" R. Azevedo Figueiredo, 21
ST Cajuru do Sul "EM Ary de Oliveira Seabra" R. João Silvestre
ST Central Parque "EE Antonio Miguel Pereira Jr". R. Érico Veríssimo, nº 1050
ST Esmeralda "EM Benedicto José Nunes" R. Padre Domênico Trivi, 93
ST Ferreira "EM Flavio de Souza Nogueira" R. Benedito G. de Barros, 47
ST Ana P. Eleutério "EM Walter Carretero" Av. Itavuvu, 7000
ST Hebert de Souza "EM Geny Kalil Milego" R. Wanderlei Felício, s/n
ST Hungarês "EM José Mendes" R. Armando Rizzo, 558
ST Humberto de Campos "EE Humberto de Campos" R. Salvador Stefanelli, S/N
ST Ipiranga "EM Irineu Leister" R. Odete Nanci Geraldi, 65
ST Jatobá "EM Oswaldo de Oliveira" R. Flor do Carvalho, 929
ST Julio de Mesquita "EM Luis Almeida Marins" Av. Luiz G. do Nascimento s/n
ST Maria do Carmo "EE Enéas Proença de Arruda" R. Antonio M. da Silva, 215
ST Marcelo Augusto "EM Lea Edy Alonso Saliba" R. Manoel C. Sampaio, 1024
ST Nova Sorocaba "EM Tereza C. Gianini" R. Pilades Scaletti, 218
ST Paineiras "EM Basílio Costa Daemon" R. Ataliba Pontes, 380
ST Santa Barbara "EM Maria de Lourdes Martinez" R. Dária G. da Silva, 300
ST São Bento "EE Dulce Esmeralda B. Ferreira" Av. Vinicius de Moraes, S/N
ST Santa Marina "EM Mª Lourdes A. de Moares" R. Vicente Miranda, 300
ST Santo Amaro "EM Duljara F. Oliveira" R. Móbil L. Oliveira, s/n
ST Santo André II "EM Zilah Dias Scherepe" R. Durvalino Manfio, s/n
ST Vila Barão "EM Avelino Leite de Camargo" R Mons. B. M. Calazans, 133
ST Vila Carol "EM Maria Domingas Tót. de Góes" R. Laurindo de Brito, 180
ST Vila Sabiá(Zacarias) "EE Ida Yolanda L. de Barros" R. Paulo Alves Souza, 168
ST Vila Hortência "EM Quinzinho de Barros" R. Joaquim R. de Barros, 477
ST Wanel Ville "EM Oswaldo Duarte" R. Luiz Gabriotti, s/n

Secretário da Cultura assume presidência interina da Linc

Desde esta terça-feira (17), a responsabilidade temporária da Comissão de Desenvolvimento Cultural da Lei de Incentivo à Cultura (Linc) está a cargo do secretário da Cultura e Lazer (Secult), Anderson Santos. Oficialmente, Werinton Kermes pediu o desligamento da função, que ocupava desde fevereiro do ano passado, alegando incompatibilidade com questões profissionais.

Santos ficará à frente da Comissão durante o período de inscrições dos trabalhos concorrentes às verbas da Linc, edição 2012. Segundo o titular da Secult, um novo nome para a presidência da Linc deverá ser anunciado quando o projeto se encontrar na fase de julgamento dos trabalhos inscritos.

Mais de 1.600 já se inscreveram para vários cursos da Unite

A Universidade do Trabalhador Empreendedor (Unite) já registrou 1.672 inscritos para os 28 cursos de capacitação profissional que serão realizados ainda este mês, por meio do projeto municipal Unite Comunidade, da Secretaria de Relações do Trabalho (Sert). Somente na Unite Seminário (sede), que fica na Avenida Eugênio Salerno, 100, no Centro, foram 1.353 matriculados. Os cursos são gratuitos.

Conforme a Sert, a Unite Éden já tem 319 inscritos e ainda oferece vagas para quatro cursos: Almoxarife (manhã), Manicure-Pedicure (tarde), Inspetor de Medição (tarde) e Recepcionista-Telefonista (noite). Ainda, neste mesmo local, os cursos de Assistente de Recursos Humanos (manhã), Sistema Toyota de Produção (manhã e tarde) e Soldador (manhã) têm somente vagas para suplência. O interessado deve se inscrever na própria Unite Campus Éden, que fica na Avenida Bonifácio Oliveira Cassu, 751, no Éden, das 8h às 11h ou das 13h às 16h.

Os cursos com vagas abertas são direcionados para pessoas com, no mínimo, 16 anos e Ensino Fundamental ou para quem já completou 18 anos e tem o Ensino Médio, tem duração de 40 a 200 horas/aula e vão acontecer nos períodos da manhã, tarde ou noite.

De acordo com a Unite, no ano de 2011 foram mais de 6 mil alunos formados em diversos cursos gratuitos. Esse volume representa um aumento de 18,5% em comparação com o total de formandos de 2010.

Mais de 280 equipes disputarão o Cruzeirão 2012

Mais de 280 equipes entrarão nas disputas pelos troféus do 53º Torneio Aberto de Futsal "Cruzeiro do Sul", o Cruzeirão 2012. O prazo para inscrições terminou às 17h desta segunda-feira (16), quando Secretaria de Esporte (Semes) havia confirmado a presença de 281 equipes nas cinco categorias do campeonato.

Os números finais devem ser apresentados nesta terça (17), pois a Semes ainda contabiliza as inscrições recebidas por internet e fax. O congresso técnico está marcado para o próximo dia 24, sendo que a bola deve começar a rolar a partir de 10 de fevereiro.

Organizado pela Prefeitura de Sorocaba, com apoio da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), o Cruzeirão é um dos torneios abertos de futsal mais tradicionais do Brasil. Anualmente, chega a envolver aproximadamente cinco mil atletas.

Até o momento, estão confirmadas na disputa: 212 equipes na categoria Principal (atletas nascidos em 1994 e anos anteriores); 19 na Veteranos (1979 e anos anteriores); 16 no Quarentão (1972 e anos anteriores); 16 no Super Veterano (1967 e anos anteriores); e 18 no torneio Feminino (nascidas em 1995 e anos anteriores).

A Semes realizará o Congresso Técnico, para a apresentação do regulamento e as datas do torneio, com a participação de representantes de todas as equipes. A reunião está prevista para as 14h30, na Unidade Seminário da Prefeitura (Av. Eugênio Salerno, 140, Centro).

Educadores de Pernambuco vêm conhecer programas educacionais


Liderado pela secretária de Educação de Ipojuca (PE), Joselane Eletânea da Silva, um grupo de educadores chega a Sorocaba nesta quinta-feira (19). Entre outras experiências, eles vão conhecer como funciona, na prática, o Programa Oficina do Saber – Educação em Tempo Integral, que rendeu ao município o Prêmio Itaú-Unicef de Educação em 2009.

Com cerca de 60 mil habitantes, Ipojuca fica a 52 km de Recife e é o município que apresenta maior desenvolvimento industrial de Pernambuco. Os visitantes serão recepcionados na Secretaria da Educação, pela professora Silvia Donini, diretora de Área Pedagógica, onde conhecerão os principais programas e ações desenvolvidos pela pasta, incluindo aquelas que envolvem o "Cidade Educadora".

Conforme Alessandra Santos e Silva, assessora da Secretaria da Educação de Ipojuca, o grupo "deseja conhecer a sistemática de funcionamento da Educação em Tempo Integral, como é feita a seleção dos profissionais que trabalham no programa e a proposta pedagógica adotada em Sorocaba para o ensino municipal".

Os visitantes permanecerão na cidade até o final de semana. No período, eles também irão conhecer a Creche 24 horas e um Centro de Educação Infantil. Além da secretária de Educação de Ipojuca e de sua assessora, também integram a delegação pernambucana Amaro Ricardo Ferreira Brito e Silvana Gomes do Nascimento (coordenadores de Educação), Maria Madalena de Oliveira Silva (diretora de Avaliação), Norberto Francisco de Barros Júnior (diretor de Ensino) e José Marcelo Gonçalves Leitão (diretor Administrativo).

Também do Chile

Entre os dias 5 e 9 de março, uma delegação da Província de Huasco, região do Atacama, no Chile, também virá a Sorocaba para conhecer as experiências locais da Pedagogia Empreendedora. A indicação dessa viagem partiu do professor Fernando Dolabela, criador da Pedagogia Empreendedora, que hoje é utilizada em 93 cidades brasileiras, envolvendo cerca de 8.400 professores, 224.000 alunos e uma repercussão calculada a uma população de 2,5 milhões de habitantes.

Os visitantes chilenos são do Programa Territorial Integrado (PTI), que atua no Desenvolvimento e Criação de Valores das Cadeias Agrícolas na região do Atacama; e conta com uma equipe de profissionais que trabalha pelos interesses do Vale de Huasco e os setores rurais e busca desenvolver as capacidades regionais para o fortalecimento da competitividade das cadeias produtivas e comerciais presentes no setor agrícola e agroindustrial.

Entre as ações desenvolvidas pelo PTI está o ensino do empreendedorismo aos alunos do ensino médio dos municípios de Alto del Carmen, Vallenar, Freirina e Huasco, tanto em áreas urbanas como as rurais. O projeto se desenvolve em módulos divididos por semestre, considerando a realização de programas, sendo um orientado aos jovens e outro direcionado ao sistema de formação e desenvolvimento de metodologias.